GESTO-Debate
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A "GESTO-Debate" é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS , da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (publisher).
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- ItemA comunicação alternativa enquanto instrumento de garantia de processos dialógicos e acesso curricular para as crianças que "não falam"(2023) OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; OLIVEIRA, Emely Kelly Silva SantosEste artigo tem como principal objetivo problematizar concepções de linguagem e de sujeito que possam garantir os processos dialógicos em ambiente escolar para crianças que “não falam”. De maneira específica, pretende-se discutir compreensões de deficiência que circulam nas formações e em produções científicas, argumentando em favor daquelas que mais se aproximam de uma perspectiva inclusiva. Pretendemos, também, discutir sobre os percursos iniciais e fundamentais de uso desses recursos para que as crianças que se comunicam por meio da fala possam participar das atividades e, consequentemente, acessar o currículo escolar. A apresentação do texto terá três focos: no primeiro, faremos uma discussão sobre os avanços do campo da Educação Especial, as concepções de deficiência e o processo de inclusão escolar; no segundo, comentaremos sobre os sujeitos com necessidades complexas de comunicação e seu lugar na escola. E, na terceira parte, comentaremos sobre o acesso curricular desses sujeitos a partir do uso de recursos de Comunicação Alternativa. Os argumentos expostos esclarecem a necessidade de se investir em acessibilidade atitudinal e deixam claro que esses recursos são os principais instrumentos capazes de garantir o direito à comunicação e promover a aquisição de linguagem no ambiente escolar e por se tratar de um conhecimento especializado exige um trabalho colaborativo.
- ItemA concepção de jogos para a Base Nacional Comum Curricular: considerações a partir da teoria histórico-cultural(2023) MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima; MAGALHÃES, Carlos Henrique FerreiraA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) foi elaborada em 2017 como documento norteador para o ensino da Educação Básica em todo o Brasil. Diante disso, neste estudo, investigou-se a concepção de jogos na unidade temática brincadeiras e jogos no componente curricular da Educação Física na BNCC (BRASIL, 2018). Fundamentados pelo referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, identificamos uma descontextualização histórica e epistemológica do jogo quando objetivado no documento da BNCC (BRASIL, 2018), elegendo escassas referências para sua prática escolar e colaborando para o desconhecimento do trabalho educativo dos professores.
- ItemA importância da consciência crítica na educação para o desenvolvimento sustentável(2023) SOUSA, Rodger Roberto Alves deste artigo aborda as abordagens críticas em educação para o desenvolvimento sustentável, enfatizando a importância da consciência crítica, a crítica da educação tradicional, o papel transformador da educação e os desafios da implementação dessas abordagens. Autores como Freire, Sen, Giroux e Orr destacam a necessidade de uma educação reflexiva, dialogante e transformadora, superando abordagens fragmentadas e homogeneizadoras. A educação formal e não formal é reconhecida como uma ferramenta poderosa para promover a conscientização, a responsabilidade e a ação em prol da sustentabilidade. Contudo, a resistência à mudança e as estruturas institucionais obsoletas representam desafios para a implementação das abordagens críticas. Assim, é fundamental promover uma educação transformadora que vá além da sala de aula, estabelecendo conexões com a comunidade e o meio ambiente.
- ItemA inclusão da criança com Síndrome de Down na educação infantil: desafios e possibilidades(2023) REIS, Elisalma de Matos; SILVEIRA, Marielza da Silva; LORENSET, OdimarNo presente artigo objetiva-se analisaros desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down(SD)no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças.Como técnica de levantamento de dados, optou-sepela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educamcriançascom SDem classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológicodefinidos na legislação brasileira comodimensões fundamentais do desenvolvimentointegral humano.Em síntese, com o estudo constata-seque os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem às especificidades da síndrome e principalmenteàs escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SDnas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
- ItemA mediação pedagógica durante o ensino remoto emergencial e o ensino de matemática no ensino médio: desafios e possibilidades(2023) MONTEIRO, Fausto de Oliveira; BRAGA, Denise da SilvaEste artigo tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto, na percepção dos professores da disciplina matemática e suas tecnologias, do ensino médio da rede estadual de Diamantina/MG. Este estudo é classificado como descritivo, de abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada, que foi analisada por meio da técnica análise de conteúdo. Constatou-se que os professores tiveram dificuldades em se adaptar ao ensino remoto, pois não possuíam habilidades para o uso didático das tecnologias, além de outros obstáculos do momento vivido. Contudo, esses profissionais se capacitaram ao longo desse período e conseguiram, no pós-pandemia, continuar utilizando as ferramentas tecnológicas para ministrar suas aulas, compreendendo a contribuição delas para a dinamização do ensino e, consequentemente, para o favorecimento da aprendizagem.
- ItemAbordagens críticas em educação e desenvolvimento sustentável: o caso português(2023) VASCONCELOS, Emanuel; CABRITO, Belmiro GilEm Portugal, a temática do Desenvolvimento Sustentável está assente no curriculo nacional, quer no ensino primário (ensino fundamental), como também, no ensino básico (continuação do ensino fundamental) e ensino secundário (ensino médio). Sendo parte integrante do processo de ensino-aprendizagem-avaliação de todos os alunos e alunas, inseridos no sistema educativo português, torna-se pertinente estudar acerca da forma como é abordada, na sala de aula, de modo a cumprir os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, das Nações Unidas. Neste sentido, o presente artigo consubstancia as abordagens adotadas pelo Ministério da Educação português, no que concerne às áreas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para o Desenvolvimento, conforme o conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania.
- ItemAções da UFMS para a promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa(2023) COSTA, João Vitor; CARVALHO, Leonardo Chaves de; DELGADO, Anahi NogueiraA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS, a maior universidade do estado de Mato Grosso do Sul –MS, tem suaexcelência reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Educação –MEC, conceito máximo tanto noensino regular quanto naeducação a distância, e internacionalmente por diversos rankings. Dentre os17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas –ONU, o ODS 4 visa assegurar o acesso à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo desse trabalho é expor as ações da UFMS que comprovam o seu compromisso com o ODS 4, oferecendoeducação de qualidade, inclusiva, equitativa,e com atençãoespecial aquelesmais vulneráveis.
- ItemApontamentos para a educação Karl Marx e a educação para além da escola(2023) MENEZES, Jean Paulo Pereira deO artigo apresenta alguns apontamentos sobre aspectos pouco explorados sobre o tema. Trata, a partir de documentos bibliográficos, de aspectos do pensamento marxiano sobre a educação da classe trabalhadora, a partir das experiências políticas nos anos de 1848 e 1849. Esse breve debate introdutório e parte das pesquisas do autor sobre os conceitos de história e método em Marx.
- ItemAutogestão, formação e educação continuada nos Bachilleratos populares argentinos(2023) GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; DAL RI, Neusa MariaNesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.
- ItemBom professor: aspecto teórico acadêmicos em uma perspectiva histórico-crítica(2023) SANTOS, Gislaine Aredes Soares dos; LIMA, Vanda Moreira MachadoEste artigo resulta de pesquisa de mestrado e tem como objetivo refletir o significado da expressão “Bom Professor”, a partirde pesquisas acadêmicas, referenciais teóricos e professores de anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola no interior do Estado de São Paulo.O estudo éde abordagem qualitativa com a realização de pesquisa bibliográfica e empírica através de aplicação de 20 (vinte) questionários e, posteriormente, a realização de 4 (quatro) entrevistas reflexivas junto aos docentes participantes da investigação. O referencial teórico abrange autores com viés da Pedagogia Crítica e Histórico-Crítica. Os resultados revelaram que o trabalho educativo dos professores está imbuído da dimensão técnica do fazer docente e que, nos momentos de reflexão e narrativas acerca de sua própria prática, os elementos para se considerarem bons professores são predominantemente técnicos, pautados pelo domínio dos conteúdos a serem trabalhados.
- ItemComo observar a função teórica da escola com a demanda pragmática da sociedade na atualidade? Notas da teoria da atividade(2023) SANTOS, Douglas Manoel Antonio Abreu PestanaCom o intuito de compreender qual seriam as relações da teoria da atividade na/e para a escola, intenta-se observar como a construção de saberes no campo de busca pelo saber ocorre, enfoca-se neste estudo como tema principal, a demanda social que se enlaça com os alunos daescola contemporânea, dentro de uma perspectiva de práxis que possa em alguma medida ser transformadora.
- ItemConcepções sobre o “Bom Professor” e sua prática: o que dizem os discentes de um curso técnico do IFNMG?(2023) COSTA, Lidinei Santos; ROCHA, Ana Paula Quintino; LIMA, Inácio de Loyola Ruas; NASCIMENTO, Jussara CruzA sociedade está em constante transformação e a educaçãoé, por consequência,influenciada por tais mudanças,que se refletemna formação docente, nos discentese nasformasde aprender e de ensinar. Nesse sentido, o presente estudo buscouidentificar as características de um bom professor na concepção dosestudantesde um curso técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).Elegeu-se a pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo como procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionárioe a análise qualitativa das respostas foi feita por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado revelou que as relações afetivas eo domínio científico são os aspectos mais valorizados pelos estudantes.
- ItemContribuição para ensaios com motor Stirling(2023) OLIVEIRA, Jeziel Fande de; MOREIRA, Frederico SilvaA procura por novas formas de se obter energia, de forma sustentável e barata, é crescente. O objetivo deste trabalho é analisar o motor Stirling como aplicação de ensaiospráticose instrumento de inovação, no processo de aprendizagem teórica e prática para alunos do curso de engenharia. Para isso, serão feitos ajustes e modificações no sistema, para que os testes de geração e cogeração de energia, utilizando o motor Stirling, sejamo mais didático possível, de forma que os alunos possam estudar, na prática, os princípios de funcionamento deste equipamento, juntamente com a execução de testes e experimentos relacionados a geração de eletricidade, utilizando o gás GLP para produzir a energia térmica para seu funcionamento.
- ItemDices ser Freiriano por ello te interpelamos: ¿cuáles son tus frutos?(2023) RODRIGUEZ, Milagros ElenaBeing Freirian is an exercise of respect and love for the liberation of human beings in praxis, getting bogged down in it, and not a mere repetition of Paulo Freire in educational policies and inquiries. That is why we ask ourselves the question: What does it mean to be Freirians? It can lead us to commitments for our actions that perhaps we have not assumed. In these lived realities in our countries, we assume as a complex objective to analyze responses to the exercise of being Freirian, with questions and answers to the questions: What are your fruits? What does it mean to be Freirian in light of oppression today? How do you apply education for freedom amid the opprobrium of false decolonialities? What are some conceptions of the exercise of being Freirian? To do this, we carry out a rhizomatic, transmethodical, planetary-complex decolonial research with comprehensive ecosophical and diatopic hermeneutics.
- ItemEducação, terrritório e sustentabilidade: uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonia(2023) ORNELAS, Gabriel Mattos; CARVALHO, Isabel Cristina de MouraO objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à noção de desenvolvimento sustentável a partir da conexão entre a educação, a questão ambiental e a perspectiva territorial nos estudos decoloniais, principalmente com a revisão de literatura sobre ecologia política e educação ambiental crítica e as reflexões de Arturo Escobar. Essas abordagens, aliadas a pesquisa etnográfica, possibilitam evidenciar o protagonismo das comunidades e das redes de atores locais na defesa dos seus territórios, bem como na construção de uma “ecologia de práticas". Ou seja, a valorização, a criação e a coexistência de práticas científicas com a promoção dos conhecimentos locais para articulação de diferentes mundos, humanos e não-humanos. Além disso, os processos educativos empreendidos pelas comunidades que defendem o local enfatizam direitos fundamentais, como a identidade, o território, e as suas próprias visões de (des)envolvimentos e de autonomia política.
- ItemEfeitos da pandemia da Covid-19 nas matrículas de estudantes público-alvo da educação especial(2023) TORRES, Josiane Pereira; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; ROCHA, Luiz Renato Martins daO objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia daCovid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP)e se caracteriza por ser do tipo descritiva, de natureza qualitativa e de análise estatística. Foram consideradosos dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.
- ItemEnforques teóricos en los programas de educación sobre ambiente y sostenibilidad en las universidades colombianas(2023) SÁENZ, Orlando; NARANJO-RODRÍGUEZ, José Antonio; SERRANO-BERNARDO, FranciscoEducation on the environment and sustainability is a social field in which multiple theoretical approaches raised during the second half of the 20th century compete. In the case of Colombia, this diversity of points of view is expressed more clearly in higher education programs. In fact, the main stages of environmental education in Colombian universities can be characterized by the predominance of four perspectives focused on: natural resources, environment, sustainable development and sustainability. Based on official data from the National Higher Education Information System (SNIES), on the entire universe of study (25,752 programs) in 2020, 758 specialized on environmental and sustainability issues were identified. More than 90% of these programs were created during the most recent period. When examining their adherence to the different approaches, a clear predominance of the environmental education approach is found.
- ItemGênero e sexualidade no cotidiano escolar: um estudo de caso sobre a visão de uma gestora escolar(2023) FRANZO, Giovanna Gallinare; MIRANDA, Nayara Carolino; CHOTOLLI, Wesley PianteNo ambiente escolar, observa-se constantemente eventos que possibilitam debates sobre como as questões de gênero e sexualidade são vivenciadas nas instituições escolares. Assim, verificou-se a necessidade de compreender a maneira tal qual uma gestora escolar vivência e atua nestes espaços. Por meio de pesquisa com abordagem qualitativa com o uso de entrevista semiestruturada e análise de discurso, pretendeu-se analisar como uma gestora de escola pública de um município do interior paulista interpreta as questões de gênero e sexualidade em sua trajetória profissional. É possível concluir que o espaço escolar é marcado por ações hostis tensionadas por questões sociais, mesmo que se tenha uma aparente preocupação com os cenários de integração para os sujeitos frequentadores da educação. Em consonância, a demanda por cursos de formação é identificada, principalmente a partir da preocupação com as terminologias sobre as áreas aqui referenciadas.
- ItemLiberdade de ensinar: condição indispensável à construção de uma nova hegemonia(2023) FORTI, LorenaEste ensaio vale-se de reflexões gramscianas como fundamento na defesa da imprescindibilidade da liberdade de ensinar dos/as professores/as da Educação Básica no bojo do projeto de construção de uma nova hegemonia —alicerçada nos interesses do povo. Para isso, percorre o caminho argumentativo de mostrar: em primeiro lugar, a relevância da profissão docente na conformação das sociedades modernas; e, a partir daí, a visão de Gramsci tanto no que tange à importância estratégica da instituição escolar para a autodeterminação das classes subalternas quanto no que se refere ao “tipo” de intelectual que ela deve formar para que uma vontade coletiva de base popular se constitua.
- ItemMétodo humano-processual: contribuições à pesquisa em educação(2023) ROSSI, RafaelNo presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção doconhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.