Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

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A Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade – é um periódico trimestral, temático, publicado pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade). Publica artigos científicos na área de Educação. A Revista da FAEEBA tem como principal objetivo a publicação de artigos científicos inéditos. A Revista da FAEEBA recebe artigos científicos (textos acadêmicos que comuniquem resultados de pesquisas, constando de introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusão) e ensaios (excepcionalmente, a critério dos editores) em fluxo contínuo - devendo ser observadas as normas e orientações da revista para suas diferentes seções (dossiê temático, estudos e entrevista). A revista publica artigos em português, inglês, francês, italiano e espanhol.

Descrição

  • Mantenedor: UNEB
  • Tipo: IESE
  • Região: Nordeste
  • Cidade: Salvador | BA
  • ISSN: 2358-0194
  • Qualis: A2
  • Periodicidade: Trimestral
  • E-mail: revistadafaeeba.uneb@gmail.com
  • Título abrev.: Rev. FAEEBA: Educ. e Contemp.
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      Da inserção profissional à perseverança docente trajetórias de docentes do Distrito Federal (2010-2022)
      (2023) DAMASCO, Denise Gisele de Britto, PASSOS, Laurizete Ferragut
      O presente artigo discute a trajetória profissional de docentes do Distrito Federal em um estudo longitudinal, visando compreender suas aprendizagens docentes e profissionais. Há dois contextos de pesquisa, sendo o primeiro realizado entre 2010 e 2014 (pesquisa doutoral) e o segundo cerca de dez anos depois (pesquisa de pós-doutoramento). A inserção profissional e a perseverança na carreira docente constituem o quadro teórico, destacando a contribuição da pesquisadora Joséphine Mukamurera e de pesquisadores francófonos sobre essa temática, aproximando o Método Documentário ao método Análise de Prosa na compreensão de trajetórias de profissionais do DF. A análise e a interpretação evidenciam a falta de um modelo de inserção profissional, sugerindo que a perseverança não depende apenas do sentimento de êxito no início da carreira ou da formação continuada que se realiza ao longo da carreira: inúmeros fatores complexificam a profissão docente, dentre os quais as condições de trabalho e outras circunstâncias subjetivas inerentes a ela
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      Narrativas de futuras professoras indígenas Kaingang conhecimentos, experiências e desafios em seus processos de aprendizagem da docência
      (2023) SILVA, Ivone Maria Mendes
      O presente artigo objetiva discutir como futuras professoras indígenas aprendem a ensinar, considerando as experiências e conhecimentos da docência que constroem em contextos diversos, bem como os desafios enfrentados no processo. Para tanto, analisam-se as narrativas produzidas, em entrevistas individuais e grupais semiestruturadas, por cinco licenciandas Kaingang que estudam em uma universidade pública rio-grandense. Entre os resultados destacam-se as reflexões por elas produzidas sobre a importância da interculturalidade na ação pedagógica e a relação, por vezes conflituosa, que mantêm com a cultura escolarizada e os conhecimentos científicos. O reconhecimento positivo da profissão docente em suas comunidades, aliado às contribuições sociais, políticas e epistêmicas que a docência tem ajudado a produzir por meio dos professores indígenas atuantes e em formação, motivam-nas a investir na educação escolar como um instrumento de luta política por direitos e de concretização de aspirações individuais e coletivas
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      Aprendizagens da docência no ensino superior indígena intercultural
      (2023) AZINARI, Amanda Pereira da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda
      O texto tem como objetivo suscitar reflexões sobre a aprendizagem da docência no contexto do Ensino Superior indígena, intercultural e diferenciado em Mato Grosso. Está fundamentado no método da Pesquisa Narrativa (CLANDINNIN
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      Quais os desafios do início na docência? estudo com professores do Ceará
      (2023) CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; GURGEL, Iure Coutre Gurgel; MENDONÇA, Luciana a
      Este artigo versa sobre os desafios docentes de professores iniciantes cearenses. O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios dos primeiros anos de atuação como professores no contexto do Ceará. O aporte teórico foi norteado pelos referenciais de: Cruz, Farias e Hobold (2020), Garcia (2010) e André (2018). Com relação aos aspectos metodológicos, recorremos à pesquisa-formação, na perspectiva de Delory-Momberger (2008). Os resultados apontam que os professores iniciantes vivem inúmeros desafios nos seus primeiros anos de docência, o que torna esse momento difícil, mas também permeado de intensas aprendizagens, sendo este um processo dinâmico, subjetivo e complexo. Esperamos com este estudo potencializar as discussões na área de formação e atuação de professores.
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      Currículo e jogos digitais educativos possibilidades de articulação de demandas sociais
      (2023) COELHO, Patrícia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins; VALENTE, José Armando
      O objetivo deste estudo é refletir sobre como os jogos educativos podem auxiliar os currículos escolares a atender as demandas sociais. Foram selecionados dois campos recentemente inseridos por leis: (i) as relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional.