@rquivo Brasileiro de Educação
URI Permanente para esta coleção
@rquivo Brasileiro de Educação é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Criada em 2013 por iniciativa do corpo docente do PPGE, a revista tem como objetivo contribuir para a divulgação da produção acadêmica de qualidade na área de Educação, de modo a colaborar na promoção e ampliação do debate, com a comunidade científica e com a sociedade em geral. Para isso, publicará textos originais, nacionais e internacionais, escritos por doutores, sobre temas diversos da área da Educação, com ênfase especial em Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura, Uso Educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas e Direito à Educação, Formação de Educadores, Constituição e Memória da Profissão Docente.
Descrição
Navegar
Navegando @rquivo Brasileiro de Educação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 61
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item1850 e 2012, da exclusão ao direito: documentos antagônicos e a educação escolar quilombola no Brasil(2019) SILVA, Márcio AntônioNeste artigo descrevemos uma comparação antagônica de dois documentos do período imperial brasileiro (1850 e 1854) com um documento recente da república brasileira (2012). O documento de 1850 é a Lei de número 601, conhecida como Lei de Terras, enquanto o documento de 1854 é o Decreto 1331 que regulamenta a educação no município da Corte, também conhecido como Reforma Couto Ferraz. O documento de 2012 é a Resolução de número 08 do Conselho Nacional de Educação sobre as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola. Por meio de análise documental, buscamos refletir sobre os contrapontos entre o período colonial e o período democrático. Tais documentos, quando assinados pelo Imperador mostram a exclusão desses povos, enquanto a inclusão é feita em outro documento assinado por um presidente da república. Concluímos que a exclusão dos integrantes dos quilombos, por via oficial no século XIX, sofreu profundas alterações quando se compara com os direitos conquistados no século XXI, mas que em muitos pontos ainda permanece uma realidade de dificuldades no campo da educação, da terra e do racismo.
- ItemA alfabetização na perspectiva freiriana: práticas ressignificadas(2021) CANTO, Shirlei Barros; SONCO, Cláudia Hernandez Barreiros; MOREIRA, Helena Maria AlvesO presente artigo visa elencar a abrangência das contribuições de Paulo Freire, por meio das reflexões acerca da prática alfabetizadora que agrega aos saberes culturais sistemáticos as experiências sociais dos educandos. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise de dados do IBGE. As práticas de Paulo Freire foram implantadas nas ações populares alfabetizadoras desenvolvidas no nordeste brasileiro quando o índice de analfabetismo no Brasil acometia cerca de metade do povo, em especial, os mais humildes e residentes no campo. Através de uma prática educacional dialógica e humanizadora, ocorrida em Angicos (RN), na década de 1960, Paulo Freire considerou a leitura minuciosa do mundo, a qual foi vivenciada por crianças, jovens, adultos e idosos, e serve ainda hoje de aprendizado para os educadores. Ao estabelecer um diálogo entre os saberes formais e não-formais, a teoria freiriana estimula pessoas que são oprimidas na sociedade, para que busquem o pertencimento a uma nação, através de um processo reflexivo do ontem, do hoje e do porvir que leva à libertação das amarras da ignorância. Aos educadores que desejam seguir Paulo Freire, fica a direção dada pelo próprio mestre, de que é preciso reinventá-lo, sempre; o que confirma o potencial de suas práticas ressignificadas.
- ItemA capoeira enquanto cultura e práxis educativa(2019) GONÇALVES, AlansonEste artigo, realiza uma análise da Capoeira como Cultura e Práxis Educativa, a partir de quatro elementos, tomados como fundantes na capoeira que são: corporeidade, musicalidade, ritualidade e ancestralidade. Tomando estes quatro elementos fundantes como instâncias formativas e fonte de conhecimento, é realizado uma analise de como eles são transmitidos aos capoeiristas mais novos, a partir de um estudo comparado entre os estilos de capoeira Angola e Regional. Dito isso, percebemos a riqueza dos saberes e processos de aprendizagens, que estão por traz e se fazem necessários na formação do capoeirista para construção de sua identidade e sua formação enquanto Ser no mundo. Reconhecendo assim, as características fundamentais da capoeira, enquanto cultura e práxis educativas, contribuindo com a discussão entorno da cultura afro-brasileira, da Educação e do Patrimônio Cultural.
- ItemA dimensão política do grêmio estudantil nas produções científicas dos professores da rede estadual de ensino do Paraná(2021) BOUTIN, Aldimara Catarina Brito DelabonaO artigo tem como objetivo abordar sobre a dimensão política dos grêmios estudantis nos artigos produzidos pelos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – (PDE/PR). O referencial teórico metodológico que orienta as reflexões é o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição dos escritos do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci. A coleta de dados foi realizada no acervo digital da Secretária do Estado de Educação do Estado do Paraná – (SEED/PR), no qual foram localizados 45 artigos, cujo objeto de pesquisa era o grêmio estudantil. Desses artigos, 04 aprofundaram as reflexões sobre a dimensão política dos grêmios. Estruturalmente o artigo está dividido em duas sessões: Na primeira discorre sobre a contribuição dos grêmios estudantis no processo de emancipação política e humana. Em seguida, analisa a dimensão política dos grêmios estudantis nas produções dos professores do PDE. Nas considerações finais, indica que a produção científica dos professores do PDE considera os grêmios como espaços políticos de formação, ressaltando a necessidade de os mesmos desenvolverem ações que contemplem os interesses coletivos.
- ItemA educação escolar na concepção político-pedagógica de Paulo Freire(2021) LEAL, Paulo Roberto da Silva; SILVA, Adriana Maria Simião daO presente trabalho tem como propósito abordar a concepção do filósofo-educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (Paulo Freire) sobre a educação escolar. Consideramos que o legado freireano possui elevada pertinência por sua originalidade e radicalidade, pois no quadro das teorias educacionais, destaca-se como paradigma ético- político-pedagógico contra hegemônico. Do início ao fim de sua produção educacional, Paulo Freire dedicou-se à crítica do que denominou educação bancária, como também, cunhou e defendeu como alternativa o que chamou de educação libertadora. Estas duas concepções divergentes em finalidades e métodos, expressam no seu entendimento, visões de mundo antagônicas. Uma a serviço da classe dominante e a outra à classe dominada. Sabe-se que o aparelho escolar, no contexto da dominação de classe capitalista é responsável sobretudo pela preservação da ordem social através da reprodução da lógica de opressão sobre as classes oprimidas. Neste sentido é fundamental compreendermos como uma perspectiva da prática educativa escolar, radicalmente contrária a este modo de sociabilidade humana, pode contribuir para a transformação deste sistema, já que universalmente e sistematicamente não pode ser adotada no âmbito escolar pelo seu caráter cultural e politicamente revolucionário. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tenciona mostrar a existência de uma perspectiva humanista-libertadora de educação escolar presente na literatura educacional de Paulo Freire.
- ItemA educação física entre muros e o impedimento da emancipação do sujeito(2021) RODRIGUES, RogérioEste estudo tem como objetivo analisar a educação do corpo diante da interdição dos espaços nas cidades onde se instaura o paradigma do muro. O tema encontra justificativa no modo de pensar o lazer e o planejamento urbano, de forma que se possa analisar as cidades enquanto espaço de emancipação ou alienação do sujeito. O método utilizado na pesquisa tem como proposição investigativa o campo da teoria crítica a ser aplicado na análise do conceito de educação física. Concluiu-se neste estudo que, ao se pensar a educação do corpo numa sociedade democrática, em todas as instâncias, é necessário levar em consideração a construção das cidades para que se possa romper com o paradigma do muro.
- ItemA influência do pensamento de Freire na organização curricular: dimensões política e prática docente(2021) SILVA, Adriana PereiraEsse estudo que tem como tema o currículo, reconhecido enquanto objeto de construção social situado na dimensão política e práxis docente, objetiva evidenciar a influência do pensamento freiriano nessa composição educacional. Além disso, observa uma experiência política de EJA, tratada na ordem do direito que ressignifica a vida. A metodologia está sustentada em uma pesquisa qualitativa, organizada em um estudo bibliográfico e de documentos, em que uma experiência municipal é analisada, na região do ABCDMRR Paulista. a investigação está referendada nas análises teóricas da concepção de educação crítico-libertadora. Os resultados do estudo bibliográfico revelaram que currículo é uma produção social, se efetiva em dimensões, sofre disputas e que a constituição de um currículo pautado no pensamento freiriano aborda categoriais fundantes, como “ser mais”, “pensar certo”, “situações limites” para transformação social. Essas análises se confirmam nos documentos da experiência em observação e elucidam que o desenvolvimento desse currículo é processual e demanda interlocução nas suas diferentes dimensões.
- ItemA modernização da instrução pública de Minas Gerais a partir do grupo escolar dr. João Pinheiro, no Serro/MG (1908-1918)(2020) BRISKIEVICZ, Danilo ArnaldoInvestiga-se o contexto de criação dos grupos escolares em Minas Gerais em seus aspectos legislativos, políticos e sociais. De modo particular, apresenta-se como estudo de caso a inauguração do Grupo Escolar Dr. João Pinheiro e o funcionamento desta escola de instrução pública primária nos seus dez primeiros anos. Explicam-se a modernização e o progresso como ideologias educacionais republicanos e os desafios inerentes à instrução pública, em especial, a pobreza dos meninos e meninas que motivaram a criação da Caixa Escolar. Avalia-se a partir de gráficos estatísticos o cotidiano das matrículas, o cotidiano escolar de alunos e professores, o funcionamento geral da instituição. A metodologia bibliográfica nos levou aos arquivos da escola, aos arquivos da Câmara e aos livros especializados para chegarmos a uma visão geral do contexto estudado. Busca como resultado da pesquisa o detalhamento da instituição e desmascaramento dos conflitos locais que revelam muito sobre o republicanismo brasileiro e suas interfaces com a educação.
- ItemA pedagogia freiriana sob a perspectiva da educação popular em tempos de negacionismo(2021) SOUZA, Valdirene Eliane Bailon de; MINÓ, Nádia Marota; MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz deNeste artigo, visamos refletir sobre a Pedagogia Freiriana, no que diz respeito à abordagem da Educação Popular em espaços distintos, sobretudo em tempos de negacionismo. A Educação Popular, tão enfatizada na literatura de Freire, sempre esteve pautada no caráter social e político, em defesa da parte excluída e oprimida da sociedade. Assim, para a realização do presente estudo, fizemos, inicialmente, um levantamento bibliográfico das obras de Paulo Freire, a fim de evidenciar a importância de seu legado, que sempre foi baseado no princípio da coletividade, ao demonstrar preocupação com todos(as). Percebemos que tal premissa está em inconsonância com o atual sistema no poder, que por sua vez é movido por interesses próprios, desdenhando os pensamentos de esquerda e ditos como comunistas. Desse modo, com a intenção de oferecer autonomia e capacidade crítica aos sujeitos, recomendamos uma compreensão ético-política para assumirmos nossa responsabilidade para/com o “outro”, diante da necessidade de pensarmos o nosso tempo, planejarmos o futuro e construirmos o inédito viável, conforme defendido por Freire.
- ItemAcademia estudantil de letras Kiusam de Oliveira e a importância da representatividade na educação para as relações étnico-raciais(2020) MUSTAPHA, Samir Ahmad dos Santos; LEUNG, Renata Takllan RogowO artigo em tela procura trazer à tona e refletir sobre como o projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), da Rede Municipal de Educação de São Paulo, constitui-se uma política pública sólida de promoção da leitura literária, e como pode, a partir disso, contribuir para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O projeto AEL tem quinze anos de existência e, ao longo deste percurso, como preconiza Candido (2011), tem fomentado o direito à Literatura, bem como favorecido a inclusão, a autonomia dos alunos e melhoria da aprendizagem. A partir da experiência de uma das escolas que realiza o projeto, a AEL Kiusam de Oliveira, da EMEF Francisco Rebolo, na periferia da Zona Sul da capital paulista, pretendemos analisar a importância da representatividade negra no trabalho com práticas literárias bem como do acesso e fomento à Literatura como caminhos centrais no processo de Educação para as Relações Étnico-Raciais e formação crítica dos alunos.
- ItemAfrodescendência e africanidade na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, Teresina/PI(2020) JESUS, Tiago Souza de; VIEIRA, Cleber SantosO objetivo deste artigo é expor resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida entre 2016 e 2017 na Universidade Federal de São Paulo. A investigação analisou as contribuições do Programa Mais Cultura nas Escolas (PMCE) para a implementação da Lei 10.639/03, através do método de análise documental e entrevista semiestruturada de um projeto desenvolvido em uma escola de Teresina, Piauí. A pesquisa decorre de visitas realizadas em agosto de 2015 e fevereiro de 2016. No contexto, observamos que a capoeira contribuiu para que os estudantes adotassem uma postura de combate ao racismo antinegro, ao potencializar a relação entre território e escola, e aumento da autoestima dos estudantes negros. Neste sentido, o PMCE constitui-se como um mecanismo que facilita a entrada de mestres, mestras e demais fazedores de cultura no contexto escolar, propiciando o desenvolvimento de um processo pedagógico e educativo que promova tensão e o questionamento dos valores antes estabelecidos. Constatamos que a Lei 10.639/03, ao mesmo tempo em que embasa legalmente a luta da população negra por uma educação para as relações étnicas, exige mudanças nas práticas pedagógicas, de representação e comportamento e que, neste contexto abordado, tornou-se uma ferramenta legal para o desenvolvimento do citado projeto cultural.
- ItemApresentação(2021) SAUL, Fernanda Quatorze Voltas; BRASILEIRO, Sheilla
- ItemAproximações conceituais entre Paulo Freire e Adolfo Sánchez Vázquez: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica(2021) RODRIGUES, Samuel de Oliveira; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de JesusO presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de práxis à luz das concepções de Paulo Reglus Neves Freire e Adolfo Sánchez Vázquez, a fim de identificar aproximações conceituais entre os autores e suas implicações na ação pedagógica. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica amparada nos estudos dos autores supracitados e a partir de outros autores que também trabalham a práxis em suas diferentes formas, tendo como premissa entender o conceito e o contexto da práxis e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Ao término do estudo constatou-se que os diálogos conceituais possíveis entre Freire e Sánchez Vázquez no que tange à categoria práxis são de suma relevância ao campo educacional, sobretudo ao processo formativo de sujeitos, visto que ambas perspectivas têm a ação e a emancipação humana enquanto lócus de suas teorias, denotando, com isso, caminhos possíveis em prol de uma educação humanizadora e pautada por práticas pedagógicas enquanto unidades inseparáveis de teoria e prática, pelas diferentes dimensões da práxis, e possibilitando uma ação pedagógica comprometida com a práxis humana transformadora e revolucionária.
- ItemArchaeology of school practice in education of children(2019) REIS , Magali dos; ORTEGA Lenise Maria; CALVO, Julia; VERÍSSIMO, MarianaAs reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à “Escola de Infância” compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.
- ItemAs conferências mundiais contra o racismo e a formação para as relações étnico-raciais: um encontro entre relações internacionais e educação(2020) ALVES, Marcus Vinícius HypólitoO presente trabalho tem por objetivo apresentar o cenário das grandes conferências mundiais contra o Racismo, com estudo de caso da Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001, em Durban, evidenciando de que modos impacta na formulação e implementação de políticas de reparação no Brasil, em uma abordagem construtivista. Para isso, são analisados documentos oficiais do evento e os mecanismos criados entre 2001 e 2011 em solo brasileiro, com a finalidade de tornar viável a implementação das ações planejadas durante o evento. Os resultados da pesquisa demonstram o notável empenho da delegação brasileira nesse episódio histórico e sua contribuição paradigmática para o êxito desse relevante evento. Com isso, chega-se ao resultado esperado com esse estudo, criando canais de comunicação entre os saberes propagados pelo campo das relações internacionais e aquele da educação, em prol do fortalecimento da formação para as relações étnico-raciais no Brasil.
- ItemAs lutas por democracia no ano do centenário de Paulo Freire - a concretização do inédito-viável(2021) CAPELLA, LeandroNo contexto histórico pós-jornadas de junho e pós-golpe de 2016, vivemos sob a constante ameaça de forças que colocam em risco o Estado Democrático de Direito. No ano do centenário de Paulo Freire, o presente artigo objetiva denunciar essas situações-limite e defender a importância de apreendê-las como percebidos-destacados que obstaculizam a concretização do inédito-viável. Diante disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica orientada pelas categorias democracia e inédito-viável. Para discutir as concepções de democracia, o estudo ampara-se nas ideias de Marilena Chaui, Boaventura de Sousa Santos e Rubens Casara. As postulações acerca do inédito-viável, categoria essencial à matriz do pensamento de Paulo Freire, embasam-se em obras do autor e de alguns de seus comentadores, com destaque para os escritos de Ana Maria Araújo Freire. Nessa direção, procura-se compreender as categorias que subjazem o inédito-viável (situação-limite; percebido-destacado; ato-limite; ação editanda) e articulá-las a esse conceito. Finaliza-se apresentando alguns possíveis caminhos que possam orientar a conquista do inédito-viável aqui proposto, um mundo democrático marcado pelos valores de igualdade de poder, justiça social e paz.
- ItemBlack Power: um projeto emancipatório e antirracista na Faceli(2020) FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de; MACEDO, Yuri MiguelDialogismos sobre racismo no Brasil são taxados de vitimismo. A população Brasileira foi ensinada a ignorar a existência do racismo e a exercê-lo de forma velada. Para reconhecer basta perceber que a maioria da população é preta e parda, e não ocupam cargos de poder, ao contrário, compõem a parcela de pobres, presidiários, ou seja, estão à margem da sociedade. Diante dessa situação, justifica-se promover ações que promovam reflexões e AÇÕES para esclarecer falsas ideologias, e, despertar mais pessoas a combater esse mal estar instalado na população brasileira. Para tanto, este artigo traz um relato de experiência sobre um projeto denominado Black Power que se propôs a realizar ações antirracistas na cidade de Linhares-ES. Os resultados são muito promissores conseguiu-se envolver acadêmicos, pessoas da comunidade civil, e demais brasileiros através das redes sociais.
- ItemChild labour in western odisha & case studies(2021) NANDA, Samir KumarA conceitualização dos fatores de produção como terra, trabalho, capital e organização já não é um fenômeno aceitado. Além de terra, a força de trabalho, o maquinário e a gestão sao os verdadeiros parceiros da produção no sistema econômico moderno. A inclusão de leis trabalhistas e esquemas do governo enriqueceram o cenário trabalhista em Odisha ao longo de sua história. O National Child Labour Project (trad. Projeto Nacional do Trabalho Infantil) tem tido um papel fundamental para a identificação, rehabilitação e integração de mão-de-obra infantil nas últimas três décadas. Baseando-se em investigação em Odisha, na Índia, esse artigo descreve a situação de trabalho infantil no estado. Odisha tornou-se um estado próprio em primeiro de abril de 1936. Oitenta edois anos depois, relações trabalhistas e a situação da mão-de-obra infantil assim como a de trabalhadores migrantes em Odisha sofreu grandes mudanças. O artigo também aborda a magnitude do problema do trabalho infantil e os passos tomados pelo governo para eliminá-lo.
- ItemCurrículo como materialização de conceitos, ideologias e projetos societários(2019) VELOSO, Silene Gelmini AraújoO presente artigo tem como objetivo confrontar as concepções de três autores do campo do currículo: Apple, Young e Freire. Trata-se de um texto teórico, produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo. Esses autores foram escolhidos por serem clássicos do campo curricular e por apresentarem proposições que ora convergem e ora divergem, o que proporciona um panorama crítico da discussão sobre currículo. Ao apresentarem as suas considerações para as questões: A que ou a quem servem as escolas? (APPLE); Para que servem as escolas? (YOUNG); e Como a escola pode contribuir para a construção da conexão homem-mundo por meio do conhecimento contextualizado? (FREIRE), o artigo provoca a discussão sobre a pseudoneutralidade dos conhecimentos escolares e as diversas funções da escola na construção de diferentes projetos de sociedade. Currículo e poder, conhecimento “poderoso” e conhecimento contextualizado, movimento de “modernização conservadora” e as políticas de performatividade e o currículo como potencializador da necessária consciência e conexão homem-mundo por meio da construção da autonomia dos estudantes, são alguns dos temas tratados no artigo que se coloca como um painel de concepções curriculares.
- ItemDurkheim, a educação bancária e escola sem partido(2019) KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes; ZANARDI, Teodoro Adriano CostaOs movimentos conservadores brasileiros contemporâneos têm investido sobre o conhecimento escolar de forma singular neste início de século XXI. As discussões têm pautado o conhecimento que deve ser distribuído nas escolas, a censura ao trabalho docente, a crença de que os educandos e a educandas são tábulas rasas e podem ser “doutrinados” pelos/as educadores/as. Dentro desse contexto, vale resgatar um clássica da Sociologia e da Sociologia da Educação que traz visões e concepções articuladas com as questões contemporâneas, pois Émile Durkheim (1858-1917), pai da Sociologia e defensor do funcionalismo, tem muito a dizer para a compreensão de movimentos que desejam a naturalização de um mundo que se ignore a diferença e a dissidência. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica e tematizando a educação escolar e seus desafios, pretende-se conjugar a visão de Durkheim com o debate sobre Escola Sem Partido, o papel do educador e a suposta passividade dos educandos.