Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
URI Permanente para esta coleção
A Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática é uma revista científica do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
Descrição
Navegar
Navegando Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 136
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProfessores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática(2021) SILVA, Mayline Regina; CEDRO, Wellington LimaNeste artigo tem-seporobjetivo discutir o conhecimento matemático e suas relações com a formação inicial de professores de matemática. Busca-serefletirsobre arelação designificação do citadoconhecimento, bem comoo movimento lógico-histórico de conceitos. Posteriormente, são abordadosaspectos da metodologia desenvolvida na investigação, base deste artigo. São apresentados também alguns dados construídose analisados queconstituíram indícios da percepção deque o conhecimento ésíntese lógica da história humana,da perspectiva de um sabercomo elemento maior para a emancipação dos sujeitose da apreensão da realidade pela essência e não pela aparência, em prol de uma organização do ensino de matemática apropriado, pautada na Teoria Histórico-Cultural.
- ItemRevisão sistemática de dissertações do PROFMAT: um diálogo entre combinatória e tecnologias digitais(2021) OINHAS, Marcos Adriano Sopeletto; ZANON, Thiarla Xavier Dal-CinNeste artigo, busca-se responder às seguintes questões: Como as dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) de 2016 a 2020 tratam, na educação básica, a resolução de problemas de análise combinatória mediada pelas tecnologias digitais? Quais contribuições uma revisão sistemática dessas dissertações pode oferecer à pesquisa sobre essa temática no Brasil e às práticas de sala de aula? Desse modo, tem-se oobjetivo de apresentaruma série de análises decorrentes de uma revisão bibliográfica sistemática (Botelho,Cunha &Macedo, 2011; Romanowski & Ens, 2006)de dissertações do PROFMAT produzidas no período de 2016 a 2020. Recorreu-se a Gravina e Santarosa (1998), Onuchic (1999), Alevatto (2005) e Zanon (2019), para estudar nove produções, nas quais foram analisados principalmente as compreensões sobre análise combinatória e resolução de problemas, a presença das tecnologias digitais nas pesquisas, os aspectos metodológicos das investigações e os produtos que cada autor elaborou. O resultado das análises permitiu afirmar a existência de um conflito na compreensão do que seria a resolução de problemas, bem como a presença das tecnologias como suporte para a aplicação dos produtos elaborados.
- ItemA história da matemática no campo da educação matemática: um olhar a partir da instituição e constituição do campo(2021) DIAS, Renan Marcelo da Costa; BRANDEMBERG, João CláudioEste trabalho visa situar uma pesquisa em História da Matemática no campo da Educação Matemática, a partir dos processos de instituição e constituição do campo. Para tal, realizamos um estudo de carácter bibliográfico amparado em autores como Kilpatrik (1996, 2008), Vasco (1994) e Miorim (2004), que discutema instituição econstituição histórica e epistemológica da Educação Matemática, assim como nos imbuímos dos estudos de O’conner e Robertson (2015), Donoghe (2021) e Miguel (1999) que discorrem sobre dois importantes Matemáticos que estiveram à frente das primeiras manifestações do campo. Diante da investigação, observamos que a História da Matemática esteve presente desde a instituição do campo, uma vez que seusprincipaisprecursoresfizeram desteum meio de propagação de suas concepções, dentre as quais,a de que a História fornecesignificado aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Além disso, notamos que a História da Matemática exerce um papel fundamentalna constituição epistemológica do campo, haja vista ser responsável por resgatar as práticas socioculturais de outros tempos e espaços, que não àqueles da sala de aula, mas quenofim refletemsobre os processos de ensino e aprendizagem que nela acontecem. Desse modo, a História da Matemática não se limita a investigar nomes, datas e acontecimentos que circundam a produção do conhecimento matemático, e sim agrega ao campo aspectos corroborativos à sua constituição epistêmica e identitária
- ItemAções discentes pós-prova de matemática de estudantes moçambicanos de um curso de licenciatura em ensino de matemática(2021) MAULANA, Gabriel Mulalia; CHICOTE, Rosalino Subtil; ARRUDA, Sergio de Mello; ASSOS, Marinez MeneghelloNeste artigo apresentamos resultados de uma investigação que buscou evidenciar as ações discentes pós-prova deMatemática de estudantes do 1º Ano do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na Universidade Rovuma – Moçambique. Os dados foram coletados por meio de entrevista reflexiva realizada depois de uma prova de Geometria Euclidiana dada em duas fases (sem intervenção). Com base na participação nas duas fases da prova, entrevistamos 20 estudantes buscando explicações para as mudanças operadas da 1ª à 2ª fase da prova. Assumindo os procedimentos da Análise de Conteúdo para a organização e a interpretação das informações, aferimos que essas mudanças (indícios de aprendizagem) decorreram de ações discentes pós-prova: refletir sobre a prova, voltar a resolver as questões da prova, explorar recursos didáticos e/ou obter explicação de colegas ou docente. Essas ações, que se sucederam em contextos informais, sugerem que a prova oportunizou a metacognição e aprendizagens realizadas individualmente e/ou por meio de interações com outros.
- ItemTeoria de registros de representações semióticas e sistemas lineares: contribuições de uma sequência didática(2021) SILVA, Carolina Ferreira da; BISOGNIN, VanildeNeste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizadacom estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, com o objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de Sistemas de Equações Lineares, à luz da Teoria de Registros de Representações Semióticas. Para isso,foi aplicada uma sequência didática sobre Sistemas de Equações Lineares, dividida em quatro blocos. O primeiro bloco foidestinado a uma familiarização com sistemas possíveis e impossíveis 2x2, por meio de problemas; o segundo bloco foi composto por problemas envolvendo sistemas possíveis 3x3 e 5x4;oterceiro blocotrouxeproblemas referentes a sistemas impossíveis 3x3 e, por fim,o quarto bloco desenvolveu-se a representação gráfica de sistemas 2x2. Concluímosque a maior parte dos estudantesconseguiram transitar ao menos entre dois tipos distintos de representações de um mesmo objeto matemático, no entanto apresentaramdificuldades na representação gráfica de sistemas lineares, de modo que fizeram o uso do softwareGeoGebra para tais representações.
- ItemA comunicação na construção de cenários animados por alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação(2021) BASNIAK, Maria Ivete; CARNEIRO, Emili BonieckiA pesquisa buscou compreender o papel da comunicação e como ela ocorre na construção de cenários animados noensinodematemáticaparaalunoscomindicativosdeAH/SD.Trata-sedeumapesquisaqualitativade cunhointerpretativo,cujaanálisedosdadostomoucomoelementodoisepisódios,cadaumocorridoemumaSaladeRecursosMultifuncional II (SRM II) de um colégio público, com alunos com indicativos de Altas Habilidades e Superdotação(AH/SD). Os dados utilizados abarcam o planejamento e gravações de áudio e vídeo das telas dos computadoresutilizados pelos alunos.Identificou-se na comunicação como interação social, focando na ação de questionar à luz doInquirybased-learningpossibilidadesdeconstruçãoconjuntadesignificadosmatemáticosexploradosduranteaconstrução dos cenários animados no software GeoGebra. Verificou-se também a necessidade da construção dequadros de antecipação de estratégias dos alunos e ações do professor frente a essas estratégias a fim de garantirinteraçõesaluno-alunoealuno-professor-alunoaolongodaaulapromovendoaconstruçãoeapropriaçãodesignificadosmatemáticospelogrupo
- ItemA classificação matemática do filósofo Francis Bacon(2021) GODOY, Kleyton Vinicyus; TEIXEIRA, Marcos Vieira; LEITE, Douglas GonçalvesNeste artigo abordamosa classificação das Ciências Matemáticas do filósofo Francis Bacon (1561-1626), presente nas obras “The Advancement of Learnings” (1605) e “De Dignitate et Augmentis Scientiarum” (1623). Em ambas publicações, a Matemática éclassificada como uma ciência pertencente à Metafísica, que estáinserida nas Ciências Naturais, que éuma parte da Filosofia Natural, dentro da Filosofia. Apresentaremos um breve panorama da filosofia baconiana e mostraremos que a Matemática foi dividida em pura” (Aritmética e Geometria) e“mista” (Perspectiva, Música, Astronomia, Cosmografia, Arquitetura e Engenharia). Por fim, trazemosalgumas considerações das origens e inspirações da expressão “Matemática Mista” e concluímosque parece ter havidoduas fases de Francis Bacon com relação à Matemática: a primeira associada à Metafísica (1605) e a segundarelacionada à Física (1623).
- ItemDesenvolvimento de conceitos geométricos com alunos de um curso de pedagogia por meio de atividades envolvendo a realidade aumentada(2021) LIAO, Tarliz; ALMEIDA, Sonia Regina Mincov de; MOTTA, Marcelo de SouzaDiante da preocupação em desenvolver habilidades geométricas em cursos de formação de professores, questionou-se de que forma o uso da realidade aumentada (RA) poderia contribuir, como recurso de aprendizagem, para o desenvolvimento de conceitos geométricos, específico a percepção espacial, em acadêmicos de uma turma do 6º período de um curso de Pedagogia. Assim, este artigo norteia-se por uma pesquisa que fez utilização do aplicativo GeometriAR, o qual permite a visualização de objetos tridimensionais a partir de suas planificações. Para tanto, buscouse analisar quais as possíveis contribuições da RA ao utilizar o aplicativo em questão, para o ressignificação da percepção espacial do grupo pesquisado. A pesquisa realizada foi qualitativa e utilizou como instrumentos metodológicos observações e anotações, gravações de áudio e vídeo, questionários realizados em dois momentos distintos provenientes da elaboração e aplicação de um mini curso. Os resultados indicam que a inserção da tecnologia de RA permitiu que os acadêmicos reorganizassem ou ressignificassem seus conhecimentos geométricos.
- ItemTeses e dissertações sobre o ensino e a aprendizagem da combinatória: perspectivas investigativas(2021) CAMPOS, Carlos Eduardo de; IGLIORI, Sonia Barbosa CamargoEste artigo tem por objetivo discutir os resultados de um levantamento bibliográfico de teses e dissertações defendidas no Brasil de 2015 a 2019 no âmbito do ensino e da aprendizagem da combinatória visando a identificar as perspectivas investigativas dessas produções. Buscou-se, desse modo, ampliar a compreensão do espaço investigativo sobre o ensino e aprendizagem da combinatória na escola básica e apontar caminhos para futuras pesquisas sobre esse tema. Por ser esse um estudo bibliográfico, de caráter inventariante e descritivo, ele se insere no rol das pesquisas denominadas estado da arte. Assim, foram analisadas vinte e duas produções: duas teses de doutorado; dez dissertações de mestrado acadêmico; dez dissertações de mestrado profissional. As análises dessas produções levaram à identificação de cinco perspectivas investigativas: propostas de ensino e/ou sequências didáticas para a análise combinatória; documentos curriculares e livros didáticos em que a análise combinatória está presente; formação de professores e análise combinatória; recursos para o ensino da análise combinatória; estratégias de resolução de problemas combinatórios.
- ItemModelação matemática em situação de construção de uma horta geométrica: possibilidades e desafios(2021) BRAUNER, Elisângela; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira; ROCHA, Cecília Elenir dos SantosEste artigo tem porfinalidade propor reflexões sobre ossaberes do sistema educacional de ensino, através de atividades práticas desenvolvidas no ambiente escolar na educação básica. Partindo desse pressuposto apresenta-se a descrição de uma intervenção docente no Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto do curso de Matemática, da Universidade Federal (omitido avaliação cega). O trabalho teve porobjetivo apresentar as possibilidades e desafios da investigação da proposta de modelação matemática no ensino e aprendizagem de matemática. A Horta ComunitáriaGeométricaserviuàsfinalidadesdeinvestigação e de compreensão dos conceitos matemáticos de ângulos e polígonos. Ao longo do desenvolvimento da intervenção foi fundamental o conceito de Modelação, para guiar o processo de ensino e aprendizagem, divididos em etapas que gradualmente aumentavam a complexidade e aprofundavam os conteúdos, realizando a união entre conhecimentos que fazem parte do cotidiano dos alunos e conhecimentos científicos e matemáticos. Baseado no referencial de modelação matemática com vistas àaprendizagem significativa possibilitou identificar os desafios, desde lugar para realizar a horta, conhecimentos prévios sobre medidas, reconhecer os padrões para resolver a situação-problema de modelação. Conclui-se que desenvolver distintas práticas no ambiente escolar favorece e amplia a aprendizagem da matemática para todos, para aprendizagens significativas nos diferentes contextos.
- ItemTransição para o ensino superior: um estudo de caso sobre as contribuições das representações semióticas(2021) DENARDI, Vânia Bolzan; BISOGNIN, EleniEste estudo objetivou investigar as contribuições das representações semióticaspara a compreensão de conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral I. Participaram da pesquisa 16 alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade públicado Rio Grande do Sul. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, teve a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e de ensino. Os aportes teóricos ancoram-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Em um estudo preliminar, foi aplicada uma avaliação diagnóstica, cujo resultado evidenciou lacunas, oriundas da Educação Básica. Após as análises preliminares, foi elaborada e aplicada uma sequência didática, cujas atividades abordam conteúdos básicos de matemática. A análisedos dados foi realizada com base na tripla análise sugerida por Raymond Duval e na comparação com a análise à priori. Mediante a análise realizada pode-se inferir que as representações semióticas mobilizadas durante a resolução das atividades, contribuíram para: um maior domínio no estabelecimento de relações entre as representações algébrica e gráfica de funções, uma melhor desenvoltura na leitura e interpretação de gráficos, avanços em relação àfatoração e simplificação de expressões, avanços na resolução de inequações, acompreensão do conceito de domínio e das implicações desse, no gráfico da função, bem como acompreensão do conceito de função e da noção intuitiva de limite.
- ItemParâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: uma comparação a partir da disciplina matemática(2021) GERONIMO, Rafael Rix; GATTI, Daniel Couto; BARBOSA, Lucas Diego AntunesEsse artigo se propôs a comparar os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, observando a parte dedicada a disciplina de matemática, para responder às questões: o que foi atualizado entre um documento curricular e outro? Quais as diferenças e semelhanças entre os dois? Para tentar respondê-las realizamos uma pesquisa bibliográfica contextualizando a criação de documentos curriculares nos últimos 50 anos e realizamos uma comparação entre os dois documentos. Como resultados, percebemos que tanto a BNCC quanto os PCN foram documentos construídos sem a participação de professores e pesquisadores, sem considerar as contribuições que poderiam trazer para esses debates e de que a BNCC previu a criação de currículos estaduais e municipais complementando-a. Ainda assim, os PCN tinham a propósito de fornecer elementos para ampliar o debate dos professores, enquanto a BNCC apresentaum outro de caráter normativo. Nos pareceu ainda ter sido destacada a álgebra na BNCC, visto que se tornou umaunidade temática e o estudo de funções se tornou obrigatório no ensino fundamental.
- ItemPerfil da difusão de conhecimento da revemat: uma análise através das redes de coautoria(2021) SANTOS, William de SouzaA análise de redes de coautoria tem sido amplamente utilizada para descrever as interações entre autores, as trocas de experiência, o fluxo de informações e a difusão de conhecimento sobre um determinado tema. Considerando a importância que a REVEMAT tem para o cenário das pesquisas que envolvem a matemática, tanto no âmbito nacional como no internacional, este artigo tem como objetivo fazer uma análise das produções publicadas nesta revista considerando a perspectiva das redes de coautoria. Para a realização desta pesquisa optou-se por um estudo exploratório de caráter qualitativo com dados coletados na REVEMAT (388 artigos e 629 autores). Como resultado, são apresentados os autores que mais contribuem nas publicações desta revista, os grupos de coautoria que mais se destacam nesta rede de colaboração, como também os temas mais discutidos nestas publicações e a conjuntura sobre a difusão de conhecimento proporcionada por este periódico.
- ItemO equipamento praxeológico para o problema didático da modelagem matemática(2021) SODRÉ, Gleison De Jesus MarinhoEsta investigação trata da problemática da profissão docente em modelagem matemáticaa fim dedelimitaro queensinar e como ensinar modelagem.Objetivou-se construir uma infraestrutura teórico-metodológica a partir de recursos da teoria antropológica do didático. Para isso, propõe-se uma técnica de modelagem fundamentada na didática do percurso de estudo e investigação e, de modo mais inclusivo, em três gestos didáticos que preservam o caráter cíclico do processode modelagem. Os resultados encontrados mediante as experimentações empíricas,sob a orientação da técnica proposta,permitiramevidenciar um equipamento praxeológico útil, senão indispensável, sob a noção do ciclo investigativo de modelagem matemática, por pressupormos que esse ciclo constitui uma possível resposta ao enfrentamento do problema da profissão docente, bem como pode assumir um duplo papel didático-metodológico. Além disso, encaminham-se perspectivas futuras sobre o ciclo investigativo enquanto dispositivo didático-metodológico a ser testado empiricamente em estudos vindouros com professores em formação inicial sem desconsiderar suas potencialidades didáticas para uso em sala de aula.
- ItemUma proposta de ensino de relações trigonométricas em ângulos notáveis por meio do material concreto prédio trigonométrico(2021) GONÇALVES, Gustavo; RIBEIRO, Eduardo Boff; KAROLESKI, Gregor Dimitri Teixeira; MELLO, Kelen Berra deÉ importante que o professor promova o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e significativa, buscando métodos que permitam ir do concreto ao abstrato. Neste sentido, foi planejado e aplicado uma proposta de aula envolvendo o material concreto denominado Prédio Trigonométrico. O objetivo deste artigo é refletir sobre essa prática docente a fim de apresentar possibilidades para o professor de matemática no uso desse material e da experimentação no ensino de trigonometria. A proposta utiliza da manipulação do objeto e de um roteiro de aplicação para obtenção de resultados do seno, cosseno e tangente dos ângulos notáveis. Após a atividade, foi aplicado um outro questionário perguntando sobre a efetividade do material para os alunos. Em grande maioria, os alunos elogiaram a aplicação, mostrando que foi um facilitador em sua aprendizagem. Além disso, percebemos que os alunos foram capazes de abstrair resultado como o valor das relações trigonométricas para o ângulo de 90°. Com isso, notamos um potencial na aplicação de tal metodologia, que pode auxiliar o professor no ensino de trigonometria no Ensino Fundamental e Médio
- ItemAspectos filosóficos e epistemológicos da matemática e sua interação com a teoria e prática em educação matemática(2021) SANTOS, Marluce Alves dos; ALMOULOUD, Saddo AgEste artigo é baseado em um artigoapresentado no PME 8 em Sydney (1984) e palestras ministradas na Universidade Livre de Berlim (1984) e na Universidade da Geórgia, Atenas, USA (1985). O autor discute os Aspectos filosóficos e epistemológicos da Matemática e sua interação com a teoria e prática em Educação Matemática.
- ItemInvestigação-histórica-com-tecnologia para a unidade de álgebra e geometria no 8º ano(2021) SOUSA, Giselle Costa de; SILVA, Alison Luan Ferreira daHistória da Matemática (HM), as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM), dentre outras, são tendências em educação matemática cujas pesquisas tem apontado para argumentos favoráveis de uso no ensino-aprendizagem de matemática. Há ainda a possibilidade de uni-las em prol do ensinoe aprendizagem. Em se tratando do ensino básico, recomenda-se que as propostas sejam apoiadas nos documentos oficiais, dentre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que igualmente recomenda essas tendências e ainda sua conexão. Deste modo, nesse artigo, propomos a aliança entre HM, TDIC via IM mediante a apreciação de parte deum produto educacional, para abordagem das unidades temáticas de Álgebra e Geometriamediante osobjetosde conhecimentosde plano cartesiano e transformações geométricascomo simetria, tratadoscom abordagem histórica de personagens, obras e documentos como Nicole Oresme, La Géométrie de Descartes, o Problema de Pappus, a pintura rupestre do Abrigo de Rock El Buey, observação das esfinges esmaltadas do palácio de Dario em Susa, entre outros. Para isso, nossa pesquisa adota abordagem qualitativa com objetivo exploratório de modo a introduzir constructos que fundamentam a proposta e apresentar exemplo específico que caracteriza a aliança supracitada. Como resultado encontramos objetosde conhecimentoscomunsas unidades temáticas supracitadas podendo ser abordadosnuma investigação-histórica-com-tecnologia mediante produto educacional,concluindo que esta proposta consiste numa alternativa para abordagem matemática na educação básica na direção da conjunção entre HM, TDIC e IM.
- ItemJogo "grelha retangular 3 x 4" uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório(2021) TEIXEIRA, Paulo Jorge MagalhãesEste trabalho objetiva tornar conhecida proposta de ensino aprendizagem acerca conteúdo básico de análise combinatória por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. Tal proposta visa fomentar a apropriação e exercício do raciocínio combinatório enquanto diagramas de árvore são construídos, com objetivo de mostrar algumas (ou todas) possibilidades como o jogo pode desenrolar a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de jogo. Em prosseguimento ao jogo e consequente reconhecimento das regras estipuladas, problemas de combinatória são formulados com o propósito ir ao encontro do que preconiza a teoria de Resolução de Problemas. A proposta está em consonância com indicações presentes na BNCC Base Nacional Curricular Comum para o ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetiva dimensionar a importância da proposição e a criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática, com estudantes e professores dos anos iniciais, a qual Design Experimente se, por meio dessa atividade, que o estudante sinta-se estimulado exercitar, desenvolver e apropriar-se do raciocínio combinatório enquanto constrói um diagrama de árvore para particulares situações de jogo, de início - possíveis ocorrer em qualquer momento do desenrolar de uma partida até que ela chegue ao seu final, de modo a conhecer e contabilizar as possibilidades de vitória para cada jogador.
- ItemA estimativa em um calendário de pontes com problemas de Fermi nacional comum curricular (bncc) nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) SCHUHMACHER, Elcio; DENKE, Robson; MARSCHALEK, RubensEste artigo tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa “MathBridges”, o qual explora a habilidade de resolver problemas usando de estimativas baseadas no cotidiano, usando de um calendário de pontes do mundo contendo problemas de Fermi. Considera-se que o uso da modelagem matemática é essencial para se entender eventos e situações reais e a estimativa é um facilitador desse processo, que permite que alunos lidem com situações e conteúdos complexos. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa e a amostra do estudo se consistiu de um grupo de alunos. A escolha do tema foi feita a partir de um projeto internacional realizado entre duas Instituições: do Brasil, a Universidade Regional de Blumenau, e da Alemanha, a Universidade de Münster, em consórcio com outros 10 países. A pesquisa procura identificar o potencial dos problemas de Fermi no desenvolvimento do processo de modelagem usada na resolução de problemas, na disciplina de Introdução à Física, no curso de Física. A fundamentação teórica está ancorada na resolução de problemas de Fermi, que tem como princípio que estimar significa fazer um cálculo aproximado acerca de uma quantia ou uma grandeza. Os resultados do estudo mostram que a utilização dos problemas de Fermi, que permeiam as ciências, com um enfoque no raciocínio lógico-matemático, desenvolve a modelagem e auxilia os alunos a serem críticos.
- ItemArtefatos socioculturais do Cuito/Bié-Angola para o ensino da geometria - a circunferência numa perspectiva da etnomatemática(2021) CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas; AVELINO, Pedro ChimbindaEste artigo explorou o potencial de duas atividades de base cultural no ensino-aprendizagem do item nº 1 do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente à circunferência. Foi seguida a abordagem ligada a Etnomatemática, reconhecendo a sua relação com a perspectiva histórico-cultural de Vygostsky. O contexto sociocultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola. Objetivou-se em identificar artefatosculturaispara a melhoriado processo de ensino-aprendizagem da Geometria, enfatizando o estudo da circunferência. O estudo foi encaminhado de modo a dar resposta à seguinte questão científica: qual é o potencial dosartefatos culturaispara o ensino da Geometria, com ênfase a circunferênciano Município do Cuito? Com a síntese de referência sobre a Etnomatemática, enfatizou-se a sua importância no desenvolvimento de ações para a área da Educação Matemática que permitem contextualizar os conteúdos académicos abordados na sala de aula numa dimensão sociocultural. Os dados recolhidos através dos métodos aplicados foram interpretados matematicamente pelos alunos com a mediação do professor com vista a extração dos conhecimentos geométricos escondidos nestas atividades. Ao longo do desenvolvimento das atividades relacionadas com o estudo da circunferência notaram-se as potencialidades destes artefatos, uma vez que os alunos se sentiram motivados ao incluirelementos que fazem parte dos seus contextos com relevantes componentes matemáticos, dando um novo olhar ao seu ambiente cultural e um sentido nas suas próprias aprendizagens.