Dossiê
Goiânia
maio/ago.
Coleções
Através de uma pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e documental, utilizando-se do método indutivo, este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da rede de acolhimento e de integração dos imigrantes internacionais na cidade de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, a partir do pensamento de Silva e Santos (2020) sobre a vulnerabilidade dos imigrantes, e de Silva e Pires (2020) sobre a construção de uma rede de apoio nas universidades da região. Para isso, o texto estrutura-se em três objetivos específicos: primeiramente, contextualizar o fluxo imigratório à cidade de Dourados; em um segundo momento, compreender a rede de atendimento desses imigrantes, para, por fim, analisar os dados da recepção e integração dos jovens imigrantes na região. As conclusões apontam que o protagonismo dos próprios imigrantes na organização política para suas demandas tem sido um fator preponderante para suas reivindicações serem levadas em consideração pelo poder público.

Through an exploratory research, with bibliographical and documental survey, using the inductive method, this paper aims to highlight the importance of the reception and integration network of international immigrants in the city of Dourados, in the state of Mato Grosso do Sul, based on the thought of SILVA and SANTOS (2020) on the vulnerability of immigrants and SILVA and PIRES (2020) on the construction of a support network in the universities of the region. For this, the text is structured in three specific objectives: firstly, to contextualize the immigration flow to the city of Dourados; secondly, to understand the support network of these immigrants, and finally, to analyze the data on the reception and integration of young immigrants in the region. The conclusions point out that the protagonism of the immigrants themselves, especially young people, in the political organization of their demands, has been a preponderant factor for their claims to be taken into consideration by the public authorities.

A través de una investigación exploratoria, con relevamiento bibliográfico y documental, utilizando el método inductivo, este trabajo pretende destacar la importancia de la red de acogida e integración de los inmigrantes internacionales en la ciudad de Dourados, en el estado de Mato Grosso do Sul, a partir del pensamiento de SILVA y SANTOS (2020) sobre la vulnerabilidad de los inmigrantes y de SILVA y PIRES (2020) sobre la construcción de una red de apoyo en las universidades de la región. Para ello, el texto se estructura en tres objetivos específicos: en primer lugar, contextualizar el flujo de inmigración a la ciudad de Dourados; en un segundo momento, pretende comprender la red de atención de estos inmigrantes, para, finalmente, analizar los datos de acogida e integración de los jóvenes inmigrantes en la región. Las conclusiones apuntan a que el protagonismo de los propios inmigrantes, especialmente los jóvenes, en la organización política para sus demandas, ha sido un factor preponderante para que sus reivindicaciones sean tenidas en cuenta junto al poder público.
Imigrantes internacionais, Dourados, Universidades, Redes sociais migratórias, International immigrants, Dourados, Refugees, Universities, Migratory social network, Imigrantes internacionais, Dourados, Universidades, Redes sociais migratórias
SILVA, César Augusto Silva da; PIRES, Julia Stefanello. A rede de acolhimento e a adaptação dos jovens imigrantes na cidade de dourados em mato grosso do sul. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 696-711, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67277. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/67277. Acesso em: 2022-04-07