Revista de Iniciação à Docência

URI Permanente para esta coleção

Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc. A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

Descrição

  • Mantenedor: UESB
  • Tipo: IESE
  • Região: Nordeste
  • Cidade: Jequié/BA
  • ISSN: 2525-4332
  • Qualis: B2
  • Periodicidade:Semestral
  • E-mail: rid.editoria@gmail.com
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      Valores e atitudes na formação de docentes de matemática
      (2021) RIBEIRO, Marinalva Lopes; OLIVEIRA, Delma Ferreira
      O texto é resultado de uma pesquisa de delineamento qualitativo, desenvolvida em 2020. Teve-se por objetivo conhecer atitudes e valores que fundamentam a relação educativa de professores universitários que trabalham com a formação de futuros docentes de Matemática. Na produção das informações foram usadas entrevistas semiestruturadas com a colaboração de três professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para análise do corpusinspirou-se na técnica análise do conteúdo, em sua versão temática. Os achados indicam que a relação educativa dos docentes se pauta nos seguintes valores e atitudes humanísticos, tais como: ética, justiça,amorosidade, abertura ao diálogo, empatia, escuta ativa e respeito aos estudantes. Tais atitudes e valores, capazes detransformar a realidade,foram defendidos por Paulo Freire ao longo da sua vida.
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      Prática linguística como reforço de conteúdos gramaticais naaula de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem lúdica
      (2021) GOMES, Jean Carlos da Silva; PAULA, Vanderlei Andrade
      A inexistência de discussões teóricas e práticas relacionadas ao reforço de conteúdos gramaticais por meio de uma prática linguística é claramente observada na literatura sobre metodologias de ensino de línguas estrangeiras. Neste trabalho, buscamos verificar como uma abordagem baseada na aplicação de um método que envolve a interação entre os aprendizes a partir do lúdico pode contribuir para tal discussão. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática formada por três atividades lúdicas que tinham por objetivo verificar e sanar as dificuldades que os aprendizes ainda apresentavam, revisar os pontos gramaticais abordados em aulas anteriores e praticar o conteúdo considerado como consolidado. A sequência foi aplicada a alunos do nível três de espanhol do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Observou-se que a aplicação das atividades elaboradas se mostrou satisfatória, visto que possibilitou a verificação e revisão dos conteúdos gramaticais referentes ao nível dos alunos, bem como a aplicação e prática de outros conhecimentos na língua estrangeira. Além disso, constatou-se que a proposição de uma metodologia lúdica para aprendizes adultos é benéfica.
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      O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
      (2021) ROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
      Este trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana empesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizadaem 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por trêsprocessos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses edissertaçõescommençõesaFreire;ecategorizaçãodasmençõesnasdimensõesontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados,evidenciamosquemetadedosartigostrouxeaté5mençõesaoreferencial.Paraastesesedissertações,observamosque21pesquisasmencionaramFreirenasseçõesintrodutórias,enquanto17tambémutilizaramseureferencialemdiscussõeseconclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais,notamosqueadimensãoontológicaapareceuemtodosostrabalhos,seguidadadimensãodetransformaçãodarealidade(em30pesquisas),gnosiológica(24)emetodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencialfreireanoàformaçãode professoresdoEC, principalmenteemâmbitometodológico.
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      Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática
      (2021) SELINGARDI, Ainá Montessanti; ZERO, Beatriz de Macêdo; MILANI, Samanta Margarida
      Este trabalho teve por objetivos: evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as)e analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais resultados mostram a potencialidadeexistentenasfalas de professores(as) formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.
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      Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
      (2021) URBAN, Juliane Retko; FRASSON, Antonio Carlos
      Este artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire.Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.
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