Vitruvian Cogitationes
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Vitruvian cogitationes é uma Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá, fundada em 2020, que busca divulgar a produção científica na área de conhecimento: Ensino de Ciências, dentro de uma perspectiva da inter e da transdisciplinaridade (Arte-Ciência, História e Epistemologia, Teorias de Aprendizagem e do Ensino, Conteúdos e Métodos, etc.). As cogitações ou pensamentos vitruvianos têm sua origem no De Architectura, de Marcus Vitruvius Pollio (1o sec a.E.C.), que considera as medidas humanas como forma de olhar e medir a natureza.
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- ItemAgricultura familiar de Boninal - BA e ações mobilizadoras em ambientes virtuais para o enfrentamento da pandemia da covid 19(2023) SANTANA, Ceilla Mirian Paiva; NOLASCO, Marjorie CsekoEste estudo teve como objetivo construir junto í s Associações de Agricultores Familiares de Boninal caminhos de enfrentamento aos desafios trazidos pela pandemia da covid 19. A pesquisa foi realizada no município de Boninal - BA, participaram da pesquisa dezoito associações de produtores rurais. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, para procurar identificar e compreender os processos dinâmicos vividos por grupos sociais de agricultores na Pandemia. O uso do ambiente virtual, demonstrou ser um instrumento de descobertas, debates, socializações e proposições de soluções, que ajudou os agricultores familiares a buscarem se adaptar í comunicação digital, para divulgação dos seus produtos.
- ItemA experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica(2023) PAIVA, Sophia Leitão Pastorello de; RODRIGUES, Naielly Christhiny Paz; OLIVEIRA, Ilkilene Taques Camargo; OLIVEIRA, Graciela da SilvaA experiência na escola apresenta papel fundamental na licenciatura por proporcionar momentos de vivência para a percepção da profissão e de exercício das teorias pedagógicas. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de formação docente de duas estudantes de Ciências Biológicas no programa Residência Pedagógica. O público-alvo compreende adolescentes cursando o primeiro ano do ensino médio, com idade entre 14 e 16 anos. Durante o estágio na escola-campo, foram vivenciadas as etapas de ambientação, observação e regência. A partir deste contato na escola e com o aporte teórico, embasado principalmente nas ideias de Vygotsky, foi possível inferir que a maneira como os professores relacionam-se com os alunos e o método pedagógico utilizado, influencia no comportamento destes jovens em sala de aula.
- ItemA arte rompe barreira: o teatro poético emancipatório na Educação Ambiental(2023) HORA, Uilson de Meneses; SILVA, Saulo Henrique SouzaApresenta o contexto de como o teatro e a produção de poesias feitas por crianças e adolescentes da escola pública permitem desenvolver atividades com Educação Ambiental. O objetivo é criar um grupo de teatro na escola visando o Teatro do Oprimido, onde existe a interação com o público, quebrando as barreiras, por um viés de crítica social. A orientação é relacionar o debate ambiental por meio do teatro para a produção de um livro partindo das poesias escritas pelos estudantes. Neste contexto, os passos metodológicos se darão a partir do teatro e da produção de poesias que retratem a natureza observada.
- Item“Ecomar” um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação do sujeito ecológico(2023) SILVA, Maristela Souza da; GUIMARÃES, Walma Nogueira RamosA vida na água é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, principalmente porque o ambiente marinho encontra-se cada vez mais ameaçado pelas ações antrópicas. Com o objetivo de produzir um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação de sujeitos ecológicos, fundamentada na aprendizagem online na perspectiva construtivista e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, essa pesquisa foi desenvolvida com os estudantes das séries finais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Paulista/PE e teve abordagem metodológica qualitativa e quantitativa do tipo pesquisa participante. O blog ECOMAR foi desenvolvido na plataforma WIX e se apresenta como fonte de pesquisa, informação e interatividade de grande importância para conservação dos ecossistemas marinhos, como também pode ser um recurso tecnológico utilizado em todos os componentes curriculares.
- ItemPráticas epistêmicas no contexto da iniciação científica: ensaios sobre o desenvolvimento da argumentação(2023) GONZATTI, Sônia Elisa Marchi; LIMA, Noeli Jung Friedrich deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado na modalidade profissional em Ensino de Ciências Exatas. Dentre os resultados empíricos emergentes, esta análise irá destacar as contribuições da iniciação científica para o desenvolvimento de práticas epistêmicas ligadas à dimensão social da ciência. Os encontros de iniciação científica foram realizados em uma escola pública estadual de Mato Grosso, com uma turma de 3o ano do Ensino Médio. O quadro teórico de análise dialoga com contribuições de pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento crítico e com diretrizes sobre o ensino por investigação. Os dados empíricos emergiram de grupos focais e dos diários de campo dos estudantes e da pesquisadora. Em termos gerais, foi possível concluir que a iniciação científica oportunizou a vivência de práticas epistêmicas ligadas à produção e comunicação do conhecimento. Entre elas, destacam-se o desenvolvimento da argumentação em diferentes etapas das pesquisas realizadas pelos estudantes.
- ItemEdição Especial da Revista Científica Vitruvian cogitationes - RVC(2023) CAVALCANTE, Katia Viana; MALHEIROS, Tadeu FabricioO Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) está estruturado a partir da associação em rede de Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do Brasil - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), e uma parceria com a Agência Nacional de Íguas e Saneamento Básico (ANA). Tem como objetivo geral possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e de profissionais que atuem em espaços não formais de ensino. Dentre seus objetivos destaca-se o de contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental mediante projetos de atuação na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de educação básica, fortalecendo a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados í s questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares. O PROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração das Universidades com as Escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais, e cheguem ao estudante. Ampliando a integração e a interdisciplinaridade na Rede, em novembro de 2022 foi realizado o V SEMINÍRIO DE INTEGRAÇíO NACIONAL DA REDE PROFCIAMB, em formato híbrido, em Brasília nas dependências da ANA e da UnB. O evento teve como tema central "Ígua como elemento transversal no Ensino das Ciências Ambientais", e por objetivo a popularização, disseminação de projetos e resultados no âmbito do ensino das ciências ambientais de modo a contribuir com a conectividade científica de trocas sobre estudos realizados na área. Todas as sessões e atividades do evento tiveram como transversalidade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Construção da Agenda 2030, centrados na educação e na sustentabilidade, sendo estruturado em 5 áreas temáticas: Comunidade, saúde e ambiente; Epistemologias, diversidades e formação humana; Escolas Sustentáveis; Instituições e ambiente; Tecnologias e mídia na Educação. Dada a riqueza dos trabalhos submetidos, os trabalhos premiados foram convidados a compor esta Edição Especial da Revista científica Vitruvian cogitationes - RVC. Assim, os textos foram ajustados pelos autores e houve mais uma sequência de avaliação da qualidade do conteúdo. Todo este esforço resultou num conjunto de 9 (nove) artigos que trazem reflexões críticas derivadas de estudos, pesquisas e aplicações do ensino das ciências ambientais em contextos diferenciados, dentro e fora das escolas. Desejamos aos leitores que os artigos sirvam de inspiração para ampliarmos e acelerarmos cada vez mais a construção de políticas e ações que contribuam para fortalecimento da educação básica e escolas sustentáveis.
- ItemAnálise de possíveis problemas de Progressão Aritmética em livros didáticos do Novo Ensino Médio: um olhar por meio da resolução de problemas(2023) LAZARINI, Laís Vitória; MENDES, Luiz Otavio RodriguesO objetivo deste estudo é buscar e analisar situações de Matemática, que podem se tornar problemas, presentes em livros didáticos do Novo Ensino Médio, que permitam trabalhar o conteúdo de Progressão Aritmética. Para tal, nos apropriamos da pesquisa documental para buscar e selecionar os livros didáticos. Assim, estes livros foram analisados qualitativamente em suas unidades que tratam da Progressão Aritmética. Ao todo, quatro situações foram encontradas na introdução do conteúdo. Contudo, apenas duas foram elegíveis como possíveis problemas. Estas foram discutidas à luz da literatura e apresentadas para serem trabalhadas como ponto de partida. Nossos resultados revelam que para se trabalhar com Progressão Aritmética por meio da Resolução de Problemas, podem ser necessários conhecimentos prévios de sequência e funções. Os problemas por nós considerados tinham a característica de ser contextualizados. Desta forma, o livro didático é um material valioso que pode auxiliar professores que desejam trabalhar com a Resolução de Problemas.
- ItemO caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne(2023) SANTOS, Elizandra Daneize dos; SOUZA, Gleyson Miranda de; SILVA, Izabela Prado Lourenço da; LANGHI, RodolfoEste texto apresenta uma breve análise sobre a história das mulheres na Ciência e na Astronomia e destaca algumas contribuições para a formulação da composição química estelar, fundamentada no século passado, no qual a história frequentemente apresentada omite os percalços enfrentados por elas. O objetivo é analisar historicamente como a condição de ser mulher transpassou a evolução e construção do fenômeno estelar com o trabalho das cientistas, e como atravessou a história dentro dos limites temporais da época, principalmente em relação aos estudos de Cecilia Payne. Constitui-se em uma investigação de caráter qualitativo, tendo a análise bibliográfica como procedimento metodológico, a fim de estabelecer relações de aproximação com o objeto em estudo e as fontes bibliográficas. Os resultados reverberam que Cecilia Payne realizou pesquisas importantes na área da Astronomia, destacando-se pelos estudos de evolução e composição estelar. A majestosa repercussão de sua tese de doutorado não lhe trouxe reconhecimento profissional, por ser mulher, e devido às dificuldades enfrentadas durante sua vida acadêmica e profissional, constituiu-se em um grande destaque da luta das mulheres no meio científico.
- ItemUm quiz criado na plataforma Proprofs para ensino e avaliação de conteúdo da ondulatória fundamentado na teoria dos Campos Conceituais(2023) FEITOSA, Bruno Emanuel Mendes; SOUSA FILHO, Francisco Eduardo de; DANTAS, Claudio Rejane da SilvaO trabalho busca validar uma sequência didática fazendo uso de um quiz para apoiar o estudo sobre Ondas em uma turma de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental em Farias Brito, CE. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. O estudo foi qualitativo usando questionário estruturado com o recurso quizze. A intervenção ocorreu em 5 encontros, dos quais 3 foi presencial e os outros 2 de maneira remota, acompanhado pelo professor através das plataformas digitais. Evidenciou-se que a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas aumentaram positivamente. Através dos resultados obtidos nas respostas e nos debates em sala, pode-se diagnosticar uma evolução dos alunos em relação aos conceitos estudados, porém, para se obter o desenvolvimento de um Campo Conceitual é necessário que o indivíduo vivencie diversas situações e problemas diferentes para o processo duradouro de um campo conceitual da física.
- ItemUso do RPG nas aulas de educação do campo e pesquisa(2023) SANTOS, Carlos Antonio Cunha dosO presente relato apresenta os resultados do uso do Role Play Game (RPG) nas aulas da disciplina de Educação do Campo e Pesquisa em uma turma do curso Técnico de Agroindústria, no Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (IFPA). O jogo foi utilizado para contextualizar, reforçar os pontos mais importantes, esclarecer dúvidas e ajudar na assimilação do conteúdo. Após oito aulas que incluíram a introdução ao RPG, a formação de grupos, eleição dos mestres e a construção de personagens, os alunos foram submetidos a um questionário baseado na escala de Likert de 5 pontos a fim de avaliar a aceitação do jogo, o aprendizado e a importância do uso do RPG durante as aulas da disciplina. Os resultados demonstraram aprovação com o uso do RPG e a dinâmica foi considerada importante na disciplina para a aprendizagem dos conteúdos.
- ItemMini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil(2023) FRANCESCONI, Laercio; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina; TRACANA, Rosa BrancaO artigo apresenta discussões sobre a origem, especificidades e finalidades das mini-histórias, documento pedagógico que auxilia os professores a evidenciarem e compreenderem as aprendizagens no dia a dia escolar das crianças. Assim, o objetivo geral é investigar as práticas pedagógicas realizadas pelos professores, tendo a documentação pedagógica como suporte para dar visibilidade às aprendizagens realizadas pelas crianças. A partir das atividades das crianças em diálogo com autores, procurou-se analisar as observações, registros fotográficos e vídeo gravações. Os estudos estabeleceram diálogos com Fochi (2019), Vecchi (2013), Altimir (2010) e Galvani (2016). O debate sobre o papel da documentação pedagógica, em especial das mini-histórias, ultrapassa o mero registro das atividades para demonstrar as aprendizagens nas exposições escolares e nos álbuns enviados para as famílias, pois subsidia o planejamento do professor nas atividades prospectadas.
- ItemA sequência didática bilíngue como instrumento de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais(2023) SILVA, Helton Roger da; CARVALHO, HelotonioO consumo desenfreado de plásticos vem causando diversos problemas ambientais, devido principalmente ao seu descarte irregular, tornando imprescindível a conscientização e sensibilização de toda população. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, desenvolvendo métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados ao lixo plástico, considerando que esses alunos se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, foi elaborada uma sequência didática bilíngue com olhar para a inclusão, importante para o desenvolvimento destes alunos e sua relação com o meio ambiente.
- ItemO ensino de Física em escolas do campo(2023) MOURA, Claudiana Beserra de; PAZ, Fábio Soares daEste estudo diz respeito ao ensino de Física nas escolas do campo, de modo que tal deve contribuir para o processo formativo dos sujeitos do campo proporcionando e possibilitando identificar problemas e desafios no dia a dia; além de esclarecer situações concretas diante da diversidade de fenômenos que o ocorrem no contexto campesino. Este trabalho tem como objetivo discutir os elementos que norteiam o ensino de Física nas escolas do campo. A metodologia adotada baseia-se na abordagem qualitativa através do levantamento bibliográfico realizado por meio da revisão sistemática de literatura no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao término do levantamento dos trabalhos, obteve-se oito estudos, entre teses e dissertações em interface com o ensino de Física e a Educação do Campo. Os dados foram organizados em três eixos de análises: i) Formação docente, ii) Currículo e iii) Metodologias de Ensino.
- ItemUma abordagem físico-matemática para o ensino de movimento uniforme/função afim a partir da construção e análise de gráficos(2023) MOTA, Sebastião Almeida; PEREIRA, Marcia Regina SantanaEste trabalho relata a aplicação de um Material Instrucional (MI) que aborda conceitos relacionados ao ensino do movimento uniforme (MU) dentro do conteúdo de cinemática. O MI foi elaborado com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e nas orientações de Marco Antonio Moreira, para a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) na forma de sequência didática para o professor. A pesquisa busca estabelecer uma relação entre o ensino de física e matemática investigando estratégias de ensino articuladas do conteúdo de MU e função Afim por meio de diferentes formas de representação do movimento em função do tempo, procurando fazer uma análise e interpretação de situações problemas. A coleta de dados foi desenvolvida em dois momentos, utilizando questionários pré e pós-teste. Os resultados obtidos foram analisados de forma quantitativa e a evolução das respostas pode demostrar evidências de uma possível aprendizagem significativa. De modo geral os alunos se mostraram motivados a buscar seu conhecimento, se tornando parte do processo de ensino e aprendizagem, bem como demonstrando predisposição em realizar as atividades propostas.
- ItemEnsino de Astronomia e Aprendizagem Significativa: um estado de conhecimento(2023) BATISTA, Michel Corci; REINISZ, Ivana Kelly Cintra; GOMES, Ederson Carlos; BLANCO, Douglas FernandoNo presente estudo, foram investigadas as tendências contemporâneas relacionadas ao Ensino de Astronomia, com um foco direcionado para estratégias pedagógicas consideradas eficazes e alinhadas com a proposta de aprendizagem significativa conforme delineada por Ausubel. Foi realizada uma análise de publicações a partir do ano de 2010, com o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da Astronomia e fomentar uma compreensão mais aprofundada e duradora neste campo científico. Utilizando métodos qualitativos, procedeu-se ao mapeamento da produção acadêmica referente ao Ensino de Astronomia e à Aprendizagem Significativa. Tal mapeamento foi conduzido por meio da exploração de fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira da CAPES, aplicando filtros específicos, tais como áreas de aplicação e níveis de ensino, com o intuito de enriquecer a discussão acadêmica acerca desse tema.
- ItemA licenciatura em Física no estado do Paraná - um estudo exploratório para a formação do professor de Física(2023) SANTOS, Grazielli Harumi Igarashi dos; ZANATTA, Shalimar Calegari; CARVALHO, Hercilia Alves Pereira deEsta pesquisa mapeia os cursos de Licenciatura em Física no Estado do Paraná. Por meio da homepage “e-MEC”, identificamos as instituições que ofertam vagas. E, a partir deste resultado, buscamos, em cada instituição, informações sobre a matriz curricular, carga horária do curso e do Estágio Supervisionado. Os resultados apontam que o Paraná disponibiliza 3.010 vagas. Destas, 704 são para a modalidade presencial, ofertadas majoritariamente, por instituições públicas e 2.306 na modalidade a distância, EaD ofertadas majoritariamente por instituições privadas. As instituições privadas são as que menos disponibilizam dados e tendem a apresentar a menor carga horária para a conclusão do curso, inclusive, em alguns casos, abaixo da carga horária mínima prevista pela legislação. Apontamos que o problema da formação docente para o ensino de Física não é a escassez de vagas, mas sim, a necessidade de maior comprometimento do poder público quanto a fiscalização da qualidade dos cursos ofertados.
- ItemDo céu iluminado ao céu estrelado: planetários como ferramenta de conscientização sobre a poluição luminosa(2023) SILVA, Fábio Calabrio Evangelista da; IACHEL, GustavoEste artigo explora a utilização de planetários como ferramentas educacionais para abordar o problema da poluição luminosa. Examina o impacto da poluição luminosa no meio ambiente e na saúde humana e discute como os planetários podem conscientizar sobre esse problema por meio de experiências imersivas. O artigo destaca o papel dos planetários em simular o céu noturno intocado, mostrando a beleza das noites estreladas e demonstrando os efeitos negativos da poluição luminosa. Também explora estratégias educacionais utilizadas pelos planetários para envolver os visitantes em discussões e ações para mitigar a poluição luminosa. Ao promover a compreensão e inspirar esforços coletivos, os planetários têm o potencial de impulsionar mudanças positivas e uma relação mais sustentável entre a humanidade e o céu noturno.
- ItemA bacia hidrográfica: tema estruturante na pesquisa-ação colaborativa com professores(2023) POLO, Flávio Renato Marqueti; MASSABNI, Vânia GalindoO trabalho colaborativo desafia os professores a se envolverem em um processo de pensar conjuntamente propostas e modos de atuação, favorecendo a formação de professores no interior da escola. Por sua vez, a abordagem de problemas ambientais na escola e, entre eles, os que impactam as bacias hidrográficas, deve visar a interdisciplinaridade no currículo. O objetivo foi, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, realizar a formação continuada de professores no tema bacia hidrográfica e meio ambiente dentro de uma escola. Participaram 5 professores. Avaliou-se a possibilidade de tornar a bacia hidrográfica um tema estruturante, embasando a prática em 5 diferentes disciplinas, além da Geografia. Os professores, ao participarem do ciclo da pesquisa-ação em reuniões com planejamento de aulas, questionários e entrevistas, indicaram a atividade prática na visita e as trocas de conhecimento como fundamentais para tornar a bacia tema estruturante. O processo foi registrado em Webquest para apoiar outras escolas.
- ItemExplorando o ensino da Astronomia Cultural a partir de anais de eventos(2023) CHIAPETTI, Renan Adriano; ZARA, Reginaldo A.A Astronomia Cultural é um campo de investigação dedicado ao estudo de como diferentes povos ao redor do mundo percebem, interpretam e incorporam os fenômenos astronômicos em sua cultura. Concentra-se nas relações entre as sociedades humanas e o cosmos, explorando como as pessoas de diferentes culturas observam, entendem e atribuem significados aos eventos celestes. A Astronomia Cultural pode ser um caminho para a inserção do ensino da cultura indígena nas escolas, conforme previsto na legislação, o que tem despertado interesse de educadores para estudos sobre a temática. Neste trabalho, utilizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa para explorar aspectos da produção científica sobre o ensino da Astronomia Cultural. O objetivo é explorar o tema Astronomia Cultural analisando as tendências de investigação e as temáticas presentes em artigos publicados em anais de eventos da área e, em específico, responder às perguntas “Quais as temáticas predominantes na discussão sobre o ensino da Astronomia Cultural?” e “Como os desafios para o Ensino da Astronomia Cultural em sido abordados?” A pesquisa foi realizada a partir da base de dados Google Acadêmico, utilizando como descritores os termo “Astronomia Cultural” AND “Ensino”, tendo como recorte temporal o período de 2015 a 2023. A partir da leitura dos textos selecionados foram elencadas informações sociodemográficas da produção, identificadas a temáticas abordadas bem como os tipos de pesquisa desenvolvidas. Os resultados mostram uma produção ainda incipiente, mesmo considerando a necessidade de discussão da temática tanto para efeitos de atualização curricular quanto para o cumprimento da legislação pertinente.
- ItemIngresso e permanência em uma licenciatura em educação do campo: uma análise a partir da teoria das representações sociais(2023) SILVA, Laiane Alves; VERONESE, Monaise Cristina Borges Silva; MIRANDA, Camila LimaO artigo apresenta as motivações para o ingresso e permanência em uma Licenciatura em Educação do Campo, áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática, em uma IES mineira. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi um questionário Google Forms. Adotou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Como resultados, verificou-se que a motivação para o ingresso se pauta na representação social que essa é uma oportunidade para estar em um curso de graduação, que dialoga com a realidade campesina. Ressaltaram, ainda, a Pedagogia da Alternância como algo essencial em suas escolhas. O núcleo-central da representação social sobre permanência no curso são os termos: dedicação e sonho. Conhecer as representações sociais que alicerçam o ingresso e a permanência dos estudantes na LECampo podem fornecer importantes indicativos para o curso e para o fomento de políticas públicas.