Revista de Iniciação à Docência
URI Permanente para esta coleção
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.
A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
Descrição
Navegar
Navegando Revista de Iniciação à Docência por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados(2021) MOURA, Fabiana Correia; RIBEIRO, Marcos Antônio PintoO presente ensaio apresenta reflexões elaboradas em uma pluralidade de percursos formativos acerca da temática mentalidade científica. Nos estudos de múltiplas abordagens epistêmicas no campo de debate em Epistemologia, Ciência e Formação. Reconhecemos, entre leituras e discussões, os desafios situados na linha tênue entre a unidade e multidimensionalidade da Ciência, suas implicações sobre formação e práxisdocente. Para a construção deste texto, problematizamos inicialmente as seguintes questões: O que concebemos como Ciência? “O que é Ciência, afinal?”, Como nossas leituras, reflexões epistêmicas, percepções sobre Ciência, usos da ciência e seus desdobramentos contribuem com a construção da mentalidade científica?Que importância têm a mobilização do “espírito científico” para pensar os processos formativos de pesquisadores, professores e a construção de conhecimentos científicos no processo de escolarização? Fundamentamos este estudo em pressupostos epistemológicos habermasianos (1968, 1987, 2002), na teoria bachelardiana (1996), Paulo Freire (2019, 2020) e outras interlocuções. Dessa forma, esperamos com este breve ensaio: contribuir com a formação intelectual de profissionais da educação, refletir sobre a importância do movimento dialético de produção da mentalidade científica, reorientação da práxis, do ensino e da ação comunicativa problematizadora.
- ItemValores e atitudes na formação de docentes de matemática(2021) RIBEIRO, Marinalva Lopes; OLIVEIRA, Delma FerreiraO texto é resultado de uma pesquisa de delineamento qualitativo, desenvolvida em 2020. Teve-se por objetivo conhecer atitudes e valores que fundamentam a relação educativa de professores universitários que trabalham com a formação de futuros docentes de Matemática. Na produção das informações foram usadas entrevistas semiestruturadas com a colaboração de três professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para análise do corpusinspirou-se na técnica análise do conteúdo, em sua versão temática. Os achados indicam que a relação educativa dos docentes se pauta nos seguintes valores e atitudes humanísticos, tais como: ética, justiça,amorosidade, abertura ao diálogo, empatia, escuta ativa e respeito aos estudantes. Tais atitudes e valores, capazes detransformar a realidade,foram defendidos por Paulo Freire ao longo da sua vida.
- ItemPrática linguística como reforço de conteúdos gramaticais naaula de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem lúdica(2021) GOMES, Jean Carlos da Silva; PAULA, Vanderlei AndradeA inexistência de discussões teóricas e práticas relacionadas ao reforço de conteúdos gramaticais por meio de uma prática linguística é claramente observada na literatura sobre metodologias de ensino de línguas estrangeiras. Neste trabalho, buscamos verificar como uma abordagem baseada na aplicação de um método que envolve a interação entre os aprendizes a partir do lúdico pode contribuir para tal discussão. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática formada por três atividades lúdicas que tinham por objetivo verificar e sanar as dificuldades que os aprendizes ainda apresentavam, revisar os pontos gramaticais abordados em aulas anteriores e praticar o conteúdo considerado como consolidado. A sequência foi aplicada a alunos do nível três de espanhol do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Observou-se que a aplicação das atividades elaboradas se mostrou satisfatória, visto que possibilitou a verificação e revisão dos conteúdos gramaticais referentes ao nível dos alunos, bem como a aplicação e prática de outros conhecimentos na língua estrangeira. Além disso, constatou-se que a proposição de uma metodologia lúdica para aprendizes adultos é benéfica.
- ItemO referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais(2021) ROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da SilvaEste trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana empesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizadaem 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por trêsprocessos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses edissertaçõescommençõesaFreire;ecategorizaçãodasmençõesnasdimensõesontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados,evidenciamosquemetadedosartigostrouxeaté5mençõesaoreferencial.Paraastesesedissertações,observamosque21pesquisasmencionaramFreirenasseçõesintrodutórias,enquanto17tambémutilizaramseureferencialemdiscussõeseconclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais,notamosqueadimensãoontológicaapareceuemtodosostrabalhos,seguidadadimensãodetransformaçãodarealidade(em30pesquisas),gnosiológica(24)emetodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencialfreireanoàformaçãode professoresdoEC, principalmenteemâmbitometodológico.
- ItemContribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática(2021) SELINGARDI, Ainá Montessanti; ZERO, Beatriz de Macêdo; MILANI, Samanta MargaridaEste trabalho teve por objetivos: evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as)e analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais resultados mostram a potencialidadeexistentenasfalas de professores(as) formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.
- ItemContribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio(2021) URBAN, Juliane Retko; FRASSON, Antonio CarlosEste artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire.Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.
- ItemO Pibid na formação do professor de geografia na Uesb(2021) SANTOS, Rodrigo Pia; SANTANA, Georgenes Brendeo Rocha; GUSMÃO, Adriana David FerreiraA formação de professores, nos dias atuais, representa um grande desafio. Desse modo, a adoção de políticas que possam contribuir para uma melhoria dos cursos de licenciaturae, consequentemente, do ensino, torna-se imprescindível. O presente artigo discute aformaçãodoprofessordeGeografia,considerandoasexperiênciaspropostaspeloPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –Pibid, na Uesb, Campus deVitória da Conquista/BA. A abordagem do tema foi fundamentada em pesquisas e artigoscientíficos, livros e revistas. Também, houve pesquisa em fontes secundárias (ProjetoPibid Capes, Projeto Pibid / Uesb, subprojeto Pibid / Geografia Uesb-Campus Vitória daConquistaeProjetodeOrientaçãoCurriculardoCursodeLicenciaturaPlenaemGeografia).AoanalisarosubprojetodeGeografianoPibidfoiverificadoqueesseprogramafortaleceaformaçãodosprofessoresqueatuarãonaeducaçãobásicae,contribui,também,paraavivênciadosalunosuniversitáriosno“ChãodaEscola”,viabilizandoexperiênciascomosdocentesdediferentesinstituiçõesdeensinoefavorecendopráticaspedagógicasquesãomuitoimportantesparaumaformaçãoadequadados futurosprofissionaisdaeducação.
- ItemUso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente(2021) ROCHA, Joanna de Freitas; VIANA, Letícia de Castro; MOTA, Erika FreitasMuitas pessoas vivem com algum tipo de deficiência visual e os professores necessitambuscar soluções para garantir a inclusão desses indivíduos no Ensino Superior. Baseadonisso, um modelo didático com vídeos animados inclusivos foi confeccionado e aplicado aumaturmadeimunologia,duranteoensinoremotoemergencial,comopartedosrequisitos para aprovação da disciplina de estágio em docência e relatado neste trabalho.Omaterialconsistiuemtrêsvídeoscurtos,comnarração,animaçõesfeitasemPowerPoint,legendaeáudio-descrição.Osalunosdadisciplinadeimunologiaforamdivididos em dois grupos para avaliar o material e a atuação da iniciante em docênciaatravés de formulários online: os que ouviram somente a áudio-descrição e os que viramos vídeos animados sem a descrição. Os alunos consideraram que o material auxiliou noaprendizadoinclusivoeremotodeimunologiaeaexperiênciadeparticipardoaprendizadodessesalunos foidegrandevalia.
- ItemContribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar(2021) CARVALHO, Cosmerina Souza; CRUZ, Lilian MoreiraEste artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, quebuscoupautarsuaspráticasnosprincípiosdapedagogiafreirianaecontribuirparaformação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisade abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que agestãoincentivouos/asdocentesabuscaraautoformação;atransformaroespaçoescolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projetopedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nosbairrosondeos/asalunos/asresidiam,realizaramvisitasdomiciliares;ministraramseminários internos para refletir sobre a prática pedagógica.Os resultados refletirampositivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º anopara 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestadosmédicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houvemudançasprofundasnocomportamento,assiduidade,pontualidadeerendimentosdos/asalunos/as.Contudo,nãohouveoapoioefetivodasecretariamunicipaldeEducaçãopararealizarareformadaescolaedisponibilizarprofissionaiscuidadores/as.Emsíntese, educação dequalidadese fazcomoengajamento detodos/as.
- ItemEstudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência(2021) CARMO, Ana Maria; AFONSO, Andréia FranciscoA docência é composta por múltiplos saberes construídos pelo professor durante o processo de formação inicial e durante o exercício da profissão. Há ainda aqueles que são elaborados a partir das vivências na educação básica, quando o docente ainda era estudante. Em relação ao processo formativo inicial, o subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora tem proporcionado aos bolsistas de iniciação à docência, aprendizagens durante suas vivências no cotidiano escolar. Entre essas aprendizagens, destacamos a elaboração e aplicação de estudos de casos sobre o tema Alimentação, cujo objetivo foi envolver os futuros docentes na prática de sala de aula para que pudessem articular com autonomia o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho. Vale destacar que foi um desafio para muitos deles, já que o curso de Química não tem uma disciplina voltada ao estudo do corpo humano. Entretanto, notamos que os futuros professores puderam desenvolver a autonomia, o senso crítico, a pesquisa e a argumentação junto aos estudantes, seguindo os princípios de Paulo Freire para umaeducação democrática, emancipatória e libertadora. Diante das aprendizagens, percebemos que houve mudanças na postura dos bolsistas relacionadas a percepção da escola, enquanto ambiente de formação, e também em relação à carreira do magistério, que passoua ser vista com responsabilidade, dedicação e comprometimento.
- ItemMatemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2021) PASTANA, Claudionor de Oliveira; REIS, Erisnaldo Francisco; GONÇALVES, Edilene de FreitasO objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para esse estudo, foram envolvidos setenta e cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá -AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes, na realização do simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, aqual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológicas nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações eTratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação.
- ItemCartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire(2021) KAUANO, Rafael Vitame; DIAS, Felipe Barbosa; FERRAZO, André Kyoshi Fujii; SOUZA, Paula de OliveiraO presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street FoodAmérica Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto finalda atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes
- ItemInfluências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação(2021) SOUZA, Nathália Cristina Amorim TamaioDelinear caminhos para assegurar o direito à qualidade na educação implica, necessariamente, pensar desde sua configuração conceitual até sua perspectiva pragmática, ou seja, a qualidade enquanto prática social concreta. Nessa direção, e tendo em vista a pluralidade de sentidos que se confere à qualidade no âmbito educacional, este artigo apresenta um dos olhares possíveis para a compreensão desse tema tão necessário quanto complexo. Tendo como pano de fundo o pressuposto de que a qualificação da formação docente é condição fundamental para a elevação do desempenho escolar, e como referencial teórico os estudos que consubstanciam o conceito de professor-reflexivo, são descritas e analisadas as influências do programa PIBID na concepção e na efetividade da qualidade em educação, a partir do estudo dos documentos oficiais sobre o programa e de relatos de bolsistas de um subprojeto de Pedagogia. Como uma das principais inferências, a pesquisa revela a existência de um conceito de qualidade evidenciado no desenvolvimento diário dos alunos, na incorporação de um conjunto de aptidões que transcendem os indicadores de avaliações externas e na transformação das práticas dos professores e futuros professores.
- ItemApresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"(2021) BASTOS, Ana Paula Solino; GEHLEN, Simoni TormöhlenNo ano de 2021, Paulo Freire, educador nordestino e pernambucano, completaria 100 anos de vida e história. Éinegável que seu legado tem contribuído significativamente para fomentar e fortalecer debates no âmbito político, social, econômico e, sobretudo, no contexto da educação pública brasileira, a qual, historicamente, vem sofrendo severas crises com a precariedade da formação docente, com a falta de investimentos públicos nas escolas e imposições de políticas educacionais neoliberais. No cenário das universidades públicas, há o enfrentamento dos cortes de verbas, ataques às pesquisas e ao conhecimento científico. Tudo isso foi profundamente agravado com a pandemia da Covid-19.
- ItemEditorial(2021) CHAPANI, Daisi TeresinhaUm dos aspectos mais importantes da produção do conhecimento científico é a avaliação por pares. Esse processo se desenvolve em diversos âmbitos: na apresentação do projeto para as agências financiadoras e/ou reguladoras, na apresentação em grupos de pesquisa, na apresentação de trabalhos em congressos, em bancas de qualificação e de defesa etc.
- ItemUso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar(2021) MARTINS, Ian Moura; BORGES, Teresa Cristina Cantanhede; GARCES JÚNIOR, Audivan RibeiroO presente artigo fez uso das histórias em quadrinhos como um recurso didático objetivando uma aproximação teórica do estudo da categoria geográfica Lugar com a realidade dos alunos. Para traçar essa conexão, inicialmente foi feita uma revisão de literatura. A pesquisa participante consolidou a abordagem metodológica de intervenção em um contexto educacional. Os direcionamentos de Paulo Freire foram de suma importância para a concretização deste trabalho, no que tange a utilização de mecanismos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.Para o delineamento metodológico, foi feito em um primeiro momento, uma oficina no formato híbrido com os alunos sobre a concepção de Lugar para a Geografia assim como as histórias em quadrinhos (HQs) e um aplicativo que pudesse materializar a sua confecção. Após esse momento, os alunos construíram o recurso dando-lhe posteriormente um feed backsobre o uso das HQs, indicando que elas são mecanismos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para adoção de qualquer recurso ou ferramenta faz-se necessário conhecer a realidade dos atores sociais a qual se deseja aplicar, para desta forma, traçar os melhores caminhos na busca de uma educação mais participativa, democrática, dinâmica e próxima de suas vivências.
- ItemFormação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos(2021) MENDES, Márcia de Cassia Santos; GUSMÃO, Maria Aparecida PachecoEste artigo é um recorte de dissertação de mestrado com ênfase na formação continuada de três professoras que atuaram nos programas Pacto-BA e PNAIC considerando o ensino da leitura e da escrita no processo da alfabetização. O objetivo é apresentar aspectos dos postulados freirianos enfatizados e observados nas práticas das respectivas professoras, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), 2020. Os instrumentos utilizados foram viabilizados por meio de aplicativos veiculados à cibercultura (SANTOS, 2019) com interfaces em Whatsapp, E-mail, Google Meet, canais de interlocução entre a pesquisadora e as professoras, para discussões sobre as cartas pedagógicas. Os diálogos propostos com as professoras contribuíram para e as ressignificações dos modos de ensinar e aprender. O resultado desta experiência, evidenciou que o movimento dialógico de formação continuada entre pesquisadora e professoras colaboradoras, ocorrida tanto presencialmente, quanto virtualmente, favoreceu o movimento reflexivo, a autoformação, a emancipação e o desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes ressignificarem as ações didáticas em relação ao ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemEnsinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante(2021) BUENO, Daiane Luzia de Matos; GUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de OliveiraOartigoapresentaaanálisedeumaprofessorainiciantedecarreirasobreaprópriaprática ao adequar suas ações pedagógicas à perspectiva da concepção de ensino pelaPedagogiaporProjetosdeJosetteJolibertnodecorrerdeumainvestigaçãoqualitativana modalidade Pesquisa-ação. Discorre tanto sobre diálogos e estudos ocorridosjuntoaosparesdeumGrupodeEstudosePesquisaemAlfabetizaçãoquantoreflexõesindividuais sobre conceitos advindos de uma concepção interacionista do ensino e daaprendizagem aplicada à própria prática docente em uma turma de 2º ano do EnsinoFundamental,noanode2018.MedianteembasamentodosreferenciaisteóricosdeMicotti,Schön,Tardif,Ortiz,Jolibert,paraatingiroobjetivoproposto,aprofessorapesquisadora levantou seus registros das ações com as crianças em aulas, o que resultouem uma modalidade de ensino interativa em construção, porém, com ação-reflexão-açãoentreprática e teoria.
- ItemEducação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná(2021) BARBOSA, Nathália Ribeiro Coelho; MENDES, Carolina BorghiEste estudo buscou investigar o processo de Ensino de Ciências em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Norte do Paraná e as possíveis contribuições de professores com formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisase configurou como qualitativa, de caráter exploratório e investigativo, coletando dados por observações e anotações em caderno de campo, análise documental e aplicação de questionários aos docentes regentes da disciplina de Ciências da APAE. As análises dos dados foram feitas através de categorias e fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Foi possível entender o processo educativo de Ciências por meio do levantamento dos conteúdos, estratégias didático–pedagógicas e avaliativas utilizadas pelos docentes, suas formações, as facilidades e dificuldades enfrentadas por eles e possíveis contribuições de professores de Ciências Biológicas na prática pedagógica de Ciências. Constatamos a importância da formação inicial docente em Ciências Biológicas que considere a Educação Especial e Inclusiva para ampliar o auxílio aos processos de ensino em diferentes instituições, como na APAE.
- ItemAproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental(2021) NOVAIS FILHO, Fernando de Oliveira; CHAVES, Andréia Barreto; SILVA, Alexsandro Ferreira de Souza; SILVA, Silvana do NascimentoCom o avanço da tecnologia e o consumo desenfreado de uma sociedade e capitalista incentiva a extração exagerada de elementos da natureza. Têm gerado sérios danos ao ambiente, fato que preocupa pesquisadores e educadores. Sendo assim, a escola é um espaço privilegiado, onde se pode criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, integrantes do meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em Educação Científica e Formação de Professores sobre EA. Na metodologia, usamos a aplicação de questionários, onde contamos com 20 participantes voluntários de áreas de ensino diferentes, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Observou-se nos questionários, 100% das respostas relataram um isolamento do conteúdo de EA, onde foi trabalhado apenas por professores de Ciências, Biologia, Geografia e Química. A importância em reafirma a premissa de que ela deve perpassar em todas as disciplinas, que além de impedir a fragmentação do conteúdo que é construído em sala de aula, potencializa a desmistificação de que a EA só pode ser trabalhada nas disciplinas de ciências/biologia ou em datas comemorativas sobre o meio ambiente.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »