Trabalho Necessário
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Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.
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- ItemNa minha terra gira o sol, também gira a lua: ô, que tempo é esse, meu deus?(2021) TIRIBA, Lia; RODRIGUES, Maria Cristina Paulo; ANTUNES, José Luiz CordeiroNo momento que este editorial está sendo escrito, quase quinhentos mil brasileiros/as negros/as, indígenas, brancos, quase-brancos (como diria Caetano), quilombolas, ribeirinhos/as, mulheres, de mil e uma cores, com seus sonhos e desejos pulsantes, tiveram suas vidas ameaçada e ceifadas. Pela covid-19, mas também pela impossibilidade de atendimento para inúmeras outras doenças, consequência do descaso com a saúde pública e com o SUS.
- ItemEmbriões do poder popular? Um estudo comparado das experiências agrárias de trabalho e educação no Brasil e Venezuela(2021) DIAS, Vanessa GonçalvesEsta pesquisa se insere no debate sobre o projeto destrutivo do capital e as alternativas de trabalho, educação, cooperação e auto-organização do campesinato latino-americano. A pesquisa se desenvolveu em dois países: Brasil e Venezuela, em territórios rurais, onde foram acompanhadas duas experiências agrícolas nos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Brasil e duas experiências nas Comunas Socialistas (CS), ligadas ao Movimento Comunero na República Bolivariana na Venezuela.
- ItemReforma do ensino médio em Pernambuco: a nova face da modernização-conservadora neoliberal(2021) SILVA, JamersonO artigo analisa a implementação da reforma do ensino médio (lei 13.415/2017) na rede de ensino de Pernambuco e as consequências para a escolarização no âmbito do ensino médio. Utiliza categorias do marxismo na análise de documentos oficiais, teses e dissertações sobre o ensino médio neste estado. Os dados evidenciam que tal reforma expressa uma etapa da modernização conservadora neoliberal, gestada através de mudanças moleculares dirigidas por diferentes governos, desde a década de 1990, dando nova forma institucional a um modelo de oferta baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.
- ItemTempo político, novo ensino médio e conhecimento(2021) LOURENÇO, Henrique da SilvaO texto explora o movimento reformista e o lugar do conhecimento no Novo Ensino Médio. A partir de documentos da Fundação Lemann, ANPEd, CONSED e outros, apresenta inferências derivadas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do Ciclo de Políticas (BALL e BOWE, 1992). Tais inferências relacionam-se a três categorias: nova Filantropia e o aluno desejado, teor super prescritivo e foco na vida cotidiana do aluno. Os resultados indicam uma instrumentalização do currículo e um esvaziamento de sua dimensão processual, bem como uma hipervalorizarão da prática como elemento curricular.
- ItemEducação na contramão da democracia - a reforma do ensino médio no Brasil(2021) SILVA, Monica Ribeiro da; ARAÚJO, Ronaldo Marcos Lima deNo dia 22 de setembro de 2016, o então presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória, a MP 746/16, que dá início ao que passamos a chamar de reforma do ensino médio. Dentre as proposições estavam a divisão dos currículos em dois momentos distintos, um destinado à formação básica comum e outro subdividido em cinco itinerários formativos, dos quais cada estudante cursaria apenas um. Estava também definida a ampliação da carga horária da etapa para 1.400 horas anuais, a vinculação dos currículos ao documento ainda não existente de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a possibilidade de realização de parcerias com o setor privado com vistas à oferta do itinerário da formação técnica e profissional, a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas – Língua Portuguesa e Matemática, dentre outras.
- ItemEm um mundo em colapso, os desafios das lutas feministas(2021) PEREIRA, Tatiana Dahmer; RODRIGUES, Maria Cristina PauloO presente número da Revista Trabalho Necessário que chega às suas mãos apresenta artigos, registros históricos e artísticos, entrevista e resenha, os quais circulam em torno de tema delicado e fundamental para a formação humana em nossa sociedade periférica ocidental: articulam conteúdos relacionados ao trabalho, às lutas feministas e estudos de gênero, raça e classe social no Brasil e na América Latina.Organizada em pleno ano em que se instala a pandemia mundial da Covid-19, com rebatimentos graves sobre as condições concretas de vida em nosso país fomentados pelas diretrizes de ação do governo federal, têm sido mulheres (especialmente as negras e indígenas) e segmentos mais pauperizados da classe trabalhadora que vivenciam os impactos mais perversos gerados não apenas pela doença, mas em função do agravamento da crise capitalista e dos caminhos governamentais adotados para o trato dessas questões.
- ItemA ofensiva anti-gênero na sociedade brasileira(2021) GALZERANO, Luciana SardenhaO artigo objetiva compreender a gênese e difusão da ideologia de gênero e sua repercussão na sociedade brasileira. O termo busca naturalizar as questões de gênero e ideologizá-las, evitando que sejam enfrentadas a partir dos estudos científicos da área. Apoiamo-nos no marxismo e nas teorias que dele partem para analisar as relações sociais de sexo/gênero, e na epistemologia feminista que questiona o masculino dito universal na produção da ciência. Observamos que a disseminação do discurso sobre a ideologia de gênero resulta em ofensivas anti-gênero em diversos países, incluindo o Brasil.
- ItemNegação do saber sistematizado aos pescadores da colônia z-16: luta e esperança(2021) MARTINS, EgídioO artigo analisa a concepção do saber sistematizado dos pescadores da Colônia Z-16, no município de Cametá (PA), articulado com os desafios de acesso e permanência na escola, destacando as interferências da negação desse saber na vida dos sujeitos pesquisados. É uma pesquisa do tipo estudo de caso, apoiada no materialismo histórico-dialético. Utilizamos entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados seguiu orientações da análise de conteúdo. O saber sistematizado com qualidade é negado à classe trabalhadora e as políticas públicas da educação básica não atendem a todos.
- ItemA luta contra a opressão da mulher em Alexandra Kollontai(2021) SANTOS, Cláudio; MAIA, Denise SantanaO presente trabalho tem por objetivo discorrer acerca de aspectos do pensamento e da vida de Alexandra Kollontai acerca da luta contra a opressão feminina em seu processo de formação política. O referido estudo tem como aporte as seguintes obras: “A Nova mulher e a Moral Sexual” e “Autobiografia de uma mulher emancipada”. Discutimos nesta ocasião os obstáculos encontrados pela autora na luta pela construção do socialismo, explorando as seguintes questões: a situação da mulher na Rússia e as possibilidades de uma nova moral sexual; a concepção de amor e família para a sociedade socialista emconstrução
- ItemA reforma do ensino médio brasileiro: marcas de um passado presente(2021) COELHO, Sandy; SOUSA, Cristiane Lopes deRonaldo Marcos de Lima Araújo, educador brasileiro, formado em Pedagogia, é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ). Sua produção bibliográfica é ampla, com foco na área de Trabalho e Educação e, em particular, no Ensino Médio e na Educação Profissional. Atualmente, é professor titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e superintendente da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA).
- ItemA política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre e a atuação de institutos ligados ao setor empresarial(2021) EVANGELISTA, AndersonO constructo dissertativo que aqui é apresentado teve como objetivo analisar em ambiência focalizada, a mais recente reforma do ensino médio e o avanço da relação público-privado na educação. O objeto central da pesquisa é o Programa de Educação Integral e as Escolas Jovens de Ensino Médio em Tempo Integral (Lei nº 3.366 de 27 de dezembro de 2017) que estão sendo implementados no estado do Acre. Assim, o estudo problematizou de que forma têm se dado a atuação de institutos ligados ao setor empresarial no processo de implementação da política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre.
- ItemEducação de jovens e adultos da classe trabalhadora: história de luta e resistência frente à negação do direito(2021) RUMMERT, Sonia Maria; VENTURA, JaquelineEm outubro de 2021, um vídeo com jovens e adultos (em sua maioria mulheres) procurando por comida em um caminhão de lixo em Fortaleza chamou a atenção, nas redes sociais, sobre a situação de aprofundamento da desigualdade social e da ampliação da fome no país. Estima-se que hoje, vinte e cinco milhões de brasileiros não saibam o que, nem se irão comer. País, em virtude das políticas atualmente implementadas, sobretudo, pelo governo federal e traz para jovens e adultos da classe trabalhadora imensos desafios para existir e resistir.
- ItemMaterialização do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: é possível?!(2021) SILVA, Arthur Rezende daNo presente texto, apresento uma resenha do livro Oficina de Integração: vivências de sala de aula no Ensino Médio Integrado, do professor Dr. Adriano Larentes da Silva. A obra apresenta a experiência de mais de 10 anos do curso técnico integrado em informática, do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó, na materialização do Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da disciplina Oficinas de Integração. O EMI é um desafio para os sujeitos que atuam na EPT e que lutam por uma formação integral da classe trabalhadora.
- ItemO banco mundial e a reforma do ensino médio no governo temer: uma análise das orientações e do financiamento externo(2021) FORNARI, Márcia; DEITOS, Roberto AntonioEste artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da política de financiamento externo para a implementação da Reforma do Ensino Médio no Brasil no Governo Temer, e as condicionalidades expressas no contrato de empréstimo do Ministério da Educação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)/Banco Mundial (BM). Buscamos desenvolver reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio no Brasil, especificamente em relação à Reforma do Ensino Médio, empreendida pela Lei nº 13.415/17 e ancorada em financiamento externo, realizado junto ao Banco Mundial.
- ItemA naturalização do feminino no programa de agentes comunitários de saúde no Brasil(2021) DURÃO, Anna VioletaEsse artigo analisa as relações entre gênero e trabalho comunitário na Institucionalização da profissão das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) no Nordeste do Brasil. Na esteira de E.P. Thompson, recupera-se a história dessas trabalhadoras, considerando tanto as políticas mais amplas que direcionaram a sua formação, quanto a participação das agentes nesse processo. Constatou-se que a experiência de trabalho foi alicerçada em valores tradicionais da socialização feminina que se consolidaramnasobreposição deváriasesferasdavida:nafamília,nareligiãoenacomunidade.
- ItemViolência de gênero e desigualdade racial em uma pesquisa com mulheres no território conflagrado do conjunto de favelas da Maré/Rio de Janeiro(2021) KRENZINGER, Míriam; FARIAS, Patrícia; MORGADO, Rosana; MCILWAINE, CathyEste artigo apresenta a análise de dados quanti-qualitativos de uma pesquisa realizada entre 2016 e 2018, sobre percepções das mulheres moradoras do conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, quanto a violência de gênero, suas manifestações e formas de enfrentamento no território. Considerando que mulheres pretas e pardas são mais suscetíveis de serem afetadas por violências de gênero, verificou-se que os tipos de violência e os locais onde ela se manifesta são resultado das condições econômicas e relacionais, em geral no ambiente doméstico/familiar e tendo como principais agressores, pessoas conhecidas ou que convivem com a vítima. Entretanto, os processos de violência, com raízes estruturais, também se relacionam à ausência de políticas no âmbito do Estado ou à ação de grupos armados atuantes no território, como é o caso da Maré, que reforçam as desigualdades sociais, em suas múltiplas manifestações, relacionados também à violência urbana
- ItemO discurso da empregabilidade na educação de jovens e adultos trabalhadores rurais: resistência no contexto da luta pela terra e pelo direito à educação(2021) LIMA, Maria Aires de Lima; RODRIGUES, Bruno Alysson Soares; COSTA, Frederico Jorge FerreiraEste artigo tem como objetivo analisar a categoria da empregabilidade inserida na Educação de Jovens e Adultos de trabalhadores rurais no contexto da Educação do Campo. Diante dos percalços da conjuntura que se inaugura com o fim do PRONERA e a ofensiva do capital sobre o trabalho no complexo movimento de resistência da educação em tempos de uberização do trabalho, questionamos em que medida as propostas de educação para este público se configuram como algum tipo de avanço na luta pela terra pelo direito à educação.
- ItemAno passado eu morri, mas esse ano eu não morro!(2021) TIRIBA, Lia; RODRIGUES, Maria Cristina Paulo; ANTUNES, José Luiz CordeiroEsta frase é parte da música Sujeito de Sorte, composta por Belchior no ano de 1976, num álbum chamado Alucinação – o que expressa bem os sentimentos que tomavam grande parte da sociedade brasileira naquele duro contexto da nossa história. Reproduzida pelo rapper paulistano Emicida, em 2019, numa das faixas do seu disco AmarElo2, antecipava, sem saber, o ano que viveríamos a seguir.A partir dela, então, é que iniciamos nossas reflexões neste primeiro número da Revista Trabalho Necessário do ano de 2021. E o fazemos porque a música traz em si, dialeticamente, uma denúncia e um anúncio: morremos em 2020. Mas não morreremos agora.
- ItemEscuta as manas: a experiência da arte urbana de gênere no Rio de Janeiro(2021) CASTRO, Priscila RodriguesEste ensaio pretende destacar a presença de mulheres na produção de graffitis na cidade do Rio de Janeiro, tendo como foco as possibilidades de conquista cotidiana do espaço público e consequentemente das implicações resultantes da ampliação das percepções político e pedagógicas da arte como instrumento das lutas feministas.
- ItemA distopia do mérito: desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do enem(2021) SILVA, CássioPelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).