DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
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A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.
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- ItemA educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova(2018) DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; DARIUS, Fábio AugustoO ensino público no Brasil é resultado de inúmeras influências e tentativas de adequações. Neste artigo, o foco será o século XX, período de grande desenvolvimento científico e tecnológico e de expansão da educação. O método utilizado neste estudo foi bibliográfico, onde buscou-se discutir o legado educacional do século XX, a formação dos Grupos Escolares e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São elementos necessários para a compreensão de como a educação no Brasil foi produzida neste período.
- ItemA influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional(2017) LIMA, Flaviane Izidro Alves de; VOIG, Ana Elisa Gambarti Teixeira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CAMARGO, Mario Lázaro; CARDOSO, Hugo FerrariA educação sexista é transmitida dentro e fora das escolas por meio das relações sociais dos indivíduos, o que contribui para que homens e mulheres (re)produzam lugares sociais diferentes a partir da atribuição de papeis sociais de gênero. Esse processo leva a construção de diferentes formas de comportamentos, interesses e escolhas, inclusive, relacionadas ao trabalho. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados: portal de periódicos eletrônicos de Psicologia (PePSIC) da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), bem como no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos livros e periódicos catalogados na biblioteca da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru, a fim de investigar como a educação, formal e informal, permeada por questões de gênero, influenciam os interesses e escolhas profissionais. Constatou-se a importância da reflexão e da discussão sobre questões de gênero no tocante aos interesses e escolhas profissionais e a consequente produção de novos estudos sobre o tema, já que as desigualdades de gênero vividas na sociedade e, portanto, nas organizações de trabalho, limitam escolhas, relações, o desenvolvimento e, podem prejudicar a saúde das pessoas.
- ItemA linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades(2017) VIANA, Erica; MONTEIRO, Dirce ChararaO presente estudo teve como principalobjetivo investigar a função da música na educação infantil da perspectiva de representantes dos três níveis interferentes na prática pedagógica: 1) a autora do capítulo dedicado à música no Referencial Curricular Nacional para educação infantil; 2) a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação de uma cidade do interior paulista; 3) professores atuantes na educação infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou as investigações partindo das sugestões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 1999, 2010) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998) que propõem que a música deve ser vivenciada através da exploração (corpo e demais possibilidades sonoras), ludicidade, expressão, apreciação e criação, mostrando preocupação com a musicalização do indivíduo e considerando a música como uma linguagem fundamental para a formação infantil. As vozes da autora do RCNEI, coordenadora do munícípio e das professoras foram obtidas por meio de entrevistas. A análise dos dados procurou identificar a relação existente entre o que é proposto e como as professoras relatam a prática.
- ItemA psicopatologização da vida contemporânea: quem faz os diagnósticos?(2018) BOCCHI, Josiane CristinaEste trabalho discute alguns aspectos do uso das classificações diagnósticas em saúde mental, como o modelo nosográfico vigente no CID-10 e DSM-5. Ele destaca a prática clínica, em que a padronização e a normatização do sofrimento psíquico se sobrepõem ao estudo do caso clínico. As classificações diagnósticas partem do princípio de que todos os tipos de mal-estar podem ser codificados e diagnosticados, induzindo a uma operacionalização normativa do sofrimento humano. Assim, transforma-se comportamentos e problemas inerentes à existência comum em patologias médicas e restringe-se possibilidades de produzir sentidos para certos modos de sofrimento. Conclui-se indicando a necessidade desse modelo diagnóstico reintegrar alguns elementos vivenciais à prática clínica em saúde mental, tendo em vista os riscos da crescente redução dos processos de adoecimento aos seus sintomas.
- ItemA trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira(2017) FIORANTE, Flávia Baccin; MUZETTI, Luci Regina; INFORSATO, Cassiano FerreiraO presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas da camada popular do curso de licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta ultima composta por uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelam que, os quatro sujeitos pesquisados, apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, à empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar e à infância regada pela vivência esportiva. Concluímos que esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.
- ItemAlteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel FelipeO presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente. A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado com as possibilidades da diversidade e da pluralidade.
- ItemAnálise sobre a inclusão e permanência dos alunos com deficiência em uma universidade do sul de Minas Gerais(2019) CRUZ, Aurélia Teodoro da; RODRIGUES, Paloma Alinne AlvesA inclusão de alunos com deficiência tem se apresentado como um desafio diário para as instituições de ensino, em especial, nas universidades. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar e analisar o processo de inclusão e permanência dos alunos com deficiência em uma instituição de ensino superior localizada no sul de Minas Gerais.
- ItemApresentação(2017) SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoEste número apresenta o dossiê temático: Processo de escolarização, famílias e diversidade, organizado pelo Grupode Estudos e Pesquisa “Desenvolvimento e Educação no Contexto da Família e da Escola” (GPDEFE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
- ItemAs trajetórias escolares: percepções de crianças/alunos e professoras(2017) GIRALDI, Luciana Ponce BellidoPode-se dizer que há dois eixos centrais que perpassam o conceito de infância. O primeiro é a socialização, atrelada principalmente às instituições sociais, como a escola e a família, em que adultos ensinam maneiras de ser e agir em sociedade para a manutenção e coesão da mesma. E, o segundo, é a individualização, na qual a criança é um sujeito de direitos e um protagonista social. Permeados pela socialização e individualização, entender as percepções que crianças/alunos podem formular sobre o próprio processo escolar se tornou um eixo de fundamental importância para a compreensão de trajetórias escolares. De tal modo, o objetivo deste texto consistiu em apreender a percepção de duas crianças/alunos sobre as experiências e desempenhos escolares apresentados por eles no decorrer de parte do Ensino Fundamental I e relacionar tais percepções a de professores que ministraram aulas para eles. Trata-se de uma pesquisa de mestrado e doutoramento que acompanhou em 2009, 2011 e 2012 - no 2º, 4º e 5º ano, uma menina e um menino, com sete a dez anos de idade, que foram indicados no 2º ano pela professora responsável pela turma deles como estudantes que apresentavam desempenhos medianos. Configurou-se como um estudo longitudinal qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados a análise de documentos escolares, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos (neste caso foram empregadas estratégias lúdicas). Além disso, os estudantes também responderam a um questionário e produziram um texto autobiográfico para relatar as experiências que mantinham com a escola. Foi possível concluir que os dois alunos expuseram suas percepções sobre os desempenhos escolares e experiências vivenciadas no contexto escolar desde o 2º ano de escolarização, as quais nem sempre corroboraram com indicações dadas por professores. Os dois alunos/crianças demonstraram preocupações com a possibilidade de acesso a determinadas escolas, em detrimento de outras, na sequência do processo de escolarização.
- ItemAtuação de psicólogos da Universidade Federal de Campina Grande durante a pandemia do Covid-19(2020) SILVA, Thales Fabricio da Costa e; ARAUJO, Ana Carolina da Costa; ANDRADE DE S., Lays; NASCIMENTO, Valeska Soares doEste estudo tem o objetivo de relatar a experiência de um grupo de psicólogos que atuam na Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no contexto de isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19. As experiências relatadas foram desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2020 pelos psicólogos da UFCG nas cidades de Patos, Pombal, Sousa e Sumé.
- ItemAvaliação de um programa de formação em habilidades sociais docentes na perspectiva de professores e alunos(2020) FIOROT JUNIOR, José Angelo; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira SuziganO objetivo desta pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, é a avaliação de um Programa de Formação em Habilidades Sociais Docentes - PFHS-D, pela perspectiva dos professores e de seus alunos do Ensino Médio. A pesquisa se justifica pela necessidade de conduzir estudos sobre formação de professores, voltados para a interação afetiva com alunos adolescentes da educação básica, carente de intervenções e desafiada continuamente pelas políticas públicas que conduzem a uma precarização do trabalho docente. Como método para avaliar o PFHS-D utilizou-se testes específicos e questionários obtendo dados com docentes e alunos, buscando sinais de melhora ou piora nas interações e nas Habilidades Sociais dos professores.
- ItemColaboração do gênero textual história em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e escrita(2018) KRÜGER, Camila Holz; MICHELS, JosuéO presente trabalho traz como tema o uso de histórias em quadrinhos nas atividades com alunos que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem. Tivemos como objetivo a elucidação dos fatores presentes na produção dos quadrinhos e que contribuem com o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. O trabalho foi realizado com um grupo de quatro alunos de anos iniciais do ensino fundamental. Foram oito encontros, duas vezes na semana. A partir da construção das histórias obteve-se a análise de conteúdo de cada produção. Através dos quadrinhos os alunos desenvolveram uma narrativa gráfica, despertando os pressupostos da escrita de uma maneira mais dinâmica. Verificou-se a presença da escrita e do desenho integrados, fazendo com que a construção de uma história e sua comunicação ficasse mais fluente. O diálogo entre os personagens favoreceu a escrita na construção. Pode-se constatar que essas atividades valorizaram a capacidade de cada aluno, buscando o conhecimento através do processo de ensino-aprendizagem.
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalCom satisfação publicamos o v. 19, n. 2, jul./dez.da DOXA –Revista Brasileira de Psicologia e Educação, que apresenta, além dos artigos gerais iniciais, uma sessão temática denominada Dossiêque, neste número, traz a temática Infância e Práticas Educativas.
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalCom satisfação publicamos o v. 19, n. 1, jan./jun.de 2017 da DOXA:Revista Brasileira de Psicologia e Educação, que apresenta, além dos artigos gerais iniciais, uma sessão temática denominada Dossiê que, neste número, traz a temática Processo de escolarização, famílias e diversidade.
- ItemEditorial(2018) CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal
- ItemEditorial: Entrelaces da psicologia e educação(2020) GORNI, Carla; CRUZ, José Anderson SantosPensar em Educação é estar diante de vários desafios, e pensar nesse cenário, esta edição estamos entrelaçando Psicologia e Educação, uma Edição Especial uma compilação de artigos com pesquisas desenvolvidas e orientadas por psicólogos clínicos, analistas e docentes. Os textos foram criteriosamente designados, os quais foram avaliados e revisados.
- ItemEditorial: os desafios de publicar pesquisas em educação nos ambientes digitais(2018) PRIOSTE, Claudia Dias
- ItemEditorial: os desafios de publicar pesquisas em educação nos ambientes digitais(2018) PRIOSTE, Claudia DiasAs publicações nos ambientes digitais impõem novos desafios aos editores de revistas científicas e aos pesquisadores da área da educação:de um lado,oferecem-nos uma gigantesca amplitude de possibilidades e de visibilidade, de outro,há o risco de que as pesquisas se percam na nuvem estratosféricade informações, nem sempre relevantes.Além disso, urge a necessidade de refletir sobre as exigências deprodutivismo e suas repercussões naqualidade das produções acadêmicas de âmbito educacional.
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