GESTO-Debate

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A "GESTO-Debate" é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS , da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (publisher).

Descrição

  • Mantenedor: UFMS
  • Tipo: IESF
  • Região: Centro-Oeste
  • Cidade: Campo Grande | MS
  • ISSN: 2595-3109
  • Qualis: B1
  • Periodicidade:Publicação contínua
  • E-mail: r.rossi@ufms.br
  • Editor: Rafael Rossi
  • Título abrev.: Gesto-Deb.
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      Método ontológico marxista e suas contribuições para a formação de professores
      (2023) ROSSI, Aline Cristina Santana
      O presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.
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      Quinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf
      (2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival José
      Considerando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.
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      Um olhar para a formação de professoras e professores da EJA e a identidade docente: mapeamento em artigos científicos
      (2023) FERREIRA, Daiane
      O presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.
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      Autogestão, formação e educação continuada nos Bachilleratos populares argentinos
      (2023) GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; DAL RI, Neusa Maria
      Nesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.
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      Procedimento de avaliação de instrumentos por comitê de juízes especialistas para aprimoramento de coleta de dados
      (2023) VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, Cristina
      A avaliação por comitê de juízes especialistas é um recurso metodológico empregado para o aprimoramento de instrumentos construídos para determinada pesquisa. O objetivo deste artigo é relatar o processo de análise por juízes dos instrumentos desenvolvidos pelas autoras para uma pesquisa de mestrado sobre o perfil de medalhistas de Olimpíadas científicas. O comitê de juízes avaliou um questionário socioeconômico-demográfico e quatro roteiros semiestruturados de entrevistas. A metodologia de avaliação considerou aspectos semânticos e técnicos, sob os critérios de simplicidade, clareza e relevância de cada item. Os resultados da avaliação por juízes levaram ao aperfeiçoamento dos instrumentos e de suas instruções de aplicação junto à amostra.
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