Os ‘eventos de instrução’ de gagné implicados aos jogos de quiz na matemática

Objetivamos nesta pesquisa compreender de que maneira se efetiva o processo de aprendizagem da Matemática, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do Paraná. Para tanto, analisamos a execução de jogos de quiz no decorrerde um ano letivo, segundo os ‘eventos de instrução’ externo para a aprendizagem de Robert Gagné. Utilizando a base metodológica da Grounded Theorypara a coleta e análise dos dados da pesquisa, os resultados revelam que os eventos de instrução se fazem presentes em estratégias didáticas de jogos de quiz em sala de aula, na aprendizagem da Matemática. Apontamos ainda o ‘cativar o questionamento’ como um possível evento de instrução externo que pode satisfazer ou mesmo fornecer condições para o aprendizado com quizzes elaborados e desenvolvidos pelos próprios estudantes.

The objective of this research is to understand how the learning process of Mathematics is carried out in a 9th grade elementary school class in a public school in Paraná. To this end, we analyze the execution of quiz games over the course of a school year, according to the 'instructional events' external to Robert Gagné's learning. Using Grounded Theory'smethodological basis for the collection and analysis of research data, the results reveal that instructional events are present in didactic strategies ofquiz games in the classroom, learning mathematics. We also point to 'captivating questioning' as a possible external instruction event that can satisfy or even provide conditions for learning with quizzes designed and developed by the students themselves.
Eventos de instrução, Jogos de quiz, Matemática, Instructional events, Quiz games, Mathematics
FERRASA, Ingrid Aline de Carvalho; SILVA, Giane Correia; MIQUELIN, Awdry Feisser; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Os ‘eventos de instrução’ de gagné implicados aos jogos de quiz na matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–26. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e77807. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/77807/46588. Acesso em: 2023-09-18