Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
1–19
pt, en
Florianópolis
A constatação apresentada por diversos autores da educação matemática, desde os anos 1990, de abordagenslimitadasdos conteúdos geométricos ou do chamado abandono da geometria na educação básica levou aummovimento de retomada desse conteúdo na educação brasileira nos últimos anos. A formação inicial dos professores matemática se apresenta como ponto chave na superação desse cenário.Com isso,nossa pesquisa busca analisar de que forma futuros docentes estabelecem e mobilizam seus saberes geométricos para a docência a partir de uma intervenção didática, e assim compreender quaisaspectos propiciaram a produção e mobilização destes saberes durante a licenciatura em matemática. Considerando aestrutura curricular do curso de licenciatura em matemática,o componente curricular obrigatório de estágio supervisionado se apresenta como um ambiente propício para o desenvolvimento de estudos acerca desta questão. Dessa forma,por meio de uma sequência didática, realizamos uma intervenção com a participação dosacadêmicos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe-SE. A abordagem metodológica que melhor permitiu atender aos objetivos deste estudofoi aqualitativa. A partirda análise dos resultados, concluímos que proporcionar momentos formativos em que os licenciandos possam desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre seus diferentes saberes, que possibilitemuma adaptação didática dos conhecimentos adquiridos na graduação em conhecimento escolares, deve ser uma preocupação da formação inicial.

The finding presented by several authors of mathematical education, since the 1990s, of limited approaches to geometric content or the so-called abandonment of geometry in basic education, has led to a movement to resume this content in Brazilian educationin recent years. The initial training of mathematical teachers is a key point in overcoming this scenario. Thus,our research aims to analyze how future teachers establish and mobilize their knowledge througha 2Revista Eletrônica de Educação Matemática -REVEMAT, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 01-19, jan./dez. 2021.Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322. DOI:https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e78683didactic intervention, and thus understand which aspects propitiated the production and mobilization of geometricknowledge for teaching during the training process. Considering the curricular structure of the degree course in mathematics, the mandatorycurricular component of supervised internship presents itself as a favorable environment for the development of studies on this issue. Thus, by means of a didactic sequence, we carried out an intervention with the participation of academics enrolled in the subject of Supervised Internship in Mathematics Teaching I of the Mathematics Degree course ofthe Federal University of Sergipe-SE. The methodological approach that best metthe objectives of this study was qualitative. Fromthe analysis of the results, we concludedthat providing formative moments in which the undergraduate students can develop the ability to establish relationships between their different knowledge, which enable a didactic adaptation of the knowledge acquired in undergraduate school knowledge, should be a concern of the initial training.
Saberes docentes, Ensino de geometria, Formação inicial, Teaching knowledge, Geometry teaching, Initial training
MACHADO, Kalyne Teresa; ROSA, Maria Cristina; SOUZA, Divanizia do Nascimento. A formação inicial de professores de matemática como um espaço de mobilização e construção dos saberes docentes. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–19. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e78683. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/78683/46559. Acesso em: 2023-09-18