Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
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A Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade – é um periódico trimestral, temático, publicado pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade). Publica artigos científicos na área de Educação. A Revista da FAEEBA tem como principal objetivo a publicação de artigos científicos inéditos. A Revista da FAEEBA recebe artigos científicos (textos acadêmicos que comuniquem resultados de pesquisas, constando de introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusão) e ensaios (excepcionalmente, a critério dos editores) em fluxo contínuo - devendo ser observadas as normas e orientações da revista para suas diferentes seções (dossiê temático, estudos e entrevista). A revista publica artigos em português, inglês, francês, italiano e espanhol.
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- ItemA educação escolar entre os Tupinambá da Serra do Padeiro: reflexões sobre a prática docente e o projeto comunitário(2010) MESSEDER, Marcos Luciano Lopes; FERREIRA, Sonja Mara MotaThe present article presents part of the ethnographic data collected during the research for a master's degree on indigenous school education in the Tupinambá community from the Serra do Padeiro, in the municipality of Buerarema, in South of the state of
- ItemApresentação(2023) SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; ZUCCHETTI, Dinora Tereza
- ItemApresentação do dossiê - corpos, gêneros e sexualidades: tensionamentos e provocações para a educação(2023) SILVA, Elenita Queiroz Pinheiro; RIBEIRO, Paula Regina CostaO Dossiê Corpos, gêneros e sexualidades: tensionamentos e provocações a educação compõem um espaço de muitas vozes, sons, sensações, movimentos. Elas revelam e desmontam as tensões e as disputas em torno de corpos, gêneros e sexualidades, na/para a educação. Especialmente aquelas mobilizadas nos últimos anos, de forma mais contundente, quando dos ruídos gerados pela intensificação da onda da ofensiva antigênero em nosso país e em outras partes do mundo. Reunir e convocar vozes, sons, sensações e movimentos de pesquisadoras e pesquisadores que desnudam as políticas e produções de gênero e sexualidade interseccionadas com classe, raça, regionalidade, religiosidade e geração, marca a intenção de composição de leituras e análises dos diversos e intensos processos de subalternização, silenciamento e apagamento de determinados grupamentos – LGBTQIA+, negros e negras, povos originários, pessoas empobrecidas..
- ItemApresentação do dossiê: Educação, Etnogênese e Interculturalidade(2022) MARTINS, Daniel Valério; BÁRRIO, Ángel Baldomero EspinaO Dossiê Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade visa compartilhar estudos, frutos de debates travados entre pesquisadoras(es) a fimde entender edifundir os impactos sociais voltados para o manejo da relação entre diferença e igualdade, com vistas a auxiliar na construção de um projeto intercultural crítico-inclusivo que passa pelo reconhecimento e pelo respeito étnico, cognitivo, político e sociocultural de grupos historicamente excluídos dos processos de constituição das Nações Modernas
- ItemEditorial(2014) COSTA, Livia Fialho; NUNES, Eduardo FernandesO número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universi-dade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e Design Pedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, pro-fessores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade. “Lápis e papel na mão”, de há muito, já não parece ser a única expressão de educadores e cientistas da educação face o desafio de formar sujeitos críticos, autônomos e reflexivos. A melhoria da rede wi-fi nas escolas, as aulas com os inevitáveis e sedutores recursos midiáticos, a utilização de ipads e tablets, o uso de jogos eletrônicos para interpretação e intervenção em situações escolares dão a tônica de muitas das ações e discussões que emergem do cenário educacional. Os artigos deste número propõem um debate a respeito do papel do design pedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competên-cias para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.
- ItemEditorial(2015) COSTA, Lívia Fialho; SANTOS, Cleide MagaliO número temático 43 da Revista da FAEEBA/Educação e Contemporaneidade explora um objeto de extrema relevância para o campo da Educação. Em larga medida, trata do legado de Paulo Freire e da problematização a respeito da constituição do sujeito educador social e do conteúdo que se aprende e se ensina com as práticas e a partir delas. Atravessam todos os textos a concepção de Educação Social e sua relação com a percep-ção da realidade; o percurso de desenvolvimento e afirmação da autonomia do educando e sua relação com a emergência de atitudes de defesa de direitos e participação social. Seja na teoria, seja na prática – contextos de produção indissociáveis –, a função social da educação é a de criar condições para a formação de sujeitos e para a emancipação dos mesmos mediante desenvolvimento de criticidade e reflexividade. Para Freire, a construção de uma prática educativa libertadora, que permita a humanização do homem, não se realiza senão mediante o domínio e reflexão da realidade econômica e social con-creta. Portanto, vista ora como método de educação, que valoriza os saberes oriundos das realidades culturais, ora como teoria do conhecimento, a educação popular visa à transformação social, assumindo-se, sem dúvida, como um lugar de exercício político. Desse legado e das inúmeras produções realizadas a partir dele, foram geradas diver-sas mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Dele também emerge a compreensão da diversidade de contextos educacionais, que já não se restringe à ação institucionalizada da escola.
- ItemEditorial(2018) COSTA, Lívia FialhoDiferentes mídias têm veiculado imagens de crianças em situações de guerra, em perigo, doentes, integradas ao mundo da exploração sexual e do trabalho, gerando muita comoção e mobilização em diversas partes do mundo. Para além das questões relativas ao senso comum ou à forma como as crianças têm sido exploradas em imagens, várias áreas de conhecimento constroem saberes sobre práticas relativas à emergência das “infâncias” e das “crianças”. Tais construções estão amplamente am-paradas nos estudos que tratam da história da infância e que constituem fundamental colaboração para o entendimento da “infância” como um conceito. A ideia de que as crianças sempre existiram, mas a infância não, passou a ser o argumento de muitos estudos interessados na temática da “invenção” dessa etapa da vida, que não pode ser interpretada sem uma análise da organização da própria sociedade e da família. As discussões sobre “infâncias” e “crianças” envolvem entendimentos mais amplos sobre estrutura social, políticas públicas e o lugar da família contemporânea – esta última não apenas enquanto domínio formidável, instituição fundamental, de formação do indivíduo, mas como contexto social onde também operam diversas dinâmicas de violência, exclusão e abuso.
- ItemEditorial(2012) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaEstamos colocando à disposição do público e, especialmente, da comuni-dade acadêmica mais um número da Revista da FAEEBA-Educação e Con-temporaneidade, dentro de sua devida periodicidade, num momento em que a Comissão de Avaliação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, divulga na 35ª Reunião da ANPED o parecer dos periódicos da área de educação que se submeteram ao processo avaliativo desta instituição.Concernente a este periódico, o parecer da Comissão consolida a sua im-portância como revista científica na área de educação, destaca a qualidade dos artigos publicados, o caráter exógeno da publicação, a diversidade das temáticas abordadas, a observância da proposta editorial e reafirma a sua posição como veículo de divulgação da produção científica em educação no cenário nacional e internacional.
- ItemEditorial(2017) COSTA, Lívia FialhoFacilitar o acesso das pessoas com deficiência aos diferentes espaços públicos é uma proposta que parte de um entendimento bastante recente, resultante de leis, decretos e de demandas dos próprios deficientes que dão visibilidade política à causa como um todo. Barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas ou atitudinais marcam o cotidiano das cidades, das escolas, dos museus, das universidades. Esta realidade vem sendo questionada e modificada a partir da compreensão segundo a qual essas barreiras são formas de discriminação contra as pessoas com deficiência. São avanços significativos e que requerem mais reflexões sobre a experiência com a deficiência e o olhar dos especialistas.
- ItemEditorial(2016) COSTA, Lívia FialhoA doença, o mal-estar, a aflição constituem experiências pessoais consideradas desa-gradáveis. A busca de tratamentos específicos está associada a várias condições dentro de uma mesma cultura. Seu impacto no indivíduo, na família e no contexto social mais amplo tem merecido a atenção de muitos estudos nas mais diversas áreas. Aprender a lidar com as situações indesejáveis – mediante exposição narrativa (autobiográfica) ou a partir de estratégias tecnológicas que viabilizam mudanças nos modos de estar doente – motivou a organização deste dossiê, dedicado à temática Educação e Saúde. Embora este dossiê não destaque apenas a discussão sobre a educação em saúde, os tex-tos, aqui reunidos, tomam como referência pesquisas que falam sobre fatores de risco e de proteção à saúde, sobre condições de trabalho, sobre a doença como produtora de exclusão e de desvalorização de si. Outros aspectos na relação com a saúde ganharam relevância nas pesquisas: a doença, esta experiência extraordinária, que quebra o curso normal da trajetória de vida do indivíduo, revela-se como motor de redimensionamento de práticas do indivíduo e do seu entorno. Numa perspectiva das ciências humanas, os artigos visitam a saúde e a doença do lugar dos sentidos atribuídos ao sofrimento, que, normalmente estão ligados a um conjunto de situações, cujos contornos se imbricam aos significantes socioculturais do indivíduo.
- ItemEditorial(2014) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaO número temático 41 da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade explo-ra um tema complexo e atual que se impõe ao debate acadêmico na contemporaneidade, abarcando o campo da neurociência cognitiva na área educacional. Oportunamente, esta publicação põe em destaque a relevância desse tema para a área de formação inicial e continuada de professores e, ainda, evidencia a necessidade de se incrementar a pesquisa nesse campo de conhecimento que possa contribuir decisivamente, dentre outros aspectos, para incluir esta discussão nas matrizes curriculares e fortalecer a prática pedagógica.O tema da cognição e da natureza da aprendizagem humana não é recente, tendo desafiado diversos pensadores desde a Grécia antiga. Entretanto, foi o surgimento da ciência cognitiva que proporcionou o aprofundamento dos principais temas desse novo campo, como a natureza da relação mente-cérebro, da linguagem e da mente, as pes-quisas em inteligência artificial e as contribuições desse conhecimento para as novas formas de cognição.
- ItemEditorial(2013) DANTAS, Tania Regina; FORNARI, Liege sitjaPensar a Educação no plano filosófico e a Filosofia no plano educacional é um desa-fio a ser enfrentado nos tempos atuais marcados pela fragmentação e pelo pragmatismo utilitarista. A Filosofia, se considerada como um pensar radical sobre o ser da Educação, instiga a indagação sobre a natureza do ato educativo, as possibilidades da educação como projeto de hominização, e as condições históricas do educar nas diversas temporalidades. A Educação, compreendida em perspectiva mais alargada do que a educação formal e institucionalizada, trata de processos de construção de subjetividades comprometidas com determinados projetos de mundo. O nascimento biológico por si não é suficiente para inserir o sujeito no mundo da cultura, no qual a educação tem função instituidora.
- ItemEditorial(2011) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaO número 36 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, dedicado ao tema “Educação e Ruralidades”, dá visibilidade ao debate aca-dêmico focado na problematização das tensões inerentes ao mundo rural em um cenário cultural urbanocêntrico, que vê o setor rural como um obstáculo à modernização. Ao debruçarem-se sobre a temática da “Educação Rural”, os autores aqui reunidos contribuem para qualificar o mundo rural valorizando sua especificidade e recusando as classificações dicotômicas que historicamente têm servido para desqualificar as dinâmicas sociais, políticas e culturais próprias do território rural.
- ItemEditorial(2016) SOUZA, Elizeu Clementino de; COSTA, Lívia FialhoAs discussões construídas na sociedade brasileira após a promulgação da Constituição Federal de 1998, e também com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, impactam no campo educacional em diversas questões relacionadas à reconfiguração e reorganização do sistema educacional. As disposições sobre educação e diversidade ganharam maior visibilidade no contexto das reformas curriculares empre-endidas pelo Ministério da Educação, mas também a partir de diferentes mobilizações vividas cotidianamente pelos Movimentos Sociais, especialmente aqueles relacionados a questões étnico-raciais, de diversidade afetivo-sexual, da educação quilombola, da educação do campo, da educação indígena, da educação inclusiva, ganhando espaço e materialidade em documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, dos Parâmetros Curriculares em Ação, e, mais atualmente, nos grandes e constantes embates relacionados ao Plano Nacional de Educação, com reflexos nos Planos Estaduais e Municipais, no tocante a questões de gênero e de sexualidade.
- ItemEditorial(2016) SOUSA, Elizeu Clementino; Costa, Lívia FialhoO crescimento e as especificidades dos Mestrados Profissionais (MP) configuram-se como temas atuais, em razão da produção acadêmica em várias áreas do conhecimento e por causa da importância dessa modalidade de formação. Desde a sua aprovação, passando por seu processo de consolidação e expansão no Brasil, os profissionais ligados aos Mestrados Profissionais fomentam discussões sobre o lugar da teoria e a aplicação prática do conhecimento voltado para o mercado de trabalho e, no campo educacional, suas interfaces e contribuições para transformações na Educação Bási-ca. Outra questão relevante – e que encontra lugar nos Fóruns de Coordenadores – é a forma de avaliar os MPs, ou seja, a maneira de medir o produto e os indicadores de impacto dos MPs, que devem estar consoantes à sua realidade, vez que entre os mestrados e doutorados acadêmicos e os profissionais há diferenças fundamentais. Embora a Capes tenha incorporado no quadriênio 2010-2014 de avaliação dos cur-sos uma ficha atenta às especificidades desta modalidade de formação, as discussões seguem em busca da incorporação de outros critérios que assegurem especificidades, singularidade do processo de avaliação e medição dos impactos e produtos do MPs.
- ItemEditorial(2023) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA Revista da FAEEBA apresenta, nesta edição, o Dossiê Educação Integral e Desenvolvimento Humano com um tema que nos revela muito das demandas da educação básica e suas relações com as produções de pesquisa, forma-ção e extensão nessa área de conhecimento.
- ItemEditorial(2018) COSTA, Lívia Fialho; MATTA, AlfredoA Educação da Bahia fica sem Edivaldo Machado Boaventura neste mês de agosto de 2018. A Universidade do Estado da Bahia perde seu mestre, fundador, grande co-laborador, e incentivador da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Bacharel em Direito (1959) e em Ciências Sociais (1969); Livre Docente (1964) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ph.D. em Educação (1981) pela The Pennsylvania State University, Estados Unidos. Contudo a contribuição de Edivaldo Boaventura vai além dos méritos da atuação na Faculdade de Direito, na Escola de Serviço Social da Bahia, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, como juiz federal do trabalho, como diretor geral do Jornal A Tarde. Sua opção pela Educação, como objeto e campo de trabalho, foi decisiva para as mudanças e reformas universitárias, amparadas na sua experiência como Secretário de Educação e Cultura da Bahia nos períodos 1970-1971 e 1983-1987. Em 1971 torna-se membro da Academia de Letras da Bahia. Era membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Histórico Geo-gráfico Brasileiro, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e também da Academia Portuguesa da História, dentre outras filiações importantes.
- ItemEditorial: educação e aprendizagem da docência(2023) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; BOMFIM, Natanel ReisAprender a profissão-professor, em um cenário de disputas, em que a construção da docência se constitui como um processo ao longo da história, é sempre um desafio. No cenário atual, cada vez mais, nos deparamos com aprendizagens outras da Docência, o que implica num processo colaborativo e conformativo da Universidade com a Escola. É preciso ter clareza de que a formação docente não é apenas uma atividade acadêmica, é também um processo político que exige mudanças de perspectivas, coautorias e novos protagonismos. Portanto, a aprendizagem da docência tem se constituído um campo fértil para pesquisas, pois urge compreender os processos pelos quais os(as) professores(as) aprendem e como articulam os diferentes saberes no exercício da profissão.
- ItemEditorial: Educação, Etnogênese e Interculturalidade(2022) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; COSTA, Lívia FialhoNeste momento comemorativo dos trinta anos de atuação na área da Educação, a Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade publica mais um dossiê comprometido com temáticas atuais e relevantes para a Educa-ção no Brasil. A Revista vem desenhando sua história e, com ela, documentando processos, produções e modos de (re)existências de povos que ganham contornos em suas páginas com os diferentes estudos divulgados. No caso específico deste Dossiê, cuja temá-tica trata da Educação, Etnogênese Indígena e Interculturaridade, registramos pesquisas e experiências com/sobre os povos indígenas que nos mobilizam a pensar o momento atual de lutas e mortes dos povos originários que vêm, constantemente, acontecendo no Brasil e na América Latina.
- ItemEntrevista com Jacques Julles Sonneville Revista da FAEEBA – 30 anos(2022) COSTA, Livia Fialho; SONNEVILLE, Jacques JulesEntrevista de Jacques Julles Sonneville um dos idealizadores da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, concedida a professora Livia Fialho Costa, editora científica da Revista da FAEEBA.