Educação: Teoria e Prática
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A revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.
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- ItemA formação de professores primários nas dissidências entre o velho e o novo (São Paulo, 1936-1941)(2023) BUENO, Manuela; VALDEMARIN, Vera TeresaO artigo objetiva evidenciar a oposição às iniciativas da Escola Nova no âmbito da formação de professores primários por meio dos escritos de Ataliba de Oliveira (1884-1967) publicados no jornal Correio Paulistano entre 1936 e 1941, Esse professor, que exerceu diferentes funções docentes e administrativas no sistema educacional do estado de São Paulo, tornou-se articulista e demarcou seu entendimento sobre o ensino normal, criticou as medidas instituídas pelas novas diretrizes e descreveu, sob sua perspectiva, como foi a recepção delas pelo magistério, indicando possíveis consequências das reformas, A análise de 196 artigos (e de outras fontes documentais correlatas ao tema) possibilitou identificar resistências à reforma liderada pelos escolanovistas manifestas no próprio aparato educacional, fortes divergências sobre o processo formativo dos professores e uso de diferentes dispositivos para mobilizar a opinião pública, em geral, e a dos educadores, em particular, próprias de períodos de efervescência cultural e política, O estudo dialogou com referências historiográficas da educação brasileira e apoiou-se nas análises de Eric Hobsbawn sobre tradições inventadas e de Roger Chartier sobre circulação de impressos, principalmente para considerar a dicotomia entre o velho e novo e entre reformas e práticas pedagógicas consolidadas,
- ItemIntersexo, identidade biopolítica e a educação(2023) SANTOS, Thais Emilia de Campos dos; MARTINS, Raul AragãoA existência de pessoas intersexo remonta à Antiguidade, entretanto, somente no final do século XX, iniciou-se a discussão sobre o direito de essas crianças existirem como nasceram, Nessa perspectiva, este artigo discute a pessoa intersexo, enquanto uma identidade biopolítica, a partir da abordagem médica, do biopoder e da educação para a autonomia, Somente nos últimos anos do século passado estabeleceram-se protocolos que apontam a necessidade de essas pessoas serem ouvidas quanto ao seu sexo/gênero e percebidas como seres autônomos e sujeitos de direito, O objetivo, aqui, é apresentar a trajetória geral da militância intersexo por sua existência natural e o papel da educação nesse contexto, O método de pesquisa adotado configura-se num estudo de caso com abordagem qualiquantitativa, Para isso foram utilizadas entrevistas com pessoas intersexo, pais, professores, psicólogos e médicos, além de pesquisa bibliográfica, análise de cartilhas/guias de orientação sobre intersexo e distúrbio do desenvolvimento sexual (DDS), Também foram realizados levantamentos de dados em congressos, conferências, eventos, assim como de documentos oficiais e reportagens, Finalizamos debatendo sobre a questão intersexo, que vem se constituindo como identidade biopolítica, e sua relação com a educação geral para a conquista da autonomia das pessoas intersexo,
- ItemArte e Ciência na formação de professores: um levantamento em revistas e eventos da área de ensino de Ciências (2001-2021)(2023) LEITE, Mônica Regina Vieira; GATTI, Sandra Regina TeodoroA partir de um estudo de estado da arte, o artigo buscou analisar de que forma a temática “Arte e Ciência na formação de professores” tem sido abordada em importantes eventos e periódicos da área de Ensino de Ciências ao longo dos últimos 20 anos (2001-2021) a fim de melhor compreender os focos das pesquisas que vêm sendo realizadas e a abrangência de possibilidades relacionadas com essa temática, Foram encontrados 77 trabalhos, distribuídos majoritariamente na última década que discutiam a relação entre Arte e Ciência, sendo apenas 19 voltados para a formação de professores, Embora poucos, esses trabalhos demonstram diversas possibilidades a serem exploradas a partir da interdisciplinaridade proposta (áreas que podem ser relacionadas, público-alvo, estratégias e tipos de arte) e contribuições à formação de professores que abrangem desde aprimoramentos do conhecimento até uma reflexão mais crítica, o repensar da prática docente, reflexões sobre si e o próprio corpo e o desenvolvimento da criatividade,
- ItemExpectativa docente e proficiência de escolares do ensino fundamental no Brasil: uma análise espacial(2024) RIBEIRO, Paulo Marcos; ROGERS, Pablo; RAMOS, Maria do Rosário Olaia DuarteEste trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de uma análise espacial, a influência da expectativa docente sobre o desempenho discente no Ensino Fundamental no Brasil, Para isso, utilizaram-se dados secundários do questionário docente, bem como os resultados da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, extraídos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013 e 2017, e agregados por municípios, A partir da construção de três variáveis de expectativa docente, por meio de uma análise de componentes principais e do emprego da variação das variáveis, com o objetivo de controlar os efeitos fixos, que não mudam com o tempo, aplicaram-se técnicas da econometria espacial para avaliar as relações de interesse, A análise exploratória de dados espacial indicou forte dependência espacial nas variáveis de desempenho discente, assim como os modelos espaciais estimados – spatial autoregressive, spatial error model e spatial autoregressive combined – captaram o contundente papel da proximidade para a composição da interação espacial entre os fenômenos em avaliação, Os resultados, condizentes com evidências empíricas anteriores, indicaram que municípios com maior proporção de docentes com formação superior na mesma disciplina que lecionam têm escores médios maiores na proficiência em Matemática e Português e que, em municípios nos quais a percepção docente sobre a indisciplina dos alunos e o alto nível de faltas é maior, o desempenho discente é menor,
- ItemNo todas las políticas son iguales: isomorfismo(2024) GARDUÑO, José María García; HONORATO, Rafael Ferreira de SouzaAs políticas curriculares têm se tornado um tema cada vez mais relevante, no entanto existem poucos avanços em marcos teórico-conceituais específicos. Assim, este trabalho propôs uma tipologia de políticas curriculares baseada, principalmente, no novo institucionalismo e no hibridismo, classificando-as em isomórficas (miméticas, normativas, coercitivas e híbridas) e endógenas. Esta tipologia, combinada com a classificação de C. F. Connelly e C. G. Connelly (2010), foi aplicada na análise de dez políticas curriculares implementadas na América Latina, classificando-as em formais e implícitas, bem como separando-as de acordo com a tipologia proposta. Desse modo, as políticas curriculares isomórficas miméticas incluíram o currículo transversal e a educação inclusiva. As avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a avaliação de professores iniciantes na profissão foram classificadas como políticas curriculares isomórficas normativas. As políticas curriculares isomórficas híbridas incluíram as políticas de convivência escolar, projeto institucional/educativo e gestão educacional. Já as políticas curriculares endógenas abrangeram políticas de vida saudável, organização do ensino básico em ciclos de dois anos e ensino básico para crianças provenientes de famílias migrantes trabalhadoras agrícolas. Concluímos que as classificações de C. F. Connelly e C. G. Connelly e a proposta presente neste trabalho podem ser ferramentas úteis para analisar mais detalhadamente o rumo e a origem das políticas curriculares.
- ItemCidadania nas políticas de currículo da educação em ciências: conduta padrão, diferença e hospitalidade incondicional(2024) PIMENTEL JÚNIOR, ClívioO propósito deste artigo é problematizar as configurações discursivas que entrelaçam as significações de participação social, de conhecimento científico e de exercício da cidadania na política padrão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focalizando a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias voltada ao Ensino Médio, Partindo de uma implicação epistemológica pós-estrutural discursiva, lança mão das meditações desconstrutivas de Derrida, sobretudo da noção filosófica de hospitalidade incondicional e seu comprometimento com a alteridade radical, para pensar as implicações curriculares do que pode significar a instituição de padrões de aprendizagem para o uso social do conhecimento científico na política da BNCC voltada à educação em ciências, Nesse itinerário, ao aprofundar a discussão sobre a diferença na teorização curricular, desenvolve o argumento de que a fixação pragmática da relação entre o conhecimento científico, a participação social, o exercício da cidadania e a consequente projeção de padrões comportamentais aos sujeitos conduz a pensar no gesto universalista em instituir conduta padrão por meio da aprendizagem escolar de ciências, Defende-se que a noção de hospitalidade incondicional, ao colocar a relação infinita com a alteridade inesperada e a abertura do currículo à diferença no centro do debate, possibilita, ao mesmo tempo, problematizar os limites da representação universalista da identidade cidadã na política de currículo da BNCC, como também pensar em uma política não determinista de currículo, de conhecimento e de participação social, provocando rachaduras nas operações discursivas que circunscrevem padrões sobre o que significa ser cidadão na educação em ciências,
- ItemO Poder Judiciário e o financiamento da educação básica: mapeamento das decisões das Cortes de Justiça do Brasil(2024) SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone; TAPOROSKY, Barbara Cristina HanauerNas últimas décadas, o Poder Judiciário vem sendo utilizado para discutir a garantia e a expansão do direito à educação, O envolvimento da atuação do Judiciário em políticas públicas, todavia, ainda encontra resistência, principalmente quando a intervenção discute o financiamento desse direito, O objetivo deste artigo, portanto, é mapear e analisar as decisões envolvendo o financiamento da educação básica proferidas pelas Cortes de Justiça do Brasil, Para tanto, realizou-se um levantamento da jurisprudência nos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) e em 10 Tribunais de Justiça Estaduais (TJEs) (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe), sendo analisado um conjunto de 1,021 ementas de decisões dos TRFs e 393 dos TJEs, A análise dos dados demonstra que, nos TRFs, as temáticas discutidas dizem respeito às questões que envolvem relações interfederativas, principalmente sobre os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), enquanto, nos TJEs, envolvem a operacionalização dos mecanismos de financiamento e seus reflexos entre a administração pública e os profissionais da educação,
- ItemPráticas e eventos de leitura como promotores do letramento pela literatura(2024) GERENT, Marilene de Fátima Pereira; GARCIA, Berenice Rocha ZabbotEste artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo foi identificar quais práticas de letramento literário marcaram significativamente a memória de acadêmicos dos primeiros semestres do curso de Letras, Sendo de cunho qualitativo, a concepção metodológica desta pesquisa está respaldada principalmente em Bogdan e Biklen (1997), tomando como referencial a análise de conteúdo conforme Bardin (2011), Sobre letramento, buscamos embasamento nas obras de Soares (1998, 1999, 2005, 2020), Kleimann (2006), Paulino e Cosson (2009) e Zappone (2008), que corroboram as reflexões acerca de letramento literário, A coleta dos dados foi feita por meio de questionário com 14 perguntas fechadas e abertas, As respostas dos acadêmicos indicaram a presença da família como primeira promotora do letramento literário, No Ensino Fundamental, destacaram-se atividades envolvendo a literatura na escola, a rotina de visita à biblioteca e a produção textual a partir de textos literários,
- ItemVozes ressoantes: o currículo vivenciado por mulheres negras cotistas no Ensino Superior(2024) OLIVEIRA, Andresa Fernanda Almeida de; OLIVEIRA, Ozerina Victor deAs Políticas de Ações Afirmativas (PAAs) têm demonstrado efeitos positivos nas Instituições de Ensino Superior (IES), onde estudantes negros/as constituem a maioria do corpo discente, Não obstante esse efeito positivo, as mulheres negras têm sido afetadas interseccionalmente por violências produzidas ao longo do tempo (Kilomba, 2019), Entendendo as PAAs como política cultural, indagamos sobre a condição configuradora da presença de mulheres negras cotistas no ensino superior, problematizando processos culturais gerados no currículo de dois cursos de graduação, Pedagogia e Direito, em uma universidade pública, O objetivo que atravessa ambas as pesquisas é dar visibilidade a processos de significação de identidades, mais especificamente de mulheres negras cotistas, fazendo ressoar suas vozes a partir do por elas vivenciado, A análise ocorre sob orientação teórico-metodológica do ciclo de políticas (Ball et al,, 1992; Ball et al,, 2016) articulada à teoria de escrevivência de Evaristo (2017) por meio de entrevista semiestruturada com estudantes negras cotistas dos dois cursos, Exercitamos a escrevivência de movimentos subjetivos de insurgência de duas estudantes negras cotistas que se reposicionam enquanto mulheres negras nessa IES com práticas culturais que reverberam coletivamente em ações que significam e ressignificam suas presenças no currículo,
- ItemDifférance e contingência na política curricular de Ensino Médio de Mato Grosso: a positividade falida do Projeto de Vida na formação para o autoconhecimento(2024) CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da; OLIVEIRA, Leidiane Francisca de; CASTRO, Tiago RodriguesEm atenção à proposta ensejada neste dossiê, aproximamos as noções de différance e de contingência, tal como pensadas, respectivamente, por Jacques Derrida e Ernesto Laclau, com o objetivo de des-sedimentar sentidos de Projeto de Vida esteados como incontornáveis no que se refere a formar o jovem na política curricular para o Ensino Médio de Mato Grosso, Introdutoriamente, contextualizamos a pesquisa que dá corpo à discussão, Na segunda seção, ancoramos a abordagem teórica pós-estrutural à différance e pós-fundacional à contingência, A política é problematizada na terceira seção com a leitura do Manual do Professor e da Live Boas Práticas, orientações direcionadas ao trabalho com o Projeto de Vida nas escolas de Ensino Médio de Mato Grosso, Pontuamos a différance e a contingência no esgarçamento do racionalismo e da fantasia de positividade na política de formação do jovem no Ensino Médio, discutindo que o educar não está relacionado nem com fundamentos racionais nem com positividades idealizadas, mas se encontra nas práticas sociais/discursos de uma coletividade constituída na luta política, de modo que qualquer sentido de formar o jovem proposto como universal não é mais que um ato de poder cujas marcas se encontram sedimentadas, Na conclusão, defendemos uma perspectiva de política curricular radicalmente contextual em que seja considerado o diferir como condição inerradicável do educar,
- ItemFalando sobre o uso racional de medicamentos nas escolas: uma revisão da literatura(2024) BRANDI, Thales; PINHEIRO, Taynah da Silva; CASTILHO, Selma Rodrigues deAs intoxicações por medicamentos ocorrem em cerca de 17% dos indivíduos entre 10 e 19 anos, o que torna imprescindível conversar com essa população sobre o uso racional de medicamentos dentro do ambiente escolar, Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre experiências nacionais em sala de aula relacionadas com o uso de medicamentos, Realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed, BVS, SciELO e Google Acadêmico, sendo selecionados 22 artigos para leitura e análise dos dados, A maior parte dos estudos focava em atividades realizadas com alunos, principalmente em escolas públicas e no Ensino Médio, Os principais temas abordados foram: conceitos, automedicação, descarte e uso de antibióticos, geralmente associados às disciplinas de Biologia, Química e Ciências da Natureza, Há necessidade de mais iniciativas públicas que visem à educação em saúde em relação ao uso dos medicamentos,
- ItemOcupa escolas: assim também se produz currículo(2024) PINTO, Marinazia Cordeiro; LOPES,Alice CasimiroA partir das noções de antagonismo e articulação de Ernest Laclau e dos indecidíveis différance e acontecimento de Jacques Derrida, consideramos que nenhuma instância social é caracterizada por consenso, O que temos são processos de diferir e descontinuidades, com movimentos de negociação constantes, sedimentações precárias e provisórias, Tendo as diferenças, negociações e descontinuidades como mobilizadoras de nossa argumentação, este artigo busca trazer as conclusões de uma pesquisa acerca das disputas de significação e produção de sentidos do currículo como efeitos das ocupações de escolas no estado do Rio de Janeiro em 2016, Argumentamos que esse movimento das ocupações tanto se constituiu como um acontecimento disruptivo, nos termos derridianos, quanto, simultaneamente, pode ser lido, nos termos da teoria do discurso, como uma mobilização que se deu pela articulação de demandas atravessadas pelas lógicas da diferença e da equivalência, Demandas foram enunciadas e se modificaram no decorrer da luta, tendo sido articuladas em contraposição a um antagonista – representado pelo governo do estado do Rio de Janeiro – que, do mesmo modo, constituiu-se e modificou-se nesse processo, Defendemos, ainda, que pensar sobre as ocupações é relevante para um estudo sobre as lutas políticas de currículo como circunstanciais, inter-relacionando subjetividades que assumem registros espectrais e que produzem efeitos até os dias de hoje nos sentidos de currículo nas escolas,
- ItemFormação SAMR mentoreada para adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: identificando o maior desafio(2024) KUCHARSKI, Marcus Vinicius Santos; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de CamargoAdotar e aplicar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em favor da melhora qualitativa dos processos de ensino e aprendizagem transcende a discussão simplista de resolução de questões de infraestrutura e acesso às tecnologias – ainda que sejam assuntos importantes, As implicações são mais profundas, de nível simbólico, envolvendo representações sociais do docente e das tecnologias (Silva, 2013), Resultado de pesquisa bibliográfica, este texto propõe que o trabalho de sensibilização e formação continuada docente para melhor aproveitamento dessas TDICs seja realizado a partir de uma combinação que valorize as competências técnicas previstas por um modelo de Domínio de Conhecimento de Conteúdo Pedagógico e Tecnológico (CPT) (Mishra; Koehler, 2006), mas que ocorra de forma orgânica a partir do modelo de Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição (SAMR) (Caukin; Trail, 2019; Puentedura, 2014), permitindo escalonar a apresentação das potencialidades dessas tecnologias e, ao mesmo tempo, modular os níveis de conforto para sua adoção e utilização pelos professores, Um profissional reconhecido e respeitado por seus pares deveria ser mentor desse processo, facilitando, assim, que se discutissem e promovessem transformações metodológicas que seriam muito dificultadas em modelos formativos mais tradicionais,
- ItemSuporte e barreiras percebidos para o desenvolvimento de interesses em carreiras STEM: uma revisão integrativa da literatura(2024) MATOS, Mayara da Mota; COSTA FILHO, Roraima Alves daOs fatores que influenciam o interesse e a escolha de carreiras em STEM são múltiplos, Embora esses fatores sejam estudados sob diferentes perspectivas, a Teoria Social Cognitiva de Carreira (TSCC) ajuda a compreender as condições que facilitam ou limitam o exercício da agência na escolha de carreiras nessa área, Este estudo objetivou realizar uma revisão da literatura para identificar suportes e barreiras relativos ao interesse e à escolha de carreiras STEM entre estudantes do ensino médio sob a perspectiva da TSCC, Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science, considerando artigos publicados nos últimos cinco anos (2020-2024), Os resultados revelam que a autoeficácia é um fator pessoal crítico, influenciando de maneira distinta mulheres e homens, Entre os fatores de suporte, destacam-se o apoio familiar e educacional, o acesso a informações sobre as carreiras e as experiências diretas na área, que promovem o engajamento e o interesse por STEM, Por outro lado, barreiras como falta de modelos femininos, estereótipos de gênero e limitações no ambiente escolar podem desestimular esse interesse, A discussão aborda a importância de intervenções que promovam a autoeficácia, especialmente para as estudantes do sexo feminino, ampliando suas oportunidades em STEM,
- ItemComo se projetam vidas diferentes? um olhar para o currículo de Projeto de Vida e Educação Empreendedora no município de Pelotas-RS(2024) VIEIRA, Ana Gabriela da Silva; CAETANO, MarcioA Secretaria Municipal de Educação do município de Pelotas-RS instituiu como obrigatórios os componentes curriculares Projeto de Vida e Educação Empreendedora, levando em conta a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que propõe o trabalho desses temas na educação básica, Dado o movimento nacional, corroborado pelo avanço do neoliberalismo, de que a educação precisa ensinar aos estudantes princípios de um indivíduo empreendedor e competências para projetar suas vidas, questionamo-nos de que modo os documentos curriculares propõem abarcar os marcadores de diferenças nesse contexto, Nossa investigação se deu a partir dos documentos curriculares propostos pelo município de Pelotas com os objetivos de: a) investigar de que modo os discursos envolvendo Projeto de Vida e Educação Empreendedora se relacionam com os marcadores de diferença; b) problematizar como as discussões de gênero e sexualidade se fazem presentes nas diretrizes curriculares de Projeto de Vida e Educação Empreendedora; c) refletir sobre como os modos de projetar a própria vida e empreender correspondem às diferentes realidades dos estudantes no que concerne ao gênero, à sexualidade e a outros marcadores de diferença, A partir dessa discussão, problematizamos os documentos curriculares e os modos como os discursos neoliberais cooptam e esvaziam as noções de diversidade e diferença, evitando diretrizes explícitas no que diz respeito ao gênero e à sexualidade,
- ItemDiretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena e quilombola: vislumbrando horizontes curriculares outros(2024) SILVA, Janssen Felipe da; SANTOS, Aline Renata dosO artigo trata das diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena e quilombola através da lente teórica dos estudos pós-coloniais, Temos como objetivo evidenciar os princípios da educação escolar indígena e quilombola como ferramenta capaz de construir possibilidades de currículos outros que realizem rupturas epistêmicas, sociais, políticas e pedagógicas, Pressupomos que as diretrizes curriculares contribuem para vislumbrarmos horizontes curriculares outros a partir da ótica da diferença étnico-racial, Fazemos uso da pesquisa documental e da análise de conteúdo, Os resultados demonstraram a presença de três princípios da educação escolar indígena e quilombola que orientam as referidas diretrizes, a saber: epistemológicos, sociopolíticos e didático-pedagógicos, Esses princípios decorrem das pressões e das proposições dos movimentos sociais indígena e quilombola, Percebemos, ainda, que as diretrizes curriculares estão fundadas em identidades em políticas, pois desvelam os mecanismos opressores e são propositivas de modelos curriculares outros próximos da descolonização curricular, Por fim, destacamos que tratar de políticas curriculares é evidenciar a diferença colonial e, nela, as feridas coloniais, compreendendo tais políticas enquanto fruto de pensamentos de fronteiras,
- ItemErrata(2024) COMITÊ EDITORIALAplicação de errata para o artigo "Crenças, autoeficácia e estratégias de professores diante do bullying ", dos autores: Geisy Lanne Muniz Luna, Ana Carina Stelko-Pereira, Dayse Lorrane Gonçalves Alves, Steffany Rocha da Silva e Bruna Rodrigues Nunes em relçao às tabelas com numerações erradas, e correção da resenha: "Se deus me chamar não vou: um olhar para as emoções da infância e da adolescência", dos autores: Leonardo Eustáquio S, da Silva e Daiane Aparecida A, de Oliveira, em relação da grafia para palavras-chave
- ItemCinema, escrita de si e alteridade: experimentações com jovens universitários(2024) FISCHER, Rosa Maria Bueno; ALMANSA, Sandra EspinosaO artigo trata de uma pesquisa com estudantes universitários das áreas de Pedagogia e Comunicação em uma universidade pública, tendo como foco narrativas fílmicas e a produção textual de jovens a partir de experiências pessoal e coletiva com imagens de alteridade, Discute-se o pressuposto de que o cinema exige o outro e que é possível viver uma partilha do sensível no interior de experimentações didáticas, ocupadas com a formação ética e estética de estudantes, Seguindo pensadores como Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman, tratamos de questões relativas aos temas foucaultianos da escrita de si e da estética da existência, com foco na experiência do sujeito-espectador,
- ItemApresentação da edição especial "Ampliando horizontes curriculares: reconstruindo a educação a partir da diferença"(2024) RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; COSTA, Hugo Heleno Camilo; HONORATO, Rafael Ferreira de SouzaApresentação da edição especial: Ampliando horizontes curriculares: reconstruindo a educação a partir da diferença
- ItemA formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva: caminhos já percorridos nas pesquisas(2024) REIS, Matheus dos Santos; ALMEIDA, Alex Souza; SOUZA, Francisnaide dos Santos; DIAS, Viviane BorgesA formação de professores apresenta-se como importante aspecto para a efetivação da educação inclusiva, pois são os docentes que trabalham a maior parte do tempo com os alunos em situação de inclusão, Destarte, a pesquisa objetivou investigar os trabalhos indexados no Portal de Periódicos da Capes e na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), que abordam a formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva, no período de 2008 a 2022, com o intuito de evidenciar as principais tendências relacionadas com esse campo de pesquisa, O estudo apresenta caráter qualitativo, Para o mapeamento dos trabalhos foi utilizada a ferramenta de busca das bases de dados selecionadas, A busca dos trabalhos se deu a partir da seguinte equação: (“Educação Inclusiva”) AND (“Formação de Professores”) AND (“Biologia” OR “Física” OR “Química”), Obtivemos como resultado um universo de 283 artigos, dos quais 11 atendiam aos critérios da pesquisa, Os dados foram organizados em três eixos temáticos: a) mapeamento da produção científica; b) o currículo da formação inicial de professores de Ciências Naturais e a educação inclusiva; c) concepções dos futuros professores sobre a educação inclusiva, Reconhecemos que os resultados e reflexões proporcionados limitam-se ao contexto desta investigação e às bases de dados onde foram realizadas as pesquisas, Acredita-se, No entanto, que a investigação busca contribuir para o melhor entendimento de como a área de formação de professores de Ciências Naturais se articula com a educação inclusiva,