Inter-Ação
URI Permanente para esta coleção
INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
Descrição
Navegar
Navegando Inter-Ação por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cidade de são paulo de muitas gentes e poucas escolas para muita gente: um estudo sobre as escolas italianas entre fins do século xix e início do século xx(2021) PANIZZOLO, ClaudiaEste artigo tem por objetivo empreender um estudo sobre a localização das escolas italianas nos bairros da cidade de São Paulo, bem como sobre a organização de seus espaços e tempos, entre as décadas finais do século XIX e o início do século XX, período de expressiva emigração da Península Itálica e chegada de imigrantes em São Paulo. O presente estudo está ancorado nos referenciais da História Cultural, História da Imigração e História da Educação. O corpus documental é composto pela obra Il Brasile e gli italiani, publicação da equipe editorial do jornal Fanfulla, fotografias, relatórios consulares, relatórios de professores, Anuários da Instrução Pública, livros, imprensa dentre outros. As escolas italianas geralmente eram a expressão fidedigna dos bairros onde se localizavam, e pouco ou nada se distanciavam da estrutura física e pedagógica de grande parte das escolas públicas paulistas.
- ItemA concepção de dispositivos pedagógicos que integram as TIC(2009) PEIXOTO, JoanaO presente artigo é baseado na pesquisa “Apoio e avaliação pedagógica de um dispositivo de formação não presencial: a utilização das tecnologias em ambientes virtuais como uma possibilidade de inovação pedagógica”. Tal pesquisa foi realizada entre 2007 e 2008, junto aos professores que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem Moodle em disciplinas semi-presenciais nos cursos de graduação da Universidade Católica de Goiás. Partindo do pressuposto que as formas de utilização das TIC podem ser reveladoras das práticas pedagógicas, possibilitando ações inovadoras, realizou-se uma pesquisa-ação que teve como objetivo final a proposição de um “Roteiro de apoio e avaliação de dispositivos de formação mediados por ambientes virtuais de aprendizagem”.
- ItemA educação católica da infância ítalo-brasileira em colombo-paraná (1915 – 1965)(2021) MOTIN, Mara Francieli; SOUZA, Gizele deO propósito deste artigo abarca uma discussão sobre a infância da cidade de Colombo/PR, entre 1915 e 1965, perpassando temáticas da educação, imigração italiana e congregações católicas. A partir deste contexto, objetivamos elencar quais as ações educacionais, além dos muros escolares, que os Padres Passionistas, em conjunto com congregações femininas, propuseram à infância. Utilizamos como fontes o Livro Tombo da Igreja Matriz, uma carta de paroquianos colombenses destinada ao Bispo de Curitiba, além de fotografias e jornais, analisados não só pelo prisma das representações desta instituição, mas também em como ela precisou se adaptar ao lugar e produzir. Percebe-se que Igreja e comunidade, amparadas em características étnicas, trabalharam juntas, projetando e ampliando ações para a formação educacional católica da infância.
- ItemA escola da fronteira: diversidade e cultura na fronteira Brasil – Guiana(2007) PEREIRA, Mariana CunhaEste artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais.
- ItemA escolarização dos imigrantes alemães em juiz de fora: projetos em disputa entre os séculos XIX e XX(2021) OLIVEIRA, Paloma Rezende deEm meados do século XIX, o Brasil recebeu grupos de imigrantes de diferentes etnias. Esse processo foi resultado de uma política governamental que atraiu para Juiz de Fora (MG): alemães, italianos, árabes e portugueses. A fim de compreender os impactos da imigração na organização dos processos educativos e sua configuração no município, buscou-se levantar e analisar as fontes do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, dando enfoque à escola alemã. Os resultados demonstraram as disputas existentes entre os colonos e os padres redentoristas pelo controle dos bens e do programa de ensino dessa instituição, no que diz respeito ao ensino da língua e da religião de origem.
- ItemA Faculdade de Educação e o REUNI(2007) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÂNIA. Faculdade de EducaçãoA epígrafe acima foi extraída do discurso proferido por AnísioTeixeira, em 31 de julho de 1935, na inauguração dos cursos da Univer-sidade Pioneira do então Distrito Federal. Vejamos, também no mesmodiscurso, outro trecho em que Anísio Teixeira define os fins da Univer-sidade, conceito do qual a Faculdade de Educação parte para elaborar aresposta à Reitoria da UFG em relação à adesão ao REUNI.
- ItemA rede de acolhimento e a adaptação dos jovens imigrantes na cidade de dourados em mato grosso do sul(2021) SILVA, César Augusto Silva da; PIRES, Julia StefanelloAtravés de uma pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e documental, utilizando-se do método indutivo, este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da rede de acolhimento e de integração dos imigrantes internacionais na cidade de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, a partir do pensamento de Silva e Santos (2020) sobre a vulnerabilidade dos imigrantes, e de Silva e Pires (2020) sobre a construção de uma rede de apoio nas universidades da região. Para isso, o texto estrutura-se em três objetivos específicos: primeiramente, contextualizar o fluxo imigratório à cidade de Dourados; em um segundo momento, compreender a rede de atendimento desses imigrantes, para, por fim, analisar os dados da recepção e integração dos jovens imigrantes na região. As conclusões apontam que o protagonismo dos próprios imigrantes na organização política para suas demandas tem sido um fator preponderante para suas reivindicações serem levadas em consideração pelo poder público.
- ItemA subvenção escolar no paraná e a nacionalização do ensino nas áreas de imigração (1899-1938)(2021) RENK, Valquíria Elita; MASCHIO, Elaine Cátia FalcadeAnalisa-se a importância da subvenção escolar estadual e federal na organização da escola pública primária e nacionalização do ensino no Paraná. Os anos de 1899 a 1938 representam o período de discussões sobre a obrigatoriedade do ensino da Língua Portuguesa nas escolas subvencionadas e particulares, em função das possíveis ameaçadas provocadas pela organização escolar étnica, até a nacionalização compulsória do ensino. Havia uma disputa do espaço escolar entre o governo estadual com as comunidades étnicas e a atuação do governo federal. O método histórico orienta a análise teórico metodológica, cujas fontes são os documentos oficiais como: legislação educacional, relatórios de governo, ofícios, requerimentos, jornais de circulação regional. A História Cultural lança luz sobre o corpus documental. As fontes revelam que os recursos da subvenção escolar deveriam ser direcionados às escolas elementares, mas, também foram destinados às escolas étnicas, espaços privilegiados para a formação da infância brasileira ideal. Contudo, a organização dessas escolas ocorreu de forma negociada entre autoridades de ensino e comunidade étnica para nacionalizar a infância, mas, também dentro das possibilidades manter a identidade étnica.
- ItemAs políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica(2007) NUNES, Célia Maria Fernandes; CUNHA, Maria Amália de AlmeidaDiante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado rofessor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.
- ItemAs redefinições da relação público/privado e implicações para a democratização da educação(2010) PERONI, Vera Maria VidalEste trabalho trata da concepção de democracia da Terceira Via e de suas implicações para a democratização da educação. Na última década, estudos e pesquisas têm-se dedicado a analisar esse período particular do capitalismo, que, após uma grande fase de expansão iniciada no pós-guerra, vive um período de crise. Suas principais estratégias de superação – neoliberalismo, globalização, reestruturação produtiva e Terceira Via – redefinem o papel do Estado, principalmente para com as políticas sociais, com profundas consequências para a relação público/privado. O objetivo, portanto, é analisar as mudanças ocorridas no papel do Estado, tanto na alteração da propriedade (público não-estatal), quanto o que permanece na propriedade estatal, mas passa a ter a lógica do mercado, reorganizando os processos de gestão (quase-mercado).
- ItemBetween bullying and other violences: exploring the school experiences of immigrant and refugee children at elementary school in duque de caxias (RJ)(2021) LANGFELDT, Camila Caldeira; URSIN, MaritEste artigo explora os principais desafios enfrentados por um pequeno grupo de crianças da Angola e da República Dominicana do Congo em duas escolas de ensino fundamental em um bairro de Duque de Caxias, município parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O artigo baseia-se em um estudo qualitativo multimetodológico com crianças e membros da comunidade. O material empírico mostra que a maior parte das crianças que participaram deste estudo sofrem diferentes tipos de assédio entre pares na escola. Além disso, as crianças experienciam uma tripla forma de discriminação na escola, primeiramente, por serem negras; em segundo lugar por serem estrangeiras; e em terceiro lugar por serem africanas.
- ItemDe encontros, tensões e negociações: processo escolar entre imigrantes e descendentes no ‘Prata’ (Nova Prata/RS, 1898 – 1929)(2021) LUCHESE, Terciane Ângela; PAGNONCELLI, Sonia PrigolAnalisar o processo escolar que emergiu do encontro entre distintos grupos de imigrantes, no qual negociações e tensões geradas pelas diferenças estiveram presentes, bem como mapear as iniciativas públicas, privadas e confessionais, que permitiram que o nascente município contasse com escolas, é o objetivo do artigo. O recorte temporal da análise abrange o período da colonização, 1898, e se estende até 1929, quando, cinco anos após a emancipação do município do Prata, foi instituído o Grupo Escolar do Prata. A análise documental histórica mobilizou relatórios da intendência, fotografias, jornais, Livro de Tombo e correspondências. O referencial teórico foi auferido na História Cultural e História da Educação. As iniciativas escolares e o encontro de diferentes grupos no espaço de convivência, a sala de aula, produziram negociações, tensões e demandas aos professores.
- ItemDecreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005(2006) Presidência da República Cada CivilO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o dispostona Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e no art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- ItemDecreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007: Presidência da República Casa Civil(2007) BRASIL. Presidência da RepublicaInstitui o Programa de Apoioa Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI.
- ItemDesarrollo y educación superior: los desafíos del siglo XXI en un mundo desigual: una perspectiva Argentina(2009) BERNAL-MEZA, Raúl; MASERA, Gustavo AlbertoA Argentina, como outros países sul-americanos, está em uma encruzilhada: promover o desenvolvimento, gerar empregos, erradicar a pobreza, criar novas oportunidades de progresso e, em geral, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Num contexto global de crescentes assimetrias cuja origem está no profundo hiato tecnológico e nos níveis de renda, que separa os segmentos do mundo central do resto da periferia capitalista, é necessário encontrar as instâncias e instrumentos que possibilitem reduzir essas disparidades e promover o desenvolvimento integral. O país tem capacidades importantes para isso; entre eles, um número significativo de universidades, centros de pesquisa e instituições descentralizadas na esfera pública. Paradoxalmente, as universidades vivem bastante distantes do mundo real das necessidades conjunturais, estruturais e estratégicas, para as quais têm significativas capacidades de intervenção positiva. Atualmente, é possível verificar a necessidade de iniciativas que promovam dinâmicas locais tendo o desenvolvimento como objetivo central. No entanto, foi identificada uma forte deficiência nas instituições que devem: a) definir uma política estratégica para superar a pobreza; b) estimular o desenvolvimento de iniciativas inovadoras; ec) garantir a participação do cidadão. Também existem lacunas na identificação, avaliação, planejamento e execução de projetos específicos de gestão local, bem como lacunas na articulação das redes de ação e na promoção de processos de participação que afetam a melhoria da gestão pública do Estado a nível local. . O trabalho que se segue liga a Universidade ao desafio do Desenvolvimento. Após a apresentação de uma “situação e diagnóstico”, são analisadas analiticamente algumas estratégias e políticas a aplicar; terminando com uma série de propostas de ação, dirigidas a tomadores de decisão dos diferentes setores envolvidos.
- ItemDiálogos sobre gênero e sexualidade no espaço escolar: contribuições à formação humana(2021) ARAÚJO, João Fernando de; SANTOS, Adriana Regina de Jesus; SILVA, Adrielen Amâncio da; BARROS, Marta Silene FerreiraA educação é o processo de transmissão da cultura elaborada pela humanidade. Assim, a escola passa a ser um importante espaço para a formação humana dos sujeitos. Por isso, temos como objetivo compreender como a escola, ao discutir gênero e sexualidade, contribui para a formação humana dos educandos e educandas, pois o gênero e a sexualidade são construções históricas, sociais e culturais que constituem a identidade de cada sujeito. A metodologia segue a abordagem qualitativa, desenvolvida em um estudo bibliográfico. Os resultados indicam que ao promover diálogos sobre as temáticas, a escola cumpre seu papel social no combate às desigualdades, valorização das culturas e dos sujeitos.
- ItemDissertações e Teses(2007) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÂNIA. Faculdade de Educação
- ItemDissertações e Teses(2006) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÂNIA. Faculdade de Educação
- ItemDissertações e teses: Programa de Pós-graduação em Educação da FE-UFG(2007) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÂNIA. Faculdade de Educação
- ItemDocumento subsidiário à política de inclusão(2006) Ministério da Educação Secretaria de Educação EspecialA investigação dos aspectos que necessitam evoluir na política de educação especial requer que se situe como este processo vem aconte-cendo efetivamente nas redes de ensino. Considerando que a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais produz impasses no cotidiano escolar que exigem um constante repensar das práticas pedagógicas é importante a análise de alguns aspectos do contexto atualda inclusão no país.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »