Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
URI Permanente para esta coleção
A revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação.
Descrição
Navegar
Navegando Tecnologias, Sociedade e Conhecimento por Assunto "Active methodologies"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade(2019) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui seis artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de quatro regiões do Brasil (CO, N, NE, S), Distrito Federal e quatro estados da federação (Pará, Bahia, Goiás e Paraná)
- ItemA tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista(2015) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEm seu volume 3, número 1, de 2015, a revista inclui cinco artigos científicos, dois resumos estendidos de teses de doutorado e um resumo de livro. Entre os artigos, três são versões estendidas de artigos das edições de 2015 do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), provenientes dos melhores trabalhos do WIE (Workshop de Informática na Escola), submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco estados diferentes da federação (AL, PB, PR, RS, SP) e da Colômbia.
- ItemAprender brincando!(2019) ARAÚJO, Katia; CANGUSSÚ, Marina; ALVES JÚNIOR, ArlindoA motivação deste artigo foi o de apresentar o projeto denominado EXPOTED (Exposição de Tecnologias na Educação), para inserir o Pensamento Computacional em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua-PA, através de Oficinas de Aprendizagem Criativa e de metodologias ativas, apresentadas como propostas do Departamento de Informática Educativa (DIED), que aplicou essas abordagens dentro do contexto destas escolas, que se encontravam com ou sem infraestruturas tecnológicas adequadas. Como objetivos, priorizou-se o de inserir a linguagem de programação Scratch nas práticas docentes por meio da Computação Criativa e desplugada, além da Introdução à robótica educacional com materiais alternativos, entre eles: papelão, garrafas pet e e-lixo, entre outros. Destaca-se como resultado o envolvimento de aproximadamente 10.000 alunos atendidos nesta proposta.
- ItemEdição temática sobre aprendizagem criativa(2019) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoA revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.
- ItemEspaços cooperativos: uma prática pedagógica na educação superior(2020) COBERLLINI, Silvana; REAL, Luciane Magalhães CorteEste trabalho se constitui em relato de uma prática realizada em duas turmas de uma disciplina a distância em que se procurou inovar na educação superior. A necessidade de inovação vem se tornando um imperativo e implica na construção de práticas pedagógicas que respondam ao contexto atual, colocando o discente como protagonista e o docente como orientador no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, planejou-se e executou-se a prática “Espaços Cooperativos” na qual se englobaram metodologias ativas, o tripé ensino, pesquisa e extensão bem como o uso de tecnologias, procurando fomentar a cooperação entre os integrantes. A prática se mostrou profícua em seus resultados, com boa aceitação e maior comprometimento no tocante às aprendizagens individuais e coletivas.
- ItemMetodologias ativas aplicadas na formação tecnológica superior(2020) OLIVEIRA, Sirley Ambrosia Vitorio; FERREIRA, Tânia Regina ExpositoEste é um relato de experiência desenvolvido na FATEC Osasco – SP. A proposta emergiu de ações para contribuir para a implantação de qualidade nos cursos superiores de tecnologia (CST) do Centro Paula Souza (CPS). Denominado “Somos Seres em Construção, estamos em constante Manutenção”, o projeto objetivou trabalhar habilidades, competências e atitudes dos discentes, necessárias para contribuir positivamente no fortalecimento da qualidade nos setores industriais e comerciais, utilizando os padrões da filosofia Hitozukuri e a criatividade na resolução de problemas. O resultado apresentou evolução quanto a participação e interesse dos alunos na compreensão de novos conceitos, assim como o despertar da conscientização da importância da qualidade no setor industrial e comercial.
- ItemO informal, o formal e o técnico na cultura da informática na educação(2018) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências”, inaugurada no último número da revista para acomodar naturalmente trabalhos que têm uma estrutura narrativa desse gênero, foi mantida também neste número. Neste volume, a revista inclui três artigos científicos, três relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco diferentes estados da federação (CE, DF, MG, SE, SP).