Vitruvian Cogitationes

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Vitruvian cogitationes é uma Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá, fundada em 2020, que busca divulgar a produção científica na área de conhecimento: Ensino de Ciências, dentro de uma perspectiva da inter e da transdisciplinaridade (Arte-Ciência, História e Epistemologia, Teorias de Aprendizagem e do Ensino, Conteúdos e Métodos, etc.). As cogitações ou pensamentos vitruvianos têm sua origem no De Architectura, de Marcus Vitruvius Pollio (1o sec a.E.C.), que considera as medidas humanas como forma de olhar e medir a natureza.

Descrição

  • Mantenedor: UEM
  • Tipo: IESE
  • Região: Sul
  • Cidade: Maringá | PR
  • ISSN: 2675-9616
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • Editor: Carlos Alberto de Oliveira M. Júnior
  • E-mail: rvc@uem.br
  • Título abrev.: Vintruvian cogit
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      Um olhar decolonial sobre o ensino do tema drogas
      (2024) SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, Suzani
      A abordagem convencional do tema das drogas nas escolas tende a se limitar às substâncias em si, negligenciando os importantes fatores histórico-sociais provenientes da colonialidade que permeia o assunto. Entre esses fatores estão o encarceramento em massa da população negra, o apagamento dos conhecimentos tradicionais (epistemicí­dio), a natureza subjetiva das polí­ticas proibicionistas e a devastadora guerra às drogas. Diante desse cenário, os estudos decoloniais emergem como uma perspectiva crucial, buscando descolonizar estruturas de poder, conhecimentos e identidades, ao reconhecer e valorizar perspectivas e experiências historicamente marginalizadas e colonizadas. Partindo da indagação 'Como os estudos decoloniais podem contribuir para a Educação sobre drogas?', nosso objetivo é Realizar uma reflexão sobre como os estudos decoloniais podem contribuir nas discussões sobre o tema drogas na Educação em ciências. Para tal, articulamos o conceito de colonialidade, um panorama das polí­ticas proibicionistas e referências que embasam uma Educação em Ciências decolonial.
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      Outros corpos e anfíbias epistemologias: olhares para as possibilidades de pensar o corpo, travessias e cruzamentos entre mundos epistêmicos
      (2024) MEL, Yan
      Este ensaio é uma composição de reflexões que apresentam "outras" possibilidades de olhares para o corpo, concepções que envolvem "outros" modos de produção do conhecimento científico e questionamentos que buscam tensionar conceitos hegemônicos e modos deaprender Ciências Biológicas. Partindo de pesquisa anterior, trago compreensões que envolvem as linguagens corporais, as performances das oralituras e diferentes noções de corpo, de cosmopercepções ameríndias, afrodiaspóricas, africanas, dos camposde estudos de gênero, das artes do corpo e minhas experiências com a escuta do corpo como potencialidade de compor olhares pluriepistêmicos, pedagogias decoloniais e contracoloniais. Ao apresentar diferentes maneiras de produção de conhecimento a partir do corpo, questiono se "outras Ciências" não estão se passando e acontecendo à nossa frente, se estamos ou não lendo as grafias que as processam, na perspectiva de incentivar outros modos de escuta, leituras e percepções que ultrapassem fronteiras hierárquicas e segregadoras. Se as diferentes formas de linguagens constituem fronteiras entre "mundos epistêmicos", precisamos reaprender a ler as bibliotecas vivas (corpos) que somos para "transitarmos entre mundos", como anfíbios em submersões, travessias e cruzamentos.
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      Diálogos sul e norte global e possibilidades democráticas nas educações em ciências: entrevista com o Prof. Dr. Ralph Levinson
      (2024) LEVINSON, Ralph; JANNING, Daniel Prim; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; CAURIO, Michel Soares; CASSIANI, Suzani
      Nesta entrevista, o Professor Dr. Ralph Levinson (University College of London) aborda questões importantes de sua experiência como educador e formador de professores de ciências. Entre os temas abordados estão a definição de controvérsias sócio-cientí­ficas, o ensino baseado em pesquisa, negacionismo, democracia e questões do Norte-Sul global no currí­culo escolar e de formação docente.
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      Produção dos grupos de pesquisa em formação de professores do campo
      (2024) SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos; FERREIRA, Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral; FEIO, Leila do Socorro Rodrigues; MARTINS DA SILVA, Vilmar
      O objetivo foi caracterizar os grupos de pesquisa e suas produções com linha em Formação de Professores do Campo. Através de uma busca no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) e na Plataforma Lattes, foi possí­vel observar o perfil dos lí­deres, suas produções cientí­ficas, incluindo artigos indexados, livros e capí­tulos de livros, além das temáticas abordadas. A partir do descritor Formação de Professores do Campo foram selecionados 46 grupos. Ás produções observadas foi aplicada a classificação conforme a tabela Qualis/CAPES para o quadriênio 2017-2020. As temáticas abordadas, com maior frequência, foram o fechamento e nucleação de escolas, a formação inicial, contí­nua e continuada, oportunidade de trabalho por meio de concurso público ao egresso, a formação de formadores, a questão da formação e a vivência no estágio, as práticas pedagógicas no contexto da Reforma Agrária, a pedagogia das turmas multisseriadas, entre outras.
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      O estudo da anatomia dos peixes nas aulas de ciências em um colégio estadual indí­gena Guarani: Um dia de pescaria no lago da aldeia
      (2024) CRUZ, Renato Souza da; RIBEIRO, Rhuan Guilherme Tardo; DUARTE, Bruna Marques; LIPPERT, Vania de Fatima Tluszcz
      Este relato de experiência busca fortalecer o Ensino de Ciências na educação escolar indí­gena com foco no conteúdo sobre seres vivos voltado para a anatomia dos peixes, por meio de uma atividade prática realizada nas aulas de Ciências em uma turma do 7º ano, do colégio estadual indí­gena Teko í‘emoingo, da terra indí­gena Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva a compreensão dos significados das preocupações e contextos emergentes de uma determinada realidade social. Nesse í­nterim, percebemos a importância das aulas práticas e fora das paredes das salas de aulas das escolas indí­genas. Contribuindo por uma educação escolar especí­fica e diferenciada que explore os espaços da comunidade indí­gena, assim como todo ecossistema natural que envolve e compõe a realidade do estudante Guarani conforme sua imersão no ensino e na aprendizagem nas aulas de ciências, em um contexto interdisciplinar e intercultural.
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