Educação & Formação

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A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais na área de Educação. Publica artigos inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, revisões sistemáticas de literatura, resenhas e documentos fora de catálogos. Objetiva a difusão, o intercâmbio e os debates no campo educacional, prioritariamente, nos temas “Educação” e “Formação de professores”. Educação & Formação é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Descrição

  • Mantenedor: UECE
  • Tipo: IESE
  • Região: Nordeste
  • Cidade: Fortaleza | CE
  • ISSN: 2448-3583
  • Periodicidade: Publicação Contínua
  • E-mail: lia.fialho@uece.br
  • Editor: Lia M. F. Fialho
  • Tít. abrev.: Educ. Form.
  • Sistema de Preservação Digital: Rede Cariniana
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      Fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI
      (2023) Fabrício Spricigo; Lourival José Martins Filho
      O estudo, de natureza documental e bibliográfica, vincula-se à discussão entre Políticas Educacionais e Formação Docente. Busca conhecer os fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação, que congrega um conjunto de ações sob a liderança das principais associações empresariais catarinenses. Aborda o alicerce filosófico-científico que dá sustentação ao movimento. Para captar sua base epistemológica, utiliza como metodologia a seleção e análise (ancorada no método dialético) dos principais materiais disponibilizados no sitedo movimento até o ano de 2021. As categorias que emergem da pesquisa são: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Teoria do Capital Humano, Competência e Neurociência. Conclui-se que a formação educativa no âmbitodo movimento é emblemática para adequar a sociedade aos novos parâmetros civilizatórios. Nesse contexto, a educação submetida ao mercado adquire centralidade no que se refere à escolarização no século XXI, especialmente para a adaptação de indivíduos ajustados ao mundo do trabalho flexível.
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      Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável uma revisão sistemática de literatura
      (2022) RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. I
      Este estudo objetiva compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas as Práticas Pedagógicas no contexto da Formação Inicial de Professores numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de dezartigos publicados em revistas académicas (2016-2020),que,através da análise de conteúdo,possibilitou-nos compreender que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma premissa das agendas políticas internacionais,a sua integração no currículo de Formação Inicial de Professores baseia-se em abordagens multi, inter e transdisciplinares, almejando o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia na resolução de problemas e capacidade de autotransformação e dos seus pares. Os resultados apelamparaa integração de ações e abordagens que promovam um futuro mais sustentável. As conclusões refletem que a melhoria na operacionalização das Práticas Pedagógicas concretiza-se integrando perspetivas que realçam o desenvolvimento de competênciasdocentes (do saber, do saber fazer e estar) necessárias para as transformações desejadas no processo educativo em geral.
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      Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores
      (2022) QUIROGA, F. L.
      Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-sea questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica–Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer/ Universidade Federal de São Paulo. Entrevistaram-seseisalunos/adolescentes e quatroprofessores. O objetivo deste estudo consistiu em subsidiar elementos para o debate acerca da formação de professores a partir de uma problematização da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar. Os resultados apontam uma vasta possibilidade interpretativa à luz do pensamento das sociedades contemporâneas. Destacam-se, especialmente, os sentidos que se depreendem da escola regular em contraste ao modelo da escola móvel. Conclui-seque a experiência da escola móvel contribui para restituir o sentido essencial da escolarização: um sentido da aprendizagem que se vincula ao davitalidade.
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      Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais
      (2022) ALMEIDA, S. L. S. S. de; ARAÚJO, M. F. F. de; SILVA, N. C. da
      O objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma a utilização de um texto científico pode contribuir para o entendimento de conceitos relacionados com a área ambiental no ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. A pesquisa qualitativa, descritiva e participante ocorreu em uma escola estadual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em duas turmas,divididas em um grupo de intervenção e outro de observação participativa. Os resultados mostram que o grupo de intervenção apresentou maior quantidade de conceitos ecológicos básicos e inseridos em uma problemática ambiental, com mais propriedade e melhor fundamentação do que o testemunhado nas respostas do grupo de observação participativa, significando que houve maior construção de conhecimento. Assim, o uso de estratégias bem definidas de leitura e a participação direta do professor facilitarame incentivarama discussão do texto de divulgação científica nas aulas, possibilitando uma aprendizagem significativa, diversificada e dinâmica
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      Aspectos históricos e formativos da primeira Licenciatura em Química do Ceará (1962-2019)
      (2022) SILVA, W. D. A. da; CARNEIRO, C. C. B. e S
      Esta pesquisa investigou as origens e o desenvolvimento do primeiro curso de licenciatura em Química do estado do Ceará, ofertado pela Universidade Federal do Ceará, identificando avanços e obstáculos em relação à formação docente ao longo de sua existência. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido a partir da pesquisa documental e da História Oral com a realização de entrevistas reflexivas. Como interlocutoras, participaram três professoras que vivenciaram a criação e/ou as reformulações do curso. Os dados revelam que a licenciatura surgiu como apêndice do bacharelado, havendo poucas preocupações em formar professores, pois o que se buscava era atender aos interesses da indústria. Com a dissociação dos cursos diurnos e a criação da licenciatura noturna, que tentou firmar uma identidade profissional docente própria, poucos foram os avanços alcançados, visto que o curso ainda se encontra influenciado pela racionalidade técnica
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