@rquivo Brasileiro de Educação
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@rquivo Brasileiro de Educação é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Criada em 2013 por iniciativa do corpo docente do PPGE, a revista tem como objetivo contribuir para a divulgação da produção acadêmica de qualidade na área de Educação, de modo a colaborar na promoção e ampliação do debate, com a comunidade científica e com a sociedade em geral. Para isso, publicará textos originais, nacionais e internacionais, escritos por doutores, sobre temas diversos da área da Educação, com ênfase especial em Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura, Uso Educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas e Direito à Educação, Formação de Educadores, Constituição e Memória da Profissão Docente.
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- ItemOs conflitos da republicanização da educação brasileira a partir escola normal municipal do Serro entre 1895 a 1903(2019) BRISKIEVICZ, Danilo ArnaldoO estudo proposto é sobre a instrução pública especializada na formação de professores e professoras para o mercado de trabalho na Primeira República no Brasil. De maneira geral, pretende-se explicar os motivos que levaram à criação em território nacional das escolas normais, muito por conta da mudança na legislação que propiciou aos estados e municípios grande autonomia para suas organizações. De modo específico, buscam-se as razões sociais, econômicas e culturais que propiciaram a experiência de uma escola normal municipal na cidade do Serro/MG subvencionada pelo governo estadual. Estuda-se o cotidiano escolar, os conflitos entre o poder público local e seus diretores, bem como demonstram-se as ideologias que perpassavam a instrução pública naquele contexto, em especial, o ultramontanismo e o positivismo. O método é a pesquisa bibliográfica em arquivos públicos e particulares, bem como o recurso à escassa literatura sobre o assunto. O resultado esperado é a demonstração de como foi a experiência de uma escola normal no interior do Brasil com seus atores, conflitos e contexto peculiares.
- ItemO uso do computador na educação infantil: uma revisão de literatura(2019) VENÂNCIO, Ludmila Salomão; OLIVEIRA, Jeisiane Cristina Urzedo de; LOPES, Letícia Ribeiro; RUAS, Thatiane SantosO computador, utilizado como ferramenta pedagógica, vem se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem (COSCARELLI, 2002). No entanto, há uma escassez de estudos que pesquisam o uso do computador na Educação Infantil. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo responder ao seguinte problema: O que artigos científicos abordam a respeito do uso do computador na Educação Infantil? Para tanto, objetivou: (i) examinar o conteúdo de cada um dos artigos localizados, por meio da pesquisa exploratória, (ii) compreender o que as obras selecionadas apresentam sobre a temática e (iii) localizar os pontos de proximidade e de distanciamento entre essas obras da pesquisa exploratória com as obras da pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma análise contrastiva entre três artigos, selecionados nas bases Scielo e Portal de Periódicos Capes, e a revisão de literatura sobre tema, com base nas seguintes categorias de análise: pontos em comum entre as obras e pontos relevantes à temática. A análise dos artigos evidenciou diversos pontos em comum no que diz respeito à importância do uso do computador como recurso didático, ao papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem, à legislação vigente sobre o uso do computador na Educação Infantil e à necessidade da formação continuada para professores na área de tecnologia educativa.
- ItemPor uma educação tecnológica emancipatória: contribuições freireanas para a superação do feitiche da tecnologia em sala de aula(2019) ZEFERINO, Núbia KetyllenO presente trabalho pretende dialogar e problematizar com a questão da introdução/recepção neutra e acrítica das tecnologias digitais nas salas de aulas, trazendo o aporte freireano para uma análise crítico deste fenômeno cada vez mais crescente nas sociedades contemporâneas. A partir do conceito de tecnologia do filósofo brasileiro, Álvaro Vieira Pinto (1909-1987), temos a desmistificação da tecnologia que se aprofunda com o uso da categoria fetiche de Karl Marx (1818-1893). A problematização estabelecida inicialmente se propõe a humanizar as tecnologias e concebê-las como criação humana que tem seus fins e interesses, sendo que, no contexto escolar, estas têm o potencial para o desenvolvimento de uma educação tecnológica bancária com sujeitos que são apassivados diante do otimismo e entusiasmo ingênuo próprio do fetiche que aliena o ser humano de sua criação. A pesquisa busca, assim, através de um levantamento teórico-bibliográfico, fixar os marcos problemáticos das tecnologias digitais na educação escolarizada, para, em Paulo Freire (1921-1997), trazer uma perspectiva libertadora que permite apontamentos em prol uma educação tecnológica emancipatória de bases dialógicas.
- ItemEditorial(2019) FERREIRA, Elenice Silva
- ItemPolíticas públicas, currículo: ensino médio em perspectiva(2019) RIBEIRO, Janete Amorim; CLERES, Wanderson de Sousa; DEBIAN, Wanderley Ruan GomesO Ensino Médio é um alvo constante de disputas em decorrência de ser um espaço de formação de jovens e de ser também um grande gargalo da educação básica que se traduz em indicadores sociais de negação de direito. O objetivo do presente artigo é demonstrar os impactos e os desdobramentos das políticas públicas na formação de jovens em especial no ensino médio, em acordo com o capital. As políticas públicas implementadas vêm intensificando a exploração e a precarização na formação dos jovens, criando uma dualidade entre a educação pública e rede privada aumentando a desigualdade social, gerando desesperança para as classes populares. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica na seleção de fontes identificou-se o livro de série histórica da educação de Minas Gerais e reportagens de jornal de circulação. Como resultado principal, constatou-se que existe uma política deliberada em aniquilar o setor público, reiterando práticas autoritárias seletivas e excludentes que desqualifica a escola pública como ineficiente e a rede privada como eficiente. E esta política é reiterada de maneira sistemática pelos currículos e avaliações externas, como ENEM, criando um ranking entre as escolas, se fundamentando numa formação marcada pela precarização do capital, reduzindo as possibilidades de uma educação transformadora.
- ItemSicredi e o programa a união faz a vida: a influência da lógica mercantil na formação de professores(2019) LOPES, Daniela Oliveira; REIS, Leila Duarte; CÓSSIO, Maria de Fátima; SCHERER, Susana; SILVA, Vanessa Silva daEste artigo tem como objetivo analisar o discurso pedagógico, especificamente relativo à formação de professores, na cartilha Formando Educadores do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, desenvolvida via Parcerias Público-Privada (PPP) dessa organização com redes escolares no estado do Rio Grande do Sul (RS). Contextualizam-se, primeiramente, os conceitos de Terceira Via, Governança e Nova Gestão Pública, os quais dão suporte às PPPs e expressam-se como as estratégias contemporâneas adotadas pelo projeto capitalista. Depois se analisa o papel do Banco Mundial na disseminação desses ideais na educação, para então, na sequência, apresentar a análise da cartilha Formando Educadores, do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, de modo a exprimir sentidos e significados expressos no referido material. Nesse sentido, foi possível identificar o aporte de termos como cooperativismo e aprendizagem permanente, os quais representam elementos chave do projeto capitalista atual.
- ItemArchaeology of school practice in education of children(2019) REIS , Magali dos; ORTEGA Lenise Maria; CALVO, Julia; VERÍSSIMO, MarianaAs reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à “Escola de Infância” compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.
- ItemEducação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil(2019) FERREIRA, Amauri Carlos; LOVERA, Marcos Adriano; MARQUES, Stela Maria FernandesA narrativa traça o percurso do que somos no mundo. Este artigo apresenta a narrativa de uma mulher em sua trajetória de vida. Poderia ser considerada como qualquer outra narrativa. No entanto, é a trajetória de uma mulher cega e sua conquista no território complexo da inclusão social. A narrativa é marcada pela procura da autonomia de leitura da Bíblia. Neste caminho, o conflito é instaurado no campo do preconceito religioso e de gênero. Assim, este artigo discute a trama entre memória, história e identidade de uma mulher, Paula França, que se confunde com a origem e extensão do projeto Bíblia para Cegos da história da Sociedade Bíblica do Brasil. A narradora fez de seu limite, a cegueira, marco de luta para sua inclusão religiosa. Saber de sua história é conhecer a trama do preconceito vivenciado por indivíduos com necessidades educacionais especiais. O caminho escolhido foi a descrição e a análise da narrativa na trama da subjetividade, na qual paixão e fé se misturam no campo da utopia religiosa.
- ItemSimón Rodríguez: educação e dependência epistemológica na América Latina. Ou inventamos, ou erramos(2019) TAVARES, José Newton TomazzoniNo presente artigo procuramos mostrar a relação entre Simón Rodríguez, - educador venezuelano do século XIX – educação, capitalismo e dependência epistêmica na América Latina. Através dessa aproximação, queremos salientar que, apesar dos processos de independência do início do século XIX, a América Latina ainda vive uma profunda dependência econômica, política, social e cultural que a impede de construir uma sociabilidade própria. Tal sociabilidade original era a questão central do pensamento de Simón Rodríguez. Para o educador venezuelano, a América Latina só poderia trilhar caminho próprio se, entre outras coisas, construísse uma via original no que tange ao processo de conhecimento. Buscamos, também, contribuir para o debate estabelecido na América Latina, desde os anos de 1960, sob a égide da Teoria Marxista da Dependência, e interrompido pelas várias Ditaduras, sobre a dependência econômica, cultural, política e social dos países latino-americanos. Dependência, hoje, traduzida sob o império do neoliberalismo.
- ItemEnsino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos(2019) MAURO, Giovanna de Campos; MAURO, SergioA fundação das primeiras escolas jesuítas no Brasil apenas 49 anos depois de seu descobrimento não impediram que a difusão do ensino, mais especificamente, do ensino de história, ocorresse de forma tardia e lenta. É de se esperar, como consequência, que o seu povo não tenha afinidade com o estudo da disciplina iniciada por Heródoto, na Antiguidade Clássica. O presente artigo almeja, dessa forma, demonstrar como a falta de consciência histórica, herança da colonização de uma metrópole que não considerou a educação uma prioridade, se reflete no modo brasileiro de lidar com crises mundiais, nesse caso, com a atual pandemia causada pelo vírus COVID-19.
- ItemOs direitos das crianças e dos adolescentes: uma breve discussão(2019) SANTOS, Bruno FreitasO artigo tem como objetivo analisar a importância dos direitos das crianças e adolescentes dentro e fora do contexto escolar. Assim, buscou-se verificar quais são as melhores estratégias para amenizar as diversas situações, em que parte dos direitos das crianças e adolescentes são negados e negligenciados. Para a realização do artigo, buscou-se respaldos em autores como :Cortelazzo (2000), Waldron e Ruane (2011), Amartya Sen (2004) que traz à tona essa importante discussão, bem como os inúmeros problemas, que são gerados quando esses direitos não são repassados da forma de tantas situações problemas, que hoje são situações desumana, que deve ser combatidas com rigor e em caráter emergencial. O tipo de pesquisa que foi adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual consiste em uma revisão de literatura, analisando os pontos convergentes e divergentes da temática. Assim, conclusões que o estudo chegou é que há muito a ser feito na forma de ações e intervenções, acompanhadas de políticas públicas para assegurar tais direitos.
- ItemEducação e infância: alguns apontamentos sobre o brincar das crianças(2019) RODRIGUES, RogérioO presente trabalho tem por objetivo analisar o lugar do brincar das crianças na infância numa proposição crítica, tendo como referência a Psicanálise na Educação. O método utilizado tem como proposição investigativa o campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças. Para tanto, serão reproduzidas e analisadas três pequenas cenas do cotidiano que se apresentam nas interações entre o educar e o brincar. As principais conclusões desse estudo indicam que, na modernidade, ocorre a precarização do brincar tanto no espaço urbano como no espaço escolar em subordinar o sujeito como objeto, principalmente, por destituir as condições criativas. Conclui-se que, no campo da gestão pública, mais propriamente, no setor do campo educacional, as novas configurações do brincar alteram a singularidade do sujeito e que, no plural do social, reduz-se em sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento no sentido de elaborar a crítica.
- ItemA capoeira enquanto cultura e práxis educativa(2019) GONÇALVES, AlansonEste artigo, realiza uma análise da Capoeira como Cultura e Práxis Educativa, a partir de quatro elementos, tomados como fundantes na capoeira que são: corporeidade, musicalidade, ritualidade e ancestralidade. Tomando estes quatro elementos fundantes como instâncias formativas e fonte de conhecimento, é realizado uma analise de como eles são transmitidos aos capoeiristas mais novos, a partir de um estudo comparado entre os estilos de capoeira Angola e Regional. Dito isso, percebemos a riqueza dos saberes e processos de aprendizagens, que estão por traz e se fazem necessários na formação do capoeirista para construção de sua identidade e sua formação enquanto Ser no mundo. Reconhecendo assim, as características fundamentais da capoeira, enquanto cultura e práxis educativas, contribuindo com a discussão entorno da cultura afro-brasileira, da Educação e do Patrimônio Cultural.
- ItemLibras: desafios e possibilidade para a implantação do currículo da educação básica, da rede regular de ensino de Uibaí(2019) MACEDO, Yuri Miguel; NUNES, Elna Lacerda Machado; BENEVIDES, Silvia Lúcia LopesA finalidade desta pesquisa é refletir sobre como implantar o ensino de LIBRAS no currículo do Ensino Fundamental da Educação básica das escolas regulares da rede municipal de ensino de Uibaí. Parte de um histórico sobre a educação de surdos e a atual política de educação fundamentada na inclusão dos surdos na escola comum e apresenta os principais Projetos de Lei (PL), da Câmara e do Senado, chamando a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular e o currículo local. Dentro deste conjunto, indica o uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras como disciplina obrigatória, para beneficiar a educação e a inclusão dos alunos surdos no espaço escolar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que a inclusão da disciplina de Libras no âmbito da Educação Básica é de suma importância para sua aquisição pelos ouvintes e ainda ressalta a seriedade de uma inclusão real do surdo no ambiente escolar.
- Item1850 e 2012, da exclusão ao direito: documentos antagônicos e a educação escolar quilombola no Brasil(2019) SILVA, Márcio AntônioNeste artigo descrevemos uma comparação antagônica de dois documentos do período imperial brasileiro (1850 e 1854) com um documento recente da república brasileira (2012). O documento de 1850 é a Lei de número 601, conhecida como Lei de Terras, enquanto o documento de 1854 é o Decreto 1331 que regulamenta a educação no município da Corte, também conhecido como Reforma Couto Ferraz. O documento de 2012 é a Resolução de número 08 do Conselho Nacional de Educação sobre as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola. Por meio de análise documental, buscamos refletir sobre os contrapontos entre o período colonial e o período democrático. Tais documentos, quando assinados pelo Imperador mostram a exclusão desses povos, enquanto a inclusão é feita em outro documento assinado por um presidente da república. Concluímos que a exclusão dos integrantes dos quilombos, por via oficial no século XIX, sofreu profundas alterações quando se compara com os direitos conquistados no século XXI, mas que em muitos pontos ainda permanece uma realidade de dificuldades no campo da educação, da terra e do racismo.
- ItemDurkheim, a educação bancária e escola sem partido(2019) KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes; ZANARDI, Teodoro Adriano CostaOs movimentos conservadores brasileiros contemporâneos têm investido sobre o conhecimento escolar de forma singular neste início de século XXI. As discussões têm pautado o conhecimento que deve ser distribuído nas escolas, a censura ao trabalho docente, a crença de que os educandos e a educandas são tábulas rasas e podem ser “doutrinados” pelos/as educadores/as. Dentro desse contexto, vale resgatar um clássica da Sociologia e da Sociologia da Educação que traz visões e concepções articuladas com as questões contemporâneas, pois Émile Durkheim (1858-1917), pai da Sociologia e defensor do funcionalismo, tem muito a dizer para a compreensão de movimentos que desejam a naturalização de um mundo que se ignore a diferença e a dissidência. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica e tematizando a educação escolar e seus desafios, pretende-se conjugar a visão de Durkheim com o debate sobre Escola Sem Partido, o papel do educador e a suposta passividade dos educandos.
- ItemCurrículo como materialização de conceitos, ideologias e projetos societários(2019) VELOSO, Silene Gelmini AraújoO presente artigo tem como objetivo confrontar as concepções de três autores do campo do currículo: Apple, Young e Freire. Trata-se de um texto teórico, produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo. Esses autores foram escolhidos por serem clássicos do campo curricular e por apresentarem proposições que ora convergem e ora divergem, o que proporciona um panorama crítico da discussão sobre currículo. Ao apresentarem as suas considerações para as questões: A que ou a quem servem as escolas? (APPLE); Para que servem as escolas? (YOUNG); e Como a escola pode contribuir para a construção da conexão homem-mundo por meio do conhecimento contextualizado? (FREIRE), o artigo provoca a discussão sobre a pseudoneutralidade dos conhecimentos escolares e as diversas funções da escola na construção de diferentes projetos de sociedade. Currículo e poder, conhecimento “poderoso” e conhecimento contextualizado, movimento de “modernização conservadora” e as políticas de performatividade e o currículo como potencializador da necessária consciência e conexão homem-mundo por meio da construção da autonomia dos estudantes, são alguns dos temas tratados no artigo que se coloca como um painel de concepções curriculares.
- ItemTempo integral e educação integral(2019) FERREIRA, José HelenoEste artigo tem como tema as políticas de educação em tempo integral, discutindo os conceitos educação integral e educação em tempo integral, explicitando as diferenças entre os mesmos. Busca-se analisar os processos de implementação de uma política de tempo integral na educação brasileira, evidenciado a importância de que esse processo seja orientado por princípios que privilegiem a formação humana de forma integral e o combate às desigualdades sociais. Tem-se como principal referência para tal análise a obra do educador brasileiro Paulo Freire, além de documentos oficiais e da legislação pertinente à questão. Para uma análise empírica do contexto em que este debate se coloca no país, toma-se como referência os caminhos e descaminhos do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação, além da emergência de movimentos tais como Escola sem Partido. A análise que se faz corrobora a afirmação quanto à necessidade de uma educação integral, que considere os seres humanos na sua integralidade e integridade.
- ItemUm mapeamento quantitativo do campo curricular brasileiro entre 2006-2016(2019) RIBEIRO, Márden de PáduaO presente artigo é fruto de um recorte das conclusões de uma tese de doutorado em Educação que se dedicou a mapear a produção de artigos científicos no campo curricular brasileiro na década de 2006-2016. O critério do presente texto foi sistematizar os dados quantitativos coletados e descrevê-los de forma analítica e problematizadora, suscitando reflexões ao campo. A pesquisa é quantitativa, bibliográfica e utilizou a análise de conteúdo como técnica para organização dos dados obtidos. Foram compilados 226 artigos cuja temática focalizava a educação básica, em meio a cinco periódicos de prestígio no campo curricular brasileiro: Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum, Espaço do Currículo, Teias e Educação e Realidade.
- ItemHistória, literatura e ensino de história: a escravidão em Maria Firmina dos Reis(2020) OLIVEIRA, Cleidiane; REBELATTO, MarthaAs obras e a trajetória de Maria Firmina dos Reis, autora negra maranhense nascida em 1822, ganharam destaque que vem se acentuando desde 1975 em eventos de literatura, publicações e no meio acadêmico. Neste artigo, interessa-nos discutir sobre os usos da literatura, especificamente o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, nas aulas de História para pensar sobre a temática da escravidão. O debate busca refletir sobre como o uso da literatura nas aulas de História pode contribuir com o processo de construção de alunos capazes de se apropriar do saber como ferramenta para interpretar o mundo e construir significados na contemporaneidade para os temas estudados. Para isso, analisaremos como a literatura, enquanto fonte para a história, dialoga com a sociedade na qual é produzida, apropriando-se e interferindo no seu tempo histórico, bem como, no caso específico da autora analisada, as condições da contemporaneidade para a releitura de Maria Firmina dos Reis. Pretendemos estabelecer alguns caminhos para trabalhar com a literatura em sala de aula, discutindo problemáticas próprias da História. Por fim, buscamos também problematizar e levar para a sala de aula o fazer do professor-pesquisador e do historiador, com o objetivo de abordar como é construído o saber histórico.