Meta : Avaliação
URI Permanente para esta coleção
A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionadas ao campo da avaliação.
Descrição
Navegar
Navegando Meta : Avaliação por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação de desempenho docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT): uma perspectiva dos envolvidos neste processo(2022) SILVA, Terezinha Hota da; CINTRA, Ema Marta DunckPaira no imaginário de muitos profissionais ligados à educação que a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) serve apenas para o controle da progressão na carreira, mas esse processo é bem mais amplo. Este artigo tem por objetivo discutir os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado que se propôs a verificar a percepção dos envolvidos na execução da ADD no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). De natureza aplicada, com abordagem qualitativa e tendo como procedimento principal o estudo de caso, os participantes expuseram suas percepções por meio de entrevista e questionários, com base nos quais se realizou a análise de conteúdo. Os dados apontaram que a avaliação enfatiza a progressão funcional do professor, mas relega outros objetivos desse instrumento, previstos na legislação e evidenciados por estudiosos, por isso, sugeriu-se a implantação do feedback no decorrer do processo; além disso, foi elaborado um manual de orientação (produto educacional), de modo a contribuir com o processo avaliativo.
- ItemA secretaria acadêmica do Instituto de História: satisfação com os serviços prestados(2021) ELLIOT, Ligia Gomes; OLIVEIRA, Monica Fontoura deA Secretaria Acadêmica desempenha um papel institucional essencial para os alunos universitários, desde o ingresso em um curso de graduação até a colação de grau. O estudo tratou da satisfação informada por alunos ingressantes e concluintes com os serviços da Secretaria Acadêmica de Graduação do Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerados consumidores dos serviços, os alunos responderam um questionário específico para mensurar sua satisfação com os serviços e a infraestrutura da Secretaria. A análise dos dados quantitativos e qualitativos sinalizou o grau de satisfação predominante ou de insatisfação existente. Os resultados indicam alta satisfação dos alunos e também a relevância do estudo, ao propor sugestões à gestão superior para atender as demandas apresentadas.
- ItemAnálise da importância de periódicos utilizando o índice h dos pesquisadores: estudo de caso de periódicos de gerenciamento de projetos(2021) VIEIRA, Guilherme Araujo; SOUZA, Luciano Azevedo de; LUCAS, Felipe Fortuna; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares deA utilização de um método único e básico para avaliar as revistas científicas é considerada inadequada devido à complexidade inerente a uma tal avaliação. O índice h, que é frequentemente utilizado para avaliar pesquisadores, parece ser insuficiente para esta avaliação de periódicos. Neste artigo foi feita uma avaliação conceitual do índice h e, a partir desta revisão, propõe-se um método de avaliação por meio da utilização indireta do índice h de autores que publicaram em determinado periódico. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas análises estatísticas em três periódicos na área da gestão de projetos com os maiores índices de citações entre as bases científicas Web of Science e Scopus. Depois da análise dos dados, constata-se que existe uma correspondência entre as avaliações dos autores e as dos periódicos. Tal conclusão foi alcançada após observar que autores com maior índice h publicam em revistas com melhores avaliações. Além disso, foram registradas sugestões de trabalhos futuros.
- ItemApplication of the enterprise diagnosis method in healthcare: an evaluation study in three emergency care units in the state of São Paulo - Brazil(2021) SANTOS, Alexandre Beraldi; CALADO, Robisom Damasceno; ORLANDO FILHO, Ovidio; BOURGUIGNON, Saulo CabralO estudo objetivou avaliar o grau de maturidade organizacional em três Unidades de Pronto Atendimento de um município do interior do estado de São Paulo – Brasil. Para isso, foi utilizado o Método Diagnóstico de Empresa em Saúde (MDE-S), abordagem de estudo e qualificação do nível e maturidade organizacional que possui como característica fundamental proporcionar um ciclo de melhoria contínua na organização. Entre seus resultados ficou demonstrada a necessidade de maior investimento no conhecimento e na aplicação de ferramentas de gestão pública em saúde por parte das administrações das unidades avaliadas. Recomendou-se a criação de um sistema estratégico de gerenciamento e desdobramento de metas e diretrizes baseado na abordagem Lean Healthcare, denominado Hoshin Kanri.
- ItemAvaliação da aprendizagem na educação superior: cooperação e inovação(2022) SANTOS, Solidia Elizabeth; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de; RODRIGUES, Sonia Caranhato; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deO presente artigo teve como objetivo discutir sobre os modelos de avaliação de aprendizagem adotados pelos professores e seus impactos no aprendizado dos alunos. As reflexões foram extraídas de relatos dos alunos sobre a experiência vivida na disciplina de macroeconomia em uma Instituição de Ensino Superior – IES localizada em Curitiba, Paraná, no primeiro semestre de 2021, em um curso da área de Ciência Social aplicada. O modelo de avaliação adotado na disciplina foi a elaboração de um e-book, ancorado na perspectiva de Vygotsky (1987), que defende o princípio da interação e da cooperação na construção do aprendizado. Teve como alicerce a análise quantitativa de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados chamaram atenção para a aprendizagem colaborativa, a construção do conhecimento de forma contínua, a utilização de metodologias ativas, a flexibilidade, dentre outros.
- ItemAvaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo(2022) ZOPPO, Beatriz Maria; BEHRENS, Marilda Aparecida; CLARO, Ana Lucia de Araujo; ROSSETIN, Ana Paula DalagassaA presente pesquisa se refere a um estudo exploratório com abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as percepções que os estudantes dos cursos Stricto Sensu apresentam sobre a avaliação por meio da utilização de portfólio. Para tanto, participaram da pesquisa cinco pós-graduandos da Educação Superior dos cursos Stricto Sensu que já vivenciaram a avaliação por meio do uso de portfólio. Os resultados apontaram que esses doutorandos ainda não apresentam conceitos mais amplos sobre avaliação, com utilização do portfólio, mas reconhecem que o portfólio se caracteriza como um processo de autoavaliação da aprendizagem.
- ItemCompetências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura(2022) CASTRO, Luis Carlos da Silva; PAIXÃO, Roberto BrazileiroDispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.
- ItemDesarrollo y validación de un instrumento para determinar la utilidad del smartphone y las redes sociales en los niveles educativos no universitários(2021) IGADO, Manuel Fandos; TAMARIT, Consuelo García; ASENCIO, Enrique Navarro; ORTEGA, Mónica GutiérrezO objetivo deste estudo é validar um questionário elaborado para saber como os professores em serviço percebem o potencial das redes sociais (SSN) e dos smartphones para a atividade educacional. O estudo apresenta os resultados da validação do Questionário sobre a Utilidade das Redes Sociais e Smartphones para a Ação Educativa (Cursae). A amostra de validação compreende 2.659 professores de toda a Espanha de níveis educacionais não universitários. Os resultados indicam que é uma ferramenta confiável para avaliar a percepção dos professores sobre esse construto. Nesse sentido, pode ser um instrumento útil para o desenvolvimento de propostas de formação específicas derivadas do conhecimento da percepção de professores atuantes em níveis não universitários sobre a utilidade educacional dessas ferramentas.
- ItemEfeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática(2021) MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho; LEITE, Walter LanaO objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.
- ItemParticipação de estudantes de escolas públicas estaduais de Porto Alegre no enem: uma análise de cluster(2021) SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; BONA, Bárbara Donida de; FELIN, Lourenço Brito; CAREGNATO, Célia ElizabeteEste artigo identifica características de escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Porto Alegre com o objetivo de entender variações e estratificações entre essas instituições que se relacionam com a taxa de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa investigação busca ampliar a compreensão sobre os fatores que se relacionam à desigualdade educacional brasileira. Foram analisados dados estruturais oferecidos pelo Censo Escolar do Inep. A taxa de participação no Enem 2018 foi elencada como variável dependente. Buscaram-se agrupamentos de escolas que se diferenciam entre si e como ocorre esta variação. Foi possível expor dois clusters que mostram que uma maior participação de estudantes no Enem por escola está relacionada a menor distorção idade-série, menor complexidade da gestão e maior índice socioeconômico.
- ItemTeste de progresso como instrumento de avaliação em saúde: uma revisão integrativa(2022) PASCON, Daniela Miori; MIRA, Vera LuciaO Teste de Progresso é definido como um exame aplicado com regularidade, constituído geralmente por questões do tipo múltipla escolha, com a finalidade de avaliar o processo de evolução do estudante de maneira progressiva e linear, capaz de mostrar através do desempenho a evolução acadêmica. Este artigo apresenta uma discussão sobre o Teste de Progresso como instrumento avaliativo de desempenho de estudantes, avaliação de conteúdos pedagógicos apreendidos no curso, do curso e institucional. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão integrativa da literatura, seguindo a questão norteadora: quais evidências os estudos publicados trazem sobre a utilização do Teste de Progresso em cursos de graduação da área da saúde? Utilizamos a metodologia PICO. Os resultados dessa análise apontam o Teste de Progresso como preditor de desempenho de alunos, cursos e instituições. Recomendamos o uso deste instrumento como forma de avaliação cognitiva global longitudinal aplicada de forma seriada nos cursos de saúde.