Revista de Iniciação à Docência
URI Permanente para esta coleção
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.
A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
Descrição
Navegar
Navegando Revista de Iniciação à Docência por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA(2021) CARVALHO, Maria Goretti Cavalcante; SERRA, Deuzimar CostaEste texto aborda reflexões sobre a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –Pibid, da Universidade Estadual do Maranhão –UEMA, por meio do seu projeto institucional de iniciação à docência (2018), definido por objetivos, metas e estratégias de formação inicial, sob os olhares freireanos voltados para a crítica sobre os saberes daprática docente, na medida em que se torna um profícuo diálogo entre a teoria e a prática –a práxis. Reflete-se sobre a projeção das instituições formadoras, as suas ações para consolidar a iniciação à docência de estudantes de cursos de licenciatura, e as contribuições freireanas para a se pensar a formação inicial com experiências no cotidiano escolar. Pontua-se que o desenvolvimento dos projetos de iniciação à docência depende da sensibilidade e da percepção da singularidade, sobre a ambiência escolar,alinhando-se os seus objetivos a um referencial teórico que discuta as recentes questões educacionais, com vistas à construção de conhecimento escolar, no âmbito da formação inicial. O objetivo é refletir sobre a iniciação à docência, buscando na escola um espaço de formação e problematização dos processos constituintes da práxis educativa. Indica-se que a iniciação à docência pode ser uma experiência dialógica positiva com o ambiente escolar, um espaço próprio de atividades relacionais, como possível ampliação da consciência crítica do professor em formação, sobre a utilização deste espaço de atuação profissional como uma ambiência sensorial para a produção do conhecimento nas práticas docentes.
- ItemA monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas(2021) BRAGA, Maria Camila; FREITAS, Herikson AraújoEste estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexossignificativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.
- ItemA música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil(2021) SILVA, Mônica Araújo; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao MachadoO artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisaLugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Chae no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?
- ItemA “pesquisa narrativa” em teses e dissertações: mirada panorâmica sobre as produções(2021) DEROSSI, Caio Corrêa; GOMES, Ana Paula Machado; FERREIRA, Karen Laíssa MarcílioO presente textoque conjuga as abordagensqualitativae quantitativa, por observar os significados e os indícios numéricos das produções,edenaturezas bibliográfica e documental,em razão do estudo da literatura especializada e do trabalho com as produções, apresentadados do levantamento do tipo estado do conhecimento, realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capese na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações sobre o termo “pesquisa narrativa”. Nesse sentido, evidenciou-sea distribuição de trabalhos entre as instituições, regiões, tipos e áreas temáticas, com ênfase nas produções doscampos de letras, linguística e educação. Ao fim, identificou-se que embora a apropriação das narrativas nas produções dos programas de pós-graduação em educação,é superior o número de trabalhos na área de letras e linguística, marcando também a filiação das instituições públicas localizadas na região Centro-Sul do país.
- ItemAbordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsias(2021) RABELO, Igo Levir Souza ││ LELEN, Marcelle Margueritte ││ SUTIL, Noemi ││ MORÃO, AndersonQuestões sociocientíficas (QSC) em âmbito educativo remetem àproblematização e posicionamento sobre controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e à articulação entre áreas de conhecimento em perspectiva integradora. Concernente às composições deste trabalho, concatenam-se QSC à modelagem matemática. Nessa conjuntura, este relato de experiência evidencia processo vivenciado por discentes e docentes de Ensino Superior e da Educação Básica, abrangendo Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no âmbito do Pibid Interdisciplinar, no ano de 2017, em Curitiba, Paraná. Nesse contexto, elaborou-se proposta educacional pertinente a ações educativas no Ensino Médio e Fundamental, envolvendo aspectos subjacentes a tema relacionado à saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris. Nesse escopo, objetivou-se analisar aspectos de aprendizagem e posicionamento de estudantes sobre controvérsias, com delineamento analítico vinculado a conjuntos de atividades educacionais associados à abordagem de gráficos. Os dados foram constituídos por relatórios e gravações em áudio, viabilizados por licenciandos, e documentos elaborados por discentes da Educação Básica; estes foram analisados considerando pressupostos de Análise de Conteúdo. No referido processo, evidenciaram-se indícios de aprendizagem e posicionamento dos discentes, com a incorporação de análises e produções pertinentes à abordagem de gráficos em outros gêneros textuais.
- ItemApresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"(2021) BASTOS, Ana Paula Solino; GEHLEN, Simoni TormöhlenNo ano de 2021, Paulo Freire, educador nordestino e pernambucano, completaria 100 anos de vida e história. Éinegável que seu legado tem contribuído significativamente para fomentar e fortalecer debates no âmbito político, social, econômico e, sobretudo, no contexto da educação pública brasileira, a qual, historicamente, vem sofrendo severas crises com a precariedade da formação docente, com a falta de investimentos públicos nas escolas e imposições de políticas educacionais neoliberais. No cenário das universidades públicas, há o enfrentamento dos cortes de verbas, ataques às pesquisas e ao conhecimento científico. Tudo isso foi profundamente agravado com a pandemia da Covid-19.
- ItemAproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental(2021) NOVAIS FILHO, Fernando de Oliveira; CHAVES, Andréia Barreto; SILVA, Alexsandro Ferreira de Souza; SILVA, Silvana do NascimentoCom o avanço da tecnologia e o consumo desenfreado de uma sociedade e capitalista incentiva a extração exagerada de elementos da natureza. Têm gerado sérios danos ao ambiente, fato que preocupa pesquisadores e educadores. Sendo assim, a escola é um espaço privilegiado, onde se pode criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, integrantes do meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em Educação Científica e Formação de Professores sobre EA. Na metodologia, usamos a aplicação de questionários, onde contamos com 20 participantes voluntários de áreas de ensino diferentes, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Observou-se nos questionários, 100% das respostas relataram um isolamento do conteúdo de EA, onde foi trabalhado apenas por professores de Ciências, Biologia, Geografia e Química. A importância em reafirma a premissa de que ela deve perpassar em todas as disciplinas, que além de impedir a fragmentação do conteúdo que é construído em sala de aula, potencializa a desmistificação de que a EA só pode ser trabalhada nas disciplinas de ciências/biologia ou em datas comemorativas sobre o meio ambiente.
- ItemAs percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente(2021) BATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane GonçalvesO objetivo da presente pesquisa foi investigar as percepções dos egressos doPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da área de Ciências da Natureza em relação às contribuições que o programa teve na sua formação inicial e na sua constituição identitária docente. A presente pesquisa utiliza o método qualitativo e foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O processo metodológico consistiu em investigar os trabalhos acadêmicos brasileiros (teses e dissertações) disponíveis na BDTD utilizando como palavra-chave “egressos pibid”, para isso foi selecionado os anos de 2015-2019. Após selecionarmos os trabalhos que contemplavam o objetivo da pesquisa, realizou-se a análise de conteúdo. A partir da pesquisa realizada, destacamos que o programa apresenta contribuições positivas para os egressos da área de Ciências da Natureza, fornecendo subsídios para constituição da identidade docente de um professor reflexivo.
- ItemCartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire(2021) KAUANO, Rafael Vitame; DIAS, Felipe Barbosa; FERRAZO, André Kyoshi Fujii; SOUZA, Paula de OliveiraO presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street FoodAmérica Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto finalda atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes
- ItemContribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio(2021) URBAN, Juliane Retko; FRASSON, Antonio CarlosEste artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire.Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.
- ItemContribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática(2021) SELINGARDI, Ainá Montessanti; ZERO, Beatriz de Macêdo; MILANI, Samanta MargaridaEste trabalho teve por objetivos: evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as)e analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais resultados mostram a potencialidadeexistentenasfalas de professores(as) formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.
- ItemContribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar(2021) CARVALHO, Cosmerina Souza; CRUZ, Lilian MoreiraEste artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, quebuscoupautarsuaspráticasnosprincípiosdapedagogiafreirianaecontribuirparaformação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisade abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que agestãoincentivouos/asdocentesabuscaraautoformação;atransformaroespaçoescolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projetopedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nosbairrosondeos/asalunos/asresidiam,realizaramvisitasdomiciliares;ministraramseminários internos para refletir sobre a prática pedagógica.Os resultados refletirampositivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º anopara 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestadosmédicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houvemudançasprofundasnocomportamento,assiduidade,pontualidadeerendimentosdos/asalunos/as.Contudo,nãohouveoapoioefetivodasecretariamunicipaldeEducaçãopararealizarareformadaescolaedisponibilizarprofissionaiscuidadores/as.Emsíntese, educação dequalidadese fazcomoengajamento detodos/as.
- ItemDireitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola(2021) LEPRE, Rita Melissa; CAMPOS, Isabel Cristina; BENETTI, Eduardo Silva; SILVA, Matheus Estevão FerreiraOpresenteartigotemcomoobjetivocompartilharumestudoteórico-metodológicorelacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educaçãoem Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora emPaulo Freire.A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a EducaçãoLibertadora,aindaquepossuamespecificidadesepistemológicasemetodológicas,convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que apartir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, sejapossívela construção deuma sociedademaisjustaedemocrática.
- ItemEditorial(2021) CHAPANI, Daisi TeresinhaUm dos aspectos mais importantes da produção do conhecimento científico é a avaliação por pares. Esse processo se desenvolve em diversos âmbitos: na apresentação do projeto para as agências financiadoras e/ou reguladoras, na apresentação em grupos de pesquisa, na apresentação de trabalhos em congressos, em bancas de qualificação e de defesa etc.
- ItemEducação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná(2021) BARBOSA, Nathália Ribeiro Coelho; MENDES, Carolina BorghiEste estudo buscou investigar o processo de Ensino de Ciências em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Norte do Paraná e as possíveis contribuições de professores com formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisase configurou como qualitativa, de caráter exploratório e investigativo, coletando dados por observações e anotações em caderno de campo, análise documental e aplicação de questionários aos docentes regentes da disciplina de Ciências da APAE. As análises dos dados foram feitas através de categorias e fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Foi possível entender o processo educativo de Ciências por meio do levantamento dos conteúdos, estratégias didático–pedagógicas e avaliativas utilizadas pelos docentes, suas formações, as facilidades e dificuldades enfrentadas por eles e possíveis contribuições de professores de Ciências Biológicas na prática pedagógica de Ciências. Constatamos a importância da formação inicial docente em Ciências Biológicas que considere a Educação Especial e Inclusiva para ampliar o auxílio aos processos de ensino em diferentes instituições, como na APAE.
- ItemEducação física no ensino médio: um direito ameaçado(2021) MONTEIRO, LucasO presente trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca da realidade escolar brasileira em relação à Educação Física. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Verifica-se a obrigatoriedade da disciplina na escola edirecionamento de uma educação crítica e contextualizada com a realidade por parte do Estado, que contraditoriamente não oferece condições adequadas para a prática. Verifica-se o descaso com a disciplina por parte das escolas, que não consideram sua amplitude e importância. Conclui-se que a Educação Física no ensino médio é um direito ameaçado, que a prática diária da disciplina pode contribuir de forma positiva para a saúde e apreensão crítica dos conhecimentos relativos à cultura de movimento para estudantes do ensino médio
- ItemEnsinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante(2021) BUENO, Daiane Luzia de Matos; GUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de OliveiraOartigoapresentaaanálisedeumaprofessorainiciantedecarreirasobreaprópriaprática ao adequar suas ações pedagógicas à perspectiva da concepção de ensino pelaPedagogiaporProjetosdeJosetteJolibertnodecorrerdeumainvestigaçãoqualitativana modalidade Pesquisa-ação. Discorre tanto sobre diálogos e estudos ocorridosjuntoaosparesdeumGrupodeEstudosePesquisaemAlfabetizaçãoquantoreflexõesindividuais sobre conceitos advindos de uma concepção interacionista do ensino e daaprendizagem aplicada à própria prática docente em uma turma de 2º ano do EnsinoFundamental,noanode2018.MedianteembasamentodosreferenciaisteóricosdeMicotti,Schön,Tardif,Ortiz,Jolibert,paraatingiroobjetivoproposto,aprofessorapesquisadora levantou seus registros das ações com as crianças em aulas, o que resultouem uma modalidade de ensino interativa em construção, porém, com ação-reflexão-açãoentreprática e teoria.
- ItemEscola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente(2021) MIRANDA, Karina Mendonça; BARRETO, Andreia Cristina FreitasEsseartigopropõeinvestigaroentendimentodeneutralidadepolíticaeideológica,elaboradapelaorganizaçãoEscolaSemPartido,notrabalhodocente.Portanto,buscamos reunir dados com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa:Comoarepresentaçãodeneutralidadepolíticaeideológica,configuradapelaorganização Escola Sem Partido, afeta o trabalho docente? Desta forma, essa pesquisa decaráter bibliográficoe documental, sobenfoque qualitativo(GIL, 2008), nospermitiuobservar documentos de domínio público e estudos no âmbito nacional sobre o tema emquestão,tambémaquelesquematerializamoEscolaSemPartido.Apoiamo-nosnosconhecimentosadvindosdosseguintesautores:AzevedoeSantos(2019);Algebaile(2017); Freire (1996 e 2019); Frigotto (2017 e 2019); Miguel (2016); Penna (2016 e 2017);Silveira(2019)entreoutros,quenospossibilitouentendersobreaspretensõesdofenômenoEscolaSemPartido.Conformeosestudospropostos,aorganizaçãoEscolaSemPartidosepautounoultraconservadorismodaburguesiadeextremadireitaorganizadanahierarquiadopaternalismo.Buscoureprimirafunçãodoprofessoresuprimirodireitodoalunoemsetornarumcidadãocrítico,reflexivoeautônomo.Portanto,caracteriza-senaposiçãodeumprojetodoutrinadorcomapremissadedesmancheecriminalização do trabalho docente.
- ItemEstágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência(2021) FERREIRA, Aniole dos Santos; MACHADO, Maíra Souza; BORGES, Grasiely FaccinA educação tem sofrido impactos desmedidos em virtude do cenário pandêmico, mas, por intermédio dos recursos tecnológicos, as aulas puderam acontecer modo remoto e, por conseguinte, os docentes tiveram que enfrentar os novos desafios, utilizando as tecnologias digitais. Com as aulas online, as atividades de estágio foram retomadas e adaptadas à nova realidade vivenciada no contexto educacional. Este relato tem como objetivo discutir e analisar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado realizado durante a pandemia, por meio do ensino remoto emergencial (ERE), explorando as potencialidades e adversidades desta vivência.O estágio foi realizado por intermédio de atividades síncronas e assíncronas, com oacompanhamento de aulas remotas de Química, emuma escola na capital baiana, através da plataforma Google Meet,com a participação de duas professoras da educação básica em rodas de conversa, abordando temáticas como planejamento pedagógico no ERE e discutindo os desafios e estratégias para novo formato. A partir desta experiência foi possível identificar que as vivências e o fazer pedagógico no estágio proporcionaram o contato direto com o novo contexto educacional, evidenciando a necessidade da constância formativa na trajetória do professor. Nesse itinerário, as atividades realizadas nesse novo formato permitiram também a construção de um novo olhar desses futuros profissionais para a prática docente.
- ItemEstudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência(2021) CARMO, Ana Maria; AFONSO, Andréia FranciscoA docência é composta por múltiplos saberes construídos pelo professor durante o processo de formação inicial e durante o exercício da profissão. Há ainda aqueles que são elaborados a partir das vivências na educação básica, quando o docente ainda era estudante. Em relação ao processo formativo inicial, o subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora tem proporcionado aos bolsistas de iniciação à docência, aprendizagens durante suas vivências no cotidiano escolar. Entre essas aprendizagens, destacamos a elaboração e aplicação de estudos de casos sobre o tema Alimentação, cujo objetivo foi envolver os futuros docentes na prática de sala de aula para que pudessem articular com autonomia o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho. Vale destacar que foi um desafio para muitos deles, já que o curso de Química não tem uma disciplina voltada ao estudo do corpo humano. Entretanto, notamos que os futuros professores puderam desenvolver a autonomia, o senso crítico, a pesquisa e a argumentação junto aos estudantes, seguindo os princípios de Paulo Freire para umaeducação democrática, emancipatória e libertadora. Diante das aprendizagens, percebemos que houve mudanças na postura dos bolsistas relacionadas a percepção da escola, enquanto ambiente de formação, e também em relação à carreira do magistério, que passoua ser vista com responsabilidade, dedicação e comprometimento.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »