Vitruvian Cogitationes
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Vitruvian cogitationes é uma Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá, fundada em 2020, que busca divulgar a produção científica na área de conhecimento: Ensino de Ciências, dentro de uma perspectiva da inter e da transdisciplinaridade (Arte-Ciência, História e Epistemologia, Teorias de Aprendizagem e do Ensino, Conteúdos e Métodos, etc.). As cogitações ou pensamentos vitruvianos têm sua origem no De Architectura, de Marcus Vitruvius Pollio (1o sec a.E.C.), que considera as medidas humanas como forma de olhar e medir a natureza.
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- ItemUma UEPS para a Física de neutrinos aplicada em tempos de pandemia(2023) GOMES, Francisco Elias; ALVARENGA, Flávio GimenesNeste artigo, é apresentado um produto educacional elaborado para o ensino da física de neutrinos no formato de uma Sequência Didática (SD), inspirada nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que são sequências didáticas baseadas nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. O objetivo do artigo é trazer temas de Física Contemporânea, especialmente Neutrinos, para o ensino médio. Esperamos que os alunos tenham uma boa compreensão do que são as partículas fundamentais, especialmente os neutrinos. A metodologia utilizada foi a metodologia ativa estruturada em uma UEPS. O produto educacional foi aplicado por meio de aulas remotas no período da pandemia de coronavírus (covid-19), em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no município de Mutum-MG. A estruturação do produto educacional será detalhada e os principais resultados de sua aplicação serão discutidos.
- ItemDa concepção de investigação à adoção de um problema na educação em Ciências: aspectos metodológicos(2023) FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; PORTUGAL, Khalil Oliveira; POLITO, Antony Marco Mota; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; BATISTA, Michel Corci; MACIEL, Felippe Guimarães; COUTO, Roberto Vinícios Lessa do; SANTOS, Osmair Carlos dosNeste trabalho, adotamos a experimentação como estratégia didático-pedagógica na educação em ciências e analisamos os elementos teóricos e metodológicos que podem ser por ela integrados. Em particular, abordamos os principais pressupostos do Ensino por Investigação e da Resolução de Problemas e suas inter-relações e possíveis amálgamas na construção de uma Abordagem Experimental Problematizada (AEP). Abordamos, precisamente, a inteligibilidade dos pressupostos sobre os quais estão configuradas essas duas estratégias e apresentamos, ainda, exemplos concretos para articular as estratégias referidas.
- ItemA desterritorialização da aula de Biologia: estudo sobre marcadores de gênero em videoaulas do Youtube(2023) DANTAS, Matheus Reis; PAGAN, Alice AlexandreNeste estudo, exploramos as questões emergentes da Sociedade da Informação, especificamente os debates de gênero em videoaulas de Biologia no YouTube. Utilizamos um roteiro de análise baseado em referencial teórico multidisciplinar para identificar e descrever os diversos marcadores de gênero presentes nessas aulas online. Analisamos duas videoaulas apresentadas por pessoas cisgêneras, nas quais observamos a aplicação de antigos sistemas de marcação de gênero ainda prevalecentes na sociedade brasileira. A transição da educação para o espaço digital não trouxe mudanças significativas quanto às hierarquias de gênero patriarcais, evidenciadas na escolha de exemplos, fundamentação teórica e uso de imagens e vídeos. Portanto, é importante incentivar a participação de personalidades femininas e outras identidades de gênero nesse mercado educacional proeminente, uma vez que a predominância masculina e suas visões de mundo são evidentes nas aulas de Biologia em geral.
- ItemJogando com a Ciência: investigando aditivos químicos em alimentos(2023) BORGES, Tatiane Ferreira; ROCHA, Thaís Mendes; INADA, PauloNeste artigo, explora-se a importância dos aditivos químicos alimentares no ensino de ciências no contexto educacional desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Embora muitas vezes pouco explorados na educação básica, esses aditivos alimentares, contribuem para efeitos danosos para a saúde humana, sendo necessária a adoção de medidas preventivas, sobretudo em relação ao conhecimento por parte da população. O estudo sobre o assunto gerou um jogo educativo chamado “Quem Sou Eu” desenvolvido com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que incluiu aulas teóricas sobre aditivos químicos, enfatizando a leitura de rótulos de produtos industrializados. O jogo se mostrou uma boa ferramenta pedagógica no entendimento dos alunos sobre aditivos químicos e na promoção da discussão sobre seu consumo, contribuindo para uma educação formal relacionada a alimentação e saúde.
- ItemA temática preservação da água: o que propõe os livros didáticos de ciências(2023) SPLENDORE, Anderson de Melo; ZANELLA, Marli Schmitt; DIAS, Néryla Vayne AlvesNeste artigo objetivamos investigar as concepções a respeito da preservação água presente nos documentos oficiais, e em uma coleção de livros didáticos de Ciências, a fim de verificar quais conteúdos relacionados ao tema estão sendo propostos para serem discutidos em sala de aula. O material analisado é o utilizado por uma escola municipal da região noroeste do Paraná, e que faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre o tema. A investigação possui caracter qualitativo e sua análise documental. Como resultados obteve-se que as concepções estão relacionadas a sua importância, uso, contaminação ou poluição, escassez e direito ao acesso.
- ItemTecnologias digitais aplicadas ao ensino de Física: sequência didática mediada pelo software Modellus(2023) SILVA, Jade Souza da; ALENCAR, Fábio Pessoa; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; SANTOS, Antonio Marques dosEste artigo explora a aplicação das tecnologias digitais no ensino de Física, com foco na sequência didática mediada pelo Software Modellus. O objetivo principal é investigar como o Modellus pode ser integrado ao ensino de Física, especificamente no estudo do movimento de queda livre. O estudo aborda a questão de como a Física, frequentemente resistida pelos alunos, e o Modellus podem oferecer uma abordagem de aprendizado interativo para alunos e professores. A pesquisa é qualitativa-quantitativa e foi realizada no IFMA - Campus São João dos Patos, envolvendo 76 alunos do 1o ano. Os resultados revelaram que o Modellus pode ser uma ferramenta metodológica eficaz no ensino de Física, uma vez que 75% dos alunos apresentaram um bom desempenho na utilização do Software. Isso sugere que o Modellus pode contribuir positivamente para o ensino da Física, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente.
- ItemIngresso e permanência em uma licenciatura em educação do campo: uma análise a partir da teoria das representações sociais(2023) SILVA, Laiane Alves; VERONESE, Monaise Cristina Borges Silva; MIRANDA, Camila LimaO artigo apresenta as motivações para o ingresso e permanência em uma Licenciatura em Educação do Campo, áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática, em uma IES mineira. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi um questionário Google Forms. Adotou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Como resultados, verificou-se que a motivação para o ingresso se pauta na representação social que essa é uma oportunidade para estar em um curso de graduação, que dialoga com a realidade campesina. Ressaltaram, ainda, a Pedagogia da Alternância como algo essencial em suas escolhas. O núcleo-central da representação social sobre permanência no curso são os termos: dedicação e sonho. Conhecer as representações sociais que alicerçam o ingresso e a permanência dos estudantes na LECampo podem fornecer importantes indicativos para o curso e para o fomento de políticas públicas.
- ItemA geometria dos fractais e os tipos de tarefas propostos em livros didáticos do ensino médio(2023) SILVEIRA, Arielle Rodrigues; MORAN, MarianaO presente artigo detém resultados obtidos durante uma pesquisa de iniciação científica, cujo objetivo foi analisar duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio acerca do ensino da geometria dos fractais. O estudo de elementos da geometria dos fractais propicia o desenvolvimento do pensamento geométrico, bem como a exploração de diferentes conceitos matemáticos através de construções geométricas que, geralmente são atrativas aos alunos devido a beleza visual e seu padrão de regularidade, presentes nos fractais. Outrossim, além da beleza visual dos fractais, recorreu-se como aporte teórico e metodológico, à Teoria Antropológica do Didático, de Yves Chevallard, a qual possibilitou uma Organização Matemática com base na investigação dos tipos de tarefas contemplados nas abordagens de geometria dos fractais nos livros didáticos analisados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Ao investigar e classificar tais tipos de tarefas, identificou-se habilidades e objetos de conhecimento presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- ItemA alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências: uma análise da produção acadêmica(2023) SILVA, Yasmin Cristina Ribeiro da; SILVEIRA, Dieison Prestes da; LORENZETTI, LeonirO presente artigo buscou mapear e discutir a produção acadêmica presente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo com o processo formativo crítico, autônomo e reflexivo dos sujeitos sociais na contemporaneidade. Para isso foi realizada uma pesquisa de estado da arte, selecionando 50 pesquisas que se inserem no escopo deste estudo. Como forma de análise foram criados descritores e categorias emergentes, seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva. De modo geral, as pesquisas mapeadas sinalizam que a Alfabetização Científica e Tecnológica auxilia no processo crítico dos sujeitos, conduzindo-os a uma tomada de decisão fundamentada.
- ItemA relação Sociedade - Natureza a partir da pedagogia Waldorf(2023) SANTANA, Josiene de Carvalho; VILAR, Joelma CarvalhoEste trabalho se constitui de um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento, que tem sua centralidade na relação sociedade – natureza à luz da Pedagogia Waldorf (PW). O artigo tem o objetivo de identificar como os princípios e fundamentos educacionais da PW concebem a relação sociedade-natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, refletiu-se que a PW é uma teoria de currículo de base antroposófica que concebe o ser humano como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual, com parâmetros de uma ecologia profunda, seus princípios e fundamentos associam habilidades corporais, cognitivas e emocionais, onde a relação sociedade-natureza é construída diariamente.
- ItemUso de jogos educacionais no ensino transdisciplinar de temas ambientais: estudo de caso com a plataforma Scratch(2023) AGUIAR, Edson Rodrigues de; CAVALCANTE, Katia VianaO artigo trata da aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de jogos computacionais. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch pelos discentes do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Amazonas campus Boca do Acre. A pesquisa propôs identificar como a sequência didática, baseada em metodologias ativas - gamificação pode influenciar o ensino da programação, em contexto com a BNCC e os 17 ODS. Baseado nisso, desenvolveu-se dois jogos e um guia didático para os professores derivado de uma prática pedagógica, mediante ao diálogo com o ensino das Ciências Ambientais. Os dados constituídos nessa investigação foram analisados a partir da pesquisa- ação e entrevistas. Os resultados mostram que houve melhorias no pensamento crítico e na resolução de problemas dos discentes.
- ItemEdição especial sobre ensino de Física(2023) FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; BATISTA, Michel Corci; COUTO, Roberto Vinícios Lessa doA pesquisa em ensino de ciências no Brasil, em particular a pesquisa em Ensino de Física, já ocorre de longa data. Desde os anos de 1980, existem encontros nacionais para discursão dos tópicos da área com importância significatividade. As pós-graduações em Ensino de Física e as revistas especializadas na área também remontam dessa época (Moreira, 2018; Ferreira; Silva Filho, 2021).
- ItemSimulações computacionais no ensino de circuitos elétricos: interlocuções com teses e dissertações(2023) CANDIA, Deiviti Gustavo Moreira de; HECKLER, ValmirEste trabalho tem por objetivo apresentar um recorte do que a pós-graduação na área de Ensino de Ciências no Brasil comunica sobre a utilização dos recursos computacionais no ensino de eletricidade, em particular, circuitos elétricos. A investigação das perspectivas divulgadas pela comunidade de pesquisadores sobre o uso de recursos computacionais foi realizada por meio de uma revisão da literatura. Essa revisão analisou dissertações e teses publicadas no período de 2005 a 2022, disponíveis no Portal Brasileiro de Acesso à Informação Científica (oasisbr). A análise qualitativa das 19 dissertações e 1 tese neste estudo revelou o potencial das simulações computacionais em circuitos elétricos para aprimorar a compreensão de fenômenos abstratos e possibilitar atividades experimentais complexas. É essencial utilizar essas simulações de forma complementar às práticas de laboratório, promovendo a interação entre os alunos e instigando a discussão dos conteúdos, por meio da implementação de roteiros nessas atividades.
- ItemAstronomia na Educação Básica por meio de práticas pedagógicas aliadas à BNCC: um relato de experiência(2023) FERREIRA, Rayra de Cristo; CAJUEIRO, Dayanne Dailla da SilvaA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) expõe que o ensino de Ciências na educação básica deve partir da investigação, curiosidade, observação, criação, colaboração e que o aluno precisa ser ativo no processo de construção do conhecimento. Para o ensino da Astronomia não poderia ser diferente, no entanto, há desafios que impedem que a escola possibilite para o estudante uma aprendizagem nesses preceitos. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo pontuar as dificuldades de docentes nas aulas com temas da Astronomia, partindo para a observação de práticas pedagógicas em uma escola pública do município de Ananindeua – PA e, com isso, pensar em possibilidades para o ensino da Astronomia que se baseie nos moldes da BNCC. Na instituição escolar citada, é visível aulas conteudistas e expositivas, onde se utiliza como recurso apenas o livro didático e atividades impressas, assim, se torna necessário pensar em recursos metodológicos para desconstruir essas práticas tradicionais de ensino. Essas estratégias metodológicas foram selecionadas e construídas durante as aulas da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências na graduação do curso de Pedagogia. A coleta de dados e os recursos são apresentados por meio de uma mostra científica na Universidade da Amazônia, campus Ananindeua – PA, à discentes e profissionais da educação, visando contribuir com as práticas pedagógicas de professores da educação básica em relação ao estudo de Astronomia para crianças, e os resultados foram satisfatórios quanto a opiniões do público da mostra científica, que destacaram ser recursos de grande valor e de qualidade para o ensino da Astronomia na educação básica.
- ItemAurora: protótipo de aprendizagem no ensino de Física integrando mapas conceituais e tecnologia computacional(2023) SANTOS, Antônio Vanderlei dos; MENTGES, Estela Muenchen; STRACKE, Marcelo PauloEste artigo discute o desenvolvimento de um protótipo para um objeto de aprendizagem em Física Moderna baseado em Mapas Conceituais. O objetivo é integrar a tecnologia computacional e a aprendizagem significativa no ensino de Física. O artigo também explora o uso de Mapas Conceituais na educação em Física e apresenta a estrutura e as telas do software protótipo. Além disso, destaca a falta de uso de tecnologia computacional e Mapas Conceituais no Ensino de Física nas escolas pesquisadas. A pesquisa revela que o uso de Mapas Conceituais na Física, em conjunto com o laboratório de informática, é pouco conhecido pelos professores e na área de desenvolvimento de software. No entanto, os professores demonstraram interesse na área e no protótipo desenvolvido. A análise do software sugere a utilização de uma linguagem orientada a objetos para permitir o reuso de código e a migração para o uso online. A avaliação do desempenho do aluno ao criar um Mapa Conceitual é subjetiva, mas é possível compará-lo com um Mapa Padrão aceito pela comunidade científica. O artigo também faz referência a diversas fontes, como propostas pedagógicas para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional, literatura sobre Física com Arduíno para iniciantes, criação de objetos de aprendizagem em software livre, dificuldades dos alunos do Ensino Médio com a Física e os Físicos, sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico, entre outros.
- ItemMini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil(2023) FRANCESCONI, Laercio; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina; TRACANA, Rosa BrancaO artigo apresenta discussões sobre a origem, especificidades e finalidades das mini-histórias, documento pedagógico que auxilia os professores a evidenciarem e compreenderem as aprendizagens no dia a dia escolar das crianças. Assim, o objetivo geral é investigar as práticas pedagógicas realizadas pelos professores, tendo a documentação pedagógica como suporte para dar visibilidade às aprendizagens realizadas pelas crianças. A partir das atividades das crianças em diálogo com autores, procurou-se analisar as observações, registros fotográficos e vídeo gravações. Os estudos estabeleceram diálogos com Fochi (2019), Vecchi (2013), Altimir (2010) e Galvani (2016). O debate sobre o papel da documentação pedagógica, em especial das mini-histórias, ultrapassa o mero registro das atividades para demonstrar as aprendizagens nas exposições escolares e nos álbuns enviados para as famílias, pois subsidia o planejamento do professor nas atividades prospectadas.
- ItemEdição Especial da Revista Científica Vitruvian cogitationes - RVC(2023) CAVALCANTE, Katia Viana; MALHEIROS, Tadeu FabricioO Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) está estruturado a partir da associação em rede de Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do Brasil - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), e uma parceria com a Agência Nacional de Íguas e Saneamento Básico (ANA). Tem como objetivo geral possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e de profissionais que atuem em espaços não formais de ensino. Dentre seus objetivos destaca-se o de contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental mediante projetos de atuação na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de educação básica, fortalecendo a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados í s questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares. O PROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração das Universidades com as Escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais, e cheguem ao estudante. Ampliando a integração e a interdisciplinaridade na Rede, em novembro de 2022 foi realizado o V SEMINÍRIO DE INTEGRAÇíO NACIONAL DA REDE PROFCIAMB, em formato híbrido, em Brasília nas dependências da ANA e da UnB. O evento teve como tema central "Ígua como elemento transversal no Ensino das Ciências Ambientais", e por objetivo a popularização, disseminação de projetos e resultados no âmbito do ensino das ciências ambientais de modo a contribuir com a conectividade científica de trocas sobre estudos realizados na área. Todas as sessões e atividades do evento tiveram como transversalidade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Construção da Agenda 2030, centrados na educação e na sustentabilidade, sendo estruturado em 5 áreas temáticas: Comunidade, saúde e ambiente; Epistemologias, diversidades e formação humana; Escolas Sustentáveis; Instituições e ambiente; Tecnologias e mídia na Educação. Dada a riqueza dos trabalhos submetidos, os trabalhos premiados foram convidados a compor esta Edição Especial da Revista científica Vitruvian cogitationes - RVC. Assim, os textos foram ajustados pelos autores e houve mais uma sequência de avaliação da qualidade do conteúdo. Todo este esforço resultou num conjunto de 9 (nove) artigos que trazem reflexões críticas derivadas de estudos, pesquisas e aplicações do ensino das ciências ambientais em contextos diferenciados, dentro e fora das escolas. Desejamos aos leitores que os artigos sirvam de inspiração para ampliarmos e acelerarmos cada vez mais a construção de políticas e ações que contribuam para fortalecimento da educação básica e escolas sustentáveis.
- ItemAnálise de possíveis problemas de Progressão Aritmética em livros didáticos do Novo Ensino Médio: um olhar por meio da resolução de problemas(2023) LAZARINI, Laís Vitória; MENDES, Luiz Otavio RodriguesO objetivo deste estudo é buscar e analisar situações de Matemática, que podem se tornar problemas, presentes em livros didáticos do Novo Ensino Médio, que permitam trabalhar o conteúdo de Progressão Aritmética. Para tal, nos apropriamos da pesquisa documental para buscar e selecionar os livros didáticos. Assim, estes livros foram analisados qualitativamente em suas unidades que tratam da Progressão Aritmética. Ao todo, quatro situações foram encontradas na introdução do conteúdo. Contudo, apenas duas foram elegíveis como possíveis problemas. Estas foram discutidas à luz da literatura e apresentadas para serem trabalhadas como ponto de partida. Nossos resultados revelam que para se trabalhar com Progressão Aritmética por meio da Resolução de Problemas, podem ser necessários conhecimentos prévios de sequência e funções. Os problemas por nós considerados tinham a característica de ser contextualizados. Desta forma, o livro didático é um material valioso que pode auxiliar professores que desejam trabalhar com a Resolução de Problemas.
- ItemO caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne(2023) SANTOS, Elizandra Daneize dos; SOUZA, Gleyson Miranda de; SILVA, Izabela Prado Lourenço da; LANGHI, RodolfoEste texto apresenta uma breve análise sobre a história das mulheres na Ciência e na Astronomia e destaca algumas contribuições para a formulação da composição química estelar, fundamentada no século passado, no qual a história frequentemente apresentada omite os percalços enfrentados por elas. O objetivo é analisar historicamente como a condição de ser mulher transpassou a evolução e construção do fenômeno estelar com o trabalho das cientistas, e como atravessou a história dentro dos limites temporais da época, principalmente em relação aos estudos de Cecilia Payne. Constitui-se em uma investigação de caráter qualitativo, tendo a análise bibliográfica como procedimento metodológico, a fim de estabelecer relações de aproximação com o objeto em estudo e as fontes bibliográficas. Os resultados reverberam que Cecilia Payne realizou pesquisas importantes na área da Astronomia, destacando-se pelos estudos de evolução e composição estelar. A majestosa repercussão de sua tese de doutorado não lhe trouxe reconhecimento profissional, por ser mulher, e devido às dificuldades enfrentadas durante sua vida acadêmica e profissional, constituiu-se em um grande destaque da luta das mulheres no meio científico.
- ItemUm quiz criado na plataforma Proprofs para ensino e avaliação de conteúdo da ondulatória fundamentado na teoria dos Campos Conceituais(2023) FEITOSA, Bruno Emanuel Mendes; SOUSA FILHO, Francisco Eduardo de; DANTAS, Claudio Rejane da SilvaO trabalho busca validar uma sequência didática fazendo uso de um quiz para apoiar o estudo sobre Ondas em uma turma de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental em Farias Brito, CE. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. O estudo foi qualitativo usando questionário estruturado com o recurso quizze. A intervenção ocorreu em 5 encontros, dos quais 3 foi presencial e os outros 2 de maneira remota, acompanhado pelo professor através das plataformas digitais. Evidenciou-se que a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas aumentaram positivamente. Através dos resultados obtidos nas respostas e nos debates em sala, pode-se diagnosticar uma evolução dos alunos em relação aos conceitos estudados, porém, para se obter o desenvolvimento de um Campo Conceitual é necessário que o indivíduo vivencie diversas situações e problemas diferentes para o processo duradouro de um campo conceitual da física.