Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
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A Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática é uma revista científica do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
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- ItemInvestigação-histórica-com-tecnologia para a unidade de álgebra e geometria no 8º ano(2021) SOUSA, Giselle Costa de; SILVA, Alison Luan Ferreira daHistória da Matemática (HM), as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM), dentre outras, são tendências em educação matemática cujas pesquisas tem apontado para argumentos favoráveis de uso no ensino-aprendizagem de matemática. Há ainda a possibilidade de uni-las em prol do ensinoe aprendizagem. Em se tratando do ensino básico, recomenda-se que as propostas sejam apoiadas nos documentos oficiais, dentre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que igualmente recomenda essas tendências e ainda sua conexão. Deste modo, nesse artigo, propomos a aliança entre HM, TDIC via IM mediante a apreciação de parte deum produto educacional, para abordagem das unidades temáticas de Álgebra e Geometriamediante osobjetosde conhecimentosde plano cartesiano e transformações geométricascomo simetria, tratadoscom abordagem histórica de personagens, obras e documentos como Nicole Oresme, La Géométrie de Descartes, o Problema de Pappus, a pintura rupestre do Abrigo de Rock El Buey, observação das esfinges esmaltadas do palácio de Dario em Susa, entre outros. Para isso, nossa pesquisa adota abordagem qualitativa com objetivo exploratório de modo a introduzir constructos que fundamentam a proposta e apresentar exemplo específico que caracteriza a aliança supracitada. Como resultado encontramos objetosde conhecimentoscomunsas unidades temáticas supracitadas podendo ser abordadosnuma investigação-histórica-com-tecnologia mediante produto educacional,concluindo que esta proposta consiste numa alternativa para abordagem matemática na educação básica na direção da conjunção entre HM, TDIC e IM.
- ItemJogo "grelha retangular 3 x 4" uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório(2021) TEIXEIRA, Paulo Jorge MagalhãesEste trabalho objetiva tornar conhecida proposta de ensino aprendizagem acerca conteúdo básico de análise combinatória por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. Tal proposta visa fomentar a apropriação e exercício do raciocínio combinatório enquanto diagramas de árvore são construídos, com objetivo de mostrar algumas (ou todas) possibilidades como o jogo pode desenrolar a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de jogo. Em prosseguimento ao jogo e consequente reconhecimento das regras estipuladas, problemas de combinatória são formulados com o propósito ir ao encontro do que preconiza a teoria de Resolução de Problemas. A proposta está em consonância com indicações presentes na BNCC Base Nacional Curricular Comum para o ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetiva dimensionar a importância da proposição e a criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática, com estudantes e professores dos anos iniciais, a qual Design Experimente se, por meio dessa atividade, que o estudante sinta-se estimulado exercitar, desenvolver e apropriar-se do raciocínio combinatório enquanto constrói um diagrama de árvore para particulares situações de jogo, de início - possíveis ocorrer em qualquer momento do desenrolar de uma partida até que ela chegue ao seu final, de modo a conhecer e contabilizar as possibilidades de vitória para cada jogador.
- ItemA estimativa em um calendário de pontes com problemas de Fermi nacional comum curricular (bncc) nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) SCHUHMACHER, Elcio; DENKE, Robson; MARSCHALEK, RubensEste artigo tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa “MathBridges”, o qual explora a habilidade de resolver problemas usando de estimativas baseadas no cotidiano, usando de um calendário de pontes do mundo contendo problemas de Fermi. Considera-se que o uso da modelagem matemática é essencial para se entender eventos e situações reais e a estimativa é um facilitador desse processo, que permite que alunos lidem com situações e conteúdos complexos. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa e a amostra do estudo se consistiu de um grupo de alunos. A escolha do tema foi feita a partir de um projeto internacional realizado entre duas Instituições: do Brasil, a Universidade Regional de Blumenau, e da Alemanha, a Universidade de Münster, em consórcio com outros 10 países. A pesquisa procura identificar o potencial dos problemas de Fermi no desenvolvimento do processo de modelagem usada na resolução de problemas, na disciplina de Introdução à Física, no curso de Física. A fundamentação teórica está ancorada na resolução de problemas de Fermi, que tem como princípio que estimar significa fazer um cálculo aproximado acerca de uma quantia ou uma grandeza. Os resultados do estudo mostram que a utilização dos problemas de Fermi, que permeiam as ciências, com um enfoque no raciocínio lógico-matemático, desenvolve a modelagem e auxilia os alunos a serem críticos.
- ItemArtefatos socioculturais do Cuito/Bié-Angola para o ensino da geometria - a circunferência numa perspectiva da etnomatemática(2021) CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas; AVELINO, Pedro ChimbindaEste artigo explorou o potencial de duas atividades de base cultural no ensino-aprendizagem do item nº 1 do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente à circunferência. Foi seguida a abordagem ligada a Etnomatemática, reconhecendo a sua relação com a perspectiva histórico-cultural de Vygostsky. O contexto sociocultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola. Objetivou-se em identificar artefatosculturaispara a melhoriado processo de ensino-aprendizagem da Geometria, enfatizando o estudo da circunferência. O estudo foi encaminhado de modo a dar resposta à seguinte questão científica: qual é o potencial dosartefatos culturaispara o ensino da Geometria, com ênfase a circunferênciano Município do Cuito? Com a síntese de referência sobre a Etnomatemática, enfatizou-se a sua importância no desenvolvimento de ações para a área da Educação Matemática que permitem contextualizar os conteúdos académicos abordados na sala de aula numa dimensão sociocultural. Os dados recolhidos através dos métodos aplicados foram interpretados matematicamente pelos alunos com a mediação do professor com vista a extração dos conhecimentos geométricos escondidos nestas atividades. Ao longo do desenvolvimento das atividades relacionadas com o estudo da circunferência notaram-se as potencialidades destes artefatos, uma vez que os alunos se sentiram motivados ao incluirelementos que fazem parte dos seus contextos com relevantes componentes matemáticos, dando um novo olhar ao seu ambiente cultural e um sentido nas suas próprias aprendizagens.
- ItemO processo de formação continuada em um grupo de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis(2021) LEÃO, Alex Sandro Gomes; CHIBIAQUE, Francieli Martins; PESSANO, Edward Frederico CastroNeste artigo se compartilham resultados de uma investigação que se propôsanalisar as particularidades que se evidenciaram em um curso de formação continuada, o qualvisou contribuir para a prática do professor reflexivo,para o conhecimento didático e matemático do professor de Matemática.O estudo se apoia no conceito de Desenvolvimento Profissional Docente para professores de Matemática, e faz uso de seis objetivosde Sowder (2007)para análise dos resultados. A partir da Análise Textual Discursiva, foram encontradasseis categorias, as quais apontaram que as formações precisam favorecer a práxis docente, e para tal, a escola precisa se responsabilizar pela formação de seus professores, apresentandogrande potencial parasero centro da formação, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências,a fim de que os professores possamrepensar suas crenças erealizar planejamentos em conjunto.
- Item“Resolva de cabeça e confira na calculadora”: análise de atividades em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis(2021) LUNA, Luan Costa de; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima deMuitas são as pesquisas a respeitodo uso da calculadora em aulas de Matemática. No entanto, são escassas as referentes à análise de livros didáticos.Acreditamos que propostas de atividades com calculadora em situações de investigação, possuem potencial para romper a resistência do não uso desse recurso em aulas de Matemática, fomentando formação continuada aos professores que utilizam. Assim, neste artigo, analisamos, à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, atividades com calculadora em uma coleção de livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático2017. Constatamos que, o ambiente de aprendizagem, cenário para investigação com referência à matemática pura(tipo 2), é o que mais explorao potencial da calculadora, pois, atribui significado ao uso desse recurso em situações deinvestigação e argumentaçãomatemática. Em relação às atividades analisadas, identificamos um total de 67 atividades com calculadora e observamos apredominância no eixo números e, referência à matemática purano âmbito de lista de exercício. Atividades relacionadas a cenários para investigação foram escassas. Esses resultados evidenciam limitações para o trabalho didático com a calculadora. No cenário atual, não é suficiente utilizá-laapenas como um recurso de verificação de resultados. É necessário, portanto, que os autores de livros didáticos proponham atividades com calculadoraque atribuam significado ao seu uso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e raciocínio crítico dos estudantes.
- ItemFunções integráveis e integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental(2021) FEITOSA, Francisco Eteval; RODRIGUES, Roberta dos SantosO objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de orquestrações instrumentais visando o ensino dos conceitos de função integrável e integral de Riemann. Os sujeitos do estudo foram 21 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didáticae numaperspectiva de complementaridade, adotamosum design de investigação, tendo em vista o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com oescopo de descrever e estruturar situações de ensino, que buscouinvestigar se a sequência de orquestrações instrumentais proposta contribuiupara a compreensão dos objetos matemáticos aqui abordados. Narelaçãodos dados compiladose apresentados,como resultados, evidenciamosquea maioria dos discentesdemonstroucompreender o conceito de função integrável, conseguiuencontrar a área sob uma curva e explicar seus procedimentos, inclusive em língua natural, além de serem capazes de definir a integral definida em palavras e símbolos, de interpretar e representar uma integral graficamente, de avaliar as integrais e de reconhecer o uso de integrais no mundo real.
- ItemAs transformações geométricas: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental(2021) MALCHER JÚNIOR, João do Espírito Santo Lima; JUCÁ, Rosineide de SousaEste estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como são abordadas as Transformações Geométricas em alguns livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, apoiada em pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo(TAC) de Lawrence Bardin e alguns pontos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard.Os procedimentos metodológicos consistiram em uma revisão bibliográficae da Base Nacional Comum Curricular para subsidiar a análise de 8 (oito) livros didáticos, de duas coleçõesde matemática do6º a 9º ano do ensino fundamental, no qual foram observadas as organizações didáticas e matemáticas,assim como as tarefas propostas.Os resultados apontaramque os livros analisados apresentam alguns conteúdos dos que seriam essenciais para a aprendizagem das transformações, bem como que estes atendem, mesmo que parcialmente,as orientações da BNCC. No quediz respeito às organizações didáticas e matemáticas, os livros apresentam distanciamentos e aproximações, diferenças e semelhanças. Assim sendo, alguns apresentam maior consistência dos conteúdos propriamente matemáticos, enquanto outros apresentam maiordiversidade de elementos pedagógicos para o ensino de Transformações Geométricas.
- ItemPensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental(2021) RIGHI, Flávia Pereira; PORTA, Leonardo Dalla; SCREMIN, GreiceDada a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o Ensino Fundamental em dezembro de 2017, a finalidade do ensino de álgebra passou a ser o desenvolvimento do pensamento algébrico. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar se problemas propostos sobre sequências recursivas, que configura um dos conteúdos que compõem a unidade de Álgebra, estão sendo explorados em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental de modo a contribuir com o desenvolvimento desse modo de pensar. Fundamentada nas características do pensamento algébrico de Almeida e Câmara (2017) e nos elementos essenciais de um problema segundo Malaspina (2017), entende-se este estudo como sendo de abordagem qualitativa e de cunho documental, em que se adotou a abordagem interpretativa de análise. A partir do estudo realizado verificou-se que há indícios de uma reorientação dos livros didáticos do Ensino Fundamental no sentido de uma educação algébrica que visa o desenvolvimento do pensamento algébrico, conforme orienta a BNCC.
- ItemComo livros didáticos de matemática dos anos iniciais estão abordando a educação financeira após a inclusão desta temática na bncc ?(2021) LIVRAMENTO. Beatriz Oliveira do; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos; SANTOS, Laís Thalita Bezerra dosEste artigo tem como propósito relatar e discutir os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar o trabalho com a Educação Financeira (EF) em uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, após a obrigatoriedade de discussão desta temática em documentos oficiais. Com o consumo desenfreado e grande influência midiática, a EF propõe contribuir para o desenvolvimento social e financeiro da sociedade, estimulando um olhar crítico e reflexivo para essas questões. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e no método de análise documental. Neste caso, foram analisados livros didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD (2019), fazendo-se a análise das atividades presentes nos já mencionados livros didáticos com base na análise de conteúdo. Os resultados mostram que, comparado ao estudo de Santos (2017), que também analisou a EF em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entretanto, antes de sua obrigatoriedade, a quantidade de atividades encontradas foi maior, indicando que o espaço de discussão avançou. Todavia, defendemos que a EF ainda não é tratada com o devido cuidado pelos livros didáticos, visto a pouca variedade de temáticas, a necessidade de consultar o manual do professor para que as reflexões possam ocorrer e a pontual orientação de trabalho com a EF.
- ItemConhecimento de propriedades da mediana e média de alunos do final do ensino médio(2021) FERNANDES, José António; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton PauloNo presente artigo estuda-se o conhecimento de alunos brasileiros do Ensino Médio sobre propriedades da mediana e da média que derivam de transformações dos dadosou de afirmações enunciadas.Para tal, foi implementadoum estudo quantitativo, de tipo descritivo, em que participaram 104 alunos do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região de São Paulo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online, do qual estudaremos aqui apenas trêsdessas questões, exatamente aquelas que dizem respeito a propriedades da mediana e da média.Na questão de itens abertos, perguntava-se sobre a alteração da mediana e da média ao ser adicionadoum valor constante a todos os dados, e nas duas questões de itens fechados, numa inquiria-sesobre se a mediana diminui/aumenta/mantém-se ao acrescentar um ou dois dados em certas condições e naoutra questionava-se se certas afirmações sobre a média eram verdadeiras ou falsas. Em termos de resultados, em geral, os alunos revelaram muitas dificuldades nos itens abertos, enquanto nos itens fechados os alunos tiveram um melhor desempenho.Perante estes resultados, conclui-se que os alunos têm um conhecimento conceitualda mediana eda média um tanto limitado, devendo ser-lhe dada mais atenção no ensino.
- ItemEm busca de compreensões sobre utilização de recursos digitais na criação de objetos de aprendizagem de matemática(2021) OLIVEIRA, Sandra Alves de; MAGALHÃES, Pamella Leite de; SILVA, Jane Maria Braga; CARNEIRO, Reginaldo FernandoEste trabalho se direciona a buscar compreensões sobre quais recursos digitais estão sendo utilizados para a criação de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática e como isso tem acontecido. Trata-se de um mapeamento sistemático de teses e dissertações publicados no período de 2010 a 2019 na Plataforma Capes, seguindo as cinco etapas propostas porPetersenet al. (2008). Obteve-se um retorno de dezoito pesquisas e, a partir da sua leitura, apresentou-se uma relação dos recursos digitais indicados para a construção dos objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Neste processo identificaram-se doze recursos, utilizados para explorar diferentes conteúdos matemáticos, tais como Funções e Geometria e, também, diferentes níveis de ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior. Pôde-se perceber que oGeoGebrae oScratchforam os recursos que tiveram maior destaque nestes trabalhos e que, para a quase totalidade dos autores, o uso dos objetos de aprendizagem exige novas posturas dos professores e abre novas perspectivas.
- ItemOficinas pedagógicas entrelaçadas às unidades temáticas de matemática e às vivências na formação e prática docente(2021) STAVNY, Fabiola Martins; ATTOS, Silvana Gogolla de; BALBINO, Renata; ZATTI, Evandro AlbertoEste artigo tem por objetivo analisar as contribuições deoficinas pedagógicas na formação continuada em matemática e na prática pedagógica de um grupo de professoras participantes do projeto de formação intitulado “O ensino e aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”,durante o primeiro e segundo semestres de 2019, no município de Ponte Nova, Minas Gerais.Para a produção dos dados foram utilizados fotografias e questionários reflexivos dos momentos experienciados nas oficinas pedagógicas sobre as unidades temáticas “Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As oficinas pedagógicas como estratégias teórico-metodológicas vivenciadas nos encontros formativos e em aulas de matemática do grupo participante contribuíram para novas aprendizagens em relação ao estudo e àspráticaspedagógicas das unidades temáticas nos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, de forma lúdica, prazerosa e problematizadora. Estas proporcionaram aulas mais ricas e motivadoras, as quais os professores revelaram que seus estudantes puderam perceber a matemática como “algo mais simples” e de fácil entendimento.
- ItemProfessores que ensinam matemática: o cálculo da área limitada por regiões poligonais regulares(2021) POLEGATTI, Geraldo Aparecido; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das DoresNeste artigo tem-se o objetivo de discutir o estudo dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) de David Tall, no processo de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática. Ele desponta-se como um quadro teórico amplo, articulado e dinâmico que esquematiza o conhecimento matemático desenvolvendo-se em longo prazo por intermédio das ações humanas (professores e estudantes) nos objetos matemáticos. Englobam-se três formas matemáticas (prática, teórica e formal) de conduzir o pensamento matemático no transcorrer de processos de ensino e de aprendizagem da Matemática que se inter-relacionam com três maneiras de abstrair-se matematicamente (estrutural, operacional e formal). Dialoga-se uma situação hipotética com o cálculo da área de regiões limitadas por polígonos regulares em função do raio da circunferência que o circunscreve e tendo como base a área da região de um triângulo qualquer, a partir do valor do seno de um de seus ângulos internos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Ao final estendem-se as discussões para o cálculo da área da região limitada por um círculo.
- ItemOs ‘eventos de instrução’ de gagné implicados aos jogos de quiz na matemática(2021) FERRASA, Ingrid Aline de Carvalho; SILVA, Giane Correia; MIQUELIN, Awdry Feisser; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SANTOS JUNIOR, Guataçara dosObjetivamos nesta pesquisa compreender de que maneira se efetiva o processo de aprendizagem da Matemática, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do Paraná. Para tanto, analisamos a execução de jogos de quiz no decorrerde um ano letivo, segundo os ‘eventos de instrução’ externo para a aprendizagem de Robert Gagné. Utilizando a base metodológica da Grounded Theorypara a coleta e análise dos dados da pesquisa, os resultados revelam que os eventos de instrução se fazem presentes em estratégias didáticas de jogos de quiz em sala de aula, na aprendizagem da Matemática. Apontamos ainda o ‘cativar o questionamento’ como um possível evento de instrução externo que pode satisfazer ou mesmo fornecer condições para o aprendizado com quizzes elaborados e desenvolvidos pelos próprios estudantes.
- ItemFavorecimento da vivência da metacognição a partir da resolução de problemas aritméticos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental(2021) SANTOS, Andreia Freire dos; SOUZA, Divanizia do Nascimento; DIAS, Marlene AlvesNeste trabalho,investigamos se atividades com resolução de problemas envolvendo aritmética favorecem aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental a vivência da autoanálise dos próprios processos de aprendizagem (metacognição). Participaram do estudo estudantes de uma escola pública de Sergipe. Além das atividades de resolução de problemas, os estudantes responderam a um questionário metacognitivo e participaram de entrevista. Por meio das respostas coletadas, buscamos conhecer as estratégias metacognitivas empregadas pelos estudantes ao realizarem as atividades. Os problemas foram planejados seguindo os níveis de conhecimentos esperados dos estudantes propostos por Robert (técnico, mobilizável e disponível). As respostas dos estudantes aos problemas, ao questionário e à entrevista mostraram que tais atividades motivaram, de fato, processos metacognitivos.
- ItemRevisão sistemática de dissertações do PROFMAT: um diálogo entre combinatória e tecnologias digitais(2021) OINHAS, Marcos Adriano Sopeletto; ZANON, Thiarla Xavier Dal-CinNeste artigo, busca-se responder às seguintes questões: Como as dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) de 2016 a 2020 tratam, na educação básica, a resolução de problemas de análise combinatória mediada pelas tecnologias digitais? Quais contribuições uma revisão sistemática dessas dissertações pode oferecer à pesquisa sobre essa temática no Brasil e às práticas de sala de aula? Desse modo, tem-se oobjetivo de apresentaruma série de análises decorrentes de uma revisão bibliográfica sistemática (Botelho,Cunha &Macedo, 2011; Romanowski & Ens, 2006)de dissertações do PROFMAT produzidas no período de 2016 a 2020. Recorreu-se a Gravina e Santarosa (1998), Onuchic (1999), Alevatto (2005) e Zanon (2019), para estudar nove produções, nas quais foram analisados principalmente as compreensões sobre análise combinatória e resolução de problemas, a presença das tecnologias digitais nas pesquisas, os aspectos metodológicos das investigações e os produtos que cada autor elaborou. O resultado das análises permitiu afirmar a existência de um conflito na compreensão do que seria a resolução de problemas, bem como a presença das tecnologias como suporte para a aplicação dos produtos elaborados.
- ItemA história da matemática no campo da educação matemática: um olhar a partir da instituição e constituição do campo(2021) DIAS, Renan Marcelo da Costa; BRANDEMBERG, João CláudioEste trabalho visa situar uma pesquisa em História da Matemática no campo da Educação Matemática, a partir dos processos de instituição e constituição do campo. Para tal, realizamos um estudo de carácter bibliográfico amparado em autores como Kilpatrik (1996, 2008), Vasco (1994) e Miorim (2004), que discutema instituição econstituição histórica e epistemológica da Educação Matemática, assim como nos imbuímos dos estudos de O’conner e Robertson (2015), Donoghe (2021) e Miguel (1999) que discorrem sobre dois importantes Matemáticos que estiveram à frente das primeiras manifestações do campo. Diante da investigação, observamos que a História da Matemática esteve presente desde a instituição do campo, uma vez que seusprincipaisprecursoresfizeram desteum meio de propagação de suas concepções, dentre as quais,a de que a História fornecesignificado aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Além disso, notamos que a História da Matemática exerce um papel fundamentalna constituição epistemológica do campo, haja vista ser responsável por resgatar as práticas socioculturais de outros tempos e espaços, que não àqueles da sala de aula, mas quenofim refletemsobre os processos de ensino e aprendizagem que nela acontecem. Desse modo, a História da Matemática não se limita a investigar nomes, datas e acontecimentos que circundam a produção do conhecimento matemático, e sim agrega ao campo aspectos corroborativos à sua constituição epistêmica e identitária
- ItemPerfil da difusão de conhecimento da revemat: uma análise através das redes de coautoria(2021) SANTOS, William de SouzaA análise de redes de coautoria tem sido amplamente utilizada para descrever as interações entre autores, as trocas de experiência, o fluxo de informações e a difusão de conhecimento sobre um determinado tema. Considerando a importância que a REVEMAT tem para o cenário das pesquisas que envolvem a matemática, tanto no âmbito nacional como no internacional, este artigo tem como objetivo fazer uma análise das produções publicadas nesta revista considerando a perspectiva das redes de coautoria. Para a realização desta pesquisa optou-se por um estudo exploratório de caráter qualitativo com dados coletados na REVEMAT (388 artigos e 629 autores). Como resultado, são apresentados os autores que mais contribuem nas publicações desta revista, os grupos de coautoria que mais se destacam nesta rede de colaboração, como também os temas mais discutidos nestas publicações e a conjuntura sobre a difusão de conhecimento proporcionada por este periódico.
- ItemAspectos filosóficos e epistemológicos da matemática e sua interação com a teoria e prática em educação matemática(2021) SANTOS, Marluce Alves dos; ALMOULOUD, Saddo AgEste artigo é baseado em um artigoapresentado no PME 8 em Sydney (1984) e palestras ministradas na Universidade Livre de Berlim (1984) e na Universidade da Geórgia, Atenas, USA (1985). O autor discute os Aspectos filosóficos e epistemológicos da Matemática e sua interação com a teoria e prática em Educação Matemática.