Inter-Ação
URI Permanente para esta coleção
INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
Descrição
Navegar
Navegando Inter-Ação por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 142
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ação docente com estudantes com deficiência intelectual na escola especial(2021) CERICATO, Itale Luciane; SILVA, Anderson Ricardo Júnior da RochaEste trabalho investiga a ação de uma professora da escola especial na organização de situações favorecedoras ao ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Os dados, analisados com base na psicologia de Vigotski e coletados por entrevistas e observação das aulas, evidenciaram que a professora organiza sua prática focando o treino de habilidades de vida prática e diária, em acordo com as diretrizes da escola e com suas concepções sobre as potencialidades dos estudantes; atribui à formação especializada a mesma relevância dos saberes da prática profissional, e tem sua ação apoiada por equipe institucional multidisciplinar. No que se refere a esse último aspecto, sugere-se discutir possibilidades para que iniciativas semelhantes sejam replicadas como apoio à proposta da educação inclusiva e ao desafio de construir uma escola de qualidade para todos.
- ItemA arte pensa(2008) BORGES, SoniaConsiderar que a arte pensa significa que a obra de arte – quando o é – porta o singular, é acontecimento, porque provoca rompimento com os saberes estabelecidos, ou em outras palavras, pelo que é regulado pela norma fálica. A Obra pode ser pensada como o sujeito da verdade artística. Ao artista caberia um lugar na composição desse “ponto / sujeito” como lugar de atravessamento de uma verdade que o excede. Instante em que haveria consistência subjetiva.
- ItemA atualidade da concepção de radicalidade em Paulo Freire nos primeiros escritos no exílio: delineamentos para práticas educativas na direção da emancipação humana(2021) MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; OLIVEIRA, Josiane Sousa Costa de; BONFIM, Luiz Jesus SantosEste texto objetiva analisar a concepção de radicalidade humanizadora em Paulo Freire e as determinações que esse conceito engendra às práticas educativas com vistas à emancipação humana. Ele resulta de pesquisa bibliográfica nas obras “Pedagogia do Oprimido” (2013) e “Educação como prática de liberdade” (2015), e nas reflexões de apropriadores. A radicalidade humanizadora em Freire é produto da sua práxis, resultado da sua busca para compreender melhor os elementos da realidade e atuar de forma consciente rumo à transformação da realidade social. Com efeito, a radicalidade de Freire é humanizadora porque defende a emancipação humana. É humanizador salvaguardar a possibilidade de emancipação e da constituição do ser mais dos indivíduos a partir da construção coletiva e ativa, envolvendo diretamente os oprimidos.
- ItemA concepção de competência e a formação da subjetividade do trabalhador(2009) FREIRE, Juciley Silva EvangelistaO texto discute as mudanças nas relações sociais que culminaram na emergência do conceito de competência em discursos e práticas em duas esferas de mediação da sociabilidade humana: o trabalho e a educação. Nestes âmbitos, o conceito de competência tem substituído antigos conceitos que antes ordenavam as relações sociais, tais como o de qualificação, no mundo do trabalho, e os de saberes e conhecimento, na Educação. Essas concepções, no entanto, não desapareceram, apenas perderam sua posição central e adquiriram novas configurações, uma vez associadas às competências. Mostrar, portanto, que desdobramentos históricos constituíram a centralidade da concepção de competência nessas duas esferas e quais as suas implicações para a formação da subjetividade do trabalhador é o desafio posto a nossa discussão.
- ItemA construção do protagonismo negro: a importância do núcleo afro-brasileiro e indígena de ilha solteira (nabisa) na formação de uma bióloga(2021) SILVA, Márla Alixandre; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BONI, Bianca RafaelaO número de pessoas negras com acesso ao ensino superior tem aumentado nos últimos anos, reflexo do crescimento de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas devido às mudanças sociais e políticas nas últimas décadas. Contudo, o racismo ainda está fortemente presente nos diversos âmbitos da sociedade, inclusive em instituições de ensino superior. Pensando nisso, este artigo objetiva refletir sobre como a participação no Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) impactou na construção do protagonismo negro na formação de uma Bióloga a partir de narrativas da própria autora. A falta de abordagem da temática negra na graduação coloca o NABISA como uma das principais influências na construção da identidade da autora, enquanto mulher negra e profissional, demonstrando a importância de se ter espaços de crítica e reflexão social e política que impactem na formação inicial.
- ItemA educação e os sentidos da formação humana(2009) CURY, Carlos Roberto JamilO título dessa exposição, além de conter várias modulações significativas, implica em uma retomada de momentos em que essa busca dos sentidos se fez presente. Não é incomum fazer a diferenciação entre o homem (como categoria genérica) ou seja, aquele que, segundo alguns, teria sua origem no humus e o humano como algo que leva em si o diferencial do homem. E essa passagem do homem (hominidade) para o humano (humanidade), exige uma formação, isto é uma construção que o constitua como tal.
- ItemA educação intercultural e a humanização em freire: considerações e congruências(2021) UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues; RAMACCIOTTI, Angélica SantosA finalidade deste artigo é iniciar uma discussão entre a Educação Intercultural, materializada no currículo, e a Humanização em Paulo Freire, destacando as características e as convergências entre ambas, reverberando na elaboração de uma ética educacional para a alteridade. A pesquisa é qualitativa, pautada pelas teorias de Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), dentre outros. O currículo é visto numa perspectiva de interculturalidade, isto é, que reconhece e valoriza a pluralidade presente nos espaços contemporâneos e proporciona um diálogo horizontal entre as diversas culturas que permeiam o ambiente escolar. Configura-se então em uma proposta humanizadora, uma vez que reconhece os sujeitos do processo educativo, sobretudo aqueles pertencentes aos grupos subordinados e às culturas outras.
- ItemA formação de professores em tempos de escalada da racionalidade instrumental(2021) BARCELOS, Simone de Magalhães VieiraO presente artigo tem como finalidade discutir a formação de professores no Brasil considerando a escalada da racionalidade instrumental no campo da educação. A pesquisa é de natureza teórica e parte do entendimento de que há sintonia entre governo federal e as orientações de organismos multilaterais no que diz respeito à elaboração e difusão das políticas nacionais para o campo da educação. Mostramos como a racionalidade técnica se manifesta no campo da educação e como essa intervenção tem se intensificado e acelerado nos últimos anos. Reafirmamos a importância de compreender o presente com vistas a fomentar formas de enfrentamento e resistência ao projeto societal neoliberal em curso.
- ItemA formação em ciências nos cursos de pedagogia: análise das teses e dissertações do período de 2008 a 2018(2021) WENDLING, Cléria Maria; MALACARNE, VilmarEste artigo apresenta uma análise da pesquisa na Pós-Graduação stricto sensu do Brasil sobre a formação para o ensino de Ciências no curso de Pedagogia no período de 2008 a 2018. Foi realizado um “estado do conhecimento”, com a localização de 20 teses e dissertações catalogadas no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Do corpus analisado emergiram as categorias: pesquisas descritivas e pesquisas com práticas, e as subcategorias práticas prescritivas e práticas com reflexão. As pesquisas são predominantemente descritivas e filiadas a programas da Educação. Os resultados apontam aspectos formativos em relação ao conteúdo disciplinar, características sobre as fontes do conhecimento dos acadêmicos e características históricas do curso.
- ItemA humanização em Paulo Freire e suas relações com a educação preventiva integral(2021) LIMA-BERTON, Tatiane Delurdes de; MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim; ASINELLI-LUZ, AraciPaulo Freire, embora não esteja mais presente fisicamente, ainda é um autor atual e referência em muitas pesquisas e estudos educacionais. Seus escritos inspiram esperança e liberdade para muitos educadores, pois os valores defendidos por ele podem facilmente ser apropriados e aplicados a uma educação humanista, que foca no ser humano, assim como à Educação Preventiva Integral. Por isso, este estudo busca compreender as principais contribuições freirianas para a prática da Educação Preventiva Integral. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho teórico, com base em obras de Paulo Freire (1993, 1996, 1999) e na Educação Preventiva Integral (ASINELLI-LUZ, 2014; LIMA, 2017; LIMA; MONTEIRO; ASINELLI-LUZ, 2019), no qual se discute como as práticas educativas humanistas podem contribuir para o processo de prevenção das violências e desigualdades que atingem o ser humano, uma vez que se valoriza o ser e o seu processo de desenvolvimento como um todo.
- ItemA importância da história e da cultura nas leituras da natureza(2008) GUIMARÃES, Leandro Belinasoo presente artigo apresenta brevemente alguns dos modos pelos quais a natureza vem sendo historicamente significada na cultura. Para tanto, o texto focaliza, em sua primeira parte, dois momentos históricos distintos, mostrando algumas das disputas em torno dos significados de natureza que se travaram nas sociedades daqueles períodos. em sua segunda parte, o ensaio foca mais detidamente a emergência dos movimentos ecológicos contestatórios dos anos 1970 e, ainda, o posterior surgimento de um campo contestado de saberes e práticas: a educação ambiental. em todos estes diferentes momentos históricos, a centralidade da cultura é destacada com relação aos modos como se lê a natureza.
- ItemA oferta de disciplinas da área de ciências sociais em cursos de bacharelado de uma universidade pública(2021) PEREIRA, Orcione Aparecida VieiraEste artigo verifica como as disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, que são as principais áreas das Ciências Sociais, estão sendo ofertadas em cursos de graduação na modalidade bacharelado. Trata-se de uma pesquisa descritiva documental. Foram identificados 61 cursos de bacharelado presenciais ofertados em uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Destes, 41 cursos ofereciam 161 disciplinas da área de Ciências Sociais e, entre essas disciplinas, 72,0% eram obrigatórias e 78,4% ministradas nos períodos iniciais. Constatou-se que os cursos de graduação de diversos campos do saber ofertavam pelo menos uma disciplina da área de Ciências Sociais, o que mostra a inserção dessas disciplinas e a possibilidade de contribuição de suas diferentes teorias e metodologias para a formação dos graduandos.
- ItemA promoção do livro e da leitura em escolas do município de joão pessoa: o pnld literário 2018(2021) PEREIRA, Israel Niwton da Costa; FREITAS, Ana Magally Pereira de; SEGABINAZI, Daniela MariaEste artigo apresenta e discute alguns resultados da pesquisa “Da seleção ao ato de ler: os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/Literário 2018)”. Além disso, tem por principal objetivo verificar como as obras do referido programa podem aliar-se à metodologia de estratégias de compreensão leitora para transformar alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do Município de João Pessoa-PB em leitores autônomos. Com isso, a partir da elaboração e aplicação de um questionário com os professores que participaram da escolha das obras literárias, investigamos os modos de divulgação e orientação que eles receberam para realizar a seleção dos livros. Os resultados apontam para certas falhas na seleção e atrasos na distribuição dos acervos do programa.
- ItemA psicologia e a formação de professores nas décadas de 1910 e 1920: particularidades históricas e campos de diálogo(2009) MARENDINO, Rosane BarbosaO presente artigo busca refletir sobre a psicologia e a formação de professores entre os anos de 1910 a 1930, momento em que o movimento escolanovista ganhava corpo na conjuntura histórica brasileira. Pontos de interesse viriam a identificar vários intelectuais formando uma rede que, dentrevárias questões, também discutia a introdução da psicologia na educação e na formação de professores. Partindo do conceito de sociabilidade segundo Simmel e Sirinelli, observa-se que uma estrutura social se formava, influenciada pelos pensamentos desses intelectuais. Mais do que examinar um período estanque, o que o trabalho buscou foi compreender uma época marcada pelo surgimento da psicologia no cenário educacional, traçando subjetividades, acordos, desacordos, afinidades e complexidades importantes de serem desveladas.
- ItemA reforma do ensino de língua inglesa no Brasil no contexto da reestruturação produtiva(2007) DUARTE, MagaliEste artigo é parte da dissertação O ensino de inglês para o nível médio na reforma educacional brasileira: a noção de competência comunicativa no livrotexto e tenta apreender a relação da reforma educacional brasileira do ensino de inglês no nível médio, com base nos referenciais econômicos e políticos que se desenvolveram na década de 1990, sob a ótica das competências. Apresenta os princípios básicos da reforma no que refere ao ensino de inglês para o nível médio apoiando-se em documentos produzidos pelo governo federal e conclui que, de fato, existe uma relação entre as produções teóricas sobre aquisição de língua estrangeira, políticas econômicas e educacionais.
- ItemA relação das características e das práticas familiares com os comportamentos escolares de estudantes do ensino fundamental(2021) CONCEIÇÃO, Marcelo Rodrigues; ALEXANDRE, Paula Caroline de AndradePor meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.
- ItemA sociedade civil e a esfera pública em regimes democráticos: notas sobre a participação popular(2009) PIZZIO, AlexNeste trabalho abordaremos as questões relativas à relação entre a sociedade civil e a esfera pública no contexto de regimes democráticos. Neste sentido, inicialmente iremos apresentar uma breve digressão acerca do conceito de sociedade civil e a emergência de uma sociedade civil no Brasil, utilizando-me para a caracterização brasileira, dos estudos de Dagnino. Na segunda parte, iremos apresentar igualmente uma caracterização da esfera publica como espaço de discussão de demandas a serem incluídas na agenda pública. Na última parte deste trabalho, apontaremos para a necessidade de qualificar socialmente os atores da sociedade civil visando à efetividade da geração de demandas públicas enquanto participação popular.
- ItemA sociologia da infância e a educação das crianças(2010) VALENÇA, Vera Lúcia ChaconO propósito deste artigo é apresentar algumas contribuições teóricas sobre a Sociologia da Infância e refletir a respeito das repercussões desse novo subcampo da Sociologia na compreensão e na educação das crianças. Para atingir esses objetivos, fez-se uma revisão bibliográfica que permitiu uma visão panorâmica sobre a evolução das representações da infância, observar as perspectivas de investigações empíricas sobre as crianças e identificar o modelo de socialização predominante na atualidade. Em consequência das transformações sociais, das representações, das novas modalidades de socialização, compreendeu-se a “infância transnacional” caracterizada pela mobilidade, pela comunicação em redes, pelo uso de artefatos. Isso, porque a criança é ativa, possui uma identidade própria, é ao mesmo tempo sujeito e ator social. Em decorrência disso, a relação educador/educando deve ser caracterizada pela proteção da liberdade, pelo estímulo ao diálogo, o que só é possível se a autoridade for exercida de modo “horizontal”.
- ItemA trajetória da escola família agrícola de porto nacional(2004) MUTA, Ana Pereira NegryA Escola Família Agrícola de Porto Nacional existe no município desde 1994 e sua clientela é constituída basicamente por filhos de pequenos agricultores e assentados, agentes que há tempo estão envolvidos na luta pela terra. A implantação da EFA na região aconteceu de forma diferente daquela que normalmente acontece em todo o país, ou seja, a escola surgiu desvinculada da Igreja e impulsionada por uma organização não-governamental tendo, ainda, como característica diferencial a utilização do método Paulo Freire (pedagogia da libertação) associado à pedagogia da alternância. Os proponentes da EFA buscam oferecer na região uma educação rural diferente, voltada para a realidade do campo, comprometida com o trabalho e as lutas cotidianas dos camponeses, uma educação libertadora, por isso, a opção por uma escola desvinculada da Igreja, instituição reconhecidamente comprometida com o Estado, com a burguesia e seus interesses.
- ItemAcesso ao ensino superior: estudo de caso sobre características de alunos do ensino superior privado(2005) FREITAS, Antonio Alberto Monteiro deA questão central que orienta o fluxo desta investigação relaciona-se com o estudo do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA), num contexto de expansão do ensino superior e de acesso a este nível de ensino. Com efeito, procurou-se traçar o perfil desses alunos fazendo um estudo comparativo com os da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Nordeste e o Brasil, a partir de algumas variáveis demográficas como idade, cor, sexo, renda, escolaridade dos pais, escola básica de origem e colégio do ensino médio, analisando comparativamente o perfil dos alunos em relação aos turnos e aos cursos da FSBA e verificar o efeito dessas variáveis sobre o desempenho desses mesmos estudantes através do exame dos resultados do estibular e o rendimento no curso.