Trabalho Necessário
URI Permanente para esta coleção
Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.
Descrição
Navegar
Navegando Trabalho Necessário por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 70
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA categoria da prática e a crítica da formação de professores [Elza Margarida de Mendonça Peixoto](2021) COSTA NETO, Pedro LeãoO livro em tela é resultado do estágio de pós-doutorado realizado por Elza Margarida de Mendonça Peixoto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS (2019-2020), sob a supervisão do professor Alberto Reinaldo Reppold Filho. Esse estágio permitiu a sistematização de pesquisas que estavam sendo desenvolvidas há alguns anos, em particular a do seu primeiro pós-doutorado em Filosofia da Educação, realizado na Universidade de Lisboa (2014-2015), sob a tutoria do destacado marxista português José Barata-Moura, e dedicado à categoria da prática e da crítica às diferentes concepções idealistas desta categoria – os “idealismos da prática”. A continuidade da sua investigação permitiu estendê-la e aprofundá-la, agora voltada a uma problematização da categoria da prática no pensamento crítico educacional brasileiro, em geral, e na formação de professores, em particular.
- ItemA distopia do mérito: desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do enem(2021) SILVA, CássioPelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).
- ItemA divisão sexual do trabalho no contexto da pandemia(2021) MELO, Hildete Pereira de; MORANDI, LucileneEste artigo tem como propósito fazer uma análise conjuntural da economia brasileira nestes meses de crise sanitária sem precedentes em sua história, tendo como fio condutor e pano de fundo a divisão sexual do trabalho. A pandemia da Covid-19 irrompeu em meio à crise econômica que a economia brasileira amargava desde 2015, com baixas taxas de crescimento desde 2017. Para as mulheres, a estagnação econômica e a crise sanitária potencializaram as desigualdades relativas ao mercado de trabalho e à divisão das tarefas de cuidado dentro da família.
- ItemA educação de jovens e adultos do precariado e o paradigma da dignidade provisória(2021) GERBELLI, Caio Vinicius de CastroEste artigo propõe estudar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos através dos dados dos inscritos e inscritas no Encceja. Parte-se do conceito de precariado, para compreender e ampliar a realidade da classe trabalhadora em tempos de capitalismo flexível, de precarização acentuada e retirada de direitos em todos os aspectos da vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. Estes, ao procurarem o exame para certificação de escolaridade, buscam uma determinada dignidade que se torna cada vez mais provisória, intermitente e inatingível.
- ItemA exposição de motivos da lei nº 4.244 de 9 de abril de 1942 Gustavo Capanema – Ministro da educação e saúde(2021) CIAVATTA, MariaAo manter na Revista Trabalho Necessário um espaço para Memória e Documentos, os editores assumem um fato primordial da vida humana, que é a memória que permite a projeção do futuro. São fundamentais os processos de preservação da memória e sua transmissão às novas gerações como legado de uma visão ampliada do presente sobre as experiências do passado. O antropólogo Gilberto Velho3 articula memória e projeto. A memória é fragmentada, e o sentido de identidade do indivíduo depende, em parte, da organização desses fragmentos. O projeto, expresso através de conceitos, palavras, categorias, seria um instrumento básico de organização desses fragmentos e de negociação da realidade com outros atores sociais, individuais ou coletivos
- ItemA fogueira que queimou a alma ontem incinera a educação hoje: a perseguição aos estudos de gênero(2021) MONTAGNOLI, Renata; VIZZOTTO, LianeO objetivo deste artigo é analisar as ações e os seus julgados no Supremo Tribunal Federal para apontar os pontos convergentes a favor dos estudos sobre gênero utilizados pelos ministros da Suprema Corte em suas decisões. A análise de dez Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental ou Ação Direta de Inconstitucionalidade, já julgadas pela Suprema Corte, constituem a base documental da pesquisa. A grosso modo, os achados mostram a legalidade dos estudos de gênero na escola, ancorada na Carta Constitucional Federal (1988).
- ItemA implantação do ejatec na rede estadual de São Paulo: mais um ataque à educação de jovens e adultos trabalhadores(2021) LANÇA, HélidaEste artigo apresenta análise realizada sobre recentes políticas educacionais implantadas na rede estadual de educação básica paulista, especificamente aquelas voltadas para o alinhamento da Educação de Jovens e Adultos aos princípios da Reforma do Ensino Médio. A partir de discussão teórica amparada nas concepções da pedagogia crítica, realizamos a análise dos documentos e orientações normativas oficiais da Seduc/SP para a implantação do EJATEC nas escolas. Concluímos se tratar de mais um ataque ao direito da classe trabalhadora à educação, na medida em que a submete ainda mais aos interesses privatistas, cujos objetivos vão na contramão do que se espera de uma educação emancipadora
- ItemA luta contra a opressão da mulher em Alexandra Kollontai(2021) SANTOS, Cláudio; MAIA, Denise SantanaO presente trabalho tem por objetivo discorrer acerca de aspectos do pensamento e da vida de Alexandra Kollontai acerca da luta contra a opressão feminina em seu processo de formação política. O referido estudo tem como aporte as seguintes obras: “A Nova mulher e a Moral Sexual” e “Autobiografia de uma mulher emancipada”. Discutimos nesta ocasião os obstáculos encontrados pela autora na luta pela construção do socialismo, explorando as seguintes questões: a situação da mulher na Rússia e as possibilidades de uma nova moral sexual; a concepção de amor e família para a sociedade socialista emconstrução
- ItemA naturalização do feminino no programa de agentes comunitários de saúde no Brasil(2021) DURÃO, Anna VioletaEsse artigo analisa as relações entre gênero e trabalho comunitário na Institucionalização da profissão das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) no Nordeste do Brasil. Na esteira de E.P. Thompson, recupera-se a história dessas trabalhadoras, considerando tanto as políticas mais amplas que direcionaram a sua formação, quanto a participação das agentes nesse processo. Constatou-se que a experiência de trabalho foi alicerçada em valores tradicionais da socialização feminina que se consolidaramnasobreposição deváriasesferasdavida:nafamília,nareligiãoenacomunidade.
- ItemA ofensiva anti-gênero na sociedade brasileira(2021) GALZERANO, Luciana SardenhaO artigo objetiva compreender a gênese e difusão da ideologia de gênero e sua repercussão na sociedade brasileira. O termo busca naturalizar as questões de gênero e ideologizá-las, evitando que sejam enfrentadas a partir dos estudos científicos da área. Apoiamo-nos no marxismo e nas teorias que dele partem para analisar as relações sociais de sexo/gênero, e na epistemologia feminista que questiona o masculino dito universal na produção da ciência. Observamos que a disseminação do discurso sobre a ideologia de gênero resulta em ofensivas anti-gênero em diversos países, incluindo o Brasil.
- ItemA pedagogia do capital no programa adolescente aprendiz da fundação bradesco (2013-2018)(2021) FERREIRA, Sânia Nayara da CostaA dissertação teve como objetivo evidenciar o sentido e a especificidade da educação profissional na Fundação Bradesco a partir da Lei da Aprendizagem, que se materializa na Fundação como Programa Adolescente Aprendiz, implementado no ano de 2004, em parceria com o Banco Bradesco, com o objetivo de oferecer formação profissional para jovens de 14 a 24 anos de idade e “fomentar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento do país” (FUNDAÇÃO BRADESCO, 2014, p.28).
- ItemA permanência dos estudantes no proeja: histórias de luta e resistência(2021) COSTA, Nara Soares; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves; MIRANDA, Paula Reis deEste artigo realiza uma análise crítica da permanência e resistência dos alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde no PROEJA do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais -Campus Rio Pomba (2008-2013). Na pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise do material empírico a partir da história oral. Concluímos que os alunos retornam à escola em busca de escolarização e ascensão pessoal e profissional.
- ItemA política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre e a atuação de institutos ligados ao setor empresarial(2021) EVANGELISTA, AndersonO constructo dissertativo que aqui é apresentado teve como objetivo analisar em ambiência focalizada, a mais recente reforma do ensino médio e o avanço da relação público-privado na educação. O objeto central da pesquisa é o Programa de Educação Integral e as Escolas Jovens de Ensino Médio em Tempo Integral (Lei nº 3.366 de 27 de dezembro de 2017) que estão sendo implementados no estado do Acre. Assim, o estudo problematizou de que forma têm se dado a atuação de institutos ligados ao setor empresarial no processo de implementação da política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre.
- ItemA precariedade em cascata: o provimento do cargo dos supervisores de ensino no estado de São Paulo(2021) VENCO, Selma; SANCHEZ, Beatriz GarciaO presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.
- ItemA produção acadêmica do GT 09 da Anped: diálogos online sobre o campo trabalho e educação(2021) ARANTES, Ana Kelly; PEDRO, Helena Mara Dias; LIMA, MarceloO artigo apresenta uma análise sistemática dos trabalhos aprovados na Reunião regional Sudeste da ANPED no ano de 2020 para o GT 09 Trabalho e Educação. Com o objetivo de salientar os aspectos teóricos, metodológicos e empíricos privilegiado pelos autores e suas aproximações com as facetas históricas e identitárias do GT 09, pesquisas como esta se realizada longitudinalmente oferecem uma leitura não só transversal e sistemática de sua produção, mas também aponta as novas tendências da produção do campo Trabalho e Educação.
- ItemA profissionalização generalizada na reforma do ensino médio médio(2021) COSTA, Heloise Paula Costa; DIAS, Vagno Emygdio MachadoEste artigo visa discutir a respeito da concepção de educação profissionalna Reforma do Ensino Médio, no intuito de compreender o sentido da inserção da profissionalização no currículo do ensino médio regular. A metodologia consiste em discussão teórica, análise documental das normativas para o ensino médio e pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Como proposta de intervenção, descreve e analisa os dados obtidos com o desenvolvimento de um curso de formação, destinado à discussão a respeito da profissionalização e da especialização no ensino médio regular, realizado com os profissionais da educação de uma escola estadual em Poços de Caldas/MG.
- ItemA reforma do ensino médio brasileiro: marcas de um passado presente(2021) COELHO, Sandy; SOUSA, Cristiane Lopes deRonaldo Marcos de Lima Araújo, educador brasileiro, formado em Pedagogia, é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ). Sua produção bibliográfica é ampla, com foco na área de Trabalho e Educação e, em particular, no Ensino Médio e na Educação Profissional. Atualmente, é professor titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e superintendente da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA).
- ItemA reforma do ensino médio e a formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro(2021) PEREIRA, Natália SilvaNeste trabalho buscaremos explicitar o incipiente processo de construção e regulamentação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular na rede estadual do Rio de Janeiro. Assim como, demonstrar o processo de reformulação administrativa e pedagógica, em curso há mais de 10 anos no Ensino Médio do Rio de Janeiro. Para tanto, partiremos do materialismo histórico-dialético por entender que esse processo deve ser compreendido, a partir do âmbito concreto da realidade educacional, inserida numa totalidade de múltiplas determinações.
- ItemA reforma do ensino médio em Santa Catarina: um percurso atravessado pelos interesses do empresariado(2021) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane AparecidaEste artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.
- ItemA regulamentação e as primeiras ações de implementação da reforma do ensino médio pela lei nº 13.415/2017 no Pará(2021) NEGRÃO, Alice Raquel Maia; HORA, Dinair Leal daEstetexto analisa a regulamentação e as primeiras ações de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 no Pará, atravésdapesquisa documental,análise de conteúdoe das categorias gestão, tempo integral, currículo, financiamento e relação público-privada, concluindoque, contrário aos interesses sociais, a atuação conjunta da Secretaria edoConselho Estadual de Educação não conseguiu regulamentar uma proposta de Ensino Médio capaz de ampliar a qualidade socialmente referenciada à últimaetapa da Educação Básica.