Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
1–22
pt, en
Florianópolis
O presente estudo enquadra-se em uma pesquisa qualitativa, com delineamento em Estudo de Caso e teve como objetivo principal entender as concepções pedagógicas sobre avaliação em Matemática de um grupo de professoras do Ciclo de Alfabetização de uma escola municipal de uma cidade do interior gaúcho. O grupo reuniuse em cinco encontros tendo o objetivo principal de discutir a avaliação e os processos envolvidos nessa prática pedagógica. Os dados foram coletados a partir de diários escritos pelas professoras e a gravação e transcrição dos encontros realizados. A partir da análise de dados, constatou-se que as professoras enquadram-se em três categorias referente às concepções pedagógicas que possuem sobre avaliação, sendo elas avaliação como trabalho didático, avaliação como publicidade e avaliação como lente para a diferença. Por fim, observou-se que muitas dessas concepções se originam da tradição existente, bem como de outros fatores, além disso ainda há a necessidade de ampliar as relações entre avaliação e didática.

The present study is part of a qualitative research, outlined in a Case Study. Its main objective was to understand the pedagogical conceptions about evaluation in Mathematics of a group of teachers of the Literacy Cycle of a municipal school in a city in the interior of Rio Grande do Sul. The group met five times in order to discuss the evaluation and the processes involved in this pedagogical practice. The data were collected from diaries written by the teachers and the recording and transcription of the meetings held. From the data analysis, it was found that the teachers fall into three categories referring to the pedagogical conceptions they have about evaluation: evaluation as a didactic work, like advertising, and as a lens for difference. Finally, it was observed that many of these conceptions originate from the existing tradition, as well as from other factors, in addition there is still a need to expand the relationship between assessment and didactics.
Avaliação, Matemática, Concepções aedagógicas, Ciclo de alfabetização, Evaluation, Mathematics, Pedagogical conceptions, Literacy cycle
REYER, Paola; DALTOÉ, Thaís; SILVA, João Alberto da. Concepções pedagógicas de professoras do ciclo de alfabetização acerca da avaliação em matemática de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–22. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e78768. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/78768/47506. Acesso em: 2023-09-18