Educação & Formação
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A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais na área de Educação. Publica artigos inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, revisões sistemáticas de literatura, resenhas e documentos fora de catálogos. Objetiva a difusão, o intercâmbio e os debates no campo educacional, prioritariamente, nos temas “Educação” e “Formação de professores”. Educação & Formação é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.
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- ItemA abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica(2018) GENÚ, Marta SoaresThe action of teaching has, historically, the attention of educators and researchers of pedagogical approaches, focused on the process of teaching and learning. To Analyze this process for human formation, to beyond the mechanization of learning, requires starting to the cultural knowledge and systematized knowledge. This study aims to show a pedagogical systematization as a theoretical and practical possibility to be adopted by the teacher. Theoretically, it is based in the concept of dialogue and criticaltheory, it proposes an approach to the action of teaching and learning in the critical-reflective perspective. It deals with the theoretical production about the subject and the teaching experiences with the methodological procedure of field diary and collection of material about the interventional praxis in educational environments. It outlines the approach called Critical Action Approach. It concludes that it is the epistemological appropriation by the teacher that promotes the action of teaching-learning, rather than the mastery of pedagogical techniques.
- ItemA califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo(2019) FREITAS,Anamaria Gonçalves Bueno deIn context of implementing the “Escola Nova” in São Paulo and the new demands for the professors’ training, Francisco Silveira Bueno (1898-1989) was approved in a contest for selecting professors at “Escola Normal”, in 1929, to teach Portuguese and Califasia. The concern with the art of expressive diction in interpretation of texts caused the professor to dedicate himself to the production of a specific manual for teaching Califasia. The goal of this study is to analyse the legislation for the period and the manual in order to comprehend the contributions of the author and the discipline for future professors. The research is based on presumed theory and on cultural history, and is related to the production of the history of school subjects. It addresses issues related to the educationalist, representations and appropriations of contents and knowledge to exercise teaching in the context of the first decades of the twentieth century.
- ItemA construção social da Educação & Formação primária e superior e da formação de professores/as no brasil, em Portugal e na Espanhafinais do século XVIII ao início do XX(2019) ANANIAS, MauriceiaThe challenge posed to prepare the special section, the dossier, of the journal Educação & Formação led us to write seven articles on the history of education, dealing with the specificities of what, throughout the final years of the 18th century, the 19th century, and the first half of the 20th century, was constituted in the social construction of primary education (today called elementary education), higher education, and teacher training in Brazil, Portugal, and Spain.
- ItemA contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários(2021) BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo; UJIIE, Nájela TavaresEste trabalho se origina da pesquisa realizada com professores universitários que fazem parte do grupo de pesquisa que investiga os Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, vinculado à Linha de Pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade de grande porte na cidade de Curitiba, Paraná. Objetivou-se compreender a contribuição das metodologias ativas para a prática docente dos professores universitários. A metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso,que prima por interpretar, de modo analítico, os dados captados no decurso da pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que a proposta das metodologias ativas pode se constituir como uma proposta de ensino numa visão complexa ou holística, que possibilita uma aprendizagem significativa para os alunos, protagonistasda construção do conhecimento de forma autônoma, crítica, reflexiva e participativa.
- ItemA criação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo para a formação de mulheres(2023) Micheli da Cruz Cardoso; Maria Celi Chaves VasconcelosO artigo resulta da investigação sobre a Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, fundada em janeiro de 1871, na cidade de Petrópolis, que tinha como premissa atender a meninas pobres, órfãs e desvalidas. O objetivo geral é analisar as expectativas da formação confessional feminina para a infância desvalida, moldada no interior daquela instituição. Em um plano mais específico, o estudo propõe-se a investigar a educação feminina católica e suas concepções transmitidas desde a infância; as práticas pedagógicas educativas produzidas no interior da escola; e a cultura material escolar católica como uma construção que se manifesta de diferentes formas. Trata-se de uma pesquisa histórica, cujo corpusdocumental é constituído, sobretudo, pelo acervo existente no interior da escola, em um arquivo intitulado “Sala--Museu”. Assim, o estudo configura-se em uma contribuição para a história das mulheres das camadas mais desfavorecidas da população, cujos registros de suas práticas educacionais ainda se encontram silenciados.
- ItemA criação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo para a formação de mulheres(2023) Micheli da Cruz Cardoso; Maria Celi Chaves VasconcelosO artigo resulta da investigação sobre a Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, fundada em janeiro de 1871, na cidade de Petrópolis, que tinha como premissa atender a meninas pobres, órfãs e desvalidas. O objetivo geral é analisar as expectativas da formação confessional feminina para a infância desvalida, moldada no interior daquela instituição. Em um plano mais específico, o estudo propõe-se a investigar a educação feminina católica e suas concepções transmitidas desde a infância; as práticas pedagógicas educativas produzidas no interior da escola; e a cultura material escolar católica como uma construção que se manifesta de diferentes formas. Trata-se de uma pesquisa histórica, cujo corpusdocumental é constituído, sobretudo, pelo acervo existente no interior da escola, em um arquivo intitulado “Sala--Museu”. Assim, o estudo configura-se em uma contribuição para a história das mulheres das camadas mais desfavorecidas da população, cujos registros de suas práticas educacionais ainda se encontram silenciados.
- ItemA criança em tribunal: entre os espaços e a participação(2020) CASTRO, Helga CláudiaIn the Portuguese judicial system, the justice spaces were designed by adults and structured for adults, although they welcome a wide range of recipients. In these, relational dimension and power exercise expression are experienced, but, above all, publicity is disclosed, and privacy is exposed, emotions and conflicts are revealed, competencies are monitored, and weaknesses are scrutinized. Research highlights the existence of children and childhood exclusion moments, the continuity of prejudices reproduction and an endemic culture of non-participation. It is also evidenced that childhood and children’s conceptualizations have repercussions on praxis, since there is an image that associates them with lack of capacity, mirrored in and by their minority. Thus, child's contemporaneity is asserted as a basic premise, both for its presence in the breadth of human life and for the valid and valuable contribution it makes to the composition of its lived worlds.
- ItemA Desvinculação das Receitas da União (DRU) e suas implicações para o financiamento da Educação & Formação básica(2018) MENDES, Priscila Kelly; MOREIRA, Jani Alves da SilvaThe text presents a documental analysis on the Unlinking of Union Revenues (UUR) from its creation, in 1994, to the present. It aims to clarify the implications of the UUR for financing basic education in Brazil over its lifetime, as well as to understand their operating mechanisms. In order to give an account for what is proposed, historical assumptions financing for basic education are introduced in Brazil. We emphasized how the financing of education is impacted by the UUR and how this financial withdrawing resource mechanism has contributed or not to the effectiveness of the quality of basic public education in the country. The research was relevant for explaining the mechanisms and maneuvers that result in the reduction of the investment of public resources for basic education.
- ItemA eficácia dos mapas mentais colaborativos na aprendizagem e ensino de tecnologias aplicadas à Matemática(2024) Leandro Blass; Angélica Cristina RhodenEste artigo investiga a eficácia dos mapas mentais colaborativos como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática II. A pesquisa, realizada com estudantes de licenciatura em Matemática, utiliza uma metodologia mista, combinando análises qualitativas e quantitativas. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. Os resultados encontrados destacam que os mapas mentais colaborativos melhoram a organização, a retenção de informações e a motivação dos estudantes. Além disso, promovem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades críticas,como criatividade e pensamento crítico. Apesar dos desafios relacionados à clareza e à organização, a ferramenta se mostra eficaz no ensino e na aprendizagem, oferecendo uma abordagem inovadora para o ensino superior. Conclui-se que os mapas mentais colaborativos não só tornaram eficazeso ensino e a aprendizagem, mas também promoveram um ambiente de ensino mais interativo e colaborativo.
- ItemA escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente(2023) Jordane Lima Dias Oliveira; Augusto José Savedra Lima; Rosa Oliveira Marins AzevedoEste estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola comolugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou--se como método a Revisão Sistemática de Literatura, em suas três fases: planejamento, condução e relato (Kitchenham, 2004). Para a análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar
- ItemA escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente(2023) Jordane Lima Dias Oliveira; Augusto José Savedra Lima; Rosa Oliveira Marins AzevedoEste estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola comolugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou--se como método a Revisão Sistemática de Literatura, em suas três fases: planejamento, condução e relato (Kitchenham, 2004). Para a análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar
- ItemA filosofia da tecnologia na formação de engenheiros(2019) LAMAR, Adolfo Ramos; ROACH, Eduardo Francisco FreyreThe technology is rapidly advancing and impacts on the way of approaching the relationship between the human being and the world, the meaning of our lives, the knowledge of reality, and social governance. Hence, as never before, technology has become a subject that not only arises in the different branches of philosophy, but also that a specialized treatment in the confines of what is known as Philosophy of Technology. This matter should be taken seriously by those whohave to do with technological development and its applications, especially engineers, and those involved in their training and education. This paper deals with the introduction of Philosophy of Technology topics in the courses of Engineering in Cuba, considering their social demand, epistemological foundation, as well as the scenarios and strategies of their teaching and learning. As an empirical basis, the curricula and syllabuses of engineering careers were used, and a systematization of the teaching experiences of the authors as professors in engineering courses was carried out. We conclude that the Cuban experience in this matter is related to its educational and social context.
- ItemA formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM(2023) Érica de Souza e Souza; Heloisa da Silva Borges; Gabriel Rodrigues do NascimentoBrasilResumoEste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-seser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa
- ItemA formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM(2023) Érica de Souza e Souza; Heloisa da Silva Borges; Gabriel Rodrigues do NascimentoBrasilResumoEste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-seser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa
- ItemA formação das normalistas na escola estadual de Campina Grande (1960-1971)(2023) Pâmella Tamires Avelino de Sousa; Fabiana SenaEste estudo tem como objetivo identificar o currículo formulado para a Escola Normal Estadual de Campina Grande, na Paraíba, criada em 1960, sendo a primeira instituição pública dessa cidade para a formação de professoras normalistas, dentro de um contexto histórico de consolidação das Escolas Normais ainda no século XX. A pesquisa de cunho documental tem como suporte metodológico o Paradigma Indiciário, por meio do qual se selecionaramas fontes –fichas individuais de matrícula –e se identificouuma quantidade significativa de vestígios que nos aproximam da história do currículo de formação das normalistas. A pesquisa se limitou ao período de criação da escola,em 1960, estendendo-seaté 1971,quando o ensino normal foidesconfigurado a partir da Lei nº 5.692/71. Ao examinar o corpo de fichas desse período, constatou-se que a educação feminina na Escola Normal Estadual de Campina Grande teve como foco a naturalização da mulher e o seu aperfeiçoamento com alguns traços de uma cientificidade para a educação com crianças
- ItemA formação das normalistas na escola estadual de Campina Grande (1960-1971)(2023) Pâmella Tamires Avelino de Sousa; Fabiana SenaEste estudo tem como objetivo identificar o currículo formulado para a Escola Normal Estadual de Campina Grande, na Paraíba, criada em 1960, sendo a primeira instituição pública dessa cidade para a formação de professoras normalistas, dentro de um contexto histórico de consolidação das Escolas Normais ainda no século XX. A pesquisa de cunho documental tem como suporte metodológico o Paradigma Indiciário, por meio do qual se selecionaramas fontes –fichas individuais de matrícula –e se identificouuma quantidade significativa de vestígios que nos aproximam da história do currículo de formação das normalistas. A pesquisa se limitou ao período de criação da escola,em 1960, estendendo-seaté 1971,quando o ensino normal foidesconfigurado a partir da Lei nº 5.692/71. Ao examinar o corpo de fichas desse período, constatou-se que a educação feminina na Escola Normal Estadual de Campina Grande teve como foco a naturalização da mulher e o seu aperfeiçoamento com alguns traços de uma cientificidade para a educação com crianças
- ItemA formação docente e sua relação com a inserção profissionalpolíticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro(2019) AVELAR, Michele Silva de Avelar; SILVA, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de ArrudaThis article presents some results of a research that aimed at analyzing the actions proposed by the municipal educational system of Rio de Janeiro, from 2012 onwards, related to the professional insertion of teachers and their contribution to the teachingwork at the beginning of the career. In this article our focus is the “Basic Training” course offered during the selection process for new teachers. A questionnaire and interviews were used as methodological resources. Fifty-one teachers, five school principals, and four central level managers were heard. The main results pointed to a hybrid moment and to a movement for changes in the implementation of teacher training procedures aimed at becoming a State policy.
- ItemA formação docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e neoconservadoras(2024) Ângela Cristina Alves Albino; Ana Cláudia da Silva Rodrigues; Franklin Kaic Dutra-PereiraO currículo da formação docente no Brasil segue como território de disputas políticas e com desenhos enunciativos de um currículo empresarial. Neste estudo, de caráter exploratório e documental, buscou-seanalisar algumas investidas políticas que se dão em torno da formação docente no Brasil. Refletiu-sesobre o percurso de produção do texto político mediado pela Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que definia as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores/as para a Educação Básica, e a nova Resolução nº 4, de 29 de maio de 2024. Destacaram-seos atravessamentos neopragmatistas, que vão perfilar modelos intransigentes de docência. O estudo problematiza o processo de disputa política a partir do que ensejam em torno de princípios básicos e fundamentais para a formação de professores/as.
- ItemA formação inicial e a inserção profissional dos egressos do curso de Pedagogia(2023) Tamara Vanessa Zulcowski; Ângela Maria Silveira PortelinhaEste artigo vincula-se àpesquisa intitulada A inserção profissional das egressas do curso de Pedagogia frente às demandas do mundo do trabalho, a qual buscou desvelar como vem ocorrendo a inserção profissional de egressas do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública diante da lógica instituída no mercado de trabalho. Adota a pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa e utiliza a análise documental das regulamentações do curso e da legislação da carreira docente. Os dados empíricos foram coletados via questionáriosdirecionados aos egressos do curso de Pedagogia e as análises foram sustentadas por referenciais crítico-dialéticos. Participaram da pesquisa 275 pessoas que concluíram o curso no período de 2011 a 2019, das quais 77,5% trabalhamnos espaços educacionais.Esse dado indica que,apesar dos desafios impostos pelo mundo do trabalho, os egressos do curso de Pedagogia insistem na profissão docente
- ItemA formação inicial e a inserção profissional dos egressos do curso de Pedagogia(2023) Tamara Vanessa Zulcowski; Ângela Maria Silveira PortelinhaEste artigo vincula-se àpesquisa intitulada A inserção profissional das egressas do curso de Pedagogia frente às demandas do mundo do trabalho, a qual buscou desvelar como vem ocorrendo a inserção profissional de egressas do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública diante da lógica instituída no mercado de trabalho. Adota a pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa e utiliza a análise documental das regulamentações do curso e da legislação da carreira docente. Os dados empíricos foram coletados via questionáriosdirecionados aos egressos do curso de Pedagogia e as análises foram sustentadas por referenciais crítico-dialéticos. Participaram da pesquisa 275 pessoas que concluíram o curso no período de 2011 a 2019, das quais 77,5% trabalhamnos espaços educacionais.Esse dado indica que,apesar dos desafios impostos pelo mundo do trabalho, os egressos do curso de Pedagogia insistem na profissão docente