Trabalho Necessário

URI Permanente para esta coleção

Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.

Descrição

  • Mantenedor: UFF
  • Tipo: IESF
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Niterói/RJ
  • ISSN: 1808-799X
  • Qualis: B3
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • Tít. abrev.: Trab. Necessário
  • E-mail: revistatrabalhonecessario@gmail.com
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 70
    • Item
      A relação entre movimento feminista e partidos políticos no brasil no contexto de acirramento da crise capitalista, 2008-2017
      (2021) PEREIRA, Célia Barbosa da Silva
      Este estudo analisa como tem se expressado a relação entre movimentos feministas e partidos políticos de esquerda no Brasil, no período entre 2008 a 2017, contexto de acirramento da crise capitalista mundial. A partir de um estudo de caso sobre a forma como essa relação tem sido construída por três movimentos feministas de expressão nacional, quais sejam: a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMM), apontamos tendências contemporâneas apresentadas pelos movimentos feministas sobre suas relações políticas com os partidos de esquerda.
    • Item
      Quem ama não mata -é preciso voltar às ruas
      (2021) BASTED, Leila Linhares
      Esse texto tem como objetivo resgatar o percurso do movimento feminista no enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres, em especial no que se refere à refutação do argumento da legítima defesa da honra.
    • Item
      A educação de jovens e adultos do precariado e o paradigma da dignidade provisória
      (2021) GERBELLI, Caio Vinicius de Castro
      Este artigo propõe estudar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos através dos dados dos inscritos e inscritas no Encceja. Parte-se do conceito de precariado, para compreender e ampliar a realidade da classe trabalhadora em tempos de capitalismo flexível, de precarização acentuada e retirada de direitos em todos os aspectos da vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. Estes, ao procurarem o exame para certificação de escolaridade, buscam uma determinada dignidade que se torna cada vez mais provisória, intermitente e inatingível.
    • Item
      Trabalhadoras do Brasil, uni-vos: a central única dos trabalhadores (CUT) - Uma história escrita sob uma perspectiva de gênero
      (2021) BORGES, Priscila Moreira
      Esta dissertação foi defendida em 2018 e analisou as relações de gênero na trajetória da Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre os anos de 1983 e 2010. A preocupação desta pesquisa foi avaliar no mundo sindical de que forma a desigualdade também estava nos organismos de poder da instituição. A partir desse contexto analisou-se sobretudo a implantação de uma política de gênero em seu interior (inserção nas diretorias; instâncias internas de organização das mulheres; políticas de promoção de participação feminina). Apesar de inúmeros esforços como políticas de cotas para as diretorias, o poder sindical ainda se mantem extremamente masculino. A escolha da CUT foi por esta ser a maior central sindical do país e a pioneira nas discussões de gênero. Utilizou-se como metodologia a análise documental das resoluções do Congressos Nacionais da CUT (CONCUT) e a revisão bibliográfica de marcos teóricos como a divisão sexual do trabalho, representação política e organização sindical.
    • Item
      A permanência dos estudantes no proeja: histórias de luta e resistência
      (2021) COSTA, Nara Soares; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves; MIRANDA, Paula Reis de
      Este artigo realiza uma análise crítica da permanência e resistência dos alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde no PROEJA do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais -Campus Rio Pomba (2008-2013). Na pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise do material empírico a partir da história oral. Concluímos que os alunos retornam à escola em busca de escolarização e ascensão pessoal e profissional.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.