Educação: Teoria e Prática

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A revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.

Descrição

  • Mantenedor: UNESP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Rio Claro | SP
  • ISSN: 1981-8106
  • Periodicidade: Publicação Contínua
  • E-mail: reveduca.rc@unesp.br
  • Editor: João Pedro Pezzato
  • Título abrev.: Educ.: Teor. e Prát..
  • Sistema de Preservação Digital: Rede Cariniana | PKP PLN
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      Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil
      (2023) MELLO, Regina Lara Silveira; SILVA, Márcia Tostes Costa da
      O texto apresenta reflexões acerca do processo criativo na docência especialmente dedicada à criança, observando ações e estabelecendo diálogos com uma professora da educação infantil da rede pública do município de Barueri, zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa apoia-se na metodologia qualitativa, estudo de caso, apresentando reflexões sobre o projeto “Por causa da luz”, desenvolvido com uma turma de 27 crianças com 5 anos de idade. Os conceitos desenvolvidos por Vygotsky, que estabelecem relações entre atividade imaginativa e realidade, o fluir de ideias correntes, elaborado por Csikzentmihalyi, e a coragem de criar, segundo May, são os principais aportes teóricos em que se baseia este estudo. O processo inicia-se quando o professor se encontra em situações reais que requerem soluções criativas. Se o interesse das crianças é percebido e compartilhado, ocorre o encontro, permeado de emoções, que gera o fluir criativo. Evidenciou-se no desenvolvimento deste artigo que o processo criativo na docência é alimentado e cultivado por pesquisas, trabalho árduo, sério, com metas claras e coragem o suficiente para inovar.
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      O ensino híbrido na literatura em tempos de pandemia
      (2023) HARBE, Rafaella de Paula Tavares; BRITO, Luciana Ribeiro de; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion
      A pandemia de Covid-19 impactou profundamente os mais diversos processos de reprodução social, entre eles a educação. A situação da educação e do ensino no contexto da pandemia foi radicalmente modificada com a adoção do que vem sendo chamado de ensino híbrido. O objetivo do presente artigo é investigar essa conceituação a fim de compreender o sentido em que esse conceito vem sendo assumido pela literatura especializada e por outros sujeitos individuais e coletivos envolvidos com as instituições de ensino e com a pesquisa em educação. Para tanto, as autoras realizam revisão de literatura, analisando artigos recentes que abordam os temas “ensino híbrido” e “pandemia”. Apesar de volumosa, nota-se que essa produção ainda é relativamente precária em termos de consistência teórica. Novas discussões acerca da implementação do ensino híbrido precisam ser mais bem pensadas e estruturadas, a fim de que essa modalidade venha a contribuir para a aprendizagem não apenas no momento pandêmico, mas também no acolhimento dos estudantes, que retornam depois de tanto tempo fora da sala de aula e se deparam com uma nova realidade.
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      Sim… eu sou travesti! Entrevista com a professora Herbe de Souza
      (2023) DRAGO, Rogério; GOBETTI, Jamille Panetto Blandino; LUZ, Laise Amorim da; SOUZA, Herbe de
      Esta entrevista é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ministrada no segundo semestre de 2020 para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. Com o advento da pandemia de covid-19, tivemos que readequar a disciplina para o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial, pois adentrar os espaços escolares para observações in loco tornou-se impossível, já que as escolas de ensino fundamental também estavam fechadas. Nesse sentido, organizamos a disciplina em três momentos: no primeiro convidamos professores dos anos iniciais para fazer um relato das experiências vividas em suas carreiras; no segundo, os discentes optaram por realizar em dupla ou individualmente uma entrevista a partir de um roteiro semiestruturado com algum(a) professor(a) da referida etapa de ensino para, posteriormente apresentá-la, o que seria o terceiro momento da disciplina.
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      As habilidades sociais dos personagens da Turma da Mônica
      (2023) SOARES, Adriana Benevides; SANTOS, Jaqueline de Carvalho Augusto da Hora; ROCHA, Hayumy Lima; UHR, Fatima Regina Brito
      O presente artigo é um estudo de caráter descritivo que teve por objetivo identificar com que frequência as interações socialmente competentes dos personagens da Turma da Mônica (Mônica, Magali e Cascão) aparecem nas histórias, bem como os problemas de comportamento internalizantes e externalizantes. Foram utilizadas revistas em quadrinhos publicadas no período de janeiro a agosto de 2020. Os resultados mostraram que, apesar de os problemas de comportamento externalizantes estarem presentes, estes ocorrem em menor frequência do que os comportamentos socialmente competentes. As habilidades sociais foram identificadas em suas classes e subclasses para os personagens ao longo das histórias. Conclui-se que os personagens podem ser considerados socialmente competentes, podendo servir de modelos comportamentais e como recurso psicoeducativo.
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      Experiência sentido e palavra: reflexões sobre o ensino da história da enfermagem
      (2023) PAQUIELA, Eliane Oliveira de Andrade; FIGUEIREDO, Eluana Borges Leitão de; LEMOS, Patrícia Ferraciolli Siqueira; ABRAHÃO, Ana Lúcia
      Este estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos da estratégia de aprendizagem ativa na disciplina de História de Enfermagem de uma faculdade no Rio de Janeiro para alunos e docência em Enfermagem a partir da composição entre experiência, sentido e palavra proposta pelo filósofo Jorge Larrosa. Trata-se de um estudo de reflexão realizado a partir de uma experiência docente com alunos do primeiro período de graduação entre os anos de 2018 e 2020. A atividade se desenvolveu em três momentos: busca ativa sobre as referências profissionais históricas e contemporâneas, análise desses achados e construção coletiva de um livro. Dessa forma, percebemos que, com base nas metodologias ativas, houve protagonismo dos graduandos no processo de ensino e aprendizagem sobre a história da enfermagem, conhecimento fundamental para o exercício da profissão. Refletiu-se, assim, que o uso de estratégias inovadoras e ativas na disciplina de Enfermagem pode gerar repercussões positivas tanto para alunos quanto para a docência em si.
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