Vitruvian Cogitationes
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Vitruvian cogitationes é uma Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá, fundada em 2020, que busca divulgar a produção científica na área de conhecimento: Ensino de Ciências, dentro de uma perspectiva da inter e da transdisciplinaridade (Arte-Ciência, História e Epistemologia, Teorias de Aprendizagem e do Ensino, Conteúdos e Métodos, etc.). As cogitações ou pensamentos vitruvianos têm sua origem no De Architectura, de Marcus Vitruvius Pollio (1o sec a.E.C.), que considera as medidas humanas como forma de olhar e medir a natureza.
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- ItemA alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências: uma análise da produção acadêmica(2023) SILVA, Yasmin Cristina Ribeiro da; SILVEIRA, Dieison Prestes da; LORENZETTI, LeonirO presente artigo buscou mapear e discutir a produção acadêmica presente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo com o processo formativo crítico, autônomo e reflexivo dos sujeitos sociais na contemporaneidade. Para isso foi realizada uma pesquisa de estado da arte, selecionando 50 pesquisas que se inserem no escopo deste estudo. Como forma de análise foram criados descritores e categorias emergentes, seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva. De modo geral, as pesquisas mapeadas sinalizam que a Alfabetização Científica e Tecnológica auxilia no processo crítico dos sujeitos, conduzindo-os a uma tomada de decisão fundamentada.
- ItemA arte rompe barreira: o teatro poético emancipatório na Educação Ambiental(2023) HORA, Uilson de Meneses; SILVA, Saulo Henrique SouzaApresenta o contexto de como o teatro e a produção de poesias feitas por crianças e adolescentes da escola pública permitem desenvolver atividades com Educação Ambiental. O objetivo é criar um grupo de teatro na escola visando o Teatro do Oprimido, onde existe a interação com o público, quebrando as barreiras, por um viés de crítica social. A orientação é relacionar o debate ambiental por meio do teatro para a produção de um livro partindo das poesias escritas pelos estudantes. Neste contexto, os passos metodológicos se darão a partir do teatro e da produção de poesias que retratem a natureza observada.
- ItemA bacia hidrográfica: tema estruturante na pesquisa-ação colaborativa com professores(2023) POLO, Flávio Renato Marqueti; MASSABNI, Vânia GalindoO trabalho colaborativo desafia os professores a se envolverem em um processo de pensar conjuntamente propostas e modos de atuação, favorecendo a formação de professores no interior da escola. Por sua vez, a abordagem de problemas ambientais na escola e, entre eles, os que impactam as bacias hidrográficas, deve visar a interdisciplinaridade no currículo. O objetivo foi, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, realizar a formação continuada de professores no tema bacia hidrográfica e meio ambiente dentro de uma escola. Participaram 5 professores. Avaliou-se a possibilidade de tornar a bacia hidrográfica um tema estruturante, embasando a prática em 5 diferentes disciplinas, além da Geografia. Os professores, ao participarem do ciclo da pesquisa-ação em reuniões com planejamento de aulas, questionários e entrevistas, indicaram a atividade prática na visita e as trocas de conhecimento como fundamentais para tornar a bacia tema estruturante. O processo foi registrado em Webquest para apoiar outras escolas.
- ItemA desterritorialização da aula de Biologia: estudo sobre marcadores de gênero em videoaulas do Youtube(2023) DANTAS, Matheus Reis; PAGAN, Alice AlexandreNeste estudo, exploramos as questões emergentes da Sociedade da Informação, especificamente os debates de gênero em videoaulas de Biologia no YouTube. Utilizamos um roteiro de análise baseado em referencial teórico multidisciplinar para identificar e descrever os diversos marcadores de gênero presentes nessas aulas online. Analisamos duas videoaulas apresentadas por pessoas cisgêneras, nas quais observamos a aplicação de antigos sistemas de marcação de gênero ainda prevalecentes na sociedade brasileira. A transição da educação para o espaço digital não trouxe mudanças significativas quanto às hierarquias de gênero patriarcais, evidenciadas na escolha de exemplos, fundamentação teórica e uso de imagens e vídeos. Portanto, é importante incentivar a participação de personalidades femininas e outras identidades de gênero nesse mercado educacional proeminente, uma vez que a predominância masculina e suas visões de mundo são evidentes nas aulas de Biologia em geral.
- ItemA experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica(2023) PAIVA, Sophia Leitão Pastorello de; RODRIGUES, Naielly Christhiny Paz; OLIVEIRA, Ilkilene Taques Camargo; OLIVEIRA, Graciela da SilvaA experiência na escola apresenta papel fundamental na licenciatura por proporcionar momentos de vivência para a percepção da profissão e de exercício das teorias pedagógicas. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de formação docente de duas estudantes de Ciências Biológicas no programa Residência Pedagógica. O público-alvo compreende adolescentes cursando o primeiro ano do ensino médio, com idade entre 14 e 16 anos. Durante o estágio na escola-campo, foram vivenciadas as etapas de ambientação, observação e regência. A partir deste contato na escola e com o aporte teórico, embasado principalmente nas ideias de Vygotsky, foi possível inferir que a maneira como os professores relacionam-se com os alunos e o método pedagógico utilizado, influencia no comportamento destes jovens em sala de aula.
- ItemA extinção das políticas públicas educacionais e a Biologia no Ensino Médio: BNCC, `caça rendas´ e colonialidade epistêmica(2024) CARVALHO, Fabiana Aparecida de; BELLINI, MartaO presente trabalho perfaz uma crítica à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando as disputas neoliberais na reforma curricular da educação básica e na desregulamentação das políticas públicas educacionais. Em destaque, problematiza o Ensino de Biologia no Ensino Médio na Írea de Ciências da Natureza proposta pelo documento. O entendimento de aprendizagem essencial circunstanciado por competências e habilidades comuns padroniza o ensino em termos de uma racionalidade técnica e da adequação dos conteúdos aos interesses do mercado econômico mundial, contribuindo para a manutenção da colonialidade epistêmica. Tal visão restringe a compreensão de uma Biologia relacional, especialmente preocupada com a vida orgânica, política e com as temáticas socioculturais necessárias ao entendimento da sociedade, a visões que corroboram para o euro-USA-centrismo, para a acriticidade dos estudantes e para a perpetuação do pensamento único.
- ItemA geometria dos fractais e os tipos de tarefas propostos em livros didáticos do ensino médio(2023) SILVEIRA, Arielle Rodrigues; MORAN, MarianaO presente artigo detém resultados obtidos durante uma pesquisa de iniciação científica, cujo objetivo foi analisar duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio acerca do ensino da geometria dos fractais. O estudo de elementos da geometria dos fractais propicia o desenvolvimento do pensamento geométrico, bem como a exploração de diferentes conceitos matemáticos através de construções geométricas que, geralmente são atrativas aos alunos devido a beleza visual e seu padrão de regularidade, presentes nos fractais. Outrossim, além da beleza visual dos fractais, recorreu-se como aporte teórico e metodológico, à Teoria Antropológica do Didático, de Yves Chevallard, a qual possibilitou uma Organização Matemática com base na investigação dos tipos de tarefas contemplados nas abordagens de geometria dos fractais nos livros didáticos analisados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Ao investigar e classificar tais tipos de tarefas, identificou-se habilidades e objetos de conhecimento presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- ItemA implementação de ações para a promoção da cultura oceânica e do ODS 14 na costa nordeste do estado do Pará frente à década do oceano(2023) MOTA, Lucílio Lopes; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; MARTINELLI FILHO, José EduardoO litoral nordeste do Pará é formado de rico mosaico ecossistêmico, predominando restingas e mangues influenciados pelo rio Amazonas, com canais e ilhas. A região possui elevada biodiversidade, requerendo urgente proteção, pois é afetada por impactos ambientais, assim a zona costeira e oceânica regional sofre assoreamentos, erosão, sobrepesca e depleção dos manguezais, impactando a biodiversidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano - 2021 a 2030), focando para Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Ígua), da Agenda 20-30. Direcionado a promoção do ensino sustentável oceânico, utilizamos a metodologia quali-quantitativa no universo da Geografia no município de São João da Ponta para alunos do 9° ano. Aproveitando a especificidade regional, para validar pesquisa, desenvolvemos como produto, livreto da cultura oceânica, relacionado ao Kit Pedagógico da UNESCO, apresentando a importância da conservação litorânea, disseminando, conhecimento da cultura oceânica costeira.
- ItemA licenciatura em Física no estado do Paraná - um estudo exploratório para a formação do professor de Física(2023) SANTOS, Grazielli Harumi Igarashi dos; ZANATTA, Shalimar Calegari; CARVALHO, Hercilia Alves Pereira deEsta pesquisa mapeia os cursos de Licenciatura em Física no Estado do Paraná. Por meio da homepage “e-MEC”, identificamos as instituições que ofertam vagas. E, a partir deste resultado, buscamos, em cada instituição, informações sobre a matriz curricular, carga horária do curso e do Estágio Supervisionado. Os resultados apontam que o Paraná disponibiliza 3.010 vagas. Destas, 704 são para a modalidade presencial, ofertadas majoritariamente, por instituições públicas e 2.306 na modalidade a distância, EaD ofertadas majoritariamente por instituições privadas. As instituições privadas são as que menos disponibilizam dados e tendem a apresentar a menor carga horária para a conclusão do curso, inclusive, em alguns casos, abaixo da carga horária mínima prevista pela legislação. Apontamos que o problema da formação docente para o ensino de Física não é a escassez de vagas, mas sim, a necessidade de maior comprometimento do poder público quanto a fiscalização da qualidade dos cursos ofertados.
- ItemA relação Sociedade - Natureza a partir da pedagogia Waldorf(2023) SANTANA, Josiene de Carvalho; VILAR, Joelma CarvalhoEste trabalho se constitui de um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento, que tem sua centralidade na relação sociedade – natureza à luz da Pedagogia Waldorf (PW). O artigo tem o objetivo de identificar como os princípios e fundamentos educacionais da PW concebem a relação sociedade-natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, refletiu-se que a PW é uma teoria de currículo de base antroposófica que concebe o ser humano como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual, com parâmetros de uma ecologia profunda, seus princípios e fundamentos associam habilidades corporais, cognitivas e emocionais, onde a relação sociedade-natureza é construída diariamente.
- ItemA sequência didática bilíngue como instrumento de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais(2023) SILVA, Helton Roger da; CARVALHO, HelotonioO consumo desenfreado de plásticos vem causando diversos problemas ambientais, devido principalmente ao seu descarte irregular, tornando imprescindível a conscientização e sensibilização de toda população. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, desenvolvendo métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados ao lixo plástico, considerando que esses alunos se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, foi elaborada uma sequência didática bilíngue com olhar para a inclusão, importante para o desenvolvimento destes alunos e sua relação com o meio ambiente.
- ItemA temática preservação da água: o que propõe os livros didáticos de ciências(2023) SPLENDORE, Anderson de Melo; ZANELLA, Marli Schmitt; DIAS, Néryla Vayne AlvesNeste artigo objetivamos investigar as concepções a respeito da preservação água presente nos documentos oficiais, e em uma coleção de livros didáticos de Ciências, a fim de verificar quais conteúdos relacionados ao tema estão sendo propostos para serem discutidos em sala de aula. O material analisado é o utilizado por uma escola municipal da região noroeste do Paraná, e que faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre o tema. A investigação possui caracter qualitativo e sua análise documental. Como resultados obteve-se que as concepções estão relacionadas a sua importância, uso, contaminação ou poluição, escassez e direito ao acesso.
- ItemAgricultura familiar de Boninal - BA e ações mobilizadoras em ambientes virtuais para o enfrentamento da pandemia da covid 19(2023) SANTANA, Ceilla Mirian Paiva; NOLASCO, Marjorie CsekoEste estudo teve como objetivo construir junto í s Associações de Agricultores Familiares de Boninal caminhos de enfrentamento aos desafios trazidos pela pandemia da covid 19. A pesquisa foi realizada no município de Boninal - BA, participaram da pesquisa dezoito associações de produtores rurais. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, para procurar identificar e compreender os processos dinâmicos vividos por grupos sociais de agricultores na Pandemia. O uso do ambiente virtual, demonstrou ser um instrumento de descobertas, debates, socializações e proposições de soluções, que ajudou os agricultores familiares a buscarem se adaptar í comunicação digital, para divulgação dos seus produtos.
- ItemAnálise de possíveis problemas de Progressão Aritmética em livros didáticos do Novo Ensino Médio: um olhar por meio da resolução de problemas(2023) LAZARINI, Laís Vitória; MENDES, Luiz Otavio RodriguesO objetivo deste estudo é buscar e analisar situações de Matemática, que podem se tornar problemas, presentes em livros didáticos do Novo Ensino Médio, que permitam trabalhar o conteúdo de Progressão Aritmética. Para tal, nos apropriamos da pesquisa documental para buscar e selecionar os livros didáticos. Assim, estes livros foram analisados qualitativamente em suas unidades que tratam da Progressão Aritmética. Ao todo, quatro situações foram encontradas na introdução do conteúdo. Contudo, apenas duas foram elegíveis como possíveis problemas. Estas foram discutidas à luz da literatura e apresentadas para serem trabalhadas como ponto de partida. Nossos resultados revelam que para se trabalhar com Progressão Aritmética por meio da Resolução de Problemas, podem ser necessários conhecimentos prévios de sequência e funções. Os problemas por nós considerados tinham a característica de ser contextualizados. Desta forma, o livro didático é um material valioso que pode auxiliar professores que desejam trabalhar com a Resolução de Problemas.
- ItemAs circunstâncias da aprendizagem no ensino remoto pandemia Covid 19(2023) CUNHA, Marilha Aparecida Cruz; ORTIZ, Adriano José; SILVA, Fausto NevesEste trabalho baseia-se nas observações feitas na imersão do Programa de Iniciação à Docência, durante a Pandemia da covid-19. A pesquisa é do tipo qualitativa observacional, identifica conteúdos trabalhados em 2020, relativos à memórias espontâneas dos alunos do Ensino Médio, de diferentes instituições, que versa com os descritos na Base Nacional Comum Curricular. Essa previsão facilitaria ao professor a dar continuidade ao previsto pelos documentos normativos da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Por causa do teor das respostas descritas pelos alunos, buscamos refletir sobre a educação, o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, a estrutura escolar e a motivação na busca pelo ensino e aprendizagem. O estudo apontou que precisamos pensar em políticas públicas, em formações de professores e no aperfeiçoamento do uso das tecnologias virtuais como instrumento educacional. A educação significativa não depende apenas do professor, mas também envolve a participação ativa de toda sociedade.
- ItemAspectos de visualização de ambientes natural e social para os processos de desenho livre na Educação Matemática de crianças em Timor-Leste(2024) VARELA, Gaspar; XIMENES, Micaela da Costa; LEITE, Dulce CamposEste artigo tem por objetivo identificar as potencialidades de aspectos de visualização para os processos de desenho livre no desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças da educação pré-escolar da comunidade de Canossa em Timor-Leste. As discussões foram baseadas nas concepções de Castro e Rodrigues (2008) sobre sentido de número; de Raquel Reis (2003) sobre educação pela arte e de Vygotsky (1998) sobre pensamento e linguagem. Uma turma de trinta e seis crianças, foram selecionadas intencionalmente oito delas para serem sujeitos desta pesquisa. Ao observar os arredores da escola, as crianças expressaram as suas percepções acerca do ambiente circundante í sua escola por meio do desenho livre. Os processos de observação realizados pelas crianças no ambiente natural e social tiveram como instrumento pedagógico o desenho livre, despertaram a curiosidade, o interesse e a motivação das crianças da educação pré-escolar a desenvolver as suas habilidades básicas de conhecer, identificar, pintar, memorizar, contar, e distinguir as diferenças e semelhanças. Estas habilidades são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio abstrato, preparando as crianças para o ingresso no primeiro ano do Ensino Básico.
- ItemAstronomia na Educação Básica por meio de práticas pedagógicas aliadas à BNCC: um relato de experiência(2023) FERREIRA, Rayra de Cristo; CAJUEIRO, Dayanne Dailla da SilvaA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) expõe que o ensino de Ciências na educação básica deve partir da investigação, curiosidade, observação, criação, colaboração e que o aluno precisa ser ativo no processo de construção do conhecimento. Para o ensino da Astronomia não poderia ser diferente, no entanto, há desafios que impedem que a escola possibilite para o estudante uma aprendizagem nesses preceitos. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo pontuar as dificuldades de docentes nas aulas com temas da Astronomia, partindo para a observação de práticas pedagógicas em uma escola pública do município de Ananindeua – PA e, com isso, pensar em possibilidades para o ensino da Astronomia que se baseie nos moldes da BNCC. Na instituição escolar citada, é visível aulas conteudistas e expositivas, onde se utiliza como recurso apenas o livro didático e atividades impressas, assim, se torna necessário pensar em recursos metodológicos para desconstruir essas práticas tradicionais de ensino. Essas estratégias metodológicas foram selecionadas e construídas durante as aulas da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências na graduação do curso de Pedagogia. A coleta de dados e os recursos são apresentados por meio de uma mostra científica na Universidade da Amazônia, campus Ananindeua – PA, à discentes e profissionais da educação, visando contribuir com as práticas pedagógicas de professores da educação básica em relação ao estudo de Astronomia para crianças, e os resultados foram satisfatórios quanto a opiniões do público da mostra científica, que destacaram ser recursos de grande valor e de qualidade para o ensino da Astronomia na educação básica.
- ItemAstronomia, Ciência e Formação de Professores: concepções de acadêmicos em um curso de Pedagogia(2023) SANTOS, Elizandra Daneize dos; ALBANO, Karine; LANGHI, RodolfoEste artigo destaca a importância de explorar o Ensino de Ciências, bem como o Ensino da Astronomia nos cursos de Formação de Professores, de modo a desenvolver uma perspectiva crítica e reflexiva, que reflita a prática e possibilite aos alunos diferentes situações no processo de ensino e de aprendizagem. Constitui-se como questão de pesquisa: “De que maneira o ensino de Ciências (pode) colabora(r) para a construção do conhecimento em Astronomia, possibilitando a compreensão de diferentes aspectos no processo de ensino e de aprendizagem nesta área?”. O objetivo geral é descrever como a Astronomia é compreendida pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, a respeito das concepções sobre a importância do ensino e aprendizagem de seus conteúdos, inseridos na disciplina de Ciências. A coleta de dados compreende algumas questões elaboradas pelos autores e respondidas por dezessete acadêmicos de um curso de Pedagogia, referentes ao conhecimento em Astronomia e ressalta indicadores que podem acarretar lacunas educacionais nesta área de ensino. Trata-se de uma pesquisa mista, de natureza qualitativa e quantitativa, pois apresentamos alguns resultados quantitativos, com o uso de quadros, e qualitativos com breves discussões a respeito dos resultados encontrados, fazendo reflexões sobre o Ensino da Astronomia. Os dados permitem identificar evidências de fragilidades na compreensão de conceitos da Astronomia, e consequentemente possíveis dificuldades na abordagem pedagógica por parte desses futuros profissionais da Educação.
- ItemAurora: protótipo de aprendizagem no ensino de Física integrando mapas conceituais e tecnologia computacional(2023) SANTOS, Antônio Vanderlei dos; MENTGES, Estela Muenchen; STRACKE, Marcelo PauloEste artigo discute o desenvolvimento de um protótipo para um objeto de aprendizagem em Física Moderna baseado em Mapas Conceituais. O objetivo é integrar a tecnologia computacional e a aprendizagem significativa no ensino de Física. O artigo também explora o uso de Mapas Conceituais na educação em Física e apresenta a estrutura e as telas do software protótipo. Além disso, destaca a falta de uso de tecnologia computacional e Mapas Conceituais no Ensino de Física nas escolas pesquisadas. A pesquisa revela que o uso de Mapas Conceituais na Física, em conjunto com o laboratório de informática, é pouco conhecido pelos professores e na área de desenvolvimento de software. No entanto, os professores demonstraram interesse na área e no protótipo desenvolvido. A análise do software sugere a utilização de uma linguagem orientada a objetos para permitir o reuso de código e a migração para o uso online. A avaliação do desempenho do aluno ao criar um Mapa Conceitual é subjetiva, mas é possível compará-lo com um Mapa Padrão aceito pela comunidade científica. O artigo também faz referência a diversas fontes, como propostas pedagógicas para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional, literatura sobre Física com Arduíno para iniciantes, criação de objetos de aprendizagem em software livre, dificuldades dos alunos do Ensino Médio com a Física e os Físicos, sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico, entre outros.
- ItemBiologia Antirracista: sequência didática para o ensino de anemia falciforme(2024) ASSIS, Bárbara Letícia de Freitas; FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolat; SIQUEIRA SILVA, Luciana AparecidaA importância da Educação para as Relações Étnico-raciais dentro dos espaços de aprendizagem é evidenciada por pesquisas do campo, com amparo legal da Lei nº 10.639/2003. Em aliança com tal perspectiva, foi desenvolvida uma sequência didática para o ensino da anemia falciforme numa perspectiva antirracista e humanizada, tendo como base teórica a educação antirracista. A elaboração da sequência didática surgiuno contexto do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, quando foi observado o apagamento e inviabilização de tal conteúdo nos documentos curriculares oficiais e nos livros didáticos de Biologia. Esta investigação adota uma abordagem qualitativaenvolvendo: busca de elementos teóricos, observação de aulas, registro em diário de campo e a elaboração de uma sequência didática. Desse modo, contribuindo para a produção de uma Biologia outra, menos excludente, que considere a multiplicidade da vida e a diversidade dos corpos.