Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
1–23
pt, en
Florianópolis
Neste trabalho,investigamos se atividades com resolução de problemas envolvendo aritmética favorecem aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental a vivência da autoanálise dos próprios processos de aprendizagem (metacognição). Participaram do estudo estudantes de uma escola pública de Sergipe. Além das atividades de resolução de problemas, os estudantes responderam a um questionário metacognitivo e participaram de entrevista. Por meio das respostas coletadas, buscamos conhecer as estratégias metacognitivas empregadas pelos estudantes ao realizarem as atividades. Os problemas foram planejados seguindo os níveis de conhecimentos esperados dos estudantes propostos por Robert (técnico, mobilizável e disponível). As respostas dos estudantes aos problemas, ao questionário e à entrevista mostraram que tais atividades motivaram, de fato, processos metacognitivos.

In this paper,we investigated whether activities with problem solving involving arithmetic favor studentsin the final years of elementary school to experience self-analysis of their own learning processes (metacognition). Students from a public school in Sergipe participated in the study. Besides the problem-solving activities, the students answered a metacognitive questionnaire and participated in an interview. Through the collected answers, we intended to know the metacognitive strategies employed by the students when performing the activities. The problems were planned following the levels of knowledge expected from the students as proposed by Robert (technical, mobilizable and available). The students' answers to the problems, questionnaire and interview showed thatthese activities did motivate metacognitive processes.
Resolução de problemas, Processos metacognitivos, Níveis de conhecimentos, Problem solving, Metacognitive processes, Levels of knowledge
SANTOS, Andreia Freire dos; SOUZA, Divanizia do Nascimento; DIAS, Marlene Alves. Favorecimento da vivência da metacognição a partir da resolução de problemas aritméticos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–23. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80141. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/80141/46553. Acesso em: 2023-09-18