Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática

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A Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática é uma revista científica do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.

Descrição

  • Mantenedor: UFSC
  • Tipo: IESF
  • Região: Sul
  • Cidade: Florianópolis | SC
  • ISSN: 1981-1322
  • Qualis: A3
  • Periodicidade: Publicação Contínua
  • E-mail: revemat@gmail.com
  • Título abrev.: Revemat: Rev. Elet. Educ. Matemática.
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      “Resolva de cabeça e confira na calculadora”: análise de atividades em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis
      (2021) LUNA, Luan Costa de; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de
      Muitas são as pesquisas a respeitodo uso da calculadora em aulas de Matemática. No entanto, são escassas as referentes à análise de livros didáticos.Acreditamos que propostas de atividades com calculadora em situações de investigação, possuem potencial para romper a resistência do não uso desse recurso em aulas de Matemática, fomentando formação continuada aos professores que utilizam. Assim, neste artigo, analisamos, à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, atividades com calculadora em uma coleção de livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático2017. Constatamos que, o ambiente de aprendizagem, cenário para investigação com referência à matemática pura(tipo 2), é o que mais explorao potencial da calculadora, pois, atribui significado ao uso desse recurso em situações deinvestigação e argumentaçãomatemática. Em relação às atividades analisadas, identificamos um total de 67 atividades com calculadora e observamos apredominância no eixo números e, referência à matemática purano âmbito de lista de exercício. Atividades relacionadas a cenários para investigação foram escassas. Esses resultados evidenciam limitações para o trabalho didático com a calculadora. No cenário atual, não é suficiente utilizá-laapenas como um recurso de verificação de resultados. É necessário, portanto, que os autores de livros didáticos proponham atividades com calculadoraque atribuam significado ao seu uso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e raciocínio crítico dos estudantes.
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      O processo de formação continuada em um grupo de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis
      (2021) LEÃO, Alex Sandro Gomes; CHIBIAQUE, Francieli Martins; PESSANO, Edward Frederico Castro
      Neste artigo se compartilham resultados de uma investigação que se propôsanalisar as particularidades que se evidenciaram em um curso de formação continuada, o qualvisou contribuir para a prática do professor reflexivo,para o conhecimento didático e matemático do professor de Matemática.O estudo se apoia no conceito de Desenvolvimento Profissional Docente para professores de Matemática, e faz uso de seis objetivosde Sowder (2007)para análise dos resultados. A partir da Análise Textual Discursiva, foram encontradasseis categorias, as quais apontaram que as formações precisam favorecer a práxis docente, e para tal, a escola precisa se responsabilizar pela formação de seus professores, apresentandogrande potencial parasero centro da formação, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências,a fim de que os professores possamrepensar suas crenças erealizar planejamentos em conjunto.
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      Concepções pedagógicas de professoras do ciclo de alfabetização acerca da avaliação em matemática de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis
      (2021) REYER, Paola; DALTOÉ, Thaís; SILVA, João Alberto da
      O presente estudo enquadra-se em uma pesquisa qualitativa, com delineamento em Estudo de Caso e teve como objetivo principal entender as concepções pedagógicas sobre avaliação em Matemática de um grupo de professoras do Ciclo de Alfabetização de uma escola municipal de uma cidade do interior gaúcho. O grupo reuniuse em cinco encontros tendo o objetivo principal de discutir a avaliação e os processos envolvidos nessa prática pedagógica. Os dados foram coletados a partir de diários escritos pelas professoras e a gravação e transcrição dos encontros realizados. A partir da análise de dados, constatou-se que as professoras enquadram-se em três categorias referente às concepções pedagógicas que possuem sobre avaliação, sendo elas avaliação como trabalho didático, avaliação como publicidade e avaliação como lente para a diferença. Por fim, observou-se que muitas dessas concepções se originam da tradição existente, bem como de outros fatores, além disso ainda há a necessidade de ampliar as relações entre avaliação e didática.
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      Modelagem de logotipos figurais no geogebra: uma análise do processo e dos conceitos e habilidades requeridos
      (2022) VIANA, Odalea Aparecida; GABRIEL, Giselle Alves de Freitas; TEIXEIRA, Fernanda da Silva
      Este trabalho descreve a experiência obtida em um curso oferecido a professores e estudantes de matemática na forma de uma ação de extensão de uma universidade federal em que se pretendia tratar de aspectos teóricos e práticos da aprendizagem em geometria e da utilização do software GeoGebra. Tem-se como objetivo analisar a atividade de modelagem de logotipos figurais que foi aplicada no mencionado curso, identificando: (a) as fases do processo; (b) os níveis de formação conceitual exigidos e (c) as habilidades geométricas requeridas. A coleta de dados baseou-se nas construções e nos protocolos arquivados no GeoGebrae nas ações e exposições verbais da ministrante do curso –identificáveis nas videoaulas gravadas. Foram identificadas as fases de interação, de matematização e de modelo matemático, os níveis 2 e 3 de formação conceitual e as habilidades visual, verbal, lógica e gráfica. Considerou-se que a modelagem de logotipos figurais com a utilização do GeoGebrapode ser uma prática que auxilie os alunos nodesenvolvimento do pensamento e das habilidades geométricas no ensino fundamental e médio
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      Construções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstrações
      (2022) DOERING, Luisa Rodriguez; RIPOLL, Cydara Cavedon; SILVA, Érica Vitória Machado da
      Neste artigo, investigamos como alunos de distintas etapas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzem e percebem argumentações matemáticas quando inseridos em um ambiente de reflexão em grupo. Os dados foram coletados em uma oficina oferecida a esses discentes, intitulada Critérios de Divisibilidade na Escola: Um Trabalho de Reflexão em Grupo. Para a análise dos dados, adaptamos para grupos, a metodologia de análise (individual) propostapor Andreas Stylianides e Gabriel Stylianides (2009) denominada Reasoning-and-Proving.Foram constatadas, nos grupos, divergências de percepções no que diz respeito a um argumento ser válido ou não, ou seja, se constitui ou não uma prova. A experiência oportunizou aos sujeitos da pesquisa uma sensibilização sobre aspectos matemáticos de uma demonstração e suas potencialidades pedagógicas
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