Travessias
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Travessias é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.
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- ItemA aliança de classes e o nascimento de uma nação em Cerimônia de casamento(2021) SOARES, Marcos César de PaulaEste ensaio traz uma análise do filme Cerimônia de casamento (1978) do cineasta Robert Altman, na qual se procura argumentar que os diálogos estabelecidos no filme entre a história do cinema e a literatura produzem uma reflexão sobre a matéria histórica do momento em que o filme foi produzido. Mais especificamente, procura-se demonstrar que o filme faz uma apanhado crítico sobre o ascenso de ideologias conservadoras a partir de meados dos anos 1970.
- ItemA Banda União: uma construção musical comunitária(2021) CRUZ, Fernando Vieira daO presente artigo discute a construção histórica identitária das bandas de música brasileiras. Como recorte de corrente pesquisa de doutorado, o caso específico aqui apresentado é o da Corporação Musical União dos Artistas, fundada em 1912 na cidade de Itu no interior Paulista. O trabalho de campo foi realizado a partir de observações de ensaios e apresentações, revisão bibliográfica de publicações sobre a banda, notícias de sites e da imprensa local da região da cidade de Itu/SP. Para contextualizar o caso estudado, também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as bandas de música brasileiras. Processos similares foram observados e colocados em diálogos entre o estudo de caso e a bibliografia. Assim, observamos a construção identitária das bandas dadas em múltiplos processos de interações com diferentes segmentos da sociedade, destacando: o senso de pertencimento com as comunidades e com os espaços públicos/coletivos; a diversidade de situações de performance; a interação com os costumes dos campos religioso, político, militar e do entretenimento; as relações de aceitação e resistência às novas tecnologias de comunicação; e também o diálogo com o campo educacional. Em todos esses processos, pudemos verificar que o repertório musical cumpre diferentes e fundamentais papeis motivadores, condutores ou resultantes dos mesmos. Logo, entendemos que o desenvolvimento identitário histórico das bandas ocorre atrelado ao desenvolvimento do seu repertório musical, sobretudo por sua diversidade.
- ItemA cidade como suporte artístico: uma observação das obras de xadalu no centro histórico de Porto Alegre(2022) ENDRES, Gisele de Azevedo; CRUZ, Luana Silva da; KERR, Michael AbrantesEste trabalho busca compreender como o artista Xadalu utiliza a rua como suporte artístico ao levar suas obras, que representam povos originários, para o Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. As obras do artista são fixadas em diversos elementos urbanos. São usados, principalmente, o sticker e o lambe. Inicialmente, é apresentado breve resumo da trajetória de Dione Martins da Luz, nome de registro de Xadalu. Esta etapa da pesquisa tem como consultas fundamentais o livro “XADALU: Movimento Urbano” (ZIMOVSKI; JONER; MARTINS, 2017) e artigo de André Venzon (2018). Em seguida, busca-se compreender como a Cidade apresenta-se e sugere possibilidades enquanto suporte artístico. Para tal, são estudados autores como Raquel Rolnik (1995), Lucrécia Ferrara (2018), Henri-Pierre Jeudy (2005) e Wagner Barja (2011). A metodologia adotada considera que este artigo pode ser definido como uma pesquisa baseada em arte (PBA), o que o torna facilmente adequado à cartografia (DIEDERICHSEN, 2019). Inicia-se com reflexões da cartografia sentimental de Suely Rolnik (2011), tendo em vista a relação afetiva com a pesquisa, e escolhe-se o método cartográfico de Walter Benjamin (1984), a partir de Rita Veloso (2018), que aproxima as constelações benjaminianas do pensamento sobre a Cidade e o urbano. Por fim, são apresentados os registros fotográficos de dois dias distintos pelo centro de Porto Alegre. A partir dessas imagens, é possível analisar a rua como suporte artístico para as obras de Xadalu, que produz a reterritorialização do indígena no espaço urbano através da demarcação de territórios pela arte urbana.
- ItemA conjuntura educacional em contextos fronteiriços: uma análise sobre Guajará-Mirim (RO)(2021) SANTOS, Emerson da Silva dos; SANTOS, GisleneA mobilidade na fronteira brasileira se intensificou nas últimas décadas, impulsionado, principalmente, a partir das políticas públicas do Mercado Comum do Sul. Assim, este artigo tratará do movimento de migrantes bolivianos em direção à cidade de Guajará-Mirim, localizada no estado de Rondônia (RO), na fronteira internacional com a Bolívia, com foco naqueles que vêm estudar no lado brasileiro. Para isso, o recorte temporal será nas duas últimas décadas, de 2000 a 2021, a fim de observar o comportamento e intensificações dessa mobilidade. A investigação se dedica a entender a conjuntura educacional do sistema público de ensino de Guajará-Mirim, que é receptor de alunos bolivianos, sobretudo para as questões de inserção desses estudantes, como e se as escolas têm se adaptado à realidade fronteiriça e se apresentam projetos de ensino-aprendizagem pautados na pluralidade dos alunos. Para tal, realizamos uma discussão sobre a relação entre mobilidade na fronteira e educação, como em Santos (2016), interculturalidade e multiculturalismo com Candau (2016, 2020) e Portera (2011). Aliado à bibliografia, metodologicamente nos valemos do tratamento de dados dispostos no Sistema de Registro Nacional Migratório e também questionários semiestruturados realizados nas escolas públicas locais de modo a apontar as características fronteiriças presentes na cidade de Guajará-Mirim. Também se elaborou tabelas, gráficos e mapas elucidativos da presença de bolivianos na rede de ensino. Os resultados obtidos apontam as dificuldades das instituições de ensino na efetivação de uma educação intercultural, sobretudo no tocante à língua e à própria invisibilidade do contexto fronteiriço norte nos projetos pedagógicos educacionais regionais.
- ItemA cosmicidade da casa: seus mitos e imagens no filme Mãe!, de Darren Aronofsky(2021) MACÊDO JÚNIOR, Adriano Menino de; SILVA, Roniê Rodrigues daEste trabalho objetiva realizar uma leitura crítica do filme Mãe!, dirigido por Darren Aronofsky e lançado nos Estados Unidos no ano de 2017. De maneira específica, visa problematizar como a narrativa fílmica reencena uma série de mitos da literatura universal, que se desenrolam na versão cinematográfica considerando o simbolismo do território da casa, a qual é compreendida como um universo particular que se relaciona com uma significação cósmica, por meio da qual passa a representar o próprio mundo. No desenvolvimento das nossas reflexões, recorremos aos estudos no campo da mitologia, a partir da leitura de teóricos como Mircea Eliade (2007) e Philip Freund (2008), e a respeito do simbolismo do centro, através das pesquisas de Raissa Cavalcanti (2008) e Chevalier e Gheerbrant (2009), para destacar as relações dialógicas entre o enredo de Mãe! e determinados arquétipos literários. Particularmente, aprofundamos, ainda, a abordagem em torno das imagens da casa, realizando uma análise fenomenológica de seus lugares vitais com o auxílio teórico de Gaston Bachelard (2000), para demonstrar como no filme a arquitetura da morada se erige a partir de uma polaridade entre os espaços do alto e do subterrâneo.
- ItemA crônica do vagau em A morte e a morte do cronista Carlinhos Oliveira, de Wilson Bueno(2019) FLORENTINO, Nádia Nelziza Lovera deO trabalho parte da análise da crônica A morte e a morte do cronista Carlinhos Oliveira, publicada por Wilson Bueno na coletânea Diário Vagau (2007). Escrita a propósito da morte do cronista, a crônica reflete a vida de José Carlos Oliveira, seu talento literário e sua influência na Literatura Brasileira. Com uma linguagem marcada pela subjetividade e lirismo e em um tom de saudosismo e homenagem, Wilson Bueno inquieta-se e inquieta o leitor diante do esquecimento e descaso frente à figura de Carlinhos Oliveira. Na análise da crônica, privilegiou-se a reflexão dialética dos elementos intrínsecos e extrínsecos ao texto. Assim, apresentamos informações sobre o livro no qual a crônica foi publicada e sobre seu autor e as conexões intertextuais, como as referências ao romance A morte e a morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado (1958) e à vida e obra de José Carlos Oliveira a partir do livro biográfico Órfão da Tempestade, escrito por Jason Tércio (1999), além da leitura de suas crônicas publicadas postumamente na coletânea O Rio é assim (2005). Por fim, na análise textual, procurou-se relacionar os elementos estruturais e seus significados ao percurso do vagau que norteia o livro e a crônica em questão.
- ItemA experiência de alheamento na coletânea Säure de Christoph Meckel(2021) MATHIAS, DioneiThe German poet Christoph Meckel was born in 1935 and died in 2020, bequeathing to German-speaking literature a work in which he sedimented important phenomena of the existential configuration throughout the 20th century and the beginning of the 21st century. In this legacy, the reader can find the collection Säure (‘Acid’), in which the author collects poems that show the dissolution of affective configurations, previously experienced as an organic unit. Thus, experiences that previously provided feelings of belonging and continuity start to produce ruptures and alienation. In this sense, this article wishes to discuss three poems from this collection, trying to identify how the process of alienation materializes. The first part of the article recovers some theoretical vectors of the concept of alienation (such as social structuring, affective configuration and, communicational rupture), seeking to understand it, above all, as a phenomenon of dissolution of affective organicity. In the sequence, the discussion of the three poems reveals different ways of experiencing this alienation, having in common the rupture of the communicational and affective flows. Through his lyrical language, Christoph Meckel condenses paradigmatic images of contemporary existence. The analysis tries to discuss this poetic language through close readings.
- ItemA fotografia teatral na recepção e na mediação do espectador: o que é visto, o que é dito e o que é(2019) LUZ, Juliana Correia da; ROSSETO, RobsonEste artigo reflete uma experiência de recepção e mediação teatral, cuja base metodológica foi a utilização da fotografia como estímulo para a captação das expectativas do espectador. O trabalho expõe o percurso investigativo das potencialidades da fotografia como recurso pedagógico para a mediação teatral do espetáculo Autômatos: Self da Inexistência, da Cia Laica de Teatro. A análise dos dados incluiu as respostas de uma entrevista realizada com os espectadores, impulsionados pela recepção das fotografias (pré-espetáculo) e imagens/cenas do espetáculo (pós-espetáculo). O público, como coautor da cena, estabeleceu conexões entre as percepções advindas anteriormente das fotografias e o momento da recepção do espetáculo, promovendo interações com a memória associadas com a fruição, diante do acontecimento teatral.
- ItemA Inocência agreste: a representação do espaço no romance de Visconde de Taunay e na obra fílmica de Walter Lima(2021) LEITE, Erick Vinicius MathiasO objetivo deste artigo é analisar a representação do espaço no romance Inocência (1872) de Visconde de Taunay e na obra fílmica homônima de Walter Lima, de 1983, tendo como enlace a proposição de transcriação, como conceituada por Haroldo de Campos (2019). A elaboração do espaço no romantismo regionalista é condição incontornável, pois propicia o desenrolar da trama e molda a personalidade dos personagens. Tencionamos esclarecer de que maneira a narrativa fílmica de Walter Lima reproduz a premissa taunayana tendo em conta o “duplo real” da linguagem cinematográfica, pontuado por Jacques Aumont (2012). Com isso, propomo-nos a delinear de que modo o espaço transcende sua condição de cenário, amalgamando uma atmosfera agreste, que assenta o perfil e as ações hostis dos personagens. Tendo em vista a representação do espaço como uma categoria da narrativa, cujo gênero ambas as produções eleitas se desdobram, elegemos Luis Alberto Brandão (2002), Osíris Borges Filho (2007), Jennifer Van Sijll (2017), ademais de Bordwell e Thompson (2013) como principal referencial teórico de nosso percurso analítico.
- ItemA inserção da língua adicional no Ensino Fundamental I(2023) SABADIN, Marlene NeriAs reflexões apresentadas neste estudo buscam instigar as instituições de ensino superior a repensar o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Letras e Pedagogia. Portanto, com base em uma metodologia documental e interpretativista, pretende-se responder a duas questões: 1) O Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contempla o ensino de língua adicional no Ensino Fundamental I? 2) Os Cursos de Letras e Pedagogia formam o docente para atuar com a língua adicional no Ensino Fundamental I? Na tentativa de responder a essas perguntas, buscou-se nos estudos realizados por Sabadin (2006), e por meio de uma busca documental, analisar os documentos oficiais norteadores do ensino da língua adicional. Esta investigação se justifica pela necessidade da compreensão dos documentos oficiais no que se refere ao ensino da língua adicional, e de que forma esse ensino é contemplado no Currículo Municipal de Cascavel e como ocorre a capacitação dos docentes que atuam nessa área. Os resultados apontam que apenas a formação acadêmica não consegue atender a todos os desafios que os futuros docentes enfrentarão em sua prática pedagógica, assim como, as orientações da BNCC (Brasil, 2018) carecem de algumas explicações teóricas acerca de conceitos que envolvem a área de língua adicional, além de direcionamentos curriculares para as línguas adicionais diferentes ao inglês, o que demanda uma formação docente sólida para preencher as lacunas encontradas.
- ItemA literatura do ensino médio nas vozes de acadêmicos de Letras: um relato de experiência(2021) ROBBIN, Daniel Abud Marques; ARF, Lucilene Machado GarciaIn this article, we present the perceptions of scholars of Letters, regarding their experiences with literature classes in high school. To this end, we consider the theoretical contribution of the theories of Literature Teaching and Literary Letters, in order to confront classical and current perspectives, and to give voice to those who most need a critical formation as literary readers, the former students and future teachers: trainers of generations of critical readers. With this research, we aim to bring out methodological successes and gaps from the worldviews of future teachers of language and literature, visions that are based on their experience and their school formation. By contrasting motivating and non-motivating practices in high school literature classes, from the analyzed reports, we conclude that there is a great divergence between pedagogical practices in the classroom and what is advocated by the theories of teaching literature. Of the fourteen accounts analyzed, nine are negative literary memoirs. Only five interviewees pointed out positive memories of High School Literature classes. In addition, this work reinforces the importance of the teacher as a motivator / mediator of the practice of reading by young citizens in training, aiming at a continuous critical literacy process.
- ItemA literatura nos trilhos da memória e da história: terra de Caruaru, de José Condé(2022) SILVA, Ivson Bruno da; SANTOS, Luciane AlvesEste artigo tem o objetivo de analisar o romance Terra de Caruaru (publicado inicialmente em 1960), do escritor pernambucano José Condé, à luz dos vínculos mantidos entre a memória e a história. Os referenciais teóricos timbrados na análise, a partir de Sandra Jatahy Pesavento, Antonio Candido, Carlo Ginzburg, Jeanne Marie Gagnebin, Aleida Assmann, entre outros, propuseram refletir sobre as marcas existentes dentro do texto literário que viabilizam remeter à exterioridade, tendo como eixos norteadores da investigação os vieses mnemônicos e históricos. A narrativa condeana, ambientada na cidade de Caruaru, localizada na mesorregião do Agreste de Pernambuco, aponta para aspectos biográficos do autor, modelando a obra dialeticamente pelas reminiscências da sua infância, que aparecem fortemente na narrativa. Além disso, na simbiose entre o literário e o histórico, o texto constrói o horizonte da gênese municipal e seu cotidiano sociopolítico na década de 20 do século XX, amalgamado pelo coronelismo, pelo cangaço, pelos perfis humanos, pela cultura e paisagismo do interior nordestino e pelo anseio de progresso. Com um traço regional que lhe confere originalidade estética, o romance estrutura espaços e seres diegéticos que encontram modos de significação nos recursos extratextuais que os exteriorizam, atravessando os trilhos da memória e da história.
- ItemA máscara do morcego: Batman à luz da teoria dos arquétipos(2019) SILVA, Dalmo Radimack da; SOUSA, Daniela Heitzmann Amaral Valentim deAs narrativas heroicas sempre se fizeram presentes ao longo da história da humanidade. A partir do século XX, as Histórias em Quadrinhos se tornaram suporte para sua manutenção e com o sucesso que as suas adaptações alcançaram no cinema se abriu um espaço de ampliação do alcance deste tipo de narrativa. Este artigo versa sobre este fenômeno tendo como narrativa referencial a constituição do mito do Batman tendo como referência a teoria junguiana dos arquétipos. O objetivo deste trabalho reside na análise de como o mito do Homem Morcego representa de acordo com a teoria adotada um arquétipo coerente com a condição humana contemporânea. Apresentando-se como uma análise bibliográfica a partir de BOECHAT (2008), JUNG (2002), NAGY (2017), tendo como resultado a identificação do Batman como um arquétipo junguiano passível de dialogar com a condição existencial de enfrentamento dos medos interiores, alcance da posse de si e resiliência.
- ItemA memória como processo de estruturação no conto “O gargalhada” de J. D. Salinger(2021) KUROWSKY, KleberEstudando o narrador do conto “O Gargalhada” de J. D. Salinger (2019), este artigo busca analisar a maneira com que as contradições na narrativa permitem ao leitor entrever falhas na memória de quem está narrando, indicando um desejo implícito de estruturar um passado desconhecido através do ato narrativo. Isso será pensado em relação à linguagem literária, observando as instâncias em que o discurso memorialístico e o discurso narrativo se sobrepõem, viabilizando possibilidades únicas de representar não apenas as memórias em si, mas também a maneira com que o narrador tem acesso a essas memórias e quais leituras são construídas a partir disso. O artigo se organiza a partir de uma introdução, em que a obra de Salinger é contextualizada, uma discussão teórica dividida em duas categorias principais – a relação entre memória e literatura, concentrada em Henri Bergson (1999) e Giorgio Agamben (2014); estudos prévios sobre os narradores de Salinger, partindo de André Ferreira Gomes dos Santos (2013) e Adolfo Jose de Souza Frota (2008) – e uma análise em que os pontos que pretendemos estudar serão apresentados conforme eles se manifestam na narrativa, seguindo uma abordagem linear da obra. Essas linhas teóricas, somadas à abordagem adotada, nos levaram à interpretação de que existe uma dupla negação por parte do narrador da obra, as quais se manifestam tanto de maneira temática e expressa, quanto de forma estrutural, operando como princípio organizador dos eventos da narrativa.
- ItemA mulher “executiva” e o homem “do lar” em textos/discursos (re)produzidos pela mídia brasileira: (re)significações culturais?(2023) OLIVEIRA, Raíssa Medici deO presente artigo tem por objetivo analisar como as figuras mulher “executiva” e homem “do lar” são (re)produzidas em textos/discursos da mídia brasileira. Fundamentado na Semiótica do Discurso, com ênfase na operacionalização do conceito de ator, explorado junto às noções de práxis enunciativa, forma de vida e imaginário cultural, o artigo organiza, sintetiza e discute os resultados de duas pesquisas, ambas voltadas à compreensão de transformações socioculturais em curso. A análise destaca, na constituição do ator mulher “executiva”, o acúmulo de papéis temáticos, visto que a figura feminina referendada é profissional bem-sucedida, mãe exemplar, esposa dedicada e mulher bem cuidada. Ela é, em outras palavras, a figura mítica da “supermulher”, fruto do conflito entre algumas rupturas e outras tantas permanências. Na constituição do ator homem “do lar”, ao contrário, a dispersão de papéis temáticos, visto que a figura masculina referendada é tão somente pai, um pai que, na condição de desempregado, profissional liberal ou autônomo, cuida dos filhos em tempo integral, atuando como uma espécie de substituto da esposa/mãe enquanto ela trabalha no mercado formal. Não se trata, portanto, nem de “inversão” nem de “reconfiguração” de papéis, práticas e formas de vida, mas de ajustes pontuais que apenas desestabilizam, sem, todavia, romper, os velhos estereótipos em torno do “ser homem” e “ser mulher”.
- ItemA música, a estética e o ensino da arte(2022) SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio daA música é uma das expressões artísticas mais utilizadas pelos homens e adentra vários espaços sociais. Mas será que as músicas disponíveis – nas mídias e na internet – para a população, contribuem para desenvolver o sentimento estético? O objetivo deste texto é demonstrar que a música na sociedade capitalista contribuiu para tornar o pensamento do homem fragmentado e padronizado, mas também tem um potencial formativo para desenvolver o sentimento estético, sendo um fator de transformação da consciência. A metodologia é a pesquisa qualitativa pautada em um estudo bibliográfico nos autores da Teoria Crítica que fazem a análise do homem historicamente situado na sociedade capitalista. Destaca o potencial (de)formativo da música na sociedade capitalista, bem como a importância da filosofia e da estética para a formação das potencialidades psíquicas humanas. Neste contexto a escola é o local privilegiado que possibilita uma educação que eleve o pensamento dos alunos a patamares superiores, apresentando os elementos constitutivos da expressão estética no processo de formação cultural da sociedade atual. Para tanto é necessário que os professores tenham o conhecimento desta realidade e façam o contraponto em sala de aula com a teoria, pensando diferente do que existe. Ao final conclui-se que a Arte – e nela a música – possibilita a reflexão e a concretização dos sentimentos humanos que, muitas vezes, são passíveis de simbolização conceitual, sendo uma forma de despertar no indivíduo outras maneiras de pensar.
- ItemA performance na música e além da música: uma análise da canção pedra preta, da banda teto preto(2022) GOMES, Juliana Araújo; TEIXEIRA, WilliamEste artigo se trata de uma análise - que busca extrapolar o universo musical - da canção Pedra Preta, de autoria da banda Teto Preto, grupo de música eletrônica que tem como fundadora e frontgirl a multiartista Laura Diaz. A análise foi realizada a partir de diversas entrevistas, em vídeo ou escritas, que Laura Diaz concedeu no ano de 2019 e através de seis vieses interpretativos distintos: letra; melodia e harmonia; vocais; percussão e ritmo; instrumentos, sonorização e ambiência; videoclipe. Nos vieses musicais, parâmetros analíticos tradicionais foram utilizados, mas não de forma desintegrada ao que realmente importa no caso da canção em questão: o contexto simbólico. Ao final da análise, algumas questões merecem destaque: a canção possui fortes influências da MPB que abrangem desde a harmonia até mesmo a voz de Laura Diaz; a canção é construída a partir de sonoridades numa lógica de camadas, onde um elemento sozinho, na maioria das vezes, perde seu sentido; a banda Teto Preto e, portanto, suas canções, são recheadas de significados. Sendo assim, não é possível compreender integralmente a proposta multiartística da banda sem ter a compreensão prévia de algumas coisas, como suas origens e pautas. Por fim, concluímos que a análise de canções como Pedra Preta exige um olhar transdisciplinar. que não exclui o aspecto musical, mas o elabora sistematicamente, já que a música é a coluna de sustentação de todos os outros pilares estruturais da canção em seu processo de significação.
- ItemA presença constante da Segunda Guerra Sudanesa no filme O que ficou para trás (2020)(2021) PLACIDO, Carlos Eduardo de AraujoO filme de terror da Netflix, O que ficou para trás (2020), foi dirigido por Remi Weekes, produzido por Aidan Elliott e baseado na obra de Felicity Evans e no roteiro homônimo de Toby Venables. Esse filme narra a jornada de um casal de refugiados do Sudão do Sul, Bol e Rial, desde sua fuga da Segunda Guerra Civil até a sua chegada à Inglaterra em busca de uma nova vida. Em consonância, a Associação de Psiquiatria Americana (APA) vem destacando que os indivíduos com sinais de transtorno de estresse pós-traumático (TSPT) podem revelar 4 tipos de grupos sintomáticos: 1) Intrusões, 2) Evitações, 3) Negações e 4) Hiperexcitação. Por sua vez, o diretor, Weekes, conseguiu utilizar uma infinidade de técnicas cinematográficas (BUCKLAND, 2015, DITTUS, 2013; GIANNETTI, 2001) para representar os mais variados sinais de TSPT de seus protagonistas. Entre as muitas técnicas cinematográficas aplicadas, Weekes (2020) explorou com maestria a mise-en-shot, a iluminação e o cenografia. Como resultado, os espectadores foram capazes de identificar criativamente uma panóplia de representações cinematográficas de TSPT como, por exemplo, as recorrentes invasões nos sonhos de Bol e as intermináveis fugas mentais de Rial em relação à filha. Além disso, Weekes (2020) conseguiu humanizar seus protagonistas por meio de suas incessantes negações acerca da Segunda Guerra Sudanesa e de suas fracassadas tentativas em conduzir uma nova vida na Inglaterra. Através das técnicas cinematográficas meticulosamente escolhidas, a jornada narrativa do casal refugiado, Bol e Rial, ficou ainda mais tortuosa, muito mais complexa e intensamente mais realista.
- ItemA produção de sentidos sobre o livro didático e o ensino de língua portuguesa: uma análise discursiva de produções científicas nacionais(2022) APOLÔNIO, Jakelyne Santos; BESSA, José Cezinaldo RochaSabendo que o livro didático de língua portuguesa, dada sua condição complexa e multifacetada, é alvo de múltiplos olhares e posicionamentos de pesquisadores, gestores educacionais e professores quanto ao seu uso e sua eficácia no ensino de português na educação básica, objetivamos analisar, a partir do exame de produções científicas brasileiras, a produção de sentidos sobre o livro didático e seu uso no ensino de língua portuguesa no Brasil. Como fundamentação teórica, utilizamo-nos de reflexões sobre linguagem e ideologia depreendidas do Círculo de Bakhtin, assim como de trabalhos que discutem o livro didático e o ensino de português. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem interpretativa. O corpus de análise se constitui de 15 artigos científicos coletados no Portal de Periódicos da CAPES. As análises apontam que, embora tenhamos avançado no que concerne ao estabelecimento de um diálogo mais estreito com as teorias linguísticas e educacionais, os reflexos de transformações e avanços sinalizados por esses horizontes não encontram plenamente ressonâncias nas propostas de trabalho dos livros didáticos. Assim, tanto o livro didático, como o ensino de língua portuguesa são significados, na maioria das produções científicas analisadas, por meio de avaliações que indicam equívocos, falhas e problemas que persistem no tempo. As redes de dizeres e sentidos que emanam das produções científicas analisadas nos possibilitam, portanto, melhor perceber a importância e a necessidade de mantermos a discussão sobre a relação entre livro didático e ensino de português sempre aberta a novas problematizações e reflexões.
- ItemA questão racial no ballet clássico da cidade de campos dos Goytacazes/RJ(2023) TEIXEIRA, Lauriane da Silva; REIS, Maria Clareth GonçalvesO presente artigo trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado inserida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É um estudo que trata da presença do corpo negro no ballet clássico. O mesmo tem como objetivo geral verificar a percepção dos/as bailarinos/as negros/as que atuam na área do ballet clássico sobre os efeitos do racismo estrutural nesta arte, tendo como destaque de análise a cidade Campos dos Goytacazes/RJ. A metodologia utilizada é de caráter descritiva e utilizou uma abordagem qualitativa. A técnica de amostragem utilizada foi a não probabilística denominada Bola de Neve (Vinuto, 2014). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as bailarinos/as negros/as residentes na cidade. Os dados foram analisados a partir da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo defendida por Bardin (1977). Como principais resultados, percebemos que a maior parte dos bailarinos/as acredita na existência do racismo no ballet clássico da cidade em questão e enxergam este fenômeno, principalmente, através da pouca presença de alunos/as e professores/as de ballet clássico negros na cidade. Como considerações finais, concluímos que os/as bailarinos/as negros da cidade enxergam o racismo no ballet clássico local de variadas formas. Além disso, as autoras destacam a necessidade da produção de mais pesquisas nesta área, visando contribuir cada vez mais com a luta antirracista no ballet clássico.