Retratos da Escola
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Retratos da Escola, é uma publicação da Escola de Formação (Esforce) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A concepção da revista marca a concretização de um importante projeto da CNTE: a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
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- ItemDimensões e desafios do quadro de funcionários/as das escolas públicas de educação básica no Brasil(2023) ASSIS, Lúcia Maria de; ALVES, Thiago; SCHNEIDER, GabrielaEste estudo apresenta um balanço dos marcos políticos recentes que influenciam o trabalho de funcionários/as de escolas públicas de educação básica no Brasil. Apresenta uma análise das dimensões e da composição do quadro de funcionários/as das 128,6 mil escolas estaduais e municipais de educação básica, com base nos dados do Censo Escolar/Inep 2022, que mostram que profissionais de serviços gerais e alimentação são os/as mais presentes nas escolas, nas quais a maior parte abriga até cinco funções diferentes. Metade das escolas tem até 10 funcionários/as, com maior número nas estaduais, que apresentam maior relação de matrículas por funcionário/a. Esse número aumenta de acordo com o tamanho da escola, e as escolas de educação infantil tendem a apresentar menor relação de matrículas e docentes por funcionário/a.
- ItemFormação do/a profissional de Apoio Administrativo Educacional na rede estadual do Mato Grosso.(2023) MORAES, Karine Nunes de; ANDRADE, Guelda Cristina de OliveiraEste artigo analisa os reflexos da formação no trabalho educativo de profissionais de apoio administrativo educacional, a partir de pesquisa sobre a política de formação desses/as profissionais na rede estadual de Mato Grosso, entre 1998 e 2013, apontando para a necessidade dessas políticas de formação na educação superior, específica, que tenham ressonância nas demandas da escola pública; isso fortalece a profissionalidade e o trabalho educativo do/da profissional de Apoio Administrativo Educacional – AAE nos espaços democráticos da escola. Destaca-se a importância de sua atuação nos espaços de poder da escola pública, diante da Lei de Gestão Democrática nº 7.040/1998. A pesquisa bibliográfica, articulada à análise documental, tem referencial teórico de Mario Manacorda (2010; 2012), Maria Cecília Minayo (1994), João Antonio C. de Monlevade (2009), Dermeval Saviani (2005, 2012) e Guelda C. Andrade (2017).
- ItemCONAE 2023/2024: novo marco nas lutas por um Sistema Nacional de Educação(2023) COMITÊ EDITORIAL
- ItemPsicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa.(2023) BASTOS, VivianeEste estudo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação, enquanto disciplina, no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. A revisão integrativa, conforme destaca Carvalho (2020), se encontra situada entre as revisões de avaliação e síntese, e envolve uma descrição minuciosa do percurso a ser seguido (método) e dos critérios para incluir ou excluir artigos, além de procedimentos para classificar dados e criar categorias. A revisão foi realizada por meio da base de dados SciELO, nos meses de abril e maio de 2022, considerando publicações no período de 2012 a 2021. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram recuperados 6 artigos. Os estudos se caracterizaram como descritivos e revelaram a falta de formação adequada de professores considerando os conteúdos e aprendizagens oportunizadas pela disciplina. Constatou-se que os estudos apontam para a necessidade de uma metodologia diferenciada para que os conteúdos em psicologia da educação despertem e preparem os estudantes, professores em formação, para lidar com dificuldades de aprendizagem entendendo-as como manifestações que advém das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos, e entendendo que o contexto educacional é um espaço dinâmico, complexo e enriquecedor.
- ItemPossibilidades da implementação da Lei 10.639/03 nos conteúdos obrigatórios da Educação Física escolar.(2023) SOUZA, Esterlandia Souza; SILVA,Maria Eleni Henrique daO objetivo deste estudo foi elaborar e validar possibilidades pedagógicas para o cumprimento da Lei 10.639/03 a partir do diálogo com os conteúdos da Educação Física na escola, tendo como objeto de conhecimento as Danças, os Jogos eletrônicos e os Esportes, segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, subsidiadas pelos princípios pedagógicos de inclusão, contextualização e participação ativa de alunos e alunas. Buscamos, ainda, compreender a realidade de professores/as quanto ao conhecimento da Lei dentro da escola e as possibilidades de sua aplicação nas aulas de Educação Física. Percebemos avanços significativos e obtivemos resultado positivo quanto à validação das aulas desenvolvidas, pensando na sua exequibilidade com um grupo colaborador.
- ItemO direito a olhar a partir da ousadia das crianças: compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”(2023) SILVA, Dagmar de Mello e; SILVA, Leiliane Domingues da; CHAVES, Tatiana GonçalvesEste texto se inicia com algumas de nossas concepções sobre educação escolarizada; em seguida, apresentamos os fundamentos teóricos que sustentaram as ações desenvolvidas em nosso projeto numa escola pública de ensino fundamental do primeiro segmento; por fim, apresentamos um relato não linear dos acontecimentos, tal como experenciados ao longo do projeto. Nossas orientações teórico-metodológicas se apoiam nos princípios da Cartografia e seu compromisso com as subjetividades na produção de conhecimentos em Ciências Humanas e Sociais, assumindo a impossibilidade de respostas/verdades e a necessidade de problematizações sobre os fenômenos estudados. Buscamos acompanhar os processos a partir da pesquisa-intervenção, engendrando pesquisadores/as e pesquisados/as em uma relação dialógica com novos sentidos e ações. Nossa intenção é compartilhar uma experiência singular que possa ser formativa para outros/as professores/as, no sentido de ‘dar a pensar’.
- ItemPortaria nº 1.574, de 9 de agosto de 2023(2023) BRASIL. Ministério da Educação
- ItemPlano Nacional de Educação 2014-2024: plano de carreira e os desafios frente à política de meritocracia(2023) VALENTE, Marluce Silva; MILITÃO, Silvio César NunesO Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, Lei nº 13.005/2014, estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação básica e o ensino superior, a serem cumpridas ao longo do decênio. Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre os planos de carreira como elemento fundamental no PNE 2014-2024, em contraposição à meritocracia como parâmetro de suposta valorização docente nas arenas políticas governamentais. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, são apresentadas relações e definições presentes no PNE, com foco na meta 18, sobre o plano de carreira como importante instrumento de valorização da carreira docente, Lei nº 11.738/2008, regulamentando o Piso Salarial Nacional Profissional – PSPN. Tal meta representa a materialidade de movimentos históricos de profissionais da educação e da sociedade civil em busca de valorização, divergindo das ações contrárias de autoridades governamentais e empresariais, de uma política neoliberal com forte tendência meritocrática diante da valorização salarial docente. Busca-se defender neste estudo marcos históricos institucionais das políticas públicas educacionais, na perspectiva do plano de carreira como efetiva valorização
- ItemBNCC no cotidiano escolar: política educacional e a percepção docente do município de Marialva/PR(2023) VASCONCELOS, Carolina de Moura; MARTINELI, Telma Adriana PacificoO estudo analisa as relações entre a política educacional curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as percepções de professores/as de Educação Física do município de Marialva/PR. A análise ocorreu por meio de pesquisa de campo com 12 professores/as e a coordenadora de Educação Física do município, para a qual utilizamos entrevista semiestruturada, formação e questionário. O método de análise foi o materialismo histórico, buscando apreender a percepção docente das políticas educacionais local e a nacional e suas implicações no contexto educacional. Os/As professores/as expressaram uma aproximação de suas ações com a BNCC, mas o momento formativo desta pesquisa provocou um distanciamento entre o documento e a esfera de atuação política e docente nas escolas do município, tanto na organização dos conteúdos quanto no ensino. Conclui-se que é uma relação conflituosa, pois as determinações da BNCC não expressam a realidade do município, reflexo de um processo de elaboração antidemocrático.
- ItemEstética, política e currículo com Jean-François Lyotard(2023) OLIVEIRA, Anderson Ignacio; LOPES, Alice CasimiroInspirados pelo pensamento de Jean-François Lyotard, tratado como um caso exemplar da condição pós-moderna, defendemos neste artigo que a opção do autor pela defesa das singularidades e da diferença não significa abandono da política. Diferentemente, por meio da noção de sublime, central na peregrinação, sem início ou fim, na tentativa de uma aproximação do inapresentável e na intensificação do agora, é possível reativar a política sem fundamentos, nos termos do filósofo. A política curricular, assim, pode ser pensada como um processo de estetização. Para defender tal argumentação iniciamos desenvolvendo o pensamento de Lyotard e defendendo seu foco no político, para então discutirmos as possibilidades de estetização do currículo, com base em diferentes trabalhos que abordam possibilidades para a estetização. Concluímos apontando possibilidades para a estetização das políticas de currículo.
- ItemPrograma de leitura literária para alfabetização e letramento(2023) RAMOS, Jacqueline de Faria Barros; OLIVEIRA, Alessandra Furtado de; BRAZ, Ruth Maria MarianiA Literatura possibilita conhecer o mundo de diferentes maneiras, verbalmente e não verbalmente, sendo ferramenta fundamental no processo do letramento de crianças em alfabetização. Em busca de um resultado concreto, por meio de dados fidedignos de avaliação, trabalhamos na produção inicial de um projeto para uma Rede Municipal de Educação, por intermédio da extinta Coordenação de Programas Artístico-literários, no ano de 2022, ansiando, em prospecção, à sua aplicabilidade em 2023. Tendo por base o dialogismo e a interatividade, a proposição não apresenta a leitura literária como recurso pedagogizante, mas um mote para a construção do conhecimento. Realizamos um trabalho de interação para um efetivo aprendizado, com expansão do repertório do/da estudante direcionado ao letramento. Entendemos que investir nas competências socioemocionais beneficia não só a criança na sua integralidade cognitiva/acadêmica, mas a fortalece e a potencializa para um ideal de sociedade pró-social, ou seja, para atuar em uma comunidade onde sejam promovidos o desenvolvimento humano e a cidadania.
- ItemProcessos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas(2023) ALVES, Nilda Guimarães; TOJA, Noale; RANGEL, LeonardoO presente dossiê propõe ressaltar as dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas presentes nos processos educativos cotidianos, apontando para as possíveis articulações nos encontros que fazemos nas/das/com as redes educativas que formamos e nas quais nos formamos (ALVES, 2015). Dessa maneira, buscamos reunir narrativas relacionadas a experiências e encontros que nos levam a sentirfazerpensar porque estão implicados em redes heterogêneas e dinâmicas de sentidos, movimentando sons, imagens, cheiros, falas, toques, gostos, sabores etc., que forjam acontecimentos nos múltiplos processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos escolares.
- ItemLudicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história(2023) ALCÂNTARA, Patrícia Costa de; FERNANDES, Marcela de MeloO texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.
- ItemFormação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação.(2023) VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; CÔCO, ValdeteNo contexto de lutas pela valorização dos/das profissionais/trabalhadores/as da educação, este artigo analisa a formação continuada no Plano Municipal de Educação de Vitória/ES, com destaque para a educação infantil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, orienta-se por uma abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental. As análises evidenciam a relevância da formação continuada no plano municipal e o propósito de contemplar diferentes sujeitos/as. Conclui-se que a perspectiva de construção de um projeto coletivo de educação requer ampliação das discussões acerca da garantia de formação continuada a todos/as os/as profissionais/trabalhadores/as atuantes nas escolas, explicitando sua inclusão.
- ItemRacionalidade neoliberal e trabalho docente: interferência da cultura performativa nas condições de trabalho de professores e professoras.(2023) BECHI, Diego; FÁVERO, Altair Alberto; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto deEste artigo analisa a implementação da cultura performativa na educação pelo modelo de gestão empresarial e sua interferência nas condições de trabalho, dinâmica interpessoal e identidade de docentes. Fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, investiga: a formação de um modelo de governança gerencial, produzido pela racionalidade toyotista/liberal, para compreender a formação do/da sujeito/a empresarial; a ideia de reconhecimento rofissional decorrente da performance, num mecanismo de luta pela visibilidade; uma nova identidade docente a partir do poder disciplinar da performatividade. Os resultados apontaram que a ascensão dessa cultura competitiva na educação é responsável por uma subjetividade negativa, com sofrimento no trabalho, perda de identidade somatizada em depressão generalizada, levando, muitas vezes, o/a professor/a ao adoecimento físico e emocional.
- ItemMilitarização das escolas públicas no Espírito Santo: tension and resistance(2023) OLIOSE, Ivan Cardoso; OLIVEIRA, Edna Castro deEste artigo investiga o processo de militarização de escolas públicas no Espírito Santo – ES, visto que a literatura sobre a implementação das Escolas Cívico-Militares no estado é quase inexistente. Toma-se como fundamento o conceito de rigor em Paulo Freire, para refletir sobre a rigidez alinhada à militarização. Como um estudo exploratório, de caráter qualitativo, lança-se mão da revisão bibliográfica e da análise documental como opção metodológica. São analisadas fontes oriundas do jornal Século Diário, no período de 2019 a 2022, que pautam temas ligados à militarização no ES. Os recortes jornalísticos mostram as tensões e resistências que entidades, representantes políticos e coletivos de base têm enfrentado ao agirem contra a rigidez da militarização no estado. Porém, a ação desses movimentos é insuficiente para conter a militarização da sociedade e seus efeitos (aumento de militares na política, perseguições à cultura e educação e mudanças nos modos de punição).
- ItemCiberdocumentário AmarElo como dispositivo de experiências culturais periféricas(2023) SANTOS, Rosemary dos; BARBOSA, Alexsandra; SANTOS, Amanda Reis dosEste artigo apresenta o ciberdocumentário Emicida: AmarElo – é tudo pra ontem, de Emicida (2019), como dispositivo de experiências culturais periféricas contemporâneas. Essa produção audiovisual se insere num contexto em que muitos/as artistas se posicionaram contra narrativas hegemônicas de violência e intolerância, defendendo o antirracismo, o feminismo e o direito às liberdades individuais, em loci virtuais, com grande capacidade de compartilhamento de ideias. Esses discursos, historicamente situados, contribuem para lançar luz sobre a atualidade, incluindo a circulação online de informações e conhecimento. AmarElo é aqui escrutinado, no campo da Educação, à luz da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998) e das noções de experiência, resistência, cotidianos, artefatos culturais (CERTEAU, 2014) e habitus (BOURDIEU, 1989), buscando responder como um praticante cultural singular – Emicida – insere-se em uma rede de conexões ampla da periferia paulista; e como esta permeia a luta antirracista no país, além de buscar a intencionalidade histórico-cultural do lançamento de AmarElo.
- ItemCarta da sociedade civil pela desmilitarização da educação e da vida(2023) ENTIDADES, Várias
- ItemPela valorização dos/as funcionários/as da educação básica pública.(2023) SCHEIBE, Leda; ANDRADE, Guelda Cristina de Oliveira
- Item“O tempo inteiro sob esse ar de punição”: entre a docilização e a cultura de si em uma escola militarizada(2023) MACHADO, Maria Izabel; BUENO, Jéssica Rodrigues da SilvaO presente artigo aborda tensões na militarização de escolas públicas em Goiás, buscando compreender como os indivíduos concebem estratégias de (re)existência às tentativas de padronização de seus corpos. Como referencial, os conceitos de tecnologias de si, vigilância e punição, em Michel Foucault (1999, 2004, 2005) e Guacira Louro (2022). A pesquisa é qualitativa, com dados obtidos via entrevistas semiestruturadas. Como resultados, a ideia de que os/as sujeitos/as que mais escapam à normalização branca, classe média e heterossexual são os/as que precisam desenvolver mais estratégias de sobrevivência institucional. Para mulheres, negras e homossexuais, a vigilância é acrescida do componente interrelacional, operada por colegas imbuídos/as de senso de dever no cumprimento às normas, por mais contrárias à lógica ou ao sucesso didático pedagógico. Salientamos a coexistência de múltiplas subjetividades entre os polos de adesão integral ao modelo disciplinar e o de ser ‘convidado a se retirar’ por inadaptação.