Retratos da Escola
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Retratos da Escola, é uma publicação da Escola de Formação (Esforce) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A concepção da revista marca a concretização de um importante projeto da CNTE: a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
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Submissões Recentes
- ItemPrecarização, privatização e desprofissionalização do magistério no Ensino Médio brasileiro(2024) SANTOS, Sayarah Carol Mesquita; SILVA, Katharine Ninive PintoEste artigo problematiza os processos de precarização, privatização e desprofissionalização docente resultantes da implementação do Novo Ensino Médio, considerando como esse processo impacta a formação e a atuação docente; a perda de direitos e precarização das condições de trabalho; estandardização do trabalho e exclusão do professorado nos processos de construção de políticas educativas e da privatização da educação. Realizamos pesquisa bibliográfica e documental a partir de referências teóricas na área de políticas educacionais para o Ensino Médio, formação e trabalho docente, bem como normatizações em torno da implementação do Novo Ensino Médio. Identificamos que o conteúdo do Novo Ensino Médio impulsiona processos de desprofissionalização docente a partir da precarização do trabalho, à medida que traz mecanismos ancorados em flexibilização, responsabilização e produtividade, reverberando formas de privatização da educação que interferem na formação continuada e na atuação dos/das trabalhadores/as docentes.
- ItemThink tanks, neoliberalismo e a privatização da Educação no Brasil(2024) MOURA, Sergio Andrade de; OLIVEIRA, Dalila AndradeO propósito deste texto é analisar a atuação no Brasil dos think tanks parceiros da rede de políticas da Atlas Economic Research Foundation (Atlas Network). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, embasado em revisão da literatura, que recorreu igualmente a um levantamento seguido de uma análise documental dos materiais e informações publicadas por tais think tanks em suas páginas oficiais na rede mundial de computadores. Como resultado, averiguou-se que os referidos think tanks apresentam conexões com inúmeros/as protagonistas e têm atuado por meio de diversas estratégias para difundir ideais do neoliberalismo e promover a difusão das ‘soluções privadas’ para a educação pública.
- ItemRelato de experiência no novo Ensino Médio: precarização do trabalho docente e perda da identidade profissional(2024) SOUZA, Dilma Carmina da SilvaO formato do Novo Ensino Médio – NEM, além de trazer prejuízos na formação de educandos/as, evidencia a precarização do trabalho docente e reforça a perda da identidade profissional de professores/as que atuam nesse novo modelo curricular. O objetivo do relatório aqui apresentado é refletir sobre esses impactos do NEM na identidade de professores/as de Educação Física, a partir de minha vivência profissional na rede estadual do Rio de Janeiro, atuante em duas turmas do itinerário formativo em 2023. Metodologicamente, o relato de experiência profissional pode contribuir em discussões relativas à docência. Foi possível identificar como a influência das políticas neoliberais no ensino consolidam uma desprofissionalização; mas mesmo sofrendo um processo de perda de autonomia, desvalorização profissional e trabalho precarizado, os/as professores/as se mostram resistentes ao sistema vigente, apesar de todas as dificuldades que enfrentam.
- ItemPráticas inovadoras na educação infantil: análise a partir de um Estado do Conhecimento(2024) SILVA, Nathalia da; SCHNEEBERGER, André Henrique; CERON TREVISOL, Maria TeresaO artigo tem como objetivo mapear e analisar o que a produção acadêmica e científica tem evidenciado em relação a Inovação Pedagógica na Educação Infantil entre os anos de 2017 e 2022 e que contribuições estas produções têm oportunizado à essa discussão. O embasamento teórico sobre o conceito de inovação na educação foi fundamentado, entre outros autores, nas contribuições de Carbonell (2002). A metodologia do texto foi organizada a partir de um estudo de revisão, do tipo Estado do Conhecimento, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Dos 233 trabalhos encontrados, 19 publicações compõem o corpus de análise do presente artigo distribuídos em cinco categorias. Os resultados apontam a presença de inovações nas práticas pedagógicas, incluindo o uso de tecnologias e recursos digitais, práticas pedagógicas inclusivas e, por fim, inovações na formação inicial de educadores. Conclui-se que, de modo geral, embora não explicitamente mencionada, a Inovação está presente nas práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil.
- ItemPolíticas de formação docente: Diretrizes Curriculares Nacionais e o Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro(2024) VIEIRA, Daniely MoreiraO trabalho aborda políticas de formação docente no Brasil, com foco nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica e no trabalho do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CFP/UFRJ. Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Conselho Nacional de Educação lançou estratégias para viabilizar a formação docente. As primeiras diretrizes surgiram em 2002, com novas versões homologadas em 2015 e 2019 e concepções bem diversas. Destaca-se o papel do CFP/UFRJ, instituído em 2018, operando como política interinstitucional para formação docente através da profissionalização em rede de formação inicial e continuada envolvendo ensino, pesquisa e extensão, em parceria com instituições públicas de ensino. Com abordagem pós-fundacional, pretende-se discutir a evolução das políticas curriculares para formação de professores/as, sentidos da formação docente, disputas envolvidas e a atuação do CFP dentro das (im)possibilidades postas.