GESTO-Debate
URI Permanente para esta coleção
A "GESTO-Debate" é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS , da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (publisher).
Descrição
Navegar
Navegando GESTO-Debate por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da consciência crítica na educação para o desenvolvimento sustentável(2023) SOUSA, Rodger Roberto Alves deste artigo aborda as abordagens críticas em educação para o desenvolvimento sustentável, enfatizando a importância da consciência crítica, a crítica da educação tradicional, o papel transformador da educação e os desafios da implementação dessas abordagens. Autores como Freire, Sen, Giroux e Orr destacam a necessidade de uma educação reflexiva, dialogante e transformadora, superando abordagens fragmentadas e homogeneizadoras. A educação formal e não formal é reconhecida como uma ferramenta poderosa para promover a conscientização, a responsabilidade e a ação em prol da sustentabilidade. Contudo, a resistência à mudança e as estruturas institucionais obsoletas representam desafios para a implementação das abordagens críticas. Assim, é fundamental promover uma educação transformadora que vá além da sala de aula, estabelecendo conexões com a comunidade e o meio ambiente.
- ItemAutogestão, formação e educação continuada nos Bachilleratos populares argentinos(2023) GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; DAL RI, Neusa MariaNesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.
- ItemO trabalho e a constante produção do novo a partir da relação homem-natureza(2023) BEDIM, Milena PelissariEntendemos o trabalho como uma ação de transformação da natureza para o atendimento de necessidades reais, um processo entre o homem e natureza, que por sua própria ação media,controla,regula seu organismo com a natureza. Portanto, é uma forma de humanização do homemetoda atividade que pertence exclusivamente ao homem se objetiva como práxis sociale espacial. Por este motivo afirmamos que tanto o ser social quanto a Geografia se iniciam e evoluem nas práticas espaciais. Assim, este artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo no âmbito educacional entre a categoria trabalho –a partir da Ontologia do Ser Social de Lukács –e a Ciência Geográfica enquanto um processo de autoconstrução humana. Acreditamos que, o trabalho é o intercâmbio orgânico entre sociedade e natureza para a produção dos meios de subsistência.Esses atos de trabalho são a principal mediação para que essas relações se desenvolvam no chamado espaço geográfico, fazendo com que até hoje surjam novas dimensões da vida social que se inter-relacionam entre si.
- ItemComo observar a função teórica da escola com a demanda pragmática da sociedade na atualidade? Notas da teoria da atividade(2023) SANTOS, Douglas Manoel Antonio Abreu PestanaCom o intuito de compreender qual seriam as relações da teoria da atividade na/e para a escola, intenta-se observar como a construção de saberes no campo de busca pelo saber ocorre, enfoca-se neste estudo como tema principal, a demanda social que se enlaça com os alunos daescola contemporânea, dentro de uma perspectiva de práxis que possa em alguma medida ser transformadora.
- ItemConcepções sobre o “Bom Professor” e sua prática: o que dizem os discentes de um curso técnico do IFNMG?(2023) COSTA, Lidinei Santos; ROCHA, Ana Paula Quintino; LIMA, Inácio de Loyola Ruas; NASCIMENTO, Jussara CruzA sociedade está em constante transformação e a educaçãoé, por consequência,influenciada por tais mudanças,que se refletemna formação docente, nos discentese nasformasde aprender e de ensinar. Nesse sentido, o presente estudo buscouidentificar as características de um bom professor na concepção dosestudantesde um curso técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).Elegeu-se a pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo como procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionárioe a análise qualitativa das respostas foi feita por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado revelou que as relações afetivas eo domínio científico são os aspectos mais valorizados pelos estudantes.
- ItemEnforques teóricos en los programas de educación sobre ambiente y sostenibilidad en las universidades colombianas(2023) SÁENZ, Orlando; NARANJO-RODRÍGUEZ, José Antonio; SERRANO-BERNARDO, FranciscoEducation on the environment and sustainability is a social field in which multiple theoretical approaches raised during the second half of the 20th century compete. In the case of Colombia, this diversity of points of view is expressed more clearly in higher education programs. In fact, the main stages of environmental education in Colombian universities can be characterized by the predominance of four perspectives focused on: natural resources, environment, sustainable development and sustainability. Based on official data from the National Higher Education Information System (SNIES), on the entire universe of study (25,752 programs) in 2020, 758 specialized on environmental and sustainability issues were identified. More than 90% of these programs were created during the most recent period. When examining their adherence to the different approaches, a clear predominance of the environmental education approach is found.
- ItemUm olhar para a formação de professoras e professores da EJA e a identidade docente: mapeamento em artigos científicos(2023) FERREIRA, DaianeO presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.
- ItemApontamentos para a educação Karl Marx e a educação para além da escola(2023) MENEZES, Jean Paulo Pereira deO artigo apresenta alguns apontamentos sobre aspectos pouco explorados sobre o tema. Trata, a partir de documentos bibliográficos, de aspectos do pensamento marxiano sobre a educação da classe trabalhadora, a partir das experiências políticas nos anos de 1848 e 1849. Esse breve debate introdutório e parte das pesquisas do autor sobre os conceitos de história e método em Marx.
- ItemEfeitos da pandemia da Covid-19 nas matrículas de estudantes público-alvo da educação especial(2023) TORRES, Josiane Pereira; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; ROCHA, Luiz Renato Martins daO objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia daCovid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP)e se caracteriza por ser do tipo descritiva, de natureza qualitativa e de análise estatística. Foram consideradosos dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.
- ItemA comunicação alternativa enquanto instrumento de garantia de processos dialógicos e acesso curricular para as crianças que "não falam"(2023) OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; OLIVEIRA, Emely Kelly Silva SantosEste artigo tem como principal objetivo problematizar concepções de linguagem e de sujeito que possam garantir os processos dialógicos em ambiente escolar para crianças que “não falam”. De maneira específica, pretende-se discutir compreensões de deficiência que circulam nas formações e em produções científicas, argumentando em favor daquelas que mais se aproximam de uma perspectiva inclusiva. Pretendemos, também, discutir sobre os percursos iniciais e fundamentais de uso desses recursos para que as crianças que se comunicam por meio da fala possam participar das atividades e, consequentemente, acessar o currículo escolar. A apresentação do texto terá três focos: no primeiro, faremos uma discussão sobre os avanços do campo da Educação Especial, as concepções de deficiência e o processo de inclusão escolar; no segundo, comentaremos sobre os sujeitos com necessidades complexas de comunicação e seu lugar na escola. E, na terceira parte, comentaremos sobre o acesso curricular desses sujeitos a partir do uso de recursos de Comunicação Alternativa. Os argumentos expostos esclarecem a necessidade de se investir em acessibilidade atitudinal e deixam claro que esses recursos são os principais instrumentos capazes de garantir o direito à comunicação e promover a aquisição de linguagem no ambiente escolar e por se tratar de um conhecimento especializado exige um trabalho colaborativo.
- ItemProcedimento de avaliação de instrumentos por comitê de juízes especialistas para aprimoramento de coleta de dados(2023) VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, CristinaA avaliação por comitê de juízes especialistas é um recurso metodológico empregado para o aprimoramento de instrumentos construídos para determinada pesquisa. O objetivo deste artigo é relatar o processo de análise por juízes dos instrumentos desenvolvidos pelas autoras para uma pesquisa de mestrado sobre o perfil de medalhistas de Olimpíadas científicas. O comitê de juízes avaliou um questionário socioeconômico-demográfico e quatro roteiros semiestruturados de entrevistas. A metodologia de avaliação considerou aspectos semânticos e técnicos, sob os critérios de simplicidade, clareza e relevância de cada item. Os resultados da avaliação por juízes levaram ao aperfeiçoamento dos instrumentos e de suas instruções de aplicação junto à amostra.
- ItemEducação, terrritório e sustentabilidade: uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonia(2023) ORNELAS, Gabriel Mattos; CARVALHO, Isabel Cristina de MouraO objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à noção de desenvolvimento sustentável a partir da conexão entre a educação, a questão ambiental e a perspectiva territorial nos estudos decoloniais, principalmente com a revisão de literatura sobre ecologia política e educação ambiental crítica e as reflexões de Arturo Escobar. Essas abordagens, aliadas a pesquisa etnográfica, possibilitam evidenciar o protagonismo das comunidades e das redes de atores locais na defesa dos seus territórios, bem como na construção de uma “ecologia de práticas". Ou seja, a valorização, a criação e a coexistência de práticas científicas com a promoção dos conhecimentos locais para articulação de diferentes mundos, humanos e não-humanos. Além disso, os processos educativos empreendidos pelas comunidades que defendem o local enfatizam direitos fundamentais, como a identidade, o território, e as suas próprias visões de (des)envolvimentos e de autonomia política.
- ItemLiberdade de ensinar: condição indispensável à construção de uma nova hegemonia(2023) FORTI, LorenaEste ensaio vale-se de reflexões gramscianas como fundamento na defesa da imprescindibilidade da liberdade de ensinar dos/as professores/as da Educação Básica no bojo do projeto de construção de uma nova hegemonia —alicerçada nos interesses do povo. Para isso, percorre o caminho argumentativo de mostrar: em primeiro lugar, a relevância da profissão docente na conformação das sociedades modernas; e, a partir daí, a visão de Gramsci tanto no que tange à importância estratégica da instituição escolar para a autodeterminação das classes subalternas quanto no que se refere ao “tipo” de intelectual que ela deve formar para que uma vontade coletiva de base popular se constitua.
- ItemMétodo ontológico marxista e suas contribuições para a formação de professores(2023) ROSSI, Aline Cristina SantanaO presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.
- ItemA concepção de jogos para a Base Nacional Comum Curricular: considerações a partir da teoria histórico-cultural(2023) MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima; MAGALHÃES, Carlos Henrique FerreiraA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) foi elaborada em 2017 como documento norteador para o ensino da Educação Básica em todo o Brasil. Diante disso, neste estudo, investigou-se a concepção de jogos na unidade temática brincadeiras e jogos no componente curricular da Educação Física na BNCC (BRASIL, 2018). Fundamentados pelo referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, identificamos uma descontextualização histórica e epistemológica do jogo quando objetivado no documento da BNCC (BRASIL, 2018), elegendo escassas referências para sua prática escolar e colaborando para o desconhecimento do trabalho educativo dos professores.
- ItemAbordagens críticas em educação e desenvolvimento sustentável: o caso português(2023) VASCONCELOS, Emanuel; CABRITO, Belmiro GilEm Portugal, a temática do Desenvolvimento Sustentável está assente no curriculo nacional, quer no ensino primário (ensino fundamental), como também, no ensino básico (continuação do ensino fundamental) e ensino secundário (ensino médio). Sendo parte integrante do processo de ensino-aprendizagem-avaliação de todos os alunos e alunas, inseridos no sistema educativo português, torna-se pertinente estudar acerca da forma como é abordada, na sala de aula, de modo a cumprir os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, das Nações Unidas. Neste sentido, o presente artigo consubstancia as abordagens adotadas pelo Ministério da Educação português, no que concerne às áreas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para o Desenvolvimento, conforme o conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania.
- ItemPedagogia Histórico-Crítica: uma introdução(2023) OSORIO, Paulino JoséA pedagogia histórico-crítica se constitui numa teoria pedagógica transformadora, cujo objetivo é a construção de uma sociedade efetivamente humana. Contudo, apesar de ter mais de quatro décadas de história e uma vasta produção, muitos ainda não a conhecem. Desse modo, esse artigo se propõe a apresentá-la aos que ainda não a conhecem e aos que estão se iniciando na vida acadêmica e científica. Para isso, procuramos situá-la no seio das teorias pedagógicas, tratamos da vida e da obra de seu idealizador, passamos pelo contexto em que ela surgiu einformamos sua teleologia e seus desafios.
- ItemQuinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf(2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival JoséConsiderando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.
- ItemA mediação pedagógica durante o ensino remoto emergencial e o ensino de matemática no ensino médio: desafios e possibilidades(2023) MONTEIRO, Fausto de Oliveira; BRAGA, Denise da SilvaEste artigo tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto, na percepção dos professores da disciplina matemática e suas tecnologias, do ensino médio da rede estadual de Diamantina/MG. Este estudo é classificado como descritivo, de abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada, que foi analisada por meio da técnica análise de conteúdo. Constatou-se que os professores tiveram dificuldades em se adaptar ao ensino remoto, pois não possuíam habilidades para o uso didático das tecnologias, além de outros obstáculos do momento vivido. Contudo, esses profissionais se capacitaram ao longo desse período e conseguiram, no pós-pandemia, continuar utilizando as ferramentas tecnológicas para ministrar suas aulas, compreendendo a contribuição delas para a dinamização do ensino e, consequentemente, para o favorecimento da aprendizagem.
- ItemA inclusão da criança com Síndrome de Down na educação infantil: desafios e possibilidades(2023) REIS, Elisalma de Matos; SILVEIRA, Marielza da Silva; LORENSET, OdimarNo presente artigo objetiva-se analisaros desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down(SD)no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças.Como técnica de levantamento de dados, optou-sepela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educamcriançascom SDem classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológicodefinidos na legislação brasileira comodimensões fundamentais do desenvolvimentointegral humano.Em síntese, com o estudo constata-seque os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem às especificidades da síndrome e principalmenteàs escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SDnas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.