Revista HISTEDBR On-line
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A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
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- ItemA Base Nacional Comum Curricular como política pública reformista: uma análise a partir do pensamento de Rosa Luxemburgo(2023) SOUZA, Antonio Carlos; SOARES, Cleyson Mendes; RUCKSTADTER, Vanessa Campos MarianoO artigo tem por objetivo analisar as características de uma política pública reformista a partir da reforma educacional brasileira que culminou na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de pesquisa bibliográfica e documental é apresentado o papel das políticas públicas e como elas se relacionam com as propostas dos organismos internacionais, de grupos empresarias nacionais. A pesquisa tem como referência teórica o materialismo histórico-dialético, principalmente ligada à discussão sobre reforma e revolução proposta por Rosa Luxemburgo. Concluímos que as atuais reformas educacionais, principalmente aquela que resultou na consolidação da BNCC, têm caráter reformista, elaboradas para atender aos interesses da classe dominante e, portanto, não contemplam os interesses da classe trabalhadora. Porém, as reformas podem ser entendidas também como produtos da indignação, da luta, organização da classe trabalhadora por melhores condições de vida, na formação de sua consciência revolucionária, no processo de superação do modo de produção capitalista, liberal, na conquistas de seu fim último, o socialismo.
- ItemA brincadeira de faz de conta de papéis sociais na produção acadêmica brasileira (2010-2016)(2020) LIMA, Géssica de Aguiar; COSTA, Sinara Almeida daEsta pesquisa tem como objetivo investigar a produção científico-acadêmica sobre as brincadeiras de faz de conta de papéis sociais no contexto da educação infantil, especificamente na pré-escola, nos trabalhos publicados no período de 2010 à 2016, nos bancos de dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Grupo de Trabalho “Educação de Criança de 0 a 6 anos (GT07), das Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base em princípios da Teoria Histórico Cultural, a priori, foi feita a seleção das pesquisas que trouxeram a brincadeira de faz de conta na temática. Depois, através da leitura minuciosa dos resumos, foram selecionadas as pesquisas que trataram do objeto estudado e que indicaram a importância do meio social para o processo de humanização das crianças. Vinte e cinco trabalhos foram categorizados conforme discussões de temáticas afins. Os resultados revelam que as condições de vida das pessoas interferem no modo como as crianças brincam e percebem o meio social; o professor precisa participar e viabilizar a brincadeira de faz de conta, planejando, enriquecendo os contextos, intervindo e avaliando as crianças no momento do brincar. Além disso, constatou-se serem poucos os registros, em nível nacional, de pesquisas que investiguem o brincar de faz de conta de crianças das cidades da Amazônia.
- ItemA busca por uma educação superior indígena de qualidade na Amazônia brasileira: desafios pela inclusão e permanência(2023) LIMA, Maria Edinalva Sousa de; QUARESMA, Edilan de Sant’Ana; LAGO, Maria do Socorro BergeronA luta dos povos indígenas brasileiros pela visibilidade e acesso a direitos cidadãos, é histórica e fortalecida no final do século XX com as conquistas advindas pela Constituição Federal de 1988. Dentre as conquistas destaca-se o direito à educação, inclusive no ensino superior, o que vem induzindo esforço das universidades direcionados à melhoria do acesso e permanência com qualidade dos estudantes indígenas nos cursos de graduação. O presente artigo é produto de pesquisa de mestrado realizada sobre uma dessas ações, desenvolvida pela Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, e direcionada à melhoria da qualidade da permanência desses alunos nos cursos de graduação. A Ufopa vem desenvolvendo o Projeto de Formação Básica Indígena - FBI, destinado ao fortalecimento da formação inicial de estudantes ingressantes pelo Processo Seletivo Especial Indígena, ao mesmo tempo que valoriza a cultura e os conhecimentos tradicionais trazidos pelos estudantes. A pesquisa objetivou analisar a contribuição da FBI, enquanto política de ação afirmativa, no desempenho acadêmico de estudantes, ao longo do seu percurso formativo, por meio da comparação do desempenho nos componentes curriculares de alunos indígenas que não cursaram a FBI, alunos que cursaram parcialmente a FBI, e alunos que cursaram integralmente a FBI. Com a utilização de dados fornecidos pela Ufopa, constou-se como produto da FBI, a solidificação de redes de apoio, a promoção do acesso à vida acadêmica, além da melhoria no desempenho acadêmico daqueles estudantes que tiveram acesso à FBI em detrimento dos que não tiveram acesso, ou tiveram acesso parcial ao Projeto.
- ItemA consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani(2020) MARTINS, Marcos Francisco; REZENDE, Andre CanevalleEste texto apresenta a íntegra da entrevista com Dermeval Saviani, o formulador originário da pedagogia histórico-crítica (PHC). Ela foi realizada de modo presencial por Marcos Francisco Martins e André Canevalle Rezende, no dia 26 de setembro de 2019, na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas-SP. O foco do diálogo com o entrevistado foi conhecer a concepção que ele tem de consciência filosófica e verificar a centralidade ou não deste conceito na referida teoria pedagógica.
- ItemA construção da memória: o trabalho como a “melhor escola” para a criança(2017) OLIVEIRA, Glenda Felix; SANTOS, João Diogenes Ferreira dosA memória é uma construção social sujeita a frequentes manipulações de ordem ideológica e política. O presente trabalho teve como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o campo da memória, enquanto fenômeno social, para em seguida estender tais reflexões à instituição de memórias oficiais que justificaram a prática do trabalho infantil. Políticas públicas para a criança e para o adolescente pautaram-se em ensiná-los a ser úteis a si e à nação através do trabalho, deixando claro que houve a construção de uma memória oficial do “trabalho como a melhor escola”. Mesmo com o avanço legislativo ao longo dos anos, buscando resguardar o direito das crianças e dos adolescentes à educação, a existência do trabalho infantil ainda é uma realidade. É preciso solidificar a memória de que lugar de criança é na escola.
- ItemA construção e difusão do conhecimento por meio de contos africanos: a tradição oral sobre a cosmologia Iorubá(2020) SANTOS FILHO, Eudaldo Francisco; ALVES, Janaina BastosEsta produção faz uma breve reflexão sobre a forma de construção e difusão de conhecimento a partir de práticas orais da cultura africana por meio dos contos e lendas repassados entre as gerações. O tema escolhido para a observação, investigação e construção teórica foi a cosmologia, a forma de encarar o surgimento do universo, fazendo um paralelo da ciência formal com a cultura africana. Faz, de forma introdutória, uma análise comparativa da difusão do conhecimento da ciência formal e os dos contos africanos, acerca do assunto, tendo as distintas visões, sem com isso legitimar ou hierarquizar nenhuma das possibilidades observadas. Trata-se de duas formas de representação do conhecimento, o cânone científico formal da concepção do universo e a maneira lúdica, e não menos importante, que a tradição africana concebe a criação do mundo e dos seres humanos. A construção e o emprego do conceito de oralitura sobre o tema é uma das conquistas do texto, trazendo também consigo e em consequência, a dimensão das africanidades incrustadas no processo de difusão de saberes e conhecimento.
- ItemA construção identitária da licenciatura em educação do campo na UFT: perspectivas docentes(2017) GOMES, Darlene Araújo; VIZOLLI, Idemar; SANTOS, Jocyléia Santana dos; STEPHANI, Adriana DemiteA pesquisa aqui apresentada relata o processo de implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos campi de Arraias e Tocantinópolis e os percursos, desafios e práticas de docentes que participaram desse processo. Através da análise das narrativas destes sujeitos, procurou-se identificar as bases legais, epistemológicas e pedagógicas que fundamentam a LEdoC, assim como, a concepção de Educação do Campo que norteia a práxis educativa nos campi. A metodologia utilizada para coleta de dados foi o registro da história oral, que se situa na perspectiva da abordagem qualitativa. Em conformidade com os procedimentos desta abordagem, confeccionou-se um roteiro de entrevistas com questões pré-estabelecidas, no intento de ouvir os docentes sobre seu protagonismo no processo de construção da LEdoC. As entrevistas foram transcritas e incorporadas ao texto para apreender dos relatos, suas trajetórias e percepções sobre o contexto em que atuam. Desvelou-se que o curso privilegia a cidadania e a inclusão social, colocando os sujeitos do campo no processo produtivo com justiça, bem estar social e econômico e que a sua materialização demanda de seus executores novas posturas, frente aos conflitos e enfrentamentos de se colocar os objetivos da Educação do Campo em prática.
- ItemA contribuição de Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) para a história da educação brasileira(2003) LAZARINI, Ademir Quintilio; MURASSE, Celina Midori; SILVA, Silvia Mara da
- ItemA crise estrutural do capital e as estratégias neoliberais na educação básica pública brasileira(2023) MOURA, Lívia Romero de; SEGUNDO, Maria das Dores MendesNeste ensaio, discorremos sobre a crise estrutural do capitalismo, tese defendida por István Mészáros (2002), e as estratégias neoliberais para a superação da crise e a retomada da economia, protagonizada pelo grande capital e mediada pelo Estado brasileiro. Neste propósito, analisamos o processo de reestruturação produtiva neste contexto neoliberal e seus desdobramentos na educação pública a partir das últimas décadas do século XX. Tomando como referencial teórico-metodológico a perspectiva crítica, efetuamos um resgate bibliográfico-documental sobre adequação da educação ao modelo neoliberal e ao processo de produção e acumulação no contexto de crise do capital. Em linhas gerais, atestamos que a flexibilização das relações de trabalho imposta pela reestruturação produtiva vem ajustando a educação a este conceito empresarial, atribuindo à escola as formas gerenciais de eficiência para formação deste novo trabalhador. A privatização da educação brasileira tem se ampliado, sobretudo no contexto da crise do capital, agravada na crise sanitária em decorrência da Pandemia Covid-19.
- ItemA defesa do ensino e aprendizagem de Arte para a formação Omnilateral: crítica a BNCC e aos objetivos de aprendizagem(2023) ZANELLA, Katerine; ZANELLA, José LuizEste artigo é resultado de pesquisas e estudos que compreendem reflexões em relação à defesa do ensino e aprendizagem de Arte com vistas a uma educação escolar com formação omnilateral. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, como aporte teórico para compreender a formação humana através do trabalho educacional em Arte. O texto está estruturado em três partes: A importância de Arte para formação humana omnilateral; A disciplina de Arte na BNCC: unilateralidade; A defesa do ensino e aprendizagem de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que a política educacional para o ensino da Arte materializada na BNCC está fundamentada na aprendizagem de competências e habilidades e, assim, minimiza o ensino do conhecimento sistematizado da Arte. Em oposição a essa política, defendemos o ensino e aprendizagem de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica a partir dos clássicos para uma formação omnilateral como formação humana plena para os filhos da classe trabalhadora na luta pela emancipação social.
- ItemA dimensão dialética do cinema e sua contribuição para a formação humana(2023) CARNEIRO, Bruna Beatriz Lemes; PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César; MORAIS, Sérgio Paulo.O presente artigo pretende problematizar a relação entre o cinema na sociedade capitalista e tem por objetivo evidenciar sua dimensão dialética e o seu papel educativo na formação da subjetividade dos indivíduos enquanto manifestação cultural. Embora esteja fortemente vinculado à reprodução da ideologia dominante, servindo à manutenção do sistema vigente, importa destacar o seu caráter contraditório, resultante do ato laborativo humano. Nesse sentido, o cinema traz em si uma dimensão emancipatória, voltada para a formação de uma consciência crítica em relação a realidade. Em um primeiro momento estabelecemos um diálogo com os autores da “Teoria Crítica”, Theodor Adorno e Max Horkheimer, que enfatizam a dimensão alienante da cultura na sociedade de massas. Em sequência apresentamos uma discussão sobre aspectos do “Cinema Novo” no Brasil, que inaugurou o comprometimento do cinema com a transformação social e política, buscando mostrar uma realidade que precisava ser modificada com a utilização destacada dos elementos do pensamento marxista. Tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, buscamos apreender o seu movimento dialético do cinema e as suas particularidades histórico-sociais, constituídas no bojo das relações de classe entre capital e trabalho.
- ItemA educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina(2018) RUGGERI, Andrés; POLTI, Natalia; NOVAES, Henrique TahanDiferentemente das experiências históricas mais conhecidas e radicais que emergiram em contextos de crise revolucionária, as empresas recuperadas pelos trabalhadores (ERTs) que emergiram na Argentina constituem processos que respondem às transformações regressivas da própria economia capitalista. O estágio da globalização neoliberal levou à expulsão de milhões de trabalhadores das relações salariais na América Latina. A autogestão e a auto-organização produtiva, mesmo nesse cenário desfavorável, representam uma resposta ativa da classe trabalhadora a essa situação. Como as ERTs, os bachilleratos populares (BPs) surgem em resposta à crise causada pela implementação de políticas neoliberais. A maior parte dos BPs que se articulam com ERTs foi promovida pela Cooperativa de Educadores e Pesquisadores Populares (CEIP). Essa cooperativa foi criada pela Equipe de Educação Popular, composta por professores e alunos da Universidade de Buenos Aires, que desde 1998 vem organizando espaços educativos em e com organizações sociais a partir da perspectiva da educação popular.
- ItemA educação em Riqueza das Nações de Adam Smith: uma introdução(2002) MORAES, José Damiro deAdam Smith (1723 – 1790) was born in Kirkcaldy, Fifeshire, Scotland, to an upper-class family. As a man of his time, Smith's work, “The Wealth of Nations” (the first edition dates from 1776), was impregnated by the philosophical conceptions present in England at the time, being considered as a product of the development of capitalism. The eighteenth century was marked by the advance of the forces of production that began to be characterized by mass production. This revolution in the means of production had England as its privileged location. The capitalist era entered as an overcoming of the feudal accumulation system. However, it did not happen homogeneously across Europe, some States advanced more than others, such as England, which had as its fulcrum the bourgeois revolutions that occurred in the previous century. From 1730 onwards and, mainly, from 1760 onwards, manufacturing was being replaced by new inventions that allowed the multiplication of the productivity of human labor. These advances brought new relationships in economic and social structures.
- ItemA educação escolar e a formação humana em tempos de neoliberalismo: reflexões sobre a formação do professor(2017) COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro deAnalisa-se nesse ensaio a formação humana e, mais especificamente, a formação dos professores no contexto da sociedade capitalista neoliberal. Se a apropriação dos bens materiais e culturais é condição para o completo desenvolvimento humano, observa-se que o processo, cada vez mais intenso, de apropriação desses bens por parte de uma pequena parcela da população, como grave obstáculo para o processo de desenvolvimento e humanização dos homens. Nesse sentido, a análise sobre a formação dos profissionais da educação, os responsáveis pela formação das demais categorias de trabalhadores, é exemplar. O tecnicismo pedagógico e as políticas atuais para formação de professores no Brasil trouxeram uma série de novos desafios que precisam ser enfrentados se quisermos construir uma educação de qualidade socialmente referenciada.
- ItemA educação musical no contexto da relação entre currículo e sociedade(2000) SAVIANI, DermevalCurriculum is commonly understood as the list of subjects that make up a course or the list of subjects that make up a subject, in which it coincides with the term program. However, within the scope of specialists in this field, the tendency to consider the curriculum as a set of activities (including the physical and human material destined for them) that are carried out with a view to a specific purpose has prevailed. This can be considered the expanded concept of the curriculum, as, as far as the school is concerned, it encompasses all the elements related to it. We could say that, just as the method tries to answer the question: how to achieve a certain objective, the curriculum tries to answer the question: what should be done to reach a certain objective. It concerns, therefore, the content of education and its distribution in the time and space allocated to it.
- ItemA educação na concepção de Herbert Marshall McLuhan (1911-1980)(2018) CAZAVECHIA, William Robson; ARNAUT DE TOLEDO, Cézar de AlencarAnálise do pensamento do intelectual Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Especificamente sobre a educação, entendida como processo de direcionamento moral e cultural em consonância com os interesses de grupos hegemônicos, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1950 e 1960. A análise foi desenvolvida a partir de um aparato crítico conceitual do pensamento marxiano e envolve autores das diversas áreas do conhecimento. Tal exigência se apresenta como própria de uma abordagem abrangente quanto aos procedimentos da pesquisa bibliográfica em História da Educação. McLuhan foi um intelectual. A partir dessa categoria de análise gramsciana, compreendemos o autor canadense em suas relações sociais, na sociedade capitalista. O objetivo da análise de suas obras, principalmente aquelas escritas e publicadas entre os anos de 1954 e 1964, foi, sobretudo, o esclarecimento do vínculo que estabelece entre educação e comunicação. Seu pensamento se construiu a partir de uma noção evolutiva da história na qual a evolução das letras aos circuitos elétricos das tecnologias de informação, desenvolvidas em sua época, corresponde à evolução humana. Essa é a tese central de sua obra primordial, A Galáxia de Gutenberg (1962). Desenvolvida e continuada em seguida, no livro, Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem (1964). A questão sobre formação humana, mediada pelas mídias, foi o modo pelo qual McLuhan procurou elucidar a questão da educação para o seu tempo.
- ItemA escola da vida e a formação intelectual do Visconde de Mauá(2003) QUINTANILHA, Marli Maria Silva; MURASSE, Celina Midori
- ItemA escola inteira ensina: relações sociais na forma escolar(2023) DALMAGRO, Sandra LucianaO artigo retoma o debate sobre a forma escolar, afirmando que esta educa sobretudo pelas relações sociais que desenvolve. Entendemos que a forma escolar materializa conteúdos de formação, de modo que a escola inteira ensina para as relações sociais de produção. Compreende que a forma escolar hegemônica é burguesa dado o isomorfismo com as relações próprias da sociedade capitalista, seu modelo é a empresa e se destaca a redução da atividade dos estudantes a uma expressão do trabalho abstrato, simples e alienado. Como contraponto, assinalamos as experiências na Rússia socialista e contemporaneamente no Movimento Sem Terra - MST, as quais nos permitem identificar outra forma escolar, tendo como pressuposto a coletividade. As análises sobre as relações sociais na escola são articuladas com a teoria marxista da educação e com a pedagogia soviética, as quais oferecem sustentação teórica ao artigo, tendo por base estudos e pesquisas desenvolvidos pela autora. Os autores de referência são Enguita, Freitas, Dardot e Laval, Vigotski, Davidov, Pistrak, Shulgin e Suchodolski.
- ItemA escola sem partido: decifra-me ou devoro-te(2023) SILVA, Genilson Ferreira da; DUTRA JÚNIOR, Wagnervalter; SANTOS, Wilson da Silva.Pretendemos analisar neste artigo, em nossa história do tempo presente, o Movimento Escola sem Partido (ESP), como sendo um fenômeno político advindo da experiência de recrudescimento de valores ultraconservadores, alimentado pela não punição dos principais agentes que sustentaram a ditadura civil militar por longos vinte e um anos. Para um maior entendimento do Movimento ESP, procuramos analisá-lo à luz do conceito de Estado Capitalista conservador e autoritário, de elementos neoliberais, dialogando, principalmente, com Nicos Poulantzas (2000, 2021) e Antônio Gramsci (1999, 2000). Nessa mesma direção de compreensão da ESP, preocupamo-nos em buscar a origem desse fenômeno e mostrar suas conexões com organismos conservadores e autoritários, e também com intelectuais, educadores, políticos e jornalistas que fazem eco com o reacionarismo. Atentamos, ainda, com o fito de melhor dissecar a ESP, para um entendimento dos aspectos atinentes ao conceito de Ideologia e Educação, evocando Marilena Chauí (2014), Theodor Adorno (2021), entre outros teóricos.
- ItemA evolução das matrículas na educação básica no Brasil: alguns questionamentos(2020) DAVIES, Nicholas; ALCÂNTARA, Alzira BatalhaO artigo, por meio de análise de censos educacionais e literatura acadêmica, objetiva oferecer um quadro da evolução das matrículas estaduais e municipais de 2007 a 2017 e privadas de 2006 a 2017 na educação básica no Brasil, examinar algumas explicações desta evolução e indicar cuidados com o uso dos censos da educação básica. Constata a redução nacional das matrículas estaduais (-5.704.486), municipais (-1.429.275) e o crescimento das matrículas privadas (+1.540.858), com enormes diferenças entre regiões e estados. Aponta, igualmente, a insuficiência de explicações dadas para esta redução e sugere que ações políticas governamentais têm contribuído para esse quadro tão diverso.