Linguagens, Educação e Sociedade
Teresina, PI
jan./abr
Em nossa prática pedagógica, a ação de avaliar as produções de textos dos alunos sempre nos fez refletir acerca de como poderíamos contribuir para o desenvolvimento da escrita dos mesmos. Associada às nossas reflexões estava à necessidade de trabalharmos com os gêneros discursivos/textuais. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo pode contribuir para o desenvolvimento da escrita, a partir do uso do bilhete textual-interativo. Para tanto, partimos do trabalho com o gênero discursivo/textual relato pessoal, pautado pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Para compreendermos como as práticas avaliativas podem estar a serviço da aprendizagem, recorremos à Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); para viabilizarmos o trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes, fundamentamo-nos em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e alguns documentos oficiais. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de natureza intervencionista, por meio da pesquisa participante. Utilizamos como instrumentos de geração de dados a sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011) associada à observação participante e rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, afirmarmos que o processo avaliativo, realizado pelo professor de Língua Portuguesa, a partir do uso do bilhete textual interativo contribuiu, consideravelmente, para o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos.

In our pedagogical practice, the action of evaluating students' text productions has always made us reflect on how we could contribute to their writing development. Associated with our reflections was the need to work with discursive / textual genres. The aim of this article is to understand how the evaluation process can contribute to the development of writing through the use of interactive textual note, by working the discursive / textual genre personal report based on the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011). in an 8th grade class. To understand how evaluative practices can serve learning, we resort to Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); To enable the work on the adopted gender and the development of the writing of the students, we rely on Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) and some official documents. The methodology privileged the qualitative approach of interventionist nature through participant research. We used instruments or procedures for data generation didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011) associated with participant observation and conversation wheels. From the results obtained, the conclusions are directed to the affirmation that the evaluation process performed by the teacher of Portuguese Language, in making the guiding ticket, contributed considerably to the development of students' writing skills.

En nuestra práctica pedagógica, la acción de evaluar las producciones de texto de los estudiantes siempre nos ha hecho reflexionar sobre cómo podríamos contribuir a su desarrollo de escritura. Asociado a nuestras reflexiones estaba la necesidad de trabajar con géneros discursivos / textuales. El objetivo de este artículo es comprender cómo el proceso de evaluación puede contribuir al desarrollo de la escritura mediante el uso de una nota textual interactiva, trabajando el informe personal del género discursivo / textual basado en la secuencia didáctica descrita por Lopes-Rossi (2011). en una clase de octavo grado. Para entender cómo las prácticas evaluativas pueden servir al aprendizaje, recurrimos a Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) y Luckesi (2005); Para permitir el trabajo sobre el género adoptado y el desarrollo de la escritura de los estudiantes, confiamos en Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch y Elias (2007; 2012), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) y algunos documentos oficiales. La metodología favoreció el enfoque cualitativo de naturaleza intervencionista a través de la investigación participativa. Utilizamos instrumentos o procedimientos para la secuencia didáctica de generación de datos descritos por Lopes-Rossi (2011) asociados con la observación participante y las ruedas de conversación. A partir de los resultados obtenidos, las conclusiones se dirigen a la afirmación de que el proceso de evaluación realizado por el profesor de lengua portuguesa, al hacer la nota guía, contribuyó considerablemente al desarrollo de las habilidades de escritura de los estudiantes.
Práticas avaliativas, Escrita, Bilhetes textual-interativo, Sequência didática, Evaluation practices, Writing process, Guidance massages, Didactic sequence, Prácticas evaluativas, Escritura, Boletos de guía, Secuencia didáctica
MIRANDA, J. R. ; MACIEL, S. F. Práticas avaliativas e o desenvolvimento da escrita: reflexões a partir do uso de bilhete textual-interativo. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, v. 26, n. 50, p. 211-237, jan/abr. 2022. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2990. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2990. Acesso em: 2024-01-24