DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
URI Permanente para esta coleção
A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.
Descrição
Navegar
Navegando DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”(2017) RODRIGUES, Suellen Silva; LEÃO, Andreza Marques de Castro; PEREZ, Márcia Cristina ArgentiO presente estudo tem como objetivo apresentar o brinquedo de miriti como um artefato cultural a fim de que se possa refletir acerca de sua contribuição na construção sócio- histórico cultural da criança e no seu aprendizado. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Tendo como enfoque o brinquedo de miriti como um elemento catalizador nesse processo de construção. O brinquedo do miriti é um artesanato característico da Amazônia, que faz parte do cotidiano dos ribeirinhos do Estado do Pará, sobretudo dos habitantes do município de Abaetetuba. A palmeira do miriti tem várias utilidades que representa a cultura local, tais como: tala para cestarias, palha para cobertura de casas, brinquedo de miriti entre outros. Os brinquedos ganharam notoriedade por expressar o imaginário local, com o seu colorido e leveza. Durante as festividades religiosas, principalmente, a de Nossa Senhora de Nazaré, os brinquedos de miriti recebem uma atenção especial, pois são expostos nas praças ou comercializados em girândolas. Foi criado na cidade de Abaetetuba o Festival de Miriti, popularmente conhecido como MiritiFest, com o intuito de evidenciar a produção do brinquedo e para fins comerciais. O festival recebeu tamanho destaque que foi transformado em patrimônio cultural do Estado do Pará. Por meio da construção do brinquedo este promove a interação com a natureza e sua história, e contribui para a criação de um ambiente direcionado para a construção do saber e as relações sociais.
- ItemAvaliação enquanto instrumento para nortear a inclusão escolar(2017) VITORINO, Stephânia Cottorello; GREGO, Sonia Maria DuarteO presente trabalho é um recorte da Tese de Doutorado etem como objetivodiscutir a avaliação escolar dentro do contexto inclusivo, em uma escola para todos. Primeiramente é abordado o impasse da avaliação e os conflitos que a mesma proporciona para alunos, professores e gestores. Também é abordado o papel da avaliação classificatória, construída culturalmente, portanto, distante do seu objetivo enquanto instrumento de reflexão sobre a ação pedagógica e consequentemente sobre a aprendizagem do aluno. Em seguida, é abordada a educação para todos, mais especificamente o aluno com deficiência intelectual no contexto de uma escola inclusiva, e a avaliação enquanto instrumento capaz de nortear uma educação que realmente atenda as necessidades específicas de cada aluno.
- ItemColaboração do gênero textual história em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e escrita(2018) KRÜGER, Camila Holz; MICHELS, JosuéO presente trabalho traz como tema o uso de histórias em quadrinhos nas atividades com alunos que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem. Tivemos como objetivo a elucidação dos fatores presentes na produção dos quadrinhos e que contribuem com o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita.
- ItemEducação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola(2017) ARGENTI, Paula Camila; MILANI, Débora Raquel da CostaCom este artigo pretendemos: evidenciar a necessidade de considerar a educação de forma plural, não unidimensionalizando e subordinando os educandos a esquemas monolíticos e iconoclastas que geram a “educação praxeológica”. Ao contrário, observamos a imprescindibilidade da autorreflexão dos docentes e a emergência de trabalhar as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola, junto à comunidade escolar, e evidenciar o enlace e o comprometimento da educação com a educação sexual. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano): leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.
- ItemEl aprendizaje cooperativo como metodología para el desarrollo de una escuela inclusiva(2017) MUÑOZ MARTÍNEZ, Yolanda; CORDERO MUNÕZ, NuriaThis paper presents the methodology of cooperative learning as a strategy to develop the principles of inclusive education. It has a very practical orientation, with the intention of providing tools for teachers who want to implement this methodology in the classroom, starting with a theoretical review, and then a description of a case in which they have worked this methodology for 5 years.
- ItemEl aprendizaje cooperativo como metodología para el desarrollo de una escuela inclusiva(2017) MARTÍNEZ, Yolanda Muñoz; MUNÕZ, Nuria CorderoEste artigo apresenta a metodologia de aprendizagem cooperativa como estratégia para desenvolver os princípios da educação inclusiva. Tem uma orientação bastante prática, com o intuito de fornecer ferramentas aos professores que pretendam implementar esta metodologia em sala de aula, a partir de uma revisão teórica, seguida da descrição de um caso em que esta metodologia foi trabalhada durante 5 anos. São descritas as atividades específicas e formas de trabalhar com os alunos, terminando com algumas conclusões sobre a aplicação da metodologia.
- ItemIntervenção com famílias cujos filhos são surdocegos(2017) CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali A. A.; COSTA, Maria Piedade Resende daA família é o agente mediador primário entre o indivíduo e as demais unidades da sociedade. Sofre interferência nos casos da presença de uma alteração no desenvolvimento do filho. O presente estudo teve como objetivo implementar e avaliar um programa de intervenção que fornecesse oportunidades crescentes de desenvolvimento de novas competências nos pais, em relação às possibilidades e as técnicas de comunicação mais viáveis com suas filhas surdocegas. Participaram duas famílias que possuem filhas surdocegas (identificadas como 9F e 7F), pré-lingüísticas, ambas com surdez profunda bilateral associadas à baixa visão monocular. A coleta de dados ocorreu 106 encontros com as famílias, distribuídos em formas de atividades distintas: avaliação inicial, reuniões, aulas abertas, troca de informações, visitas às residências e avaliação final. O aspecto mais destacado pelas famílias foram o desenvolvimento e ampliação dos recursos de comunicação. Este fato promoveu mudanças positivas e importantes no comportamento das filhas. Provavelmente, o progresso e as conquistas obtidas pelos participantes só se tornaram viáveis em função dos contatos constantes estabelecidos entre a escola e o contexto familiar.
- ItemOrientação e treinamento de pais: uma vivência clínica(2018) LIMA, Arlete de; CARDOSO, Ana Maria PereiraO presente trabalho visou implementar e verificar a eficácia do ‘Programa de Orientação e Treinamento de Pais’, que orienta e capacita pais, para que eles mesmos aprendam a manejar as contingências de suas práticas educativas. Sabe-se que técnicas de modificação de comportamento têm sido empregadas cada vez mais no contexto da Neuropsicologia. O artigo descreve vivência clínica da qual participaram vinte e seis pais em oito encontros. Os dados qualitativos, obtidos por uma ficha de avaliação, revelaram alta satisfação dos pais. A análise qualitativa dos relatos dos pais demonstrou que eles passaram por um processo de autoconhecimento e apresentaram mudanças, como: aumento da participação e do envolvimento na vida dos filhos, estabelecimento de regras claras e consistentes, maior valorização de comportamentos adequados dos filhos e aumento da frequência de elogios por parte dos pais, com diminuição ou abandono do uso de palmadas. A abordagem terapêutica com base no treinamento, atingiu seus objetivos, ressaltando que trabalhos de atenção positiva, prevenção e intervenção com os pais são necessários para aumento da qualidade na interação familiar.
- ItemPedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada(2017) ZIMMERMANN, Anita; BONIFÁCIO, Arlete Ribeiro; NASCIMENTO, Rosemeire do; KIBRIT, Sheila ZimmermannA hospitalização da criança pode afastá-la de suas atividades pedagógicas e sociais. Nesse momento, o apoio do pedagogo hospitalar oferece a garantia da manutenção das atividades escolares, podendo amenizar angústias, repercutindo positivamente na colaboração com o tratamento oferecido pela equipe de saúde. O objetivo deste estudo foi elucidar a importância da pedagogia hospitalar como meio de manutenção do sentimento de inclusão escolar da criança ainda em ambiente hospitalar. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica relativa ao tema proposto. Como considerações finais, o atendimento pedagógico hospitalar mantém o vínculo escolar, durante o período de hospitalização, acompanhando as atividades educacionais propostas pela instituição escolar da qual faz parte, estimulando a criança na continuidade do seu desenvolvimento emocional, psicológico e social.
- ItemRecreação e psicologia positiva: construindo interfaces a partir de um relato de experiência(2018) FORTUNADO, IvanEste ensaio busca apresentar possíveis interfaces entre a recreação e a Psicologia Positiva, a partir da análise de um relato de experiência. Trata-se da análise das atividades desenvolvidas em um minicurso conduzido na ocasião do III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias, em setembro de 2017.
- ItemViolência de gênero no brasil e na américa latina: um enfoque psicanalítico, a produção de conhecimento e perspectivas de enfrentamento(2018) SILVA, Claudionor Renato daViolência de gênero nesta pesquisa é toda forma de opressão, seja ela verbal, física, sexual ou psicológica, em que um gênero se sobrepõe ao outro, geralmente, o homem sobre mulheres, homossexuais, crianças e outras diversidades (sexuais). Lança-se, inicialmente, um olhar para a violência de gênero na teoria psicanalítica em Sigmund Freud, indicando perspectivas de enfrentamento (inter)multissetoriais na sociedade brasileira e latina e, particularmente, enfrentamentos na educação básica e no ensino superior. O objetivo é tanto o de apresentar a vertente psicanalítica sobre o tema da violência de gênero, como também apontar as tendências da produção de conhecimento no Brasil e na América Latina e, a partir destes dois momentos, serem indicados perspectivas de enfrentamento. A metodologia é bibliográfica, aquela que permite junto ao levantamento de dados se formularem encaminhamentos/críticas e “situar” o objeto de estudo. Os resultados indicam, dentre as muitas abordagens da violência de gênero, a especificidade da psicanálise em tratar o tema. Os apontamentos das tendências dos estudos permitem o entendimento não só da relevância, mas também da necessidade de aprofundamentos e outros estudos sobre a violência de gênero e, principalmente, permitem que sejam construídas possibilidades de enfrentamento nas esferas (inter)multissetoriais e particularmente na educação básica e no ensino superior.