Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
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A Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática é uma revista científica do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
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- ItemA abordagem do pensamento algébrico da base nacional comum curricular (bncc) nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) FAVERO, Débora Cristina Borba Pereira; MANRIQUE, Ana LúciaEste artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que discute o pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente recorte traz especificamente a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a respeito do pensamento algébrico, tendo os estudos de Blanton e Kaput como referencial teórico. É uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, que se pautou, principalmente, em relacionar as habilidades de Matemática propostas no documento às categorias do pensamento algébrico apresentadas no referencial teórico, analisando quantidade, distribuição e conteúdo das habilidades relacionadas a cada categoria. A análise mostrou que o documento apresenta elementos do pensamento algébrico nos anos iniciais, no entanto, além de não abranger todas as categorias propostas pelo referencial, ainda apresenta um desequilíbrio entre as categorias abrangidas. Sendo assim, destaca-se a importância de o professor atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental identificar os potenciais e as limitações do documento.
- ItemA aprendizagem da estatística na esp-bié: uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de matemática(2021) NASCIMENTO, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo DomingasEste artigo objetiva-se em apresentar os resultados das experiências de aprendizagens adquiridas pelos estudantes do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, na disciplina de Estatística. O estudo é quantitativo do tipo experimental, pois, descreve uma experiência com 45 estudantes afetos ao segundo ano do curso de ensino da Matemática, a partir do trabalho com dados de situações do cotidiano. Os resultados do pré-teste e pós-teste evidenciam um aumento do nível de conhecimento dos estudantes após a aplicação da estratégia. Como resultado da experiência destaca-se uma mudança de atitude e de enfoque metodológico no processamento estatístico dos dados, pois, os problemas exigiram a reflexão sobre os tipos de dados, sua estrutura, bem como encontrar padrões que caraterizam o seu comportamento, para posteriormente selecionar o modelo que mais se ajusta aos dados, com vista a correta tomada de decisões.
- ItemA aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática: resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana(2023) CHICOTE, Rosalino Subtil; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de MelloNeste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou a ocorrência da aprendizagem para a pesquisa nas Jornadas Científicas Estudantis em uma universidade moçambicana. Foram entrevistados três licenciandos que participaram do evento supracitado. Como referencial teórico e suporte metodológico adotou-se os Focos de Aprendizagem para a Pesquisa como categorias a priori. Os resultados indicama presença de dois Focos nos depoimentos coletados, são eles: Foco 1 –Interesse [envolvimento com a pesquisa]; Foco 6 –Identidade [Visão de si mesmo como pesquisador]. Em síntese, houve indícios de aprendizagem para a pesquisa.
- ItemA braça de trança, o litro de óleo certin e o prato bem medido: mulheres do campo e as práticas de medir(2023) GROSSI, Flávia Cristina Duarte Pôssas; COUTINHO, Eliziara Pereira; OLIVEIRA, Angélica de; PAIXÃO, Lucina Soares da; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira ReisEste artigo discuteos modos como mulheres do campo se relacionam com práticas que envolvem medição, registro, operação ou comunicação de medidasetensionam os valores que a matemática hegemônica associa aos procedimentos de medir e às expressões de medida. Para subsidiar essa discussão recorremos à empiria de três estudos desenvolvidos por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo e que focalizaram camponesas de diferentes comunidades do interior do estado de Minas Gerais: quatro trançadeiras de palha de coqueiro Indaiá em Morro do Pilar; duas produtoras de óleo de Pequi em Rio Pardo de Minas; e uma comerciante da Feira Livre de Itaobim. Na descrição das atividades dessas mulheresé possível identificar a mobilização de referências a sistemas e expressões de medidas, marcadas pelo contexto cultural camponêse pelas demandasdas comunidades. Por isso, essa mobilização confronta valores associados aos sistemas de medida escolares: a padronizaçãodas unidadese a precisãoda expressão da medida. Nossa análise é apoiada nos estudos sobre apropriação de práticas de numeramento, que destacam a natureza discursiva das práticas matemáticas. Os resultadosapontamcomo o atendimento a necessidades pragmáticas e a valores culturais interpelam a ilusão da universalidade e da neutralidade das práticas matemáticas. Além disso,reiterama necessidade deconsiderarna abordagem escolar a dimensão pragmática dessas práticas e o caráter cultural dos valores que a elas se associam
- ItemA busca pelo brincar: conversas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em formação(2022) SILVA, Tamyris Caroline da; ZIMER, Tania Teresinha BrunsO lugar que os jogos e brincadeiras ocupam em aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o eixo central desse artigo, o qual problematiza essa temática a partir das percepções de duas professoras do 1º ano e uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental que participaram de uma formação continuada de professores. Nessa direção, toma-se como referência o recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa que foi realizada após a verificação da necessidade do estudo sobre a temática por meio de uma revisão sistemática fundamentada em Costa e Zoltowski (2014). Abarca-se, ainda, questões relativas aos jogos e brincadeiras de acordo com Muniz (2016), dando visibilidade às potencialidades de aprendizagem dessa abordagem em aulas de Matemática. As informações da pesquisa foram obtidas com auxílio de registros pictóricos, realizados pelas professoras participantes de um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática, das anotações da pesquisadora no diário de campo relativo às observações das aulas do curso investigado e das conversas estabelecidas com as docentes. Para a análise em profundidade das informações, desenvolveu-se o estudo com as conversas e desenhos das três professoras participantes da formação continuada. Entre os resultados obtidos com as análises, constatou-se aproximação das professoras com atemática dos jogos e brincadeiras e interesse em desenvolver-se profissionalmente. Assim, considera-se que a abordagem dessa proposição nos cursos de formação continuada de professores é um caminho interessante para a valorização e implementação do brincar em aulas de Matemática, o que é essencial no sentido de assegurar concepções que superam o ensino tradicional dessa disciplina.
- ItemA classificação matemática do filósofo Francis Bacon(2021) GODOY, Kleyton Vinicyus; TEIXEIRA, Marcos Vieira; LEITE, Douglas GonçalvesNeste artigo abordamosa classificação das Ciências Matemáticas do filósofo Francis Bacon (1561-1626), presente nas obras “The Advancement of Learnings” (1605) e “De Dignitate et Augmentis Scientiarum” (1623). Em ambas publicações, a Matemática éclassificada como uma ciência pertencente à Metafísica, que estáinserida nas Ciências Naturais, que éuma parte da Filosofia Natural, dentro da Filosofia. Apresentaremos um breve panorama da filosofia baconiana e mostraremos que a Matemática foi dividida em pura” (Aritmética e Geometria) e“mista” (Perspectiva, Música, Astronomia, Cosmografia, Arquitetura e Engenharia). Por fim, trazemosalgumas considerações das origens e inspirações da expressão “Matemática Mista” e concluímosque parece ter havidoduas fases de Francis Bacon com relação à Matemática: a primeira associada à Metafísica (1605) e a segundarelacionada à Física (1623).
- ItemA comunicação na construção de cenários animados por alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação(2021) BASNIAK, Maria Ivete; CARNEIRO, Emili BonieckiA pesquisa buscou compreender o papel da comunicação e como ela ocorre na construção de cenários animados noensinodematemáticaparaalunoscomindicativosdeAH/SD.Trata-sedeumapesquisaqualitativade cunhointerpretativo,cujaanálisedosdadostomoucomoelementodoisepisódios,cadaumocorridoemumaSaladeRecursosMultifuncional II (SRM II) de um colégio público, com alunos com indicativos de Altas Habilidades e Superdotação(AH/SD). Os dados utilizados abarcam o planejamento e gravações de áudio e vídeo das telas dos computadoresutilizados pelos alunos.Identificou-se na comunicação como interação social, focando na ação de questionar à luz doInquirybased-learningpossibilidadesdeconstruçãoconjuntadesignificadosmatemáticosexploradosduranteaconstrução dos cenários animados no software GeoGebra. Verificou-se também a necessidade da construção dequadros de antecipação de estratégias dos alunos e ações do professor frente a essas estratégias a fim de garantirinteraçõesaluno-alunoealuno-professor-alunoaolongodaaulapromovendoaconstruçãoeapropriaçãodesignificadosmatemáticospelogrupo
- ItemA coparticipação em um projeto interdisciplinar e a agência profissional docente: narrativas da professora adriana(2022) LOPES, Celi Espasandin; RIBEIRO, Rogério Marques; PAZUCH, Vinícius; AUGUSTO, Adriana Franco de CamargoNeste artigo discute-se o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de uma professora de matemática envolvida em um projeto de pesquisafinanciado pelaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual se estudou a potencialidade da implementação de um ensino por meio de projetos interdisciplinares que tiveram como eixo integrador a educação estatística. Ressalta-se que o DPC visou enfatizar a aprendizagem profissional autêntica dos envolvidos, por meio da reflexividade. A professora Adriana participou deste projeto de DPC, e, a partir da sua narrativa sobre o trabalho desenvolvido com duas turmas de 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em uma cidade do interior de São Paulo, busca-se, por meio de uma análise holística da forma, responder a questão: quais indíciosde agência profissional docente se mostram nas narrativas de Adriana? Para tanto, toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade; e considera-se que a narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Os resultados revelam indícios de agência de uma professora pesquisadora que exerce sua profissão, investindo continuamente em seu desenvolvimento profissional, redimensionando a constituição de sua identidade profissional e exercendo a agência com características de autonomia, criatividade, autocriticidade e reflexividade
- ItemA educação do campo e o desempenho escolar em matemática nos anos iniciais: revisão sistemática da literatura (2016 a 2021)(2023) SILVA, Juliana de Cássia Gomes Da; Fatima Maria Leite; CRUZ, Fatima Maria LeiteNeste artigo apresentamos a revisão da literatura sobre Educação do Campo, na tese de doutorado em andamento, em que objetivamos compreender o Desempenho Escolar em Matemática nas escolas do campo. No procedimento metodológico, a primeira etapa de Revisão Sistemática da Literatura com consulta às plataformas Capes, Scielo e Scopus, adotandoos descritores: Educação Matemática na Educação do Campo e Desempenho Escolar em Matemática. Encontramos pesquisas realizadas em várias regiões do Brasil com métodos diversos: revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas estruturadas e semiestruturadas e observações de práticas. Nos resultados discussões sobre epistemologia da Educação do Campo, políticas públicas, construtos socioculturais do ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática. Após as análises de conteúdo concluímos, a partir desses estudos, que as políticas públicas para a Educação do Campo são construtos sociais resultantes de lutas que requerem o reconhecimento da identidade específica do campesinato e da sua territorialidade. O ensino de matemática é orientado para a criação de parcerias com o cotidiano dos estudantes com a criação de uma rede de troca de saberes, perspectiva acadêmica que vai na contramão das políticas educacionais de controle da educação neoliberal
- ItemA educação do/no campo na Base Nacional Comum Curricular e na reforma do novo ensino médio: desafios para o ensino de matemática(2023) NAHIRNE, Ana Paula; BOSCARIOLI, ClodisTendo em vista que as reformas propostas para a Educação nos últimos anos vêm gerando diversas discussões e críticas sobre as formas como são apresentadas e aprovadas, este artigo busca analisar se a proposta pedagógica curricular de Educação do Campo,em seus princípios políticos e pedagógicos,está contemplada na Base Nacional Comum Curricular e na Reforma do Ensino Médio. Recorremos a esses documentos e à literaturapara a verificação dos dados sobre a abordagem da Educação do Campo nos dois documentos normativos. Os dois documentos que compõem o Novo Ensino Médio se caracterizam como normativas para a elaboração dos currículos escolaresno país, porém,não elucidam indicativos de peculiaridades, diversidade e acesso ao conhecimento para a Educação do/noCampo, na busca pela construção democrática de um currículo escolar voltado às práticas pedagógicas dos estudantes das escolas do campo, decorrendo dessa análise algumas considerações sobre o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricularno quecompete ao ensino deMatemática no Brasil.
- ItemA estimativa em um calendário de pontes com problemas de Fermi nacional comum curricular (bncc) nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) SCHUHMACHER, Elcio; DENKE, Robson; MARSCHALEK, RubensEste artigo tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa “MathBridges”, o qual explora a habilidade de resolver problemas usando de estimativas baseadas no cotidiano, usando de um calendário de pontes do mundo contendo problemas de Fermi. Considera-se que o uso da modelagem matemática é essencial para se entender eventos e situações reais e a estimativa é um facilitador desse processo, que permite que alunos lidem com situações e conteúdos complexos. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa e a amostra do estudo se consistiu de um grupo de alunos. A escolha do tema foi feita a partir de um projeto internacional realizado entre duas Instituições: do Brasil, a Universidade Regional de Blumenau, e da Alemanha, a Universidade de Münster, em consórcio com outros 10 países. A pesquisa procura identificar o potencial dos problemas de Fermi no desenvolvimento do processo de modelagem usada na resolução de problemas, na disciplina de Introdução à Física, no curso de Física. A fundamentação teórica está ancorada na resolução de problemas de Fermi, que tem como princípio que estimar significa fazer um cálculo aproximado acerca de uma quantia ou uma grandeza. Os resultados do estudo mostram que a utilização dos problemas de Fermi, que permeiam as ciências, com um enfoque no raciocínio lógico-matemático, desenvolve a modelagem e auxilia os alunos a serem críticos.
- ItemA formação inicial de professores de matemática como um espaço de mobilização e construção dos saberes docentes(2021) MACHADO, Kalyne Teresa; ROSA, Maria Cristina; SOUZA, Divanizia do NascimentoA constatação apresentada por diversos autores da educação matemática, desde os anos 1990, de abordagenslimitadasdos conteúdos geométricos ou do chamado abandono da geometria na educação básica levou aummovimento de retomada desse conteúdo na educação brasileira nos últimos anos. A formação inicial dos professores matemática se apresenta como ponto chave na superação desse cenário.Com isso,nossa pesquisa busca analisar de que forma futuros docentes estabelecem e mobilizam seus saberes geométricos para a docência a partir de uma intervenção didática, e assim compreender quaisaspectos propiciaram a produção e mobilização destes saberes durante a licenciatura em matemática. Considerando aestrutura curricular do curso de licenciatura em matemática,o componente curricular obrigatório de estágio supervisionado se apresenta como um ambiente propício para o desenvolvimento de estudos acerca desta questão. Dessa forma,por meio de uma sequência didática, realizamos uma intervenção com a participação dosacadêmicos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe-SE. A abordagem metodológica que melhor permitiu atender aos objetivos deste estudofoi aqualitativa. A partirda análise dos resultados, concluímos que proporcionar momentos formativos em que os licenciandos possam desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre seus diferentes saberes, que possibilitemuma adaptação didática dos conhecimentos adquiridos na graduação em conhecimento escolares, deve ser uma preocupação da formação inicial.
- ItemA generalização da função afim manifestada por estudantes do 9º ano do ensino fundamental(2022) CALADO, Tamires Vieira; REZENDE, VeridianaA compreensão do conceito de função não é um processo fácil para os estudantes. Dentre as ideias essenciais para a compreensão desse conceito,consta a generalização. Nesse sentido, apresentam-se neste artigoresultados de uma pesquisa de mestrado que teve como principal objetivo identificar conhecimentos relacionados àgeneralização da função afim,manifestados por estudantes do 9º ano. Para o seu desenvolvimento, elaborou-se uma sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática, que foi desenvolvida com uma turma de 9º ano. A principal fundamentação teórica foi a Teoria dos Campos Conceituais.Neste texto, apresentam-se as análises de duas situações resolvidas pelos participantes da pesquisa. As análisesmostram que osestudantesmanifestam,em suasresoluções,três teoremas em açãoverdadeiros e três teoremas em ação equivocados relacionados especificamente àgeneralização da função afim. Tais conhecimentos errôneos necessitam de atençãoda comunidade acadêmicae dos professores,pois a desestabilização de conhecimentosequivocadosé uma das possibilidades para proporcionar a compreensão de conceitos pelos estudantes durante a escolarização
- ItemA geometric as a carrier bag of fiction: the helplessness as a possibility(2023) VIOLA, João; CORREA, Júlio FariaNeste ensaio, fabulamos uma geometria como bolsa de ficção. Não se trata de uma busca de explicações e possibilidades de geometrias já institucionalizadas para a formação de professores ou para a sala de aula de matemática. Trata-se de degustar com coisas, estórias de vida, conceitos, ideias, invenções geométricas, quando são colocadas dentro de uma bolsa em um movimento inventivo, em tentativas de operar o desamparo. Percorremos, então, alguns trabalhos que inventam geometrias, utilizamos obras de artes e nos valemos de manchetes como modos de possibilidades e de transfigurações de nosso olhar, nosso corpo. Flertamos também com uma geografia dos mapas, com as quais desestabilizamos colonialidades geométricas. Em meio a um Circuito de Afetos, os dados foram coletados por meio do desamparo frente a educações geométricas e colocados em nossa bolsa de ficção. Entre visualidades, descristalizações e produções de mapas, inventamos (sempre em um rascunho), uma geometria bolseira que se coloca como possibilidade de habitar práticas profissionais de educadores matemáticos, desde a Educação Infantil até os cursos de Pós-Graduação. Assim, uma geometria como bolsa de ficção acontece em uma possibilidade de escolas outras, tendo o desamparo constitutivo de um projeto político
- ItemA história da matemática no campo da educação matemática: um olhar a partir da instituição e constituição do campo(2021) DIAS, Renan Marcelo da Costa; BRANDEMBERG, João CláudioEste trabalho visa situar uma pesquisa em História da Matemática no campo da Educação Matemática, a partir dos processos de instituição e constituição do campo. Para tal, realizamos um estudo de carácter bibliográfico amparado em autores como Kilpatrik (1996, 2008), Vasco (1994) e Miorim (2004), que discutema instituição econstituição histórica e epistemológica da Educação Matemática, assim como nos imbuímos dos estudos de O’conner e Robertson (2015), Donoghe (2021) e Miguel (1999) que discorrem sobre dois importantes Matemáticos que estiveram à frente das primeiras manifestações do campo. Diante da investigação, observamos que a História da Matemática esteve presente desde a instituição do campo, uma vez que seusprincipaisprecursoresfizeram desteum meio de propagação de suas concepções, dentre as quais,a de que a História fornecesignificado aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Além disso, notamos que a História da Matemática exerce um papel fundamentalna constituição epistemológica do campo, haja vista ser responsável por resgatar as práticas socioculturais de outros tempos e espaços, que não àqueles da sala de aula, mas quenofim refletemsobre os processos de ensino e aprendizagem que nela acontecem. Desse modo, a História da Matemática não se limita a investigar nomes, datas e acontecimentos que circundam a produção do conhecimento matemático, e sim agrega ao campo aspectos corroborativos à sua constituição epistêmica e identitária
- ItemA importância da construção discursiva por parte do professor [de matemática] para a atuação do intérprete de libras em salas de aula inclusivas(2023) MACHADO, Rosilene Beatriz; OLIVEIRA, Janine Soares deEste ensaio busca problematizar o enunciado de que o surdo é um sujeito visualno campo da Educação Matemática, bem como a propagada necessidade do uso de recursos visuais para o ensino e aprendizagem de matemática de estudantes surdos. Assim, a partir de um deslocamento de pensamento, defendemos que uma perspectiva da filosofia da linguagem de inspiração wittgeinsteiniana, antes de qualquer pedagogia, tem muito a contribuir com questões de ensino e aprendizagem (de estudantes surdos e não-surdos). Nossa argumentaçãoé que a preocupação e o investimento no que estamos chamando deuma boa construção discursivapor parte do professor (seja ele surdo ou não-surdo) é condição fundamental para todo e qualquer processo educativo (de estudantes surdos e não-surdos). E é isso, por sua vez, que poderá favorecer a atuação do intérprete educacional, dando condições a uma boa construção discursivaem Libras
- ItemA narrativa do professor de matemática e o desenvolvimento profissional docente(2022) MARMITT, Rosi Kelly Regina; BONOTTO, Danusa de LaraEste artigo apresenta os resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida com um grupo de professoras participantes de um programa de extensão. O objetivo consiste em demarcar o processo de escrita realizado por professoras de Matemáticacomo um movimento formativo e catalisador de desenvolvimento profissional docente. Para a análise das narrativas produzidas pelas professoras nos diários de formação e de planejamento das atividades de modelagem, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Estabelecemos uma categoria a priori, a qual trata dos saberes docentes, e emergiram duas categorias: o processo de escrita e o grupo como um espaço/tempo de desenvolvimento profissional. Neste texto apresentamos discussões acerca da segunda categoria, a qual possui duas subcategorias: 1) o diário como instrumento de reflexão e investigação da prática e do pensamento do professor, visto que sua utilização contribui para o reconhecimento de problemáticas advindas do contexto de trabalho do professor e 2) os desafios enfrentados na produção de narrativas, os quais revelam que o professor de Matemática não possui o hábito de escrever, entretanto, ao tomar consciência desta necessidade, projeta o desenvolvimento do processo de escrita para a sua sala de aula. Disso, demarcamos o processo de escrita como um movimento formativo catalisador de desenvolvimento profissional docente
- ItemA terceira margem do rio: o “meio” como abrigo para as matemáticas que transitam pela educação do campo(2022) SARTORi, Alice Stephanie Tapia; DUARTE, Claudia GlavamEste artigo é fruto de uma pesquisa que busca identificar e analisar algumas pistas sobre relações que são instigadas entre a Educação do Campo e a Educação Matemática. A fim de potencializar nosso pensamento, partimos de um dos contos de Guimaraes Rosa, intitulado “A terceira margem do rio”. Esse entre lugar mobiliza/força nosso pensar e para analisá-lo buscamos identificar o que dizem professores/pesquisadores no campo da Educação Matemática sobre as relações que estabelecem com a Educação do Campo. Para tanto, foram analisados trabalhos publicados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática, a partir de algumas ferramentas da análise do discurso na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Tais elementos mobilizaram nosso pensar sobre a(s) matemática(s) que serve(m) à Educação do Campo. De um lado a Matemática Acadêmica, na outra margem, a Etnomatemática. Seria possível a invenção de um terceiro espaço que permita encontros e desencontros que evoquem novos sentidos entre as duas margens que parecem “opostas” nas articulações entre Educação Matemática e Educação do Campo? Neste estudo, queremos pensar a potência do meio com os fluxos advindos de ambas as margens e tudo aquilo que a correnteza pode produzir.
- ItemAbordagem da estatística em livros didáticos de matemática do ensino médio do PNLD 2018 – o letramento estatístico(2021) SILVA, Mônica França da; SANTOS, Givaldo Oliveira dosEste artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo verificar como duas coleções de livros didáticos de matemática do ensino médio recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 – 2020 abordam o conteúdo de Estatística, e se esta abordagem desenvolve a interpretação crítica de informações estatísticas nas práticas sociais, ou seja, se promove o Letramento Estatístico. Durante a análise também foi verificado se nas coleções já havia alguma correspondência com orientações da Nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). Consistindo em um estudo documental qualitativo, sob a perspectiva de estudo de caso, definimos critérios para descrever a abordagem do conteúdo conceitual e descritores para a classificar as tarefas constantes nos blocos de exercícios. A partir do referencial teórico adotado, Níveis de Letramento Estatístico e Teoria Antropológica do Didático, constatamos que a coleção Conexões com a Matemática possibilita que o aluno atinja o nível consistente não-crítico do letramento estatístico, enquanto a coleção Matemática: Contexto & Aplicações desenvolve o nível inconsistente. Notamos, assim, lacunas de formação que seriam preenchidas se os autores de livros didáticos atendessem ao que é recomendado pelos pesquisadores da área de Educação Estatística. Sugerimos aos autores de livros didáticos que sigam as orientações dos especialistas da área e das normativas oficiais.
- ItemAbordagens de conceitos introdutórios de função por meio da resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado(2021) RIBEIRO, Dulcyene Maria; CORASSA, Thalia Falquievicz; GONÇALVES, BrunoO presente artigo apresenta consideraçõese reflexõesacerca de algumas atividadesrealizadascom uma turma do 1° ano do Ensino Médio, nas quais trabalhamos com o conteúdo de introdução às funções, utilizando como metodologia de ensino-aprendizagem a resolução de problemas, conforme preconizada por Onuchic e Allevato (2011),Polya (1997) e Butts (1997), entre outros.Tais atividades foram desenvolvidas durante o estágio supervisionado, no primeiro semestre do ano de 2019, na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática –Estágio Supervisionado II, ofertada no quarto ano do Curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná,campusde Cascavel.Além de relatar as atividades desenvolvidas e o trabalho realizado pelos alunos, apresentamos uma breve fundamentação sobre a resolução de problemas. Por fimconcluímos que a prática realizada proporcionou aos professores em formação um rico processo de experimentar e refletir sobre a realização de atividades por meio da resolução de problemas e aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de se envolverem e participarem de uma atividade em que puderam se expor, utilizar seus conhecimentos anteriores e aprenderem com os erros.