Artigos do Número Temático
1808-799X
Niterói
set./dez.
Este artigo propõe estudar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos através dos dados dos inscritos e inscritas no Encceja. Parte-se do conceito de precariado, para compreender e ampliar a realidade da classe trabalhadora em tempos de capitalismo flexível, de precarização acentuada e retirada de direitos em todos os aspectos da vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. Estes, ao procurarem o exame para certificação de escolaridade, buscam uma determinada dignidade que se torna cada vez mais provisória, intermitente e inatingível.

This paper proposes to study the data from those who enrolled in Encceja so as to understand the subjects from the Youth and Adults Education. It starts from the concept of the precariat, towards comprehending and expanding the reality of the working class in times of flexible accumulation, the accentuated precariousness and the withdrawal of rights in all aspects of the YAE students’ daily life. When looking for the exam for schooling certification, these individuals seek a certain dignity that becomes increasingly temporary, intermittent and unattainable.

Este artículo propone estudiar las personas de la Educación de Jóvenes y Adultos por medio de los datos de matriculadas y matriculados en Encceja. Se parte del concepto de precariado, para comprender y ampliar la realidad de la clase trabajadora en tiemposde acumulación flexible, de precariedad acentuada y retiro de derechos en todos los aspectos de la vida cotidiana de los estudiantes de EJA. Estos, al buscar el examen de certificación escolar, están buscando una cierta dignidad que se vuelve cada vez más temporal, intermitente e inalcanzable.
Educação de jovens e adultos, Precariado, Dignidade, Trabalho, Youth and adults education, Precariat, Dignity, Work, Educación de jóvenes y adultos, Precariado, Dignidad, Trabajo
GERBELLI, Caio Vinicius de Castro. A educação de jovens e adultos do precariado e o paradigma da dignidade provisória. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 40, p. 124-147, set/dez. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50844. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50844. Acesso em: 2022-03-07