Revista Internacional de Educação Superior
URI Permanente para esta coleção
O periódico tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais. São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Internacional de Educação Superior por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 437
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?(2023) GONÇALVES, Josiane Peres; BENITEZ, Maria Cristina de SousaA pesquisa trata da evasão acadêmica de homens no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) e visa identificar as principais razões que motivaram estudantes do gênero masculino a ingressar e desistir do referido curso. Após fazer o levantamento do número de homens ingressantes, desistentes e concluintes do curso pesquisado, foram identificados três dos desistentes e gravadas entrevistas individualizadas. Compreende-se que a dificuldade de conciliar o curso superior com o trabalho, o desconhecimento sobre a formação do pedagogo e a baixa remuneração da profissão docente são fatores que interferem na desistência de discentes do sexo masculino do curso de Pedagogia do CPNV/UFMS.
- ItemA abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo(2021) KAVALLEK, Débora Schmitt; MUSCARDI, Dalana CamposThe article proposes the insertion of the history of science in teaching, in an interdisciplinary perspective, through a work with students of the 8th period of the degree course in rural education, qualification in Natural Sciences. In a conversation with an epistemological approach, the teachers oriented to a reflection on Mendel's Laws as a paradigm widely present in science teaching. In the course of the conversation, the linear and dogmatized way that science is often presented in its teaching was discussed. We emphasize the validity of the methodology for learning scientific concepts in a significant, critical and broad way.
- ItemA ação profissional do assessor pedagógico universitário (APU) diálogos acerca de sua trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai(2022) CARRASCO, Ligia Bueno Zangali; RAMOS DE AZEVEDO, Maria AntoniaO presente artigo objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos assessores pedagógicos universitários, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, que se utilizou do método de estudo de caso múltiplo, com dados analisados por meio da análise de conteúdo. Foram investigados assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai, cujos dados foram coletados entre 2018 e 2019. A análise indica que a profissionalidade do assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a falta de autonomia, apoio institucional, legitimidade na função e a formação pedagógica do docente universitário. Concluímos que, relacionados ao desenvolvimento de sua profissionalidade e à superação dos ditos desafios, são necessários saberes profissionais específicos do assessor pedagógico universitário que, se desenvolvidos, podem auxiliar para o alcance de sua legitimidade profissional.
- ItemA agenda de pesquisa em sociologia da educação na pós-graduação brasileira.(2020) SILVA, Camila Ferreira da; LOPES, Rodrigo de Macedo; OLIVEIRA, AmurabiAbstract The self-reflection exercises have marked the history of the Sociology of Education (SE) in Brazil: while the discipline has developed, its researchers have dedicated themselves to thinking about its foundations, trajectory, disputes and contradictions. The fact that in this particular country SE lies at the intersection of two areas – sociology and education – gives it a particular heterogeneity. This article takes this intersection to the analysis and proposes to continue the debate about the specificities of the Brazilian SE, for such it takes as its research object its research agenda. Sociology and Education postgraduate programs (PPGs) served as the basis for mapping those with research lines directly linked to SE, accredited teachers / researchers on such lines had their curricula scrutinized to map research projects. In the current research, these projects, finally, were our main source to outline the research agenda of the Sociology of Education today.
- ItemA ambientalização curricular nos cursos de Agronomia em duas universidades paranaenses uma análise a partir das categorias propostas pela Rede Aces(2023) BORGES, Ceyça Lia Palerosi; SILVA, Letícia da Costa e; CARNIATTO, IreneNeste estudo objetivou-se analisar as diferenças curriculares, no que tange à inserção da temática ambiental nos currículos do curso de agronomia em duas universidades paranaenses. Optou-se por uma pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso explicativo, cujas técnicas de coletas de dados foram: pesquisa documental e entrevista semiestruturada com 21 docentes das 48 disciplinas selecionadas, com 4 coordenadores de curso (primeiro e atual) de ambos os cursos investigados. Ao analisar as 10 características que devem estar presentes em um currículo ambientalizado, proposta pela Rede Ambientalização Curricular dos Estudos Superiores, reforça-se a importância do papel do docente no sucesso da ambientalização curricular no ensino superior. Dessa forma, mesmo em cursos com viés sustentável, como é o caso do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, são as práticas dos docentes durante o processo de ensino e aprendizado o diferencial para o êxito da ambientalização curricular no processo formativo do discente. Por isso, torna-se compreensível a semelhança na presença das categorias da Rede ACES nos currículos dos cursos de agronomia com ênfase em agroecologia da UFFS e de agronomia convencional da Unioeste, mesmo que a Unioeste tenha menor número de disciplinas que discutam a temática ambiental do que o da UFFS.
- ItemA aquisição de habilidades didático-pedagógicas de professores do ensino superior(2020) LUZ, Samoara Viacelli da; MOREIRA, HeriveltoThe objective of this article was to identify the activities that contribute most to the acquisition of didactic-pedagogical skills of teachers of undergraduate courses in Civil Engineering, Computing, Electrical, Electronics and Mechanics on three campus of a public university in southern Brazil. The research methodology used was the mixed sequential explanatory design, in which quantitative data were collected and, subsequently, to deepen these results, interviews were conducted with teachers. The main results show that the experience acquired in the day-to-day consists of the main source of contribution to the acquisition of didactic-pedagogical skills, despite the Brazilian legislation predicting that the preparation for teaching in higher education takes effect in graduate courses.
- ItemA avaliação “é a bola girando na roda”: reflexões sobre práticas avaliativas na universidade(2018) SILVA, Fabrício Oliveira da; RIBEIRO, Marinalva Lopes; ALMEIDA, Lucile Ruth de MenezesThe paper analyzes how action-collaborative research constitutes a space for dialogue and reflection on educational and evaluative practices in the university. It is a research dynamic developed with teachers from several areas of a public university in the state of Bahia, who regularly discuss their pedagogical practices in the contexts of teaching in which they work. For this article, we analyze the reflections made by a professor at the University's Department of Sciences, in order to understand how the teacher is inserted in a self-evaluation process through which she reveals and (re) defines her educational and evaluative practices in the context of chemistry teaching. As a methodological device, we used teacher narratives produced in the form of oral reports during a research group meeting. The results of the study show that, initially, the teacher conceives the evaluation of learning as a verification process, whose concern is the existence of a note as a reflection of learning. The sharing, exchange of experiences and self-assessment about practices in university teaching promote reflections that reverberate other ways of understanding and developing teaching at the university.
- ItemA avaliação “é a bola girando na roda”: reflexões sobre práticas avaliativas na universidade(2018) SILVA, Fabrício Oliveira da; RIBEIRO, Marinalva Lopes; ALMEIDA, Lucile Ruth de MenezesThe paper analyzes how action-collaborative research constitutes a space for dialogue and reflection on educational and evaluative practices in the university. It is a research dynamic developed with teachers from several areas of a public university in the state of Bahia, who regularly discuss their pedagogical practices in the contexts of teaching in which they work. For this article, we analyze the reflections made by a professor at the University 's Department of Exact, in order to understand how the teacher is inserted in a self -assessment movement through which she reveals and (re) means her educational and evaluative practices in the teaching context of chemistry. As a methodological device, we used teacher narratives produced in the form of oral reports during a research group meeting. The results of the study show that, initially, the teacher conceives the evaluation of learning as a verification process, whose concern is the existence of a note as a reflection of learning. The sharing, exchange of experiences and self-assessment about practices in university teaching promote reflections that reverberate other ways of understanding and developing teaching at the university.
- ItemA BNC-formação e a formação docente em cursos de licenciatura na Universidade Brasileira a formação do professor intelectual em disputa(2023) GIARETA, Paula Fioravante; ZILIANI, Arlete Cristina Motovani; SILVA, Ligiane Aparecida daEste trabalho tem por objeto a pedagogia universitária para a formação de professores no âmbito da Resolução No 2, de 20 de dezembro de 2019, a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Para tanto, objetiva apresentar uma análise do possível impacto das novas diretrizes curriculares para a formação de professores nos cursos de Licenciatura na universidade brasileira. Metodologicamente, o trabalho apresenta-se como exercício analítico-crítico, estruturado a partir do materialismo histórico-dialético e com aporte teórico nas concepções de Gramsci (1968, 2002). A pesquisa indica o desenho de uma lógica homogeneizante para a política de formação de professores da BNC-Formação, produzida a partir da intelectualidade orgânica do capital e focada em uma pedagogia de resultados, com explícita intencionalidade de reduzir os espaços para pensar a formação para a docência em uma perspectiva de promoção cultural, da expressão e da organização da práxis social da atividade humana das classes subalternas e de uma pedagogia capaz de promover uma articulação indissociável entre as dimensões técnica, científico-pedagógica e sociopolítica da formação de professores.
- ItemA comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura(2021) ROCHA, Leando Cunha; STALIVIERI, LucianeThe internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) is recommended to be conducted in a comprehensive manner, through committed and targeted actions, having the participation of all members of the university communities. Institutional communication is one of the actions that help in the dissemination and visibility of such process. This present study carries out a literature review with a qualitative and exploratory approach of an applied nature. By using bibliographic research, document analysis in data collection and content analysis for the treatment of those data, it follows an inductive logic. It was conducted through two objectives; (i) to investigate the trend of scientific production in relation to communication and/or promotion of internationalization of HEIs and; (ii) to determine points of connection between the themes of institutional communication and internationalization of HEIs. It was found that institutional communication, from an international perspective, tends to be used, with greater relevance, to attract international students, through social media and web pages; failing to consider, however, the other actors involved in that process, such as, professors, researchers and educational managers. It was also found that the emphasis of institutional communication actions fails to show other forms of international cooperation, fundamental to the projection and visibility of an HEI, such as research results and university extension projects.
- ItemA condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira(2018) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina RodriguesThe present work will seek to analyze the conditionalities of the rationality of the evaluating State for the evaluation of Brazilian higher education. The private/commercial sector has gained space in the state sector, since the state conditions in its own processuality the accountability mechanisms of the international market. The methodological procedures used are a theoretical study with a bibliographical and documentary character, with a qualitative research approach. It was considered that in the logic of the large-scale evaluation its results are eventually usedto build rankings among institutions, cities, states and countries. In the scope of higher education this evaluation process gives direct emphasis to teaching overvaluing it to the detriment of research and extension.
- ItemA condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira(2018) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina RodriguesThe present work will seek to analyze the conditionalities of the rationality of the evaluating State for the evaluation of Brazilian higher education. The private/commercial sector has gained space in the state sector, since the state conditions in its own processuality the accountability mechanisms of the international market. The methodological procedures used are a theoretical study with a bibliographical and documentary character, with a qualitative research approach. It was considered that in the logic of the large-scale evaluation its results are eventually usedto build rankings among institutions, cities, states and countries. In the scope of higher education this evaluation process gives direct emphasis to teaching overvaluing it to the detriment of research and extension.
- ItemA construção de comunidades educativas e pedagógicas: para uma formação e prática pedagógica articulada(2016) DUARTE, PedroThis paper aims to reflect on the relationship between higher education institutions (universities and polytechnic institutes) and intuitions of non-higher education (primary and secondary schools) in the context of initial teacher training.This reflection is implicitly related to the process of supervision in initial formation, and how this contributes to the formation of teachers who reflect on their action, assuming that this practice is sustained in a praxiological knowledge simultaneously individual and collective. Taking into account this reflection, and taking into account the theoretical assumptions explored, it is intended to reflect and indicate possible problems / challenges inherent to the supervision process in the initial teacher training and to the relationship between higher education institutions and educational not higher education institutions. Based on the problems / challenges indicated, it is proposed a system / structure (Educational and Pedagogical Communities) of sharing and collaboration between the different organizations that enables an integrated and integral initial teacher training that values the continuum theory and practice.
- ItemA construção do campo epistemológico da pedagogia universitária no Brasil(2022) QUEIROS, Gean Breda, AROEIRA, Kalline Pereira
- ItemA democratização do ensino superior no Brasil, uma breve história: da Colônia a República(2017) FLORES, Sharon RigazzoThe text presents the history of the democratization of higher education in Brazil in periods between colony, empire and republic. The study did not aim to explain the transformations that occurred in higher education, but sought to describe the challenges, problems and historical advances that the Brazilian population has experienced in order to have access to this type of education. The methodological procedure used was the bibliographic research. That, as a result, indicates the late interest of the Brazilian government for the establishment of universities in the country, besides showing the strong concern with the control and distribution of what was entitled to privilege to the less wealthy citizens. As a consequence, the elitist and selective panorama of national institutions of higher education, as well as a hybrid policy of access with governmental investments in public institutions, but also in the private education network, which does not always offer the same pedagogical quality, is evidenced.
- ItemA didática na formação inicial docente experiências de um professor formador em (auto)formação(2022) FORTUNATO, IvanEste artigo analisa algumas experiências formativas já desenvolvidas na disciplina de Didática, nas licenciaturas do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. O objetivo principal é partilhar determinadas alternativas para a prática do ensino de Didática, ao mesmo tempo em que se coloca uma lente teórica sobre as experiências vividas como professor formador de futuros professores. Ao final, espera-se que este manuscrito tenha dupla serventia; primeiro, num nível superficial, que apresente possibilidades para diversificar o ensino na formação inicial de professores. Segundo, num nível mais profundo, que permita um exame analítico a respeito dos significados da própria formação de professores.
- ItemA dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em educação infantil(2023) OLIVEIRA, Sandra Alves de; PRADO, Jany Rodrigues; REIS, Sônia Maria Alves de OliveiraNos processos formativos de professores, a dinamização de vivências lúdicas constitui-se uma estratégia teórico-metodológica na ação de ensino-aprendizagem dos fundamentos da educação infantil no âmbito da formação e prática docente de futuros professores que se encontram com o outro nos espaços da universidade e da escola de educação básica para compartilhamento de saberes, experiências e aprendizagens da docência. Esses momentos serão narrados neste relato de experiência que tem por objetivo analisar os sentidos da dinamização de vivências lúdicas na formação e prática docente de futuras professoras que participaram das diferentes metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas aulas de Pesquisa e Estágio em Educação Infantil pelas professoras formadoras desse componente curricular, pela bolsista de ensino e pelas estudantes do 6.° semestre do turno matutino do curso de Pedagogia do Departamento de Educação (DEDC) de Guanambi, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no primeiro semestre de 2018. As vivências lúdicas durante as aulas constituíram-se em um importante momento de reflexão sobre como as acadêmicas poderiam pensar seu planejamento para as crianças da educação infantil, etapa na qual teriam que realizar as atividades de estágio. É importante pensar a formação docente a partir da relação teoria e prática, do trânsito entre universidade e educação básica, da indissociabilidade dos saberes curriculares, acadêmicos e experienciais.
- ItemA disciplina de didática, o racismo e a educação para as relações étnico-raciais encontros e reflexões(2022) RATUSNIAK, Célia; DIAS, Lucimar Rosa; ALMEIDA, Ranna EmanuelleEste relato de experiências parte das vivências de três mulheres — uma escritora, uma professora da disciplina de Didática e uma aluna. Foi produzido na tessitura que o trabalho com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) no curso de Pedagogia da UFPR foi capaz de articular. Apresenta e problematiza as legislações e diretrizes que determinam a obrigatoriedade do tema como componente curricular nas diversas etapas da educação, inclusive nas licenciaturas, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior. O texto está organizado em três momentos: inicialmente, a escritora- militante-professora, traça uma rota das normatizações que tornam a Erer um direito e a literatura um instrumento para efetivá-lo. Em um segundo momento, a professora de Didática problematiza o racismo como um elemento estruturante na produção do fracasso escolar. Por fim, a aluna relata sua experiência quando o tema foi abordado por meio de uma atividade realizada na disciplina que une a Literatura, a Erer e a Didática. Esses relatos permitem concluir que a formação inicial pode abarcar o que prescreve a legislação no tocante a Erer, articulando-a com os conhecimentos previstos no campo da Didática. Dessa forma as participantes da experiência, ao entrecruzarem suas histórias de vida, produzem saberes que fundamentam e potencializam práticas educativas antirracistas.
- ItemA docência universitária formação do professorado da área de Ciência da Computação(2023) MORAIS, Pauleany Simões de; SOUZA, Marlo Vieira dos Santos e; ROSA, Jean Clemisson SantosA formação docente universitária configura-se como um desafio histórico constituído desde a origem da própria universidade devido a sua natureza principal ser relacionada à pesquisa. A formação em Ciência da Computação para o Ensino Superior, em específico, representa-se com uma temática desafiadora na realidade universitária e em estudos acadêmicocientíficos. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo realizado no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia(UFBA), em Salvador- Brasil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa e pesquisa-ação com procedimentos direcionados à revisão de literatura, observação em sala de aula e formação dos docentes do departamento referido. Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a formação docente universitária na Ciência da Computação, de modo a compreender as necessidades da área e a relação sistêmica que deveria contribuir para o Ensino da Computação e a disseminação do pensamento computacional. Como resultado, observa-se que as formações oferecidas na Pós-Graduação aos professores universitários poderiam ser instituídas demaneira interdisciplinar com encaminhamentos didático-pedagógicos e específicos, enfatizando a constituição dos saberes necessários ao exercício da docência no Ensino Superior. Ainda nota-se a ênfase dada à pesquisa em detrimento à formação do docente universitário em nível de Mestrado e Doutorado, com ausência de uma atuação sistêmica entre as várias modalidades de ensino, bem como reflexões sobre a prática docente no Ensino Superior.
- ItemA EaD como renovação do mercado educacional brasileiro do nível superior(2017) PIMENTA, Alexandre MarinhoThe Distance Education is an educational modality that has grown vertiginously in Brazil, especially in the higher education, made possible by the New Technologies of Information and Communication. Seeking to move away from the ideological discourse that circulates this modality, we will analyze the currentrole of the Distance Education in the Brazilian higher education system, whose educational market is highly consolidated and financed. To do this, we start with a critical understanding of education in a capitalist society, then quantitatively and qualitatively dimension our system. There is a strong relationship between system expansion, commodification and Distance Education, notorious for data and public discourses and large companies in the sector. At the end, the Distance Education can be indicated asa mechanism of renewal of the educational market of the country.