Nível técnico
Meta: Avaliação
Rio de Janeiro
jul./set.
O Teste de Progresso é definido como um exame aplicado com regularidade, constituído geralmente por questões do tipo múltipla escolha, com a finalidade de avaliar o processo de evolução do estudante de maneira progressiva e linear, capaz de mostrar através do desempenho a evolução acadêmica. Este artigo apresenta uma discussão sobre o Teste de Progresso como instrumento avaliativo de desempenho de estudantes, avaliação de conteúdos pedagógicos apreendidos no curso, do curso e institucional. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão integrativa da literatura, seguindo a questão norteadora: quais evidências os estudos publicados trazem sobre a utilização do Teste de Progresso em cursos de graduação da área da saúde? Utilizamos a metodologia PICO. Os resultados dessa análise apontam o Teste de Progresso como preditor de desempenho de alunos, cursos e instituições. Recomendamos o uso deste instrumento como forma de avaliação cognitiva global longitudinal aplicada de forma seriada nos cursos de saúde.

The Progress Test is defined as an exam applied regularly, usually consisting of multiple-choice questions, with the purpose of evaluating the student's process of evolution in a progressive and linear way, capable of showing academic evolution through performance. This article presents a discussion about the Progress Test as an evaluation instrument of student performance, evaluation of pedagogical content learned in the course, the course, and institutional. The methodological procedures involve an integrative literature review, following the guiding question: what evidence do the published studies bring about the use of the Progress Test in undergraduate health courses? We used the PICO methodology. The results of this analysis point to the Progress Test as a predictor of performance for students, courses and institutions. We recommend the use of this instrument as a form of longitudinal global cognitive assessment applied serially in health courses.

El Test de Progreso se define como un examen que se aplica regularmente, generalmente compuesto por preguntas de opción múltiple, con el propósito de evaluar el proceso de evolución del estudiante de manera progresiva y lineal, capaz de mostrar la evolución académica a través del desempeño. Este artículo presenta una discusión sobre la prueba de progreso como instrumento de evaluación del desempeño de los estudiantes, evaluación de los contenidos pedagógicos aprendidos en el curso, el curso e institucional. Los procedimientos metodológicos implican una revisión integrativa de la literatura, siguiendo la pregunta orientadora: ¿qué evidencias traen los estudios publicados sobre el uso del Test de Progreso en los cursos de graduación en salud? Utilizamos la metodología PICO. Los resultados de este análisis apuntan al Test de Progreso como predictor del desempeño de los estudiantes, cursos e instituciones. Recomendamos el uso de este instrumento como una forma de evaluación cognitiva global longitudinal aplicada en forma seriada en cursos de salud.
Teste de progresso, Avaliação educacional, Avaliação de desempenho profissional, Educação superior, Ensino, Progress test, Educational assessment, Professional performance evaluation, College education, Teaching, Evaluación del progreso, Evaluación educativa, Evaluación del desempeño profesional, Educación universitaria, Enseñando
PASCON, Daniela Miori; MIRA, Vera Lucia. Teste de progresso como instrumento de avaliação em saúde: uma revisão integrativa. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 44, p. 558-579, jul/set. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3763. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/140. Acesso em: 2023-02-07