@rquivo Brasileiro de Educação

URI Permanente para esta coleção

@rquivo Brasileiro de Educação é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Criada em 2013 por iniciativa do corpo docente do PPGE, a revista tem como objetivo contribuir para a divulgação da produção acadêmica de qualidade na área de Educação, de modo a colaborar na promoção e ampliação do debate, com a comunidade científica e com a sociedade em geral. Para isso, publicará textos originais, nacionais e internacionais, escritos por doutores, sobre temas diversos da área da Educação, com ênfase especial em Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura, Uso Educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas e Direito à Educação, Formação de Educadores, Constituição e Memória da Profissão Docente.

Descrição

  • Mantenedor: PUC-Minas
  • Tipo: IESP
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Belo Horizonte/MG
  • ISSN: 2318-7344
  • Qualis: B1
  • Periodicidade:Publicação contínua
  • E-mail: revistapged@pucminas.br
  • Título abrev.: @rquivo Bras. Educ.
  • Link de acesso ao site
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 61
    • Item
      Políticas educacionais e trabalho docente na escola pública: questões candentes
      (2021) SCHERER, Susana
      Este estudo objetiva analisar as políticas educacionais e aferir algumas de suas implicações sobre o trabalho docente na escola pública brasileira. Abrange um olhar multidimensional sobre a docência, no âmbito das questões globais (do Estado e das políticas educacional), reconhecendo as inferências de cunho neoliberal, sustentadas na ideia de Nova Gestão Pública (NGP), e nos mecanismos de gerencialismo e performatividade. Os resultados da pesquisa reconhecem a presença da NGP e do gerencialismo na educação nacional, principalmente, através de avaliações externas e em larga escala com estudantes e docentes como ferramentas para medir a qualidade educacional, metas e desempenhos como princípios via Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e ações no campo da formação e seleção de professores assim como da avaliação daqueles professores já atuantes nas escolas, repercutindo em mudanças sensíveis com a construção de um perfil de professor orientado pela performatividade.
    • Item
      O uso do computador na educação infantil: uma revisão de literatura
      (2019) VENÂNCIO, Ludmila Salomão; OLIVEIRA, Jeisiane Cristina Urzedo de; LOPES, Letícia Ribeiro; RUAS, Thatiane Santos
      O computador, utilizado como ferramenta pedagógica, vem se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem (COSCARELLI, 2002). No entanto, há uma escassez de estudos que pesquisam o uso do computador na Educação Infantil. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo responder ao seguinte problema: O que artigos científicos abordam a respeito do uso do computador na Educação Infantil? Para tanto, objetivou: (i) examinar o conteúdo de cada um dos artigos localizados, por meio da pesquisa exploratória, (ii) compreender o que as obras selecionadas apresentam sobre a temática e (iii) localizar os pontos de proximidade e de distanciamento entre essas obras da pesquisa exploratória com as obras da pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma análise contrastiva entre três artigos, selecionados nas bases Scielo e Portal de Periódicos Capes, e a revisão de literatura sobre tema, com base nas seguintes categorias de análise: pontos em comum entre as obras e pontos relevantes à temática. A análise dos artigos evidenciou diversos pontos em comum no que diz respeito à importância do uso do computador como recurso didático, ao papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem, à legislação vigente sobre o uso do computador na Educação Infantil e à necessidade da formação continuada para professores na área de tecnologia educativa.
    • Item
      A dimensão política do grêmio estudantil nas produções científicas dos professores da rede estadual de ensino do Paraná
      (2021) BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona
      O artigo tem como objetivo abordar sobre a dimensão política dos grêmios estudantis nos artigos produzidos pelos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – (PDE/PR). O referencial teórico metodológico que orienta as reflexões é o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição dos escritos do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci. A coleta de dados foi realizada no acervo digital da Secretária do Estado de Educação do Estado do Paraná – (SEED/PR), no qual foram localizados 45 artigos, cujo objeto de pesquisa era o grêmio estudantil. Desses artigos, 04 aprofundaram as reflexões sobre a dimensão política dos grêmios. Estruturalmente o artigo está dividido em duas sessões: Na primeira discorre sobre a contribuição dos grêmios estudantis no processo de emancipação política e humana. Em seguida, analisa a dimensão política dos grêmios estudantis nas produções dos professores do PDE. Nas considerações finais, indica que a produção científica dos professores do PDE considera os grêmios como espaços políticos de formação, ressaltando a necessidade de os mesmos desenvolverem ações que contemplem os interesses coletivos.
    • Item
      O menino na sombra da mangueira. Raízes e frutos da obra freiriana
      (2021) MURACA, Maria Teresa; VITTORIA, Paolo
      O artigo é articulado em quatro sessões e percorre com estilo narrativo a trajetória de vida, teórica e política de Paulo Freire. A primeira parte debruça no percurso de criação do método de conscientização-alfabetização, explorando suas raízes existenciais e sociais e seus impactos contraditórios no Brasil e no mundo. A segunda sessão analisa as reinvenções da perspectiva freiriana à luz do encontro com outros contextos e intelectuais, detendo-se especialmente na contribuição de Freire ao processo de descolonização das ex-colônias portuguesas na África. A terceira sessão foca em alguns aspectos fundantes da perspectiva freiriana, como a centralidade do diálogo, a elaboração da teoria a partir de uma reflexão crítica sobre a prática, a reciprocidade do processo de aprendizagem entre educador e educando. Finalmente o artigo considera alguns dos principais desafios da atualidade, argumentado o papel dos movimentos sociais como reinventores da pedagogia freiriana.
    • Item
      Apresentação
      (2021) SAUL, Fernanda Quatorze Voltas; BRASILEIRO, Sheilla
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional - CC BY-NC-ND -