Revista Internacional de Educação Superior
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O periódico tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais. São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.
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Navegando Revista Internacional de Educação Superior por Classificação "Nível metodológico"
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- ItemA abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo(2021) KAVALLEK, Débora Schmitt; MUSCARDI, Dalana CamposThe article proposes the insertion of the history of science in teaching, in an interdisciplinary perspective, through a work with students of the 8th period of the degree course in rural education, qualification in Natural Sciences. In a conversation with an epistemological approach, the teachers oriented to a reflection on Mendel's Laws as a paradigm widely present in science teaching. In the course of the conversation, the linear and dogmatized way that science is often presented in its teaching was discussed. We emphasize the validity of the methodology for learning scientific concepts in a significant, critical and broad way.
- ItemA ação profissional do assessor pedagógico universitário (APU) diálogos acerca de sua trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai(2022) CARRASCO, Ligia Bueno Zangali; RAMOS DE AZEVEDO, Maria AntoniaO presente artigo objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos assessores pedagógicos universitários, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, que se utilizou do método de estudo de caso múltiplo, com dados analisados por meio da análise de conteúdo. Foram investigados assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai, cujos dados foram coletados entre 2018 e 2019. A análise indica que a profissionalidade do assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a falta de autonomia, apoio institucional, legitimidade na função e a formação pedagógica do docente universitário. Concluímos que, relacionados ao desenvolvimento de sua profissionalidade e à superação dos ditos desafios, são necessários saberes profissionais específicos do assessor pedagógico universitário que, se desenvolvidos, podem auxiliar para o alcance de sua legitimidade profissional.
- ItemA didática na formação inicial docente experiências de um professor formador em (auto)formação(2022) FORTUNATO, IvanEste artigo analisa algumas experiências formativas já desenvolvidas na disciplina de Didática, nas licenciaturas do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. O objetivo principal é partilhar determinadas alternativas para a prática do ensino de Didática, ao mesmo tempo em que se coloca uma lente teórica sobre as experiências vividas como professor formador de futuros professores. Ao final, espera-se que este manuscrito tenha dupla serventia; primeiro, num nível superficial, que apresente possibilidades para diversificar o ensino na formação inicial de professores. Segundo, num nível mais profundo, que permita um exame analítico a respeito dos significados da própria formação de professores.
- ItemA disciplina de didática, o racismo e a educação para as relações étnico-raciais encontros e reflexões(2022) RATUSNIAK, Célia; DIAS, Lucimar Rosa; ALMEIDA, Ranna EmanuelleEste relato de experiências parte das vivências de três mulheres — uma escritora, uma professora da disciplina de Didática e uma aluna. Foi produzido na tessitura que o trabalho com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) no curso de Pedagogia da UFPR foi capaz de articular. Apresenta e problematiza as legislações e diretrizes que determinam a obrigatoriedade do tema como componente curricular nas diversas etapas da educação, inclusive nas licenciaturas, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior. O texto está organizado em três momentos: inicialmente, a escritora- militante-professora, traça uma rota das normatizações que tornam a Erer um direito e a literatura um instrumento para efetivá-lo. Em um segundo momento, a professora de Didática problematiza o racismo como um elemento estruturante na produção do fracasso escolar. Por fim, a aluna relata sua experiência quando o tema foi abordado por meio de uma atividade realizada na disciplina que une a Literatura, a Erer e a Didática. Esses relatos permitem concluir que a formação inicial pode abarcar o que prescreve a legislação no tocante a Erer, articulando-a com os conhecimentos previstos no campo da Didática. Dessa forma as participantes da experiência, ao entrecruzarem suas histórias de vida, produzem saberes que fundamentam e potencializam práticas educativas antirracistas.
- ItemA educação superior na literatura acadêmica da América Latina: características de um campo multidisciplinar(2024) SANTIN, Dirce Maria; MIORANDO, Bernardo Sfredo; CAREGNATO, Célia ElizabeteIntrodução: A educação superior é um campo em desenvolvimento no mundo todo e na América Latina. Objetivo: Este artigo analisa o desenvolvimento do campo na região a partir da literatura acadêmica. Metodologia: Com um enfoque cienciométrico, baseado em dados de publicação, analisa o crescimento, o idioma, as revistas de publicação, a distribuição geográfica, temática e de citações, a cooperação e a colaboração internacional nos artigos latinoamericanos sobre educação superior com circulação regional e internacional. Resultados/Conclusão: Os resultados mostram um campo multidisciplinar, que crece e se desenvolve em torno de debates e investigações sobre educação superior e universidade em uma multiplicidade de temas e enfoques.
- ItemA extensão como expressão da responsabilidade social univesitária(2016) MARCO, Ricardo Antonio de; SARMENTO, Dirleia Fanfa; MENEGAT, JardelinoThe National System of Higher Education Assessment 2004 in Axis 2, Institutional Development and its dimensions 1 and 3: Mission and Institutional Development Plan (IDP) and the Social Responsibility of the institution highlights the need for universities to incorporate in their activities teaching, research and extension practices that demonstrate their positive involvement in social development. In this sense, this article aims to evaluate the practice of university extension contributes to the consolidation of University Social Responsibility. was used as a method descriptive research and documentary analysis found that the institutional documents of the University of the West of Santa Catarina: mission, vision and values; Institutional Development Plan and the extension project of the University of Chapecó Best Age (UMIC); and the National System of Higher Education Evaluation. From this inference, it was revealed that UNOESC in its constitutive principles and official documents value-oriented civic education for social inclusion. It was found that the consolidation of MSW necessarily involves watchful eye of management to the principles of indivisibility of teaching, research and extension, components and ended the universities, which when not properly executed, counter and violate the legal provision; that inter-and transdisciplinary nature of extension projects, such as UMIC, have strong contribution to the consolidation of MSW; parallel, left clear that isolation Extension projects like UMIC not reach the fullness of the social commitment of universities, suggesting that inseparability is present with the incorporation of actions that promote social development.
- ItemA formação continuada em uma universidade comunitária na perspectiva de seus docentes(2023) BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; FERNANDES, Caroline FenaliO presente artigo visa analisar quais são as percepções que os docentes universitários possuem acerca da Formação Continuada, a partir da participação no Programa destinado para este fim. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Nóvoa (1992; 2012), Nóvoa e Amante (2015), Pérez Gómez (1998), Garcia (1999), Tardif (2000), Masetto (2003), Cunha (2008; 2009) e Contreras (2012). A pesquisa alicerça-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e, por instrumento, utiliza-se da entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores universitários que tiveram mais participação no Programa de Formação Continuada proposto pela universidade no ano de 2018. Destes oito, foram selecionados dois professores por área de atuação, sendo: Humanidades Ciências e Educação (HCE), Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET), Ciências da Saúde (SAU) e Ciências Sociais Aplicadas (CSA). As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em três blocos de análise, denominados: Perfil dos entrevistados; Análise do Programa e Concepções de Formação Continuada e Impactos da Formação Continuada na constituição de Docência Universitária. Com a pesquisa foi possível perceber que os professores compreendem a Formação Continuada como um espaço importante de reflexão crítica acerca da profissão docente. Os docentes apontam que a Formação Continuada oportuniza o acesso aos conhecimentos pedagógicos para os profissionais liberais, uma vez que não possuem formação específica na área da educação.
- ItemA pedagogia universitária e a formação inicial do pedagogo em Três Lagoas – MS: resultados locais da política brasileira de expansão do ensino superior(2016) GIARETA, Paulo Fioravante; SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos; MONTAGNER, Janaína; SOUZA, Maria da Pena Santos de; MASSIMINO, WilmaThe article portraieswith the political and pedagogical characterization undertaken in the context of higher education expansion policy in Brazil, for the training of teachers, based on the analysis of the offer of the Education Course. The research brings the analysis of the offer of the course in the contextof the Três Lagoas city, Eastern region of Mato Grosso do Sul state. While preliminary results of a larger, institutional research, linked to the Federal University of Mato Grosso do Sul -. UFMS, accounts for the purpose of pointing out the configuration of teacher training policy through expansion and internalization of higher education in degree mode. Methodologically, the research structure from the document analysis, which for organization, reading and interpretation of the data brought in the technique of content analysis. The data were collected from official bases -MEC, INEP and site of the HEIs surveyed -, with the time frame the offer recorded in 2015 and the analysis was structured from categories such as institutional type, institutional mode, juridical mode administrative institutions and offer period. The research points to the characterize the expansion and internalization of higher education for the training of teachers, especially for training in pedagogy, from cost reduction matrices, which in the context researched accounts for strong binding supply via private institutions centered pedagogy of teaching and predominantly supply in the distance.
- ItemA reforma Argentina de 1918 analisada sob o modelo da unidade(2015) MAZZOLA, CarlosThe university reform originated in the province of Cordoba in 1918 forged the political and organizational matrix of the Argentina University. The model spans several countries in Latin America and persists as a reference reality and Argentine university actors. The proposed revision is not only socio-historical methodology, while it is done from a conceptual framework that unit as part conceptual model. This model allows resignificar issues and conflicts with the reformists rallied 18.
- ItemAprendo, aplicativo de celular para melhorar a aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem(2022) EVANGELISTA, Tatiane da Silva; OLIVEIRA, Leonardo; DE SALES, André BarrosEste trabalho apresenta um relato de experiência da utilização de um jogo de serviço móvel celular como estratégia tecnológica de ensino para melhorar o aprendizado e o desempenho de estudantes com o conteúdo de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) de 1ª ordem dos cursos das Engenharias da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. O jogo é o aplicativo aprEnDO, desenvolvido para a plataforma Android. O objetivo principal deste trabalho é apresentar, discutir e avaliar o desafio de ensinar e acompanhar o aprendizado dos estudantes do segundo período, envolvendo conceitos de EDO de 1ª ordem com auxílio do aprEnDO.
- ItemAvaliação como autorregulação docente nos processos de ensino e de aprendizagem: um olhar do Grupo GEPES/UNIVALI(2016) PEREIRA, Yára Christina Cesário; KUROSHIMA, Kátia Naomi; DACOREGGIO, Marlete dos Santos; LUZ, Sueli Petry daThis article is aboutreports of experiences of the GEPES / UNIVALI group on the self -regulation of teaching practice, through the evaluation of strategies used in Higher Education. The main objective was to reveal the self-regulation of teaching practice from the evaluation of teaching strategies in Higher Education.In general, thisstudy is justified by the necessity to expand knowledge about thesesubject and the urgency of advancing conceptions and purposes of how to recognize evaluation as an interdependent process of self-regulation of teaching practice.The methodology used was narrative.This article is presented in two parts: the first showsthe evaluation in that area and the self-regulation in the teaching and learning processes, and the second,describes experiences on evaluation as teacher self-regulation of the learning process of the GEPES / UNIVALI group. The results showed that the evaluation of diverse actions and diversified strategies, differentand creative, allowed the self-regulation of the teaching practice, as well as, contributed significantly to the self-evaluation of the students on the experiences, providing adjustments and improvements in the disciplines with visible and significant resultsvisible and transforming each new semester in which the teachers taught the discipline.
- ItemAvaliação: experiência no curso de pedagogia da UFCG do campus de Cajazeiras-PB(2022) PIRES, Aparecida Carneiro; CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; BORBA, Valéria Maria de LimaEste artigo tem como objetivo analisar a experiência de uma docente na disciplina Avaliação da Aprendizagem, oferecida nos turnos diurno e noturno, aos estudantes do curso de Pedagogia do 5º período, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no semestre 2017-1. Em face do exposto, suscitou-nos as seguintes inquietações: quais são as experiências docentes que influenciam na construção do conceito de avaliação da aprendizagem? Como esses saberes da experiência interferem nas atividades voltadas para a formação do licenciando para a realização da avaliação da aprendizagem considerando as variáveis (concepções, estratégias e instrumentos)? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com dados documentais, coletados a partir dos diários de classe, de campo e fotografias, os quais foram analisados em uma abordagem qualitativa. Para isso, apoiamo-nos em teóricos como Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos, entre outros. Como resultados identificamos que a percepção do educador sobre a temática e as suas experiências com o tema influenciam na seleção da base teórica e na abordagem dos conteúdos referentes à avaliação da aprendizagem. Outrossim, com as intervenções propostas pela docente (estudo de textos, de recursos audiovisuais, debates, produção científica e atividades de extensão), os discentes refletiram sobre as suas concepções sobre a avaliação da aprendizagem que eram, inicialmente, voltadas para o exame/classificação e, progressivamente, construíram visões/percepções acerca da avaliação formativa e diagnóstica na perspectiva de promoção social em prol do aprendizado.
- ItemBanco de questões do Instituto Federal do Ceará um sistema web para auxiliar o processo de avaliação do estudante no ensino superior(2022) BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; DA SIL,VA, RobertaAs Instituições de Ensino Superior (IES), como agentes atuantes na sociedade têm um papel imprescindível na formação dos estudantes, pois além dos conhecimentos técnicos que devem oferecer, também devem focar o trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades objetivando transformar os alunos em seres protagonistas e proativos do contexto em que estão inseridos e da própria vida. O presente trabalho, é um trabalho original e possui como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e experimental. É uma pesquisa aplicada de estudo empírico e de abordagem quantitativa. O objetivo do presente trabalho é verificar se um software online que mantenha uma base de dados de questões para o ensino superior pode auxiliar o professor no diagnostico de competências e habilidades que precisam ser reforçadas. Através de pesquisas sobre o uso de ferramentas que impactam positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi possível averiguar que essas ferramentas podem servir como elemento de auxílio e melhoria no processo de ensino aprendizagem. Para se atingir o objetivo do trabalho, desenvolveu-se um sistema web para a centralização de questões com a mesma estrutura das questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A validação do Banco de Questões do IFCE deu-se através de um questionário online que objetivou averiguar a veracidade da ferramenta frente aos seus objetivos e a intenção do seu uso em sala de aula
- ItemCaracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019)(2022) SANTOS, Cícero Augusto dos; CIRÍACO, Klinger TeodoroCaracterizar a produção do conhecimento sobre formação e o trabalho de professores formadores, que ensinam Matemática em cursos de Pedagogia, é o objetivo deste artigo. Para tanto, levantamos teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação na última década, procedimento que faz parte da primeira etapa de uma investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em desenvolvimento na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O referencial teórico abarca discussões sobre a presença da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais, campos do conhecimento que a literatura especializada julga pertinente à abordagem, bem como a docência no Ensino Superior, uma vez que o estudo mais alargado centra-se na possibilidade de responder: Quem ensina Matemática em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo? Entendemos que compreender o que dizem estudos/pesquisas realizados anteriormente auxilia no processo de constituição do referencial teórico-metodológico nos constructos que compõe fundamentos argumentativos da validade de um projeto de investigação que visa encontrar respostas à indagação posta. Em termos metodológicos, objetivou-se mapear trabalhos de mestrado e/doutorado defendidos no período de 2009 a 2019 com base em uma experiência do tipo “Estado da Arte”. Qualitativamente, os resultados empreendidos nas investigações anteriores possibilitam aprimorar a pesquisa em curso, a qual perspectivamos contribuir com a produção do conhecimento em Educação Matemática e formação de professores ao olharmos, especificamente, para as práticas de ensino de Matemática no Ensino Superior quando do momento de inserção dos pesquisadores na produção de dados empíricos.
- ItemConjugar lo personal y lo político en la investigación (auto)biográfica: nuevas dimensiones en la política educacional(2016) BOLÍVAR, AntonioThis paper discusses how to meld the relationship between the personal dimension of the life story and political dimension of narrative research, to increase their understanding. According to Goodson a task of (auto)biographical research is to transform life stories into life histories, the narratives of actions into the genealogies of context, by employing triangulation and adequate methodology. In the last part it applies to educational policy, which should be complemented by the voices of the actors, like other personal face educational policy, showing how individually affects the lives of the actors. Life stories can be a good device to show the personal dimension of change.
- ItemConnecting museums: museus de ciências como hubs de internacionalização no ensino superior(2021) FERRARO, José Luís Schifino; MCDONALD, Caroline; SMITH, PaulThe present essay is a report based in the experience of internationalization between the Science and Technology Museum of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), the Great North Museum: John Hancock (GNM), of Newcastle University and the Oxford University Museum of Natural History (OUMNH), of the University of Oxford. It is about the built of a network between these institutions to discuss education, management and leadership in university science museums. Since the creation of this network, called Connecting Museums, in 2016, international meetings have been held between researchers and professionals in the field opened to the interested public. With actions related to teaching, research and extension, science teachers training activities have been organized for teachers from public and private schools, as well as the promotion of expertise exchanges between professionals regarding the management of university science museums. Publications such as articles were published in scientific journals, papers were presented in national and international conferences and, even, a book was organized as first fruits of Connecting Museums. All activities were promoted and supported by the British Council in Brazil. The expansion of the network begins in 2020 with a new configuration of the traditional event that bears its name, which for the first time will take place outside the MCT-PUCRS in Porto Alegre, with planned activities guided by the Museum Leaders’ Report, produced by Saïd Business School, of the University of Oxford, aiming to train future Brazilians museums leaders.
- ItemConstrução e validação de conteúdo educacional tecnológico: podcast para educação continuada de docentes do ensino superior(2024) WERNECK, Luciana Pereira Pacheco; OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de; RODRIGUES, Denise Celeste Godoy de AndradeIntrodução: O surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade em vários aspectos, dentre eles, a atualização e formação profissional. Por meio de computadores e dispositivos móveis, o acesso às informações encurta distâncias antes não permitidas sem a tecnologia. Com essa evolução, as pessoas têm buscado se adaptar aos mais diversos modelos oferecidos, gerando um aumento no acesso a esses dispositivos. Objetivo: Este artigo é parte de uma pesquisa realizada em um curso de Mestrado Profissional da área de Ensino no Sul Fluminense, que objetiva propor a capacitação docente para atuar com estudantes do ensino superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por meio de Podcast. Portanto, o presente estudo apresenta resultados parciais da elaboração e validação do produto educacional desenvolvido à partir de pesquisa. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico cuja às etapas obedecem à sequência de estrutura conceitual; revisão narrativa, construção das perguntas e escala de respostas; estruturação do instrumento e validação de conteúdo por especialistas. Foram adotadas como ferramentas metodológicas a Escala de Likert e o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo (IVCE). Resultados: Os resultados apresentaram uma média das respostas dos especialistas, acima de 3,6 de nível de concordância para o produto em sua análise geral. Conclusão: O IVCE se mostrou como uma potente ferramenta de análise do produto educacional, por se adequar aos mais diversos modelos de conteúdos educativos demonstrando sua flexibilidade na divisão dos fatores a serem avaliados.
- ItemDimensões práticas e teóricas na formação inicial de professores(as) de história: uma experiência à luz da teoria da atividade(2021) SILVA, Joelci MoraThis text is part of the discussions on initial teacher pratice, and focuses on the specificities of History teaching. Its main objective is to raise reflections on the necessary dialogue between the theoretical and practical dimensions concerning this formation. Reports an experience lived with undergraduate students in History at the Federal University of Mato Grosso do Sul. The data came from the answers to the questions contained in an online questionnaire to assess the reported activity. To support the intended study and the construction of inferences, the content analysis technique was chosen, which enabled the categorization operation. The apprehended concepts were analyzed and discussed under the references of the Historical-Cultural Theory of Psychology, and by concepts related to Education and the History teaching. The results show that the activity carried out allowed students to acquire a differentiated appropriation of the contents of the disciplines, promoted by the challenge of teaching, encouraging them to understand the teaching work as a motivation for their learning. Thereby, it allows to conclude that the formative process experienced in a degree, by encouraging the dialogue between its theoretical and practical fields, allows the attribution of other meanings and gives rise to new stimuli and motivations capable of reframing the learning processes of historical knowledge.
- ItemEstado, políticas de avaliação e desigualdades educacionais no México(2015) BONALS, Leticia PonsThe purpose of this chapter is to question the way in which the actions and results of the evaluations of the Mexican State's public policies aimed at reducing educational inequalities at the regional level are presented. It is supported by the fact that, in the documents that formulate these policies, as well as in those that assess them, common places are reproduced around a supposed development that is always to come, and that has little impact on regional change and on projects for lives of Mexican citizens who live in conditions of poverty and social marginalization.
- ItemEstágio docente em questão formação e implicações(2022) CONTE, Elaine; GURIERRE, Liliane dos SantosO trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente traz dualidades entre formação e atuação, posições invertidas, opostas ou divisões simplificadoras entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e da formação no ensino superior. A investigação objetivou monitorar os avanços científicos abordados pela academia, por meio de experiências registradas em relatórios documentados, no sentido de lançar luz à temática do estágio docente para a formação contemporânea e à realidade dos desafios atuais do engajamento no ensino superior. Na verdade, tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promover o intercâmbio de estudos e práticas pedagógicas, desenvolvendo o pensar reflexivo do estudante com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática, que envolve a apreciação de experiências cooperativas e democráticas como marca da presença solidária do agir docente.