Revista HISTEDBR On-line

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A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

Descrição

  • Mantenedor: UNICAMP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Campinas/SP
  • ISSN: 1676-2584
  • Qualis: A3
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • E-mail: histedbr@unicamp.br
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      A construção da memória: o trabalho como a “melhor escola” para a criança
      (2017) OLIVEIRA, Glenda Felix; SANTOS, João Diogenes Ferreira dos
      A memória é uma construção social sujeita a frequentes manipulações de ordem ideológica e política. O presente trabalho teve como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o campo da memória, enquanto fenômeno social, para em seguida estender tais reflexões à instituição de memórias oficiais que justificaram a prática do trabalho infantil. Políticas públicas para a criança e para o adolescente pautaram-se em ensiná-los a ser úteis a si e à nação através do trabalho, deixando claro que houve a construção de uma memória oficial do “trabalho como a melhor escola”. Mesmo com o avanço legislativo ao longo dos anos, buscando resguardar o direito das crianças e dos adolescentes à educação, a existência do trabalho infantil ainda é uma realidade. É preciso solidificar a memória de que lugar de criança é na escola.
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      Os métodos de ensino, currículo e a profissionalização docente: quais relações?
      (2017) MARIANO, André Luiz Sena
      O texto argumenta sobre a centralidade dos métodos de ensino para a formação e a profissionalização docente. Debruça-se em uma análise do currículo de um curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo com o propósito de compreender as maneiras pelas quais as discussões alusivas aos métodos de ensino se fazem presentes nas disciplinas ofertadas. As análises são tecidas à luz do materialismo cultural de Raymond Williams. Advoga a importância de se compreender que, tão relevante quanto o conteúdo a ser ensinado, é a discussão das formas como esse conteúdo é transformado nos cursos de formação inicial. Defende que são eles o elemento que permite distinguir o ofício docente dos demais ofícios de nossa sociedade, dando-lhe, portanto, especificidade.
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      O paradoxo da escolarização do negro no século XIX: a necessidade de mão de obra qualificada versus os interesses da elite
      (2017) GRACINO, Eliza Ribas
      NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O negro, da senzala para escola: a educação nos congressos agrícolas do Rio de Janeiro e de Pernambuco (1878). Curitiba, PR: Atena, 2017. Resenhado por: Eliza Ribas Gracino
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      Educação e emancipação em Karl Marx e Theodor Adorno
      (2017) TORRES, Carla Michele Ramos
      Os conceitos são históricos e isso significa compreendê-los à luz do contexto temporal e espacial dos diferentes sujeitos. No intuito de contribuir com o pensamento filosófico da história da educação, o presente artigo analisa a concepção de Educação e Emancipação de Karl Marx e Theodor Adorno, com base em seus próprios escritos. Fundamentado no materialismo histórico dialético, o estudo procura observar a conjuntura histórica de cada intelectual e a relação desta com o pensamento de ambos. Espera-se identificar as principais divergências e similaridades conceituais entre esses teóricos, principalmente no entendimento acerca da educação para a emancipação.
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      Sobre a escola “sem” partido
      (2017) MALANCHEN, Julia
      FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ; Ed. da LPP, 2017. 144 p. Resenhado por: Julia Malanchen
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