Trabalho Necessário
URI Permanente para esta coleção
Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.
Descrição
Navegar
Navegando Trabalho Necessário por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 70
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO discurso da empregabilidade na educação de jovens e adultos trabalhadores rurais: resistência no contexto da luta pela terra e pelo direito à educação(2021) LIMA, Maria Aires de Lima; RODRIGUES, Bruno Alysson Soares; COSTA, Frederico Jorge FerreiraEste artigo tem como objetivo analisar a categoria da empregabilidade inserida na Educação de Jovens e Adultos de trabalhadores rurais no contexto da Educação do Campo. Diante dos percalços da conjuntura que se inaugura com o fim do PRONERA e a ofensiva do capital sobre o trabalho no complexo movimento de resistência da educação em tempos de uberização do trabalho, questionamos em que medida as propostas de educação para este público se configuram como algum tipo de avanço na luta pela terra pelo direito à educação.
- ItemAno passado eu morri, mas esse ano eu não morro!(2021) TIRIBA, Lia; RODRIGUES, Maria Cristina Paulo; ANTUNES, José Luiz CordeiroEsta frase é parte da música Sujeito de Sorte, composta por Belchior no ano de 1976, num álbum chamado Alucinação – o que expressa bem os sentimentos que tomavam grande parte da sociedade brasileira naquele duro contexto da nossa história. Reproduzida pelo rapper paulistano Emicida, em 2019, numa das faixas do seu disco AmarElo2, antecipava, sem saber, o ano que viveríamos a seguir.A partir dela, então, é que iniciamos nossas reflexões neste primeiro número da Revista Trabalho Necessário do ano de 2021. E o fazemos porque a música traz em si, dialeticamente, uma denúncia e um anúncio: morremos em 2020. Mas não morreremos agora.
- ItemA precariedade em cascata: o provimento do cargo dos supervisores de ensino no estado de São Paulo(2021) VENCO, Selma; SANCHEZ, Beatriz GarciaO presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.
- ItemEscuta as manas: a experiência da arte urbana de gênere no Rio de Janeiro(2021) CASTRO, Priscila RodriguesEste ensaio pretende destacar a presença de mulheres na produção de graffitis na cidade do Rio de Janeiro, tendo como foco as possibilidades de conquista cotidiana do espaço público e consequentemente das implicações resultantes da ampliação das percepções político e pedagógicas da arte como instrumento das lutas feministas.
- ItemA distopia do mérito: desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do enem(2021) SILVA, CássioPelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).
- ItemCuida de quem te cuida” a luta das trabalhadoras domésticas durante a pandemia de covid-19 no Brasil(2021) ARAUJO, Veronica Souza de; BARROS, RachelNeste artigo, analisamos os impactos da pandemia de COVID-19 sobre as trabalhadoras domésticas remuneradas, categoria formada majoritariamente por mulheres negras com longo histórico de organização política. Elencamos as estratégias de luta postas em prática pelo movimento sindical dessastrabalhadorasfrenteaoacirramentodasuacondiçãodevulnerabilidadeduranteacrisesanitária imposta pela pandemia, agravada pela gestão implementada pelo Estado brasileiro. Essasestratégias abordam,principalmente,campanhasporacessoemanutençãodedireitos,iniciativasdesolidariedade e denúncias de violações dedireitos
- ItemWeblogs e diálogos investigativos com estudantes da eja: uma experiência para instigar habilidades de reflexão(2021) MARQUES, Regina Aparecida Magnabosco de Sousa; PARREIRA, Gizele GeraldaO artigo se refere a um estudo que buscou verificar se a produção de mídias em weblogspode instigar o pensamento reflexivo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)a partir de diálogos em Comunidade de Investigação. De abordagem qualitativa, a ação foi desenvolvida com 17 estudantes do IFG –Campus Aparecida de Goiânia. Notou-se elevação da expressividade, associando conteúdos curriculares a opiniões e histórias de vida dos sujeitos da pesquisa que se mostrou eficaz para a formação reflexiva na perspectiva da emancipação.
- ItemA exposição de motivos da lei nº 4.244 de 9 de abril de 1942 Gustavo Capanema – Ministro da educação e saúde(2021) CIAVATTA, MariaAo manter na Revista Trabalho Necessário um espaço para Memória e Documentos, os editores assumem um fato primordial da vida humana, que é a memória que permite a projeção do futuro. São fundamentais os processos de preservação da memória e sua transmissão às novas gerações como legado de uma visão ampliada do presente sobre as experiências do passado. O antropólogo Gilberto Velho3 articula memória e projeto. A memória é fragmentada, e o sentido de identidade do indivíduo depende, em parte, da organização desses fragmentos. O projeto, expresso através de conceitos, palavras, categorias, seria um instrumento básico de organização desses fragmentos e de negociação da realidade com outros atores sociais, individuais ou coletivos
- ItemEl conflicto capital-vida: aportes desde los feminismos(2021) OROZCO, Amaia PerezA ideia do conflito capital-vida é uma contribuição fundamental do feminismo para entender a toxicidade do sistema hegemônico que tende a se impor globalmente, como constitutivo do projeto modernizador que se desdobra há pelo menos quinhentos anos, um sistema econômico que destrói outras formas anteriores de economia, um sistema contra o qual tentamos implantar outras formas econômicas, em resistência, subversivas. Neste artigo exploramos a caracterização que a economia feminista faz desse conflito, enfatizamos seu apoio em dimensões econômicas invisíveis e discutimos brevemente a forma como ele se reconfigura hoje.
- Item"Quem manda na escola pública?” os projetos educacionais em disputa no município de Nova Iguaçu – RJ entre 1964 e 1988(2021) LOBO, Lidiane BarrosO presente trabalho tem por objetivo apresentar os impactos das políticas educacionais do regime empresarial militar brasileiro, entre os anos de 1964 e 1988, no cenário educacional do município de Nova Iguaçu - RJ. Utilizando o referencial materialista histórico dialético, pretendemos mostrar a materialidade das ações implementadas no território no período abordado, tendo como foco as políticas governamentais e os projetos desenvolvidos a partir da organização dos movimentos populares.
- ItemA implantação do ejatec na rede estadual de São Paulo: mais um ataque à educação de jovens e adultos trabalhadores(2021) LANÇA, HélidaEste artigo apresenta análise realizada sobre recentes políticas educacionais implantadas na rede estadual de educação básica paulista, especificamente aquelas voltadas para o alinhamento da Educação de Jovens e Adultos aos princípios da Reforma do Ensino Médio. A partir de discussão teórica amparada nas concepções da pedagogia crítica, realizamos a análise dos documentos e orientações normativas oficiais da Seduc/SP para a implantação do EJATEC nas escolas. Concluímos se tratar de mais um ataque ao direito da classe trabalhadora à educação, na medida em que a submete ainda mais aos interesses privatistas, cujos objetivos vão na contramão do que se espera de uma educação emancipadora
- ItemA divisão sexual do trabalho no contexto da pandemia(2021) MELO, Hildete Pereira de; MORANDI, LucileneEste artigo tem como propósito fazer uma análise conjuntural da economia brasileira nestes meses de crise sanitária sem precedentes em sua história, tendo como fio condutor e pano de fundo a divisão sexual do trabalho. A pandemia da Covid-19 irrompeu em meio à crise econômica que a economia brasileira amargava desde 2015, com baixas taxas de crescimento desde 2017. Para as mulheres, a estagnação econômica e a crise sanitária potencializaram as desigualdades relativas ao mercado de trabalho e à divisão das tarefas de cuidado dentro da família.
- ItemMigração, jornada de trabalho e educação de jovens e adultos: as (im)possibilidades de conciliação do trabalho e da escola(2021) PEREIRA, Larissa do Livramento; VENDRAMINI, Célia ReginaO artigo visa analisar como se configuram as relações entre jornada de trabalho e escolarização na trajetória de migrantes matriculados naEducação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Florianópolis/SC.O método que orienta otrabalho parte do materialismo histórico e dialético, compreendendo o trabalho como categoria fundante e central para a apreensão do ser humano em suas relações sócio-históricas. Partimos da análise da jornada de trabalho dos estudantes migrantes e sua relação com a produção de mais valor e as relações de exploração, permitindo evidenciar que a extensão e intensificação da jornada de trabalho deixa pouco tempo para a dedicação aos estudos.
- ItemA categoria da prática e a crítica da formação de professores [Elza Margarida de Mendonça Peixoto](2021) COSTA NETO, Pedro LeãoO livro em tela é resultado do estágio de pós-doutorado realizado por Elza Margarida de Mendonça Peixoto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS (2019-2020), sob a supervisão do professor Alberto Reinaldo Reppold Filho. Esse estágio permitiu a sistematização de pesquisas que estavam sendo desenvolvidas há alguns anos, em particular a do seu primeiro pós-doutorado em Filosofia da Educação, realizado na Universidade de Lisboa (2014-2015), sob a tutoria do destacado marxista português José Barata-Moura, e dedicado à categoria da prática e da crítica às diferentes concepções idealistas desta categoria – os “idealismos da prática”. A continuidade da sua investigação permitiu estendê-la e aprofundá-la, agora voltada a uma problematização da categoria da prática no pensamento crítico educacional brasileiro, em geral, e na formação de professores, em particular.
- ItemO gênero do trabalho operário: condições de trabalho, divisão sexual e práticas sociais em indústrias metalúrgicas dos segmentos automotivo e eletroeletrônico(2021) SOUZA, Liliane Bordignon SouzaBook review: O gênero do trabalho operário: condições de trabalho, divisão sexual e práticas sociais em indústrias metalúrgicas dos segmentos automotivo e eletroeletrônico (2020) de Thaís de Souza Lapa.
- ItemUniversidade e trajetórias profissionais: uma leitura a partir das relações de gênero(2021) CAPPELLIN, Paola; CUSTODIO, JorgeO estudo toma como objeto a aproximação por parte de jovens trabalhadores à Universidade pública no período entre 1999-2013. Esta conjuntura brasileira, marcada por frequentes crises econômicas, interfere no mercado de trabalho fragilizando as trajetórias ocupacionais das pessoas. Neste contexto, a busca do diploma universitário representa uma estratégia para enfrentar a ameaça do desemprego. O estudo do quotidiano de homens e mulheres, mostra como não enfrentam os mesmos desafios, já que o tempo dedicado afrequentar a universidade, assistir a família e manter o emprego, faz as respectivasexperiênciasbastantediferentes.Dosresultados,pode-seapontarqueentreosdoisgrupos há diversidade entre inovações e permanência de valores degênero.
- ItemDa Sanga a Paris: discursos de mulheres negras velhas sobre trabalho(2021) SANTOS, Nilsa Maria ConceiçãoEste é um estudo qualitativo, com entrevista narrativa, que busca dar visibilidade aos discursos de mulheres negras e velhas sobre trabalho em seus diversos “lugares de fala”, contribuindo para a desconstrução de estereótipos que negam o protagonismo dessas mulheres. São utilizados os pensamentos de Foucault e de Djamila Ribeiro, com a seguinte organização: introdução; trabalho e envelhecimento; trabalho, racismo e educação; discurso e lugar de fala; “a sanga”; “o caminho do meio”; “paris”; considerações finais.
- ItemA reforma do ensino médio em Santa Catarina: um percurso atravessado pelos interesses do empresariado(2021) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane AparecidaEste artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.
- ItemEducación técnica y profesional en cuba: desafíos del socialismo(2021) GARCÍA, Caridad Perez; GARCÍA, Jesús Jorge Pérez; MILÍAN, Ismael de Jesús RodríguezO trabalho visa caracterizar os traços significativos da atual Educação Técnico-Profissional (ETP) em Cuba, a partir de seus antecedentes. Utilizaram-se referenciaisteóricos e empíricos que permitiram analisar resultados recentes de pesquisas realizadas no país. Foi verificado o estado das instituições de ETP no seu desenvolvimento, bem como as necessidades para o seu aperfeiçoamento. Os resultados incluem propostas concretas para a obtenção de uma qualidade superior nos processos inerentes à formação dos trabalhadores, de acordo com as novas exigências do mundo do trabalho da educação socialista.
- ItemA profissionalização generalizada na reforma do ensino médio médio(2021) COSTA, Heloise Paula Costa; DIAS, Vagno Emygdio MachadoEste artigo visa discutir a respeito da concepção de educação profissionalna Reforma do Ensino Médio, no intuito de compreender o sentido da inserção da profissionalização no currículo do ensino médio regular. A metodologia consiste em discussão teórica, análise documental das normativas para o ensino médio e pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Como proposta de intervenção, descreve e analisa os dados obtidos com o desenvolvimento de um curso de formação, destinado à discussão a respeito da profissionalização e da especialização no ensino médio regular, realizado com os profissionais da educação de uma escola estadual em Poços de Caldas/MG.