GESTO-Debate
URI Permanente para esta coleção
A "GESTO-Debate" é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS , da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (publisher).
Descrição
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 27
- ItemMétodo ontológico marxista e suas contribuições para a formação de professores(2023) ROSSI, Aline Cristina SantanaO presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.
- ItemQuinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf(2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival JoséConsiderando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.
- ItemAutogestão, formação e educação continuada nos Bachilleratos populares argentinos(2023) GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; DAL RI, Neusa MariaNesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.
- ItemUm olhar para a formação de professoras e professores da EJA e a identidade docente: mapeamento em artigos científicos(2023) FERREIRA, DaianeO presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.
- ItemPedagogia Histórico-Crítica: uma introdução(2023) OSORIO, Paulino JoséA pedagogia histórico-crítica se constitui numa teoria pedagógica transformadora, cujo objetivo é a construção de uma sociedade efetivamente humana. Contudo, apesar de ter mais de quatro décadas de história e uma vasta produção, muitos ainda não a conhecem. Desse modo, esse artigo se propõe a apresentá-la aos que ainda não a conhecem e aos que estão se iniciando na vida acadêmica e científica. Para isso, procuramos situá-la no seio das teorias pedagógicas, tratamos da vida e da obra de seu idealizador, passamos pelo contexto em que ela surgiu einformamos sua teleologia e seus desafios.