Inter-Ação
URI Permanente para esta coleção
INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
Descrição
Navegar
Navegando Inter-Ação por Classificação "Nível epistemológico"
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA constituição de pedagogias negras na internet: um estudo das narrativas produzidas e disseminadas por youtubers negras(2021) PEREIRA, Evelyn Santos; ZUBARAN, Maria AngélicaO presente estudo aborda as narrativas e pedagogias culturais produzidas e disseminadas por youtubers negras no ambiente virtual. O objetivo central do artigo é analisar como são construídas e narradas as pedagogias negras nos espaços digitais e dimensionar seu impacto na construção de identidades femininas negras. A pesquisa está situada no campo dos Estudos Culturais em Educação e a metodologia utilizada é a análise cultural, com inspiração na etnografia virtual. Entre os principais resultados da pesquisa, destaca-se que as narrativas de si, produzidas pelas influenciadoras digitais negras, configuram-se como parte dos novos ativismos contemporâneos, como novas formas de resistência e de autodefinição de identidades femininas negras alternativas, que acionam pedagogias culturais de contestação e de empoderamento de jovens mulheres negras.
- ItemA educação ambiental nos caminhos da sensibilidade estética(2006) MARIN, Andreia AparecidaA educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.
- Item“A escola pediu a documentação e eu tive que explicar que só tem o protocolo da polícia federal”: criança refugiada e educação(2021) NUNES, Maria Fernanda Rezende; HEIDERIQUE, Domenique SendraConsiderando o conceito da dupla vulnerabilidade da criança refugiada, este artigo se propõe a iluminar as condições com as quais essas crianças se inserem nos estabelecimentos de ensino, a partir do olhar de suas mães. Para tanto, o trabalho busca relacionar entrevistas realizadas com cinco mulheres refugiadas, nacionais da República Democrática do Congo, que possuíam filhos matriculados na rede pública no ano de 2019, com os aparatos legais que regulamentam a educação no Brasil, especificamente no que tange à documentação para acesso à instituição educacional. A análise realizada permite reconhecer três condicionantes que trazem à luz os desafios da integração de crianças refugiadas: as dificuldades de acesso à escola pública devido ao desconhecimento da validade do documento de refúgio, a língua como barreira para a integração e o preconceito vivido dentro do ambiente escolar.
- ItemA invisibilidade da criança imigrante no atendimento educativo da rede pública de ensino de ponta grossa/pr(2021) PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende; SANTOS, Natália Mendes dosNo interior dos fluxos migratórios, as crianças constituem um dos grupos mais vulneráveis às violações de direitos e com menor visibilidade para sua condição nos deslocamentos. Com o aumento da imigração no Brasil, constatou-se, também, um número significativo de crianças imigrantes na rede pública de ensino de Ponta Grossa/PR, o que desencadeou a realização do estudo cujos resultados parciais trazemos neste texto. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a invisibilidade das crianças imigrantes e seus reflexos no atendimento educacional na referida rede de ensino. A pesquisa qualitativa teve como estratégias metodológicas o questionário e a entrevista semiestruturada. O estudo conclui que a invisibilidade das crianças se evidencia nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
- ItemA presença da paideia na pedagogia de Paulo Freire: uma proposta de educação cidadã(2021) WALTRICK, Ana Paula; SANTOS, Vanice dos; GROSCH, Maria SelmaO presente artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, apresentada no Mestrado em Educação, propondo-se a descrever as aproximações e distanciamentos observados entre a paideia, desenvolvida na Antiguidade, e a educação libertadora, proposta pelo educador brasileiro Paulo Freire. O fortalecimento da filosofia na Grécia Clássica permitiu constituir novas relações que priorizavam, principalmente, a participação social dos cidadãos gregos. Paulo Freire embasa seus princípios educativos na dialogicidade, na autonomia e na defesa dos direitos essenciais a todos. Nesse sentindo, a educação cidadã, descrita em ambos, enaltece o ser humano como capaz de transformar suas realidades frente à sua humanização e ao seu entendimento de inacabamento que o conduz a um contínuo processo educativo.
- ItemA reestruturação produtiva e o financiamento da educação: uma visão histórica dos efeitos e consequências das determinações materiais na periferia do sistema(2021) JUNIOR, Henry Bill Mc QuadeO presente artigo pretende responder as seguintes perguntas: como a reestruturação produtiva e a ofensiva neoliberal de fins do século XX prejudicam a capacidade de financiamento da educação por parte dos Estados nacionais, em especial na América Latina? E quais os efeitos sociais derivados deste movimento? Nos valemos de uma análise histórica que articule universal, particular e singular, estrutura e superestrutura, em busca de compreender os problemas quanto à capacidade do financiamento da educação na América Latina, em especial no Brasil. Pensamos que a Emenda Constitucional (EC) 95 é a consequência da incapacidade do Estado, frente à pressão da dívida pública e à austeridade fiscal, ou seja, efeitos da ideologia neoliberal, a qual direciona o fundo público para a esfera financeira e privada.
- ItemAlunos haitianos, a busca de um sonho (im)possível: a realidade vivida por crianças migrantes na avaliação escolar(2021) ALEXANDRE, Ivone Jesus; VIEIRA, Paulo Alberto dos SantosEste texto tem por objetivo discutir sobre a forma que os alunos haitianos são submetidos aos processos de avaliação escolar internos e externos, além das práticas de avaliação dos professores em duas escolas públicas de Sinop/MT. Os dados apresentados neste texto são de abordagem etnográfica e foram gerados a partir de observações em sala de aula, nas turmas dos anos iniciais de escolas públicas, que receberam alunos migrantes haitianos no período de 2015-2016, além de entrevista com a gestora de uma dessas duas escolas. Constatamos que os processos avaliativos são padronizados e afetam o desempenho e êxito escolar dos alunos migrantes, e os professores não foram preparados para trabalhar com a diversidade e a diferença, os conhecimentos e as aprendizagens desses alunos.
- ItemAs diferentes infâncias que habitam a escola: brincadeiras, territórios e a importância da escola no acolhimento de crianças em situação de imigração na escola pública(2021) MENDES, Leila de Carvalho; ALVES, Luciana Pires; SOUZA, Kelly Cristina Russo deNeste artigo apresentamos reflexões a partir de um estudo de caso realizado em uma escola pública municipal de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Entre agosto e dezembro de 2019, foram realizadas oficinas pedagógicas com crianças brasileiras e crianças em situação de imigração matriculadas no 1º segmento do Ensino Fundamental, quando procuramos ouvir as vozes das crianças e conhecer suas percepções sobre o processo de acolhimento de crianças e famílias em situação de imigração na escola pública. Adotamos a perspectiva intercultural como mobilizadora de nossas reflexões teóricas e intervenções práticas, e compreendemos a cultura da infância em sua dinâmica interpretativa e o brincar como um campo aberto atravessado pelos fenômenos transicionais. Neste artigo, discutimos a respeito de como o processo de imigração implica a invenção de novos lugares com os sentidos e sentimentos trazidos de outros lugares: a brincadeira como via de produção de multiterritorialidades. Também observamos, como resultado da pesquisa, a importância de se conhecer as interpretações e construções das crianças, de envolvê-las no debate e no enfrentamento dos dilemas do tempo presente, como a necessária adoção de uma política linguística que valorize as línguas maternas como possibilidade e potência de recriação constante da escola pública brasileira.
- ItemAs dimensões da docência no ensino às crianças imigrantes e refugiadas: estudo de caso com professoras em Goiânia(2021) AZEVEDO, Rômulo Sousa de; AMARAL, Cláudia Tavares doO presente artigo, pautado no materialismo histórico-dialético, é um estudo de caso realizado em Goiânia-Goiás. O objetivo é analisar as dimensões da docência que três professoras pedagogas desenvolveram com crianças da Bolívia, Cuba e Venezuela. Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas, e o texto está organizado em três partes. Na primeira, é apresentada a teoria das dimensões da docência; na segunda, é delineada a metodologia adotada; e, na terceira parte, é feita a análise das dimensões mobilizadas pelas professoras com as crianças. A pesquisa demonstrou que as professoras desenvolveram algumas dimensões semelhantes às realidades em que não há crianças estrangeiras em sala de aula. Entretanto, houve novas formas de mobilizar as dimensões crítico-contextual e tecnológica devido à especificidade do trabalho.
- ItemAspectos psicológicos do raciocínio lógico-matemático na geometria plana um estudo sobre as influências dos conteúdos na construção da inteligência(2010) SILVA, João Aberto daO ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos mentais que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adultos que frequentaram a escola e obtiveram êxito no ensino de geometria elaboram significações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos de significação são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação logicomatemática dos conceitos envolvidos.
- ItemContribuições de franz fanon e Paulo Freire para a emersão de uma educação antirracista(2021) KOSTUCZENKO, Karine; FIGUEIREDO, Daniela Ghisleni; FIGUEIREDO, José WnilsonO presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a respeito do racismo em um contexto da presença das diversas formas de colonialismos e colonialidades no mundo, de modo geral, e no Brasil, de maneira particular. Para tanto, vamos nos apoiar nas obras de Fanon e Freire, devido ao fato de que esses autores propõem uma pedagogia aportada numa ética do reconhecimento as todas as alteridades mediante a assunção do acolhimento a todas as pessoas que buscam a superação do racismo de distintas matizes. Ao mesmo tempo, anunciar outro mundo sustentado no diálogo crítico em meio ao reconhecimento das diferenças culturais é nosso intento. A metodologia escolhida neste trabalho é de natureza qualitativa e bibliográfica. A pesquisa propiciou concluir que o diálogo dos ideários de Freire e Fanon é relevante para consecução de uma educação antirracista.
- ItemDe repente, tão de repente... Aulas online em tempos de pandemia: implicações na autoformação, no planejamento didático e na ação docente(2021) SANTANA, Manoela Oliveira de SouzaO presente ensaio é uma proposta de leitura dialógica, interativa e hipertextual a fim de aprofundar referências que estão no cerne da atuação docente, em especial, no contexto das aulas online, o que requer atenção aos vínculos socioemocionais com as práticas educativas e às inquietações que suscitam planejamentos cuidadosos e novos encaminhamentos pedagógicos, fortalecidos pelo movimento decolonial, enquanto investimentos na educação pública democrática. Para tanto, faz-se mister ter a tecnologia digital como aliada para o pensar e agir nos cenários educacionais, e como alicerce o webcurrículo, bem como a Base Nacional Comum Curricular, em especial, as competências gerais: comunicação e cultura digital. O engajamento na autoformação e na formação docente é imprescindível nesse cenário, pois saberes e fazeres docentes carecem de qualificação para se efetivar a pretensa educação equitativa.
- ItemDemocracia direta, ação direta e autogestão: o caso do movimento de ocupações estudantis na américa latina(2021) SANTANA, Guilherme Xavier deO presente trabalho utiliza conceitos como democracia e movimentos sociais, pelo viés das interpretações político-filosóficas vinculadas à corrente anarquista com o intuito de analisar o fenômeno das ocupações estudantis nos anos de 2015 e 2016. Princípios como democracia direta, ação direta e autogestão serão centrais para balizar nosso debate e mostrar similitudes das medidas políticas adotadas por estudantes secundaristas com a prática libertária.
- ItemDiálogos auto(trans)formativos com professoras de turmas multi-idades na educação infantil: a atualidade da obra freireana e os desafios à formação inicial(2021) GOELZER, Juliana; HENZ, Celso IlgoEste artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com professoras de turmas multi-idades de uma Unidade de Educação Infantil, que teve o objetivo de investigar os possíveis processos auto(trans)formativos, provocados a partir da escuta sensível e do olhar aguçado às crianças nessas turmas, e os desafios colocados à formação inicial das professoras. O percurso metodológico, orientado pela Pesquisa auto(trans)formação, foi realizado a partir de Cartas Pedagógicas e de Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos realizados com onze professoras que atuaram/atuam nessas turmas. Os resultados evidenciam a importância da reflexão crítica na e sobre a prática, e a necessidade de (com)vivências na escuta sensível e no olhar aguçado às crianças já desde a formação inicial como princípio basilar de uma práxis humanizadora.
- ItemEnsinar é criar possibilidades para a transformação: reflexões em torno do ensino da educação física escolar(2021) SILVA, Thamiris Izidoro da; BONA, Viviane deO presente artigo intenta abordar a prática da Educação Física escolar na perspectiva da Educação Libertadora. Tratando-se de uma reflexão-problematização, tem o objetivo de analisar duas experiências vivenciadas no contexto da prática da Educação Física a fim de explicar as aproximações e distanciamentos da primeira com a segunda. As experiências relatadas trazem de maneira expressiva que ensinar exige competências que ultrapassam a dimensão do puro fazer. Ressalta-se por meio das intervenções que a prática educativa em Educação Física pode pensar-fazer o ensino para além do transferir conhecimento. Para isto, compreendeu-se a importância da relação educador-educando no processo educativo e o sentido da aprendizagem voltada não só a uma formação intelectual e física, mas a uma formação cidadã dos sujeitos, na direção de sua libertação.
- ItemFormação de professor de biologia e a educação ambiental crítica: perspectivas investigadas em trabalhos de conclusão de curso(2021) LEMKE, Camila Salgado; BEHLING, Greici Maia; CARLAN, Francele de AbreuEste estudo buscou compreender as constatações sobre as temáticas “Educação Ambiental” e “Formação de Professores”, obtidas por meio da Análise Textual Discursiva dos quatorze resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas. Emergiram desse fenômeno duas categorias denominadas “Problematizando a formação docente em Ciências Biológicas” e “Aportes de uma EA Crítica na formação de professores de Ciências Biológicas”. Perante as análises realizadas, notou-se fragilidade na formação crítica e transversal dos docentes. Logo, a EA crítica deve ser uma estratégia para a superação desses obstáculos, tendo em vista a sua importância na tomada de decisões sobre aspectos ambientais e sociais indissociáveis.
- ItemHistória e história da educação no projeto de formação de professores na década de 30 no Brasil: problematizando as noções de Afrânio Peixoto(2007) VIEIRA, Carlos Eduardo; ROBALLO, Roberlayne de Oliveira BorgesEm termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções,em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras queserviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir dadécada de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho,optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editadapara este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, deAfrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – noâmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado“Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes paracompreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto deformação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN).AsNoções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural eprofissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontespara essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológicaque informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra eseu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relaçãointra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão deidéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativaassociada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectualno qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para os processos de formação de professores, assumiu características próprias e asua especificidade, segundo concluímos, estava relacionada com as repre-sentações produzidas sobre os destinatários das Noções (normalistas), bem comoem função do papel conferido à história nos processos de formação.
- ItemIncertezas de uma educação libertadora à distância: problematização dos círculos de cultura do lefreire(2021) LIMA, Hélio Junior Rocha de; NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do; SOAREA, Maria CleoniceEste artigo traz à tona a problematização dos impactos causados pela educação remota ao movimento de ação-reflexão-ação do Grupo Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Quando se tem a educação libertadora como tendência norteadora das ações educativas, pensa-se no ato coletivo que se dá no encontro de pessoas que dialogam, criticam e refletem sobre as condições de vida dos grupos excluídos, dos contextos mais abrangentes e planetários às marcantes realidades locais. A pandemia da covid-19, como acontecimento da atualidade, tem provocado a ruptura das dinâmicas presenciais e interativas. O afastamento social, à primeira vista, ao dificultar a continuidade das atividades implicadas na proximidade com a outra pessoa, fez emergir indagações que colocam em questão a validade ou não das abordagens educacionais no espaço remoto. Considera-se a emergente necessidade de revisitações das tendências pedagógicas como meio de encontrar caminhos para a pesquisa e verificar se é possível uma educação libertadora à distância sem cair na rede de uma prática impessoal e conteudista.
- ItemInfâncias migrantes, educação infantil, territorialidades: os movimentos de desterritorialização e reterritorialização das crianças pomeranas(2021) SILLER, Rosali RautaEste artigo, sob a forma de ensaio, busca compreender os movimentos de desterritorialização das crianças pomeranas do seu território de origem, a Pomerânia, e de reterritorialização, em seu território de destino, neste caso, Santa Maria de Jetibá-ES. O território é compreendido a partir de Sayad (1998) e de Haesbaert (2014, 2020), em uma perspectiva integradora. O texto destaca a desterritorialização como processo que faz parte dos movimentos migratórios dos quais as crianças pomeranas participaram. Aponta para a importância de o debate sobre educação infantil contemplar as crianças migrantes, em especial as pomeranas, para que possam se reconhecer com suas línguas, fazeres e saberes ancestrais, superando práticas hierarquizadas que têm contribuído para legitimar múltiplas desigualdades desde a Educação Infantil.
- ItemO cotidiano de crianças pomeranas na educação infantil(2021) BERWALDT, Myrna Gowert Madia; NOGUEIRA, Gabriela MedeirosEste artigo apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo conhecer como um grupo de crianças pomeranas vivenciou a cultura lúdica e enfrentou os desafios no cotidiano, em uma turma de nível II da Educação Infantil de uma escola de Ensino Fundamental, ao longo de 2019. A investigação foi realizada por meio da análise de documentos e da etnografia, tendo a sociologia da infância como referencial teórico. Dentre os resultados encontrados, observamos que a língua foi um fator impactante no processo de inserção na escola, pois dois terços das crianças falavam apenas a Língua Pomerana e um terço era bilíngue em português e pomerano. No decorrer do ano, a Língua Portuguesa foi prevalecendo, o que teve como consequência o silenciamento da Língua Pomerana, caracterizando uma relação de subordinação de uma cultura à outra.