Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
URI Permanente para esta coleção
A revista Linguagem, Educação e Sociedade é um veiculo divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Na versão eletrônica, a Revista Linguagens, Educação e Sociedade, foi criada em 2017, preservando a finalidade de divulgação da produção cientifica na área de Educação e nas áreas afins, bem como, a preocupação com rigor técnico e com a qualidade das abordagens sobre o temas a partir dos quais concentra as suas publicações, enquanto instrumento de socialização de conhecimento produzido por pesquisadores do campo da educação.
Descrição
Navegar
Navegando Linguagens, Educação e Sociedade (Online) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 45
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSistema estadual de avaliação participativa: mapeamento da produção científica(2022) MACHADO, M. G. F.; SILVA, M. B. GEste artigo objetiva contribuir na preservação da memória de uma política recente de avaliação institucional da educação básica, na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, cujo diferencial reside no aspecto participativo da política. Foram analisados os resumos das produções científicas de 2012 a 2017. O levantamento das produções foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT – BDTD); Portal de Periódicos da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior /Ministério da Educação); repositórios digitais de universidades públicas no Rio Grande do Sul e em meios eletrônicos de eventos ocorridos no período. As produções foram organizadas em dois grupos sendo eles as produções acadêmicas e as publicações em periódicos. As análises foram realizadas de acordo com as categorias temáticas previamente definidas: objeto de estudo ou foco de interesse, metodologia adotada, fontes teórico-conceituais mais utilizadas e as implicações dos resultados, ganhos e aprendizagens da política. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento acerca da avaliação institucional na educação básica.
- ItemPráticas avaliativas e o desenvolvimento da escrita: reflexões a partir do uso de bilhete textual-interativo(2022) MIRANDA, J. R.; MACIEL, S. FEm nossa prática pedagógica, a ação de avaliar as produções de textos dos alunos sempre nos fez refletir acerca de como poderíamos contribuir para o desenvolvimento da escrita dos mesmos. Associada às nossas reflexões estava à necessidade de trabalharmos com os gêneros discursivos/textuais. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo pode contribuir para o desenvolvimento da escrita, a partir do uso do bilhete textual-interativo. Para tanto, partimos do trabalho com o gênero discursivo/textual relato pessoal, pautado pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Para compreendermos como as práticas avaliativas podem estar a serviço da aprendizagem, recorremos à Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); para viabilizarmos o trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes, fundamentamo-nos em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e alguns documentos oficiais. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de natureza intervencionista, por meio da pesquisa participante. Utilizamos como instrumentos de geração de dados a sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011) associada à observação participante e rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, afirmarmos que o processo avaliativo, realizado pelo professor de Língua Portuguesa, a partir do uso do bilhete textual interativo contribuiu, consideravelmente, para o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos.
- ItemAlfabetização e letramento na EJA: trabalhando com o gênero textual causo(2022) SOUZA, I.F.; SORTEGAGNA, P. A.O presente artigo tem como principal objetivo propor e analisar o impacto do uso do gênero textual causo, no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Esse trabalho foi realizado no ano de 2017, com uma turma de 16 alunos, da classe de alfabetização da EJA, em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Foram realizados 9 encontros, de 2 horas cada um. Essa experiência permitiu conhecer a subjetividade do aluno jovem, adulto e idoso, e constatar que, embora alfabetização e letramento possuam conceitos diferentes, ambos devem caminhar simultaneamente para atender às exigências do aprendizado. Concluiu-se que o uso de causos facilita o processo de alfabetização na perspectiva do letramento, devido à familiaridade dos alunos com o gênero.
- ItemApresentação dossiê: qual currículo é a BNCC?(2022) RODRIGUES, P. F.; CAMILO, H.C.Este dossiê se constitui em uma convergência de trabalhos voltados à discussão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, entendendo-a como um conjunto de dispositivos que busca, através de forte prescrição, concretizar um projeto homogeneizante para a educação brasileira. Dentre os enfoques privilegiados aqui está a oportunidade de pensar articulações que sustentam a BNCC, suas relações com outras políticas, tais como a de formação de professores, de produção de materiais didáticos, de avaliação, bem como a participação de agentes do capital, que se valem da premissa da homogeneidade como meio para a equidade e desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o dossiê oportuniza convites a amplas conversas sobre contribuições atentas às articulações políticas associadas a agendas comprometidas com a difusão de valores éticos e morais, de determinado padrão de sujeito, de mão de obra voltada ao atendimento de demandas do mundo do trabalho. Entre os trabalhos, destacamos também aqueles que compreendem que movimentos em prol do aumento do controle curricular não se configuram como ações de equidade social e, menos ainda, como decisões políticas democráticas.
- ItemO acompanhamento do estágio supervisionado no curso de pedagogia: uma análise acerca das condições de trabalho dos supervisores(2022) ARAUJO, R.D .; PRADO, G.V.T.No presente artigo apresentamos os resultados construídos no desenvolvimento das atividades de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pesquisador de Pós-doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP. O estudo teve como objetivo geral analisar, a partir do Projeto Pedagógico do Curso, as condições de acompanhamento do estágio supervisionado no Curso de Pedagogia. Como objetivos específicos, a investigação procurou: identificar e descrever as normas e pressupostos que fundamentam as condições de acompanhamento do estágio supervisionado; analisar os princípios e regras que regulamentam as condições de acompanhamento do estágio supervisionado, por parte dos supervisores, apresentadas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. O foco central foram os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia de duas universidades situadas no estado do Piauí. Discutimos, a partir da temática do acompanhamento do estágio supervisionado, a relação entre as condições de trabalho dos supervisores e as concepções de estágio, pressupostos, fundamentação teórica, ementas e demais diretrizes para realização do estágio. Assim, de acordo com o tempo disponível à realização de uma pesquisa de Pós-Doutorado, de cunho qualitativo e baseada numa dimensão sócio-histórica, fundamentado em estudos de autores de referência, as análises evidenciam a necessidade do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia expressar também como se dará a relação entre as condições de trabalho dos supervisores e o trabalho a ser realizado, numa perspectiva que possa contribuir para que o Estágio Supervisionado venha, de fato, a cumprir seu importante papel na formação docente.
- ItemEntre vivências e sobrevivências: a qualidade de vida dos formandos em psicologia durante o período pandêmico (2020-2021)(2022) GONÇALVES NETO, J. U.; QUEIROZ, T. T. M.; MACHADO, R. R.; AGUIAR JUNIOR, F. S. C.; RIBEIRO, J. A. S.Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade de vida dos formandos de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior particular de Sobral/CE durante o período pandêmico de COVID-19 (2020-2021). Não só analisar sua qualidade de vida, como também explorar as formas que eles utilizaram ou não utilizaram para cuidar de si próprios durante esse período, e averiguar a relação desses alunos com a própria instituição de ensino deles. Para tal, foram usados um questionário sociodemográfico e uma entrevista construída a partir da escala de qualidade de vida WHOQOLBREF da Organização Mundial de Saúde. Os dados foram analisados a partir da metodologia de análise temática dialógica, de modo que a qualidade de vida e seus respectivos domínios (físico, psicológico, social e ambiental) serviram de tema e subtemas sendo analisados a partir dos materiais teóricos coletados. Obtivemos então o resultado de que os participantes foram afetados em qualidade de vida no que diz respeito a qualidade de sono, alimentação e também tiveram uma fragilização em algumas relações sociais. Porém também percebemos a espiritualidade, e as próprias relações sociais como fatores protetivos durante o período da pandemia. Logo conclui-se que a qualidade de vida é um tema amplo, e que foi afetado de distintas formas durante o período da pandemia, tanto de forma negativa como positiva, o que destaca a importância de mais estudos na área.
- ItemEducaçâo antirracista e possibilidades de fissura à branquitude: reflexões a partir do currículo da educafro(2022) SANTOS, S. C. C. D.Este trabalho é fruto de pesquisa de mestrado em diálogo com estudos realizados em processo de doutoramento. O objetivo do artigo é refletir sobre o currículo de um pré-vestibular popular do movimento negro, a EDUCAFRO, pensando possibilidades de fissura à branquitude. Essa organização visa o acesso de negros(as) e pobres ao Ensino Superior e tem, como uma de suas principais agendas, a luta contra o racismo. Aponto, a partir da pesquisa, que saberes produzidos e sistematizados pelo movimento negro e afetos antirracistas presentes nesse currículo trazem possibilidades de reeducação para as relações raciais de estudantes e voluntários(as) brancos(as). Indico ainda que possibilidades de fissura à branquitude podem ser produzidas neste e em outros espaços onde se façam presentes esses saberes e afetos a partir da agência de sujeitos comprometidos com educação antirracista. A pesquisa foi desenvolvida em processo de mestrado e foram utilizadas como metodologias a história oral, a observação participante e a análise documental. O trabalho traz como referências autores e autoras do campo do currículo e do campo das relações raciais, incluindo os estudos críticos da branquitude.
- ItemAs influências internacionais no ensino superior público no Brasil: um estudo sobre a UFPR(2022) VIEIRA, A. M. D.P.; SILVA, G. F.; SEABRA, M. A. LEste estudo analisa a influência dos organismos internacionais no ensino superior, buscando desvelar como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), com maior ou menor ênfase, refletem suas orientações. Desse modo, tomando como fonte os documentos emitidos pelo Banco Mundial (BM), examinou-se de que forma tais recomendações influenciam o ensino superior público brasileiro. Trata-se de estudo de caso bibliográfico e documental, apoiado no PDI da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2019 a 2021. Como referencial teórico, adotaram-se os estudos de Veiga (1998), Mota (2019) e Lima e Gandin (2019). Como resultado, constatou-se que o Banco Mundial emitiu recomendações sobre o financiamento das instituições de ensino superior públicas e indicou diversas estratégias para implementar os conceitos de diferenciação institucional e diversificação nas políticas educacionais. No caso da UFPR, essas influências são perceptíveis quando se trata do “produto UFPR”, condição que coloca os processos formativos vinculados às oscilações do mercado.
- ItemOs sentidos da alfabetização na BNCC: leituras a partir da perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem(2022) MACHADO, M. L. C. A.; LOPES, P. S. V. C.; SANTANA, A. P.Mudanças políticas e sociais, pelas quais o Brasil tem passado na última década, impõem urgências na produção de estudos que visitem o estado da arte de campos curriculares que notadamente influenciam os múltiplos processos de formação humana. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo elaborar uma análise crítica da seção destinada à Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como ponto de partida a síntese de outros estudos já consolidados sobre tal regulação. Para tanto, desenvolve-se um estudo teórico-conceitual, a partir de uma pesquisa documental. Constata-se que a noção de habilidades adotada na BNCC circunscreve a alfabetização a uma perspectiva estruturalista que revela uma visão reduzida e parcial da linguagem, centrada na língua como código, que deixa de lado justamente o que deveria ser o centro das atenções nos processos de alfabetização: o sujeito e a (sua) linguagem. Em contrapartida, uma perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem e de alfabetização é assumida neste artigo, a partir da qual entende-se que os processos linguísticos são construídos nas relações socioculturais e os alunos são vistos como sujeitos cognoscentes e sociais, capazes de agir nos e contribuir para os processos interativos - seja pela oralidade, pela escrita ou por outras semioses. Conclui-se que a BNCC nega outros caminhos formativos por rejeitar ou desconhecer a produção científica e contemporânea acumulada no campo, centrando-se, contrariamente, numa concepção de ciência e de linguagem que reforça os abismos sociais e as mais diferentes formas de preconceitos que deles decorrem.
- ItemApontamentos sobre os marcos normativos do ensino do direito no Brasil e sua relação com a economia de mercado: do Brasil-império ao século xxi(2022) COPPI LEONETTI, E. A.; KARL, J. S.Os cursos jurídicos foram criados no Brasil em 1827 e, desde então, as normas que regem o ensino do Direito têm sofrido alterações com o intuito de melhor adequá-lo ao cenário político, econômico e social. O acesso ao ensino superior, em especial ao Direito, nem sempre foi democrático, tendo de início se prestado apenas às elites. Foi somente com a Constituição de 1988 que as políticas públicas de universalização do acesso à educação receberam destaque. Desse modo, o problema ao qual se dedicou a presente pesquisa foi compreender qual a possível relação existente entre o ensino do direito no Brasil, a partir da compreensão de seus marcos normativos desde o Império até o século XXI, com a economia de mercado. O objetivo geral consistiu em relacionar o ensino do direito com a economia de mercado. Para o desenvolvimento das etapas de pesquisa foram estabelecidos três objetivos específicos: identificar as principais alterações normativas que impactaram no ensino jurídico no Brasil; estabelecer uma análise crítica das mudanças legislativas e de seus impactos no ensino do Direito; e, por fim, refletir sobre os impactos da regulamentação do curso de Direito para a economia de mercado. A hipótese sugerida é de que a economia de mercado pode influenciar no ensino do Direito no que concerne ao direcionamento profissional, à oferta de cursos e à expansão do acesso ao ensino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o método indutivo e, para o desenvolvimento de cada etapa, optou-se pelo histórico e pelo monográfico.
- ItemAs trajetórias de jovens periféricos: os cursinhos populares e o projeto de vida(2022) SANTOS, B. L.; LITTIG, J.; BORGES, V. J.O presente artigo objetiva identificar e socializar a potencialidade e impacto social dos cursinhos populares na democratização do acesso ao ensino universitário e, também, na concretização do projeto de vida de jovens periféricos. Para tanto buscou-se compreender o processo de formação na educação básica, a projeção do projeto de vida e o ingresso no ensino superior. A pesquisa assume caráter qualitativo ao se propor analisar as relações a partir dos contextos sociais explicitados nas narrativas e nas perspectivas dos colaboradores. Participaram da pesquisa nove sujeitos que passaram por cursinhos populares e se dispuseram contribuir com nossas reflexões. As narrativas desvelam que os cursinhos
- ItemBNCC e currículo do/para o ensino médio: o que pensam os alunos sobre itinerários formativos?(2022) SILVA, E.M.; OLIVEIRA, M. B.Neste texto abordamos questões em torno dos itinerários formativos (IF) como parte da proposta curricular para o ensino médio, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCCEM), no discurso de fortalecimento do protagonismo juvenil. Questionamos: Como a BNCC orienta a construção do currículo do Ensino Médio na perspectiva dos itinerários formativos? O que pensam os alunos sobre esses itinerários formativos? Definimos os seguintes objetivos: investigar como os itinerários formativos vêm sendo discutidos enquanto produção de texto; destacar elementos da reforma do Ensino Médio; apresentar dados de pesquisas desenvolvidas sobre o tema e, por fim, compreender o currículo então proposto pela normativa que constitui a BNCCEM. A pesquisa empírica se deu em uma escola de tempo integral situada no interior da estado do Ceará, a partir do olhar de nove estudantes dos terceiros anos do ensino médio, por meio de questionários disponibilizados pel google meet. Os dados da pesquisa apontam aparente ausência de uma compreensão dos estudantes sobre o que são itinerários formativos, ou, ainda, acerca dos objetivos dos itinerários no sentido de agregar à sua formação, gerar autonomia e empoderamento aos alunos, preparo para a vida, entre outros. Quanto aos processos de construção dos itinerários formativos para a turma, as respostas vão desde o funcionamento, a indicação de resultados, passando por aquelas que se distanciam totalmente da compreensão do tema, até a sinalização de atuação na qual a política transita conforme a configuração e reconfiguração de proposições até aquilo que a realidade local pede, demandada pelas circunstâncias e necessidades pontuais dos sujeitos e da escola.
- ItemCurrículo e avaliação: discursos que significam o currículo no contexto estadual de mato grosso.(2022) SANTOS, G.; RAMOS, R. B.; DESTRO, D. S.Este trabalho problematiza a relação estabelecida entre currículo e avaliação, após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, salientando os efeitos de sentido sobre a prática pedagógica e sua organização/prescrição no âmbito estadual. Destacamos que tal relação, no contexto mato-grossense, assume o caráter de estrutura de verificação/validação da performatividade docente e estudantil. O presente trabalho privilegia a compreensão discursiva de Currículo, desenvolvida por Lopes (2018, 2019), a qual concebe o discurso como estruturação do social. Aponta para a necessidade de negociação de sentidos sobre projetos educativos como elemento crucial à Democracia, desse modo, a desestabilizar o discurso produzido sobre as temáticas apresentadas. O estudo foi desenvolvido com o aporte teórico estratégico da Teoria Política do Discurso (LACLAU, 2011, 2013). Para a discussão temática, recorre a Ball (1990, 2010) para a compreensão da noção de performatividade e problematização sobre os sentidos da influência política; Vieira e Hypolito (2013); Diaz-Barriga (2018), autores que contribuem para a desestabilização dos discursos sobre avaliação no âmbito da política curricular. Identifica-se a partir da BNCC forte investimento em ações de estruturação curricular via programas locais de medição da proficiência da aprendizagem, especialmente no contexto da alfabetização. Esse efeito de sentido provocado pela BNCC realça a linguagem da avaliação externa, assumida como local, da competição e da lógica meritocrática que corroboram para projeções identitárias estereotipadas sobre o ensino e aprendizagem, e sobre ser estudante no contexto mato-grossense.
- ItemO ensino remoto participativo na pós-graduação: jogos como temática para discutir o ensino de ciências(2022) PITA-CARMO, M.; BARRETO, J.; VASCONCELLOS, M.; ATELLA, G.Desde o início do isolamento social motivado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o ensino remoto tornou-se necessário para a continuidade das atividades educativas de vários níveis de ensino no Brasil, tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como apoio para a interação e ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo busca discutir como a criação de uma disciplina remota de jogos para o ensino de ciências permite desenvolver discussões sobre ciência e questões sociais de maneira participativa na pós-graduação. Para isso, são apresentados diferentes fatores necessários ao melhor aproveitamento das disciplinas em ambientes digitais, além de critérios utilizados para a organização prévia das ferramentas. Como resultado, são apresentados os materiais e ferramentas formulados, além de feedbacks dos cursistas da disciplina ministrada entre agosto e outubro de 2020. Dessa forma, o estudo permite apontar estratégias não apenas para o ensino remoto, mas também a importância dos jogos como fenômeno tecnológico e cultural, e que permitem discutir diferentes questões sociais.
- ItemTecnologias digitais na aprendizagem musical: o que dizem as pesquisas(2022) BORGES, A. de S.; RICHIT, A.O artigo tem por objetivo discutir o papel das tecnologias digitais no processo de aprendizagem musical a partir dos resultados de pesquisas publicadas em artigos. Fundamentados em princípios relativos à educação musical e as possiblidades das tecnologias digitais, realizamos uma análise qualitativa sobre um conjunto de artigos disponibilizados nos repositórios da Capes, Scielo e Abem, desenvolvidos a partir do ano de 2010. O material empírico do estudo, constituído de um conjunto de 13 artigos recuperados nas referidas plataformas, foi analisado pela perspectiva da Análise de Conteúdo (MORAES, 1999), a partir da qual identificamos distintos aspectos relativos às tecnologias digitais na aprendizagem musical: aprendizagem musical online, tecnologias digitais e educação musical e estratégias inovadoras de aprendizagem. A aprendizagem musical online refere-se aos aspectos da música potencializados devido ao uso de tecnologias, tais como a internet e as videoconferências. A categoria tecnologias digitais e educação musical sintetiza elementos particulares das tecnologias que se colocam como promovedoras da educação musical, a exemplo dos dispositivos e plataformas que favorecem a constituição de ambientes de aprendizagens dinâmicos e ricos. Na categoria estratégias inovadoras de aprendizagem, destacamos a aprendizagem colaborativa por seu potencial de modificar os papeis e as relações nos processos educativos.
- ItemClube de leitura virtual de ficção científica: uma proposta de intervenção na educação profissional e tecnológica(2022) CARRGOSA, M. C. O.; SANTOS, J. O.Este artigo tem por finalidade apresentar o produto educacional “Clube de Leitura Virtual de Ficção Científica”, resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Sergipe, cujo objetivo central foi apresentar aos profissionais envolvidos com o ensino, em espaços formais e não formais de educação, uma proposta de intervenção que contribuísse para a construção do letramento científico dos estudantes, tendo como ponto de ancoragem o desenvolvimento da compreensão leitora. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa dos dados, adotou-se uma pesquisa-ação como percurso metodológico. Os resultados obtidos por meio da análise dos dados sugerem que a proposta apresentada se configurou como viável, possível e, principalmente, propícia à construção do letramento científico dos estudantes.
- ItemPesquisa-formação interventiva com educadoras e educadores de medida de internação da socioeducação: qual a profissionalidade?(2022) BARBOZA, A. S.; PEREIRA, A.Este texto trata de uma investigação defendida no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia. Teve como objetivo compreender a profissionalidade da educadora e educador de medidas socioeducativas a partir da pesquisa-formação interventiva, na intenção de potencializar a prática profissional, atendendo às novas demandas da socioeducação. Traz como questão: de que maneira os educadores e educadoras de medida socioeducativa da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) – Salvador percebem a sua profissionalidade diante das novas demandas da socioeducação? Trata-se de uma pesquisa de natureza interventiva, a partir da metodologia da pesquisa-formação, usando como dispositivo o Grupo Reflexivo de Mediação Biográfica (GRMB), mesclado com temas formativos relacionados a atividade de trabalho destes educadores. O locus da investigação foi a Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (CASE). Em linhas gerais, a pesquisa demonstrou que a profissionalidade do educador e da educadora está em construção a partir de um intenso processo conscientizador do ser educadora e educador de adolescentes em privação de liberdade, considerando que a experiência no trato com esses adolescentes dá sentidos a profissão, bem como o compromisso político entre eles, a aprendizagem e a própria socioeducação. O cotidiano de trabalho com todos seus desafios educativos, sociais e políticos tornam estes educadores protagonistas de sua profissionalidade em construção e reconstrução no intuito de ser mais, freirianamente falando.
- ItemTecnologia digital educacional e o autismo: o que tecem os programas de pós-graduação em educação?(2022) COELHO NETO, J.; ALVES, A.O uso das Tecnologias Digitais, principalmente na área da Educação, visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para a Educação Especial, esse instrumento vem ao encontro de contextualizar assuntos que podem ser explorados de formas alternativas; principalmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, este artigo tem por objetivo investigar acerca das tecnologias digitais que vêm sendo utilizadas em um contexto educacional com autistas. Os encaminhamentos metodológicos utilizados foram um mapeando sistemático sobre o uso das tecnologias para alunos autistas nos programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultados verificou-se a baixa incidência de pesquisas sobre a temática nos programas pesquisados, sugerindo uma robusta indicação de ampliação das pesquisas, visto as diversas possibilidades que podem ser articuladas para a educação pública por meio de tecnologias com estudantes com autismo.
- ItemEducação sensível e de direito: experiências formativas docentes no campo da EJA(2022) ALMEIDA, V.; COSTA, A. B. D. C.Este texto resulta de uma pesquisa-formação que intencionou compreender experiências formativas de licenciandos/as, vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, a partir do Programa Residência Pedagógica, núcleo Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia. Com discussão situada no entendimento da EJA como direito e na compreensão da formação docente como complexa e multirreferencial, tensiona concepções limitadas ao saber e ao saber-fazer e propõe ampliação dos itinerários formativos para contemplar, também, o saber-ser. Discorre sobre a construção de uma epistemologia docente fundada nas relações, apresentando eixos significantes engendrados no âmbito do Programa e que balizaram o trabalho pedagógico realizado. Apresenta experiências formativas destacadas pelos/as licenciandos/as como potencializadoras de uma educação sensível e apresenta como resultados o entendimento de que a apropriação simultânea de teorias curriculares, a compreensão da complexidade do fenômeno educativo e a experienciação de dinâmicas que abarcam a indissociabilidade entre o sensível e o inteligível, potencializam uma formação docente relevante para uma prática pedagógica inclusiva e humanizada, essencial aos sujeitos da EJA
- ItemTrajetórias de docentes: mapeamento da produção do programa de pós-graduação em educação da universidade federal do Piauí (1995-2020)(2022) CIPRIANO, A. C. S. L.; SOUSA, J.Por meio da pesquisa do tipo mapeamento de produção científica, buscou-se discutir as publicações que tratam das trajetórias de vida docentes. Para tanto, promoveu-se a localização das fontes considerando o banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), identificando-se seis produções que abordam trajetórias de vida publicadas entre os anos de 1995 a 2020, tendo como filtro, a História Cultural como pressuposto teórico e metodológico de análise. Para tanto, parte-se das seguintes categorias: periodização, fontes, autores utilizados, objetivo geral, formação de professores e professoras enquanto problemática norteadora deste estudo, lançam-se as seguintes questões: qual a importância de estudar trajetórias de docentes? Qual seria a produção sobre trajetórias de docentes no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)? Por que analisar a produção sobre trajetórias de vida no PPGEd, tendo como ponto de partida a teoria de análise escolhida? As análises possibilitaram uma visualização dos temas mais abordados, assim como das lacunas de estudos quanto à trajetória de vida docente dentro do PPGED da UFPI. Identificamos a proeminência teórica de Le Goff, Burke, Halbwakcs, Nóvoa e Certeau nas discussões que envolvem tais produções. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, ressaltam-se o uso da história oral e suas relações com memória individual e coletiva na construção de narrativas de sujeitos. Assim, evidenciou-se a diversidade de fontes antes desprestigiadas pela historiografia tradicional. Nesse interim, constata-se a expansão da abordagem trajetória de vida em virtude das novas abordagens historiográficas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »