Educação & Formação

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A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais na área de Educação. Publica artigos inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, revisões sistemáticas de literatura, resenhas e documentos fora de catálogos. Objetiva a difusão, o intercâmbio e os debates no campo educacional, prioritariamente, nos temas “Educação” e “Formação de professores”. Educação & Formação é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Descrição

  • Mantenedor: UECE
  • Tipo: IESE
  • Região: Nordeste
  • Cidade: Fortaleza | CE
  • ISSN: 2448-3583
  • Qualis: B1
  • Periodicidade: Publicação Contínua
  • Tít. abrev.: Educ. Form.
  • E-mail: lia.fialho@uece.br
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      Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesorado
      (2021) CABRERA, María del Carmen Quiles
      A essencialidade apresentada pelo ensino da língua e da literatura implica que haja um aprendizado contínuo dos professores que leve em consideração novos espaços e formas de comunicação, bem como mecanismos de inovação educacional. Mas não menos importante é o desenvolvimento de sua própria competência comunicativa, especialmente no que se refere ao campo acadêmico. Nesse sentido, destacamos neste trabalho o papel do discurso publicitário como eixo das sequências didáticas integradas e interdisciplinares que, por meio de uma abordagem intertextual, permitem reforçar essas habilidades. Após uma abordagem aos textos publicitários inspirados em contos clássicos e referências artísticas, oferecemos como resultado as chaves didáticas para a formação de professores em habilidades de comunicação.
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      Satisfacción laboral y compromiso organizacional en docentes de la Amazonía peruana
      (2021) ARAOZ, Edwin Gustavo Estrada; RAMOS, Néstor Antonio Gallegos
      A presente pesquisa buscou estabelecer a relação entre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional em professores regulares da educação básica na Amazônia peruana. A pesquisa teve abordagem quantitativa e seu delineamentofoinão experimental do tipo correlacional. A amostra foi composta por 185 professores, aos quais foram aplicados a Escala de Satisfação no Trabalhoe o Questionário de Compromisso Organizacional, instrumentos com a validade e confiabilidade exigidas. Os resultados indicam que o nível de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional dos professores é regular e foi determinada a existência deuma relação direta e significativa entre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional (rs = 0,539; p = 0,000 > 0,05). Conclui-se que,quanto mais satisfeitos os docentes estão em seus centros de trabalho, maiorseráseu nível de comprometimento com a instituição.
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      Diseño de un cuestionario para valorar la competencia en comunicación oral del alumnado de magisterio
      (2021) BANDRÉS, Iris Orosia Campos; CASTILLO, María Jesús Colón; HERNANDÉZ, Marta Sampériz
      O Espaço Europeu de Ensino Superior contempla o desenvolvimento da competência comunicativa como uma questão fundamental nos planos de formação de professores. Portanto, faz-se necessário aprofundar o conhecimento das percepções que futuros professores têmsobre sua competência oral e sobre a formação recebida nesse aspecto ao longo do curso. Neste sentido, sãoapresentadoso modelo e a validação de um questionário com 156 professores em formação. Os resultados confirmam a solidez da ferramenta e a exploração das avaliações dos alunos mostra a incidência de algumas variáveis, como sexo, experiência acadêmica ou profissional. Além disso, destaca-se a correlação negativa entre a avaliação da formação recebida e o curso, com uma avaliação insuficiente entre os alunos que estão concluindo o curso.
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      O plano de trabalho de professores de educação física ex-participantes do PIBID/FEF/UFMT
      (2021) SILVA, Elaine Cristina; MOREIRA, Evando Carlos
      Considerando as vivências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em relação ao planejamento nas aulas de Educação Física, teve--se como objetivoidentificar as possíveis contribuições do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso para o processo de planejamento do trabalho docente. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN,1994) com quatro professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cuiabá. O método utilizado foi o estudo de caso (FONSECA, 2002). O instrumento foi a entrevista semiestruturada. A análise e discussão dos dados respaldaram-se nos estudos realizados por Formosinho (2009), Imbernón (2011), Nóvoa (2009)e Tardif (2006). Os dados revelaram que as experiências proporcionadas pelo subprojeto ajudaram no sentido de saber como e quais referenciais podem servir de base para a elaboração do Plano de Trabalho docente, os possíveis conteúdos a serem selecionados, a importância da ação e reflexão sobre a prática pedagógica, bem como a organização e intencionalidade docente.
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      Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la lectura fácil
      (2021) OLIVA, Manuel Francisco Romero; PONCE, Hugo Heredia; JURADO, Paula Rivera
      Apresentamos uma experiência a partir da qual se pretende, por um lado, incluir a Leitura Fácil na formação inicial de professores do Ensino Fundamental da Universidade de Cádiz como estratégia de abordagem das obras clássicas e autores para uma educação literária e, por outro lado, abordar esta metodologia a partir dos Projetos Globais de Trabalho. Dessa forma, reunimos o desenvolvimento da experiência –do ponto de vista experiencial–em três momentos: primeiro, a partir da fase inicial de exploração das abordagens da Leitura Fácil; segundo, a partir dos processos de adaptação do texto clássico;e, finalmente, a partir do desenho dosProjetos Globais de Trabalho a partir do texto adaptado. Os resultados têm demonstrado um interesse crescente neste tipo de propostas para a compreensão e apreciação dos textos clássicos e a necessidade de formação nesta linha de trabalho entre os futuros professores.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.