Revista HISTEDBR On-line
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A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
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- Item15 anos de HISTEDBR(2001) ALVES, Gilberto Luiz
- Item15 anos do HISTEDBR: histórico e situação atual(2001) SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei
- ItemA (re)invenção da boa mãe em um manual de puericultura no Brasil dos anos de 1930(2019) MORANDO, André; SOUZA, Nadia Geisa Silveira deInspirados nos estudos foucaultianos, analisamos a noção de boa mãe em um manual de puericultura, da década de 30 do século XX, intitulado “O Livro das Mamães: noções de puericultura”. Buscamos conhecer os discursos da medicina, que operam como pedagogias da vida ou biopedagogias. Assim, selecionamos trechos do livro que funcionam como discursos verdadeiros. A análise nos revelou que tais biopedagogias articulam a educação em saúde aos supostos papéis do gênero da mulher, sobretudo a noção de boa mãe. Assim, as prescrições para a boa mãe mantêm, no supostamente natural, um modelo de organização do social, onde o gênero atua como marcador dos lugares que as mulheres deveriam ocupar naquela sociedade.
- ItemA biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral(2019) PEREIRA, Raimundo Solano Lira; COLARES, Anselmo AlencarEste artigo apresenta dados de uma pesquisa sobre biblioteca escolar no município de Santarém/PA, especificamente sobre os estudos recentes acerca da biblioteca escolar e o lugar que ocupa no Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral, considerando que este documento exemplifica e materializa a expressão de valores transmitidos para as comunidades interna e externa, a formação humana pretendida pela escola e os objetivos e metas que se almejam atingir quando da utilização de recursos e métodos adotados para a mobilização de esforços da escola. Os dados decorrem de pesquisa documental e bibliográfica e de consulta ao banco de dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). Serão apresentados, num primeiro momento, aspectos conceituais da educação integral e da escola de tempo integral, destacando pressupostos teóricos e referências sobre o assunto no Brasil; e citados alguns estudos locais acerca da experiência no município de Santarém/PA, bem como destacada a configuração da jornada escolar em quatro países europeus: Alemanha, Dinamarca, Itália e Grécia, com base em artigos de Miguel Pereyra, publicados em 1992 e 2005 (apud MAURÍCIO, 2014); num segundo momento, com base em dados do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) colhidos em Santarém/PA e em estudos locais acerca da educação integral, será feita a contextualização da escola pesquisada e descrito como a biblioteca foi prevista no Projeto (2014 a 2017).
- ItemA Concepção pedagógica de Jorge Benci para os escravizados coloniais(2001) CASEMIRO, Ana Palmira Bittencourt SantosDuring the colonial period, more precisely, at the beginning of the 18th century, despite the existence of some instruction manuals for the evangelization of blacks, one cannot speak of a pedagogical concept’ for the enslaved blacks. In this case, what appeared, at first sight, was a tangle of conceptions, where pedagogical aspects, economic justifications and religious concerns were closely linked to each other, making it difficult to understand the question that is now posed.
- ItemA construção do homem novo em Cuba (1959-1961): um processo de transformação por meio da alfabetização como prática de liberdade(2021) ROSA, Dayane de Freitas Colombo; AMARAL, Roseli Gall do; MELO, José Joaquim PereiraA alfabetização de um povo pode promover muito mais do que aprendizagens de leitura e escrita, como ressalta Paulo Freire (1987), pode promover libertação e cidadania, um novo modelo de homem e uma nova consciência de mundo. Neste trabalho, o objetivo foi traçar algumas reflexões sobre como se iniciou a construção, por meio da alfabetização, do modelo de homem ideal cubano: o homem novo. O procedimento metodológico foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter historiográfico a partir do projeto de pesquisa: Cuba e a formação docente revolucionária: a construção do Homem Novo vinculado a Universidade Estadual de Maringá-UEM. Delimitou-se como fonte primária o Manual Alfabeticemos (CUBA, 1961b) e os discursos de Fidel Castro pronunciados nos anos de 1960, 1961 e 1967 e o discurso de Che Guevara de 1965. Em um cenário de transformação social, a educação cubana foi reformulada a partir de 1959, com vistas à construção de um novo modelo pedagógico de caráter político, social, econômico e cultural. O primeiro passo para essa reformulação foi a Campanha de Alfabetização realizada em 1961, na qual foi necessário fazer de cada cubano um professor. Assim, o projeto antropológico de Cuba foi se desenvolvendo e ganhando características no contexto de formação do professor alfabetizador a fim de transformar, ao mesmo tempo, o aprendiz em mestre. O estudo concluiu que discutir a práxis alfabetizadora cubana pode em muito promover a reflexão sobre as questões que envolvem um processo eficiente de combate ao analfabetismo em suas várias facetas.
- ItemA construção ideológica educacional no período Colonial em Moçambique(2021) SOUSA, Samuel Antonio de; PINTO, Valmir FloresEsta temática é parte da pesquisa do mestrado acadêmico em andamento e está dividida em quatro subseções: Educação colonial em Moçambique: A instrução e a religião rumo à civilização; O Trabalho como instrumento ideológico educativo; Estado Novo e os reflexos na educação em Moçambique: civilizar o indígena; A política Educacional a partir da Concordata em Moçambique; O Papel da filosofia nas Colônias Portuguesas. A metodologia utilizada baseada na pesquisa qualitativa a partir da leitura e fontes histórico-bibliográficas, tendo como objetivo principal identificar a construção ideológica na educação em terras moçambicanas a partir do final da primeira Guerra Mundial até o Estado Novo Português. No primeiro item baseado em documentos oficiais e bibliográficas sobre a educação colonial portuguesa nas províncias ultramarinas. No segundo item, o ensino institucionalizado e a ideologia da educação pelo trabalho, mesmo que de forma precária e dominante. A terceira fase convida nos a refletir sobre o papel da filosofia que auxiliou na política educacional do Estado Novo de Salazar de formar pelo trabalho agrícola ao homem nativo nas várias profissões do saber fazer e na vida prática, por meio da educação profissional. Por fim, a educação negociada na Concordata nos dois governos (Colonial e Santa Sé) assinada no Ato Colonial, que se configurará com um desastre histórico, social, político e cultural.
- ItemA crise do capital e a luta de classes na educação: uma análise preliminar do ataque conservador ao Colégio Pedro II pelo Escola Sem Partido(2019) CASTRO, Matheus RufinoEste estudo se tem como objetivo analisar de que forma os ataques do conservadorismo burguês à educação, especificamente ao Colégio Pedro II, se relacionam com o próprio processo da luta de classes com a agudização da crise estrutural do capitalismo. Tendo em vista que a educação se apresentou como um dos segmentos da classe trabalhadora mais dispostos ao enfrentamento com o projeto sociometabólico do capitalismo, a ofensiva conservadora por meio do projeto Escola Sem Partido almeja justamente o cerceamento das possibilidades do caráter crítico da educação. Para tanto, analisaremos o caso do Colégio Pedro II, referência na educação pública, gratuita e de qualidade, e que se sobressai como vanguarda na política de direitos humanos aos estudantes, se tornou o alvo predileto daqueles que coadunam com projeto conservador-burguês, como nos mostra a ação promovida pelo Ministério Público Federal (2017), acusando o colégio de realizar uma “doutrinação esquerdista-comunista”. Isto posto, podemos ver cada vez mais claramente os contornos da luta de classes no país e o caráter predatório do capital, em que termos como “direitos humanos, tolerância e etc.,” tornaram-se pautas doutrinadoras da esquerda.
- ItemA disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará(2019) CORRÊA, Paulo Sérgio de AlmeidaObjetivou-se entender o processo de instituição da História da Educação enquanto disciplina integrante do currículo destinado a promover a formação do professor normalista no Estado do Pará; descrever e analisar a trajetória da História da Educação a partir das diversas reformas curriculares que afetaram o a formação do Professor Primário na Escola Normal/Instituto de Educação, no contexto paraense. Como se instituiu a disciplina História da Educação no currículo de formação do Professor Normalista no Pará? Quais os percursos dessa disciplina em decorrência das reformas curriculares que afetaram essa instituição educativa? Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, no período histórico de 1891-2017. Embora tenha sido instituída com estatuto próprio, sob a forma de disciplina autônoma, em diversas oportunidades a História da Educação foi excluída do currículo. Todavia, sua autonomia também sofreu empecilhos em diversas reformas curriculares, especialmente quando ocorreu a junção com a Filosofia da Educação.
- ItemA educação entre alíneas e incisos: o uso da legislação nas produções acadêmicas(2003) OLIVEIRA, Maria Cecília Marins de; ABBEG, Valter André Jonathan Osvaldo
- ItemA educação física e a pedagogia histórico-crítica: aproximações(2021) CALHEIROS, Vicente Cabrera; FERREIRA, Liliana SoaresEste artigo apresenta uma reflexão centrada no esforço aproximativo entre a Educação Física (EF), entendida como disciplina que trata de uma área denominada de cultura corporal (SOARES et al., 2012), e a pedagogia histórico-crítica (PHC). Justifica-se pela necessidade de radicalização da teoria pedagógica (FRIZZO, 2015), na perspectiva da construção do conhecimento e fortalecimento da contra-hegemonia (SOUZA, 1999), assim como faz jus ao apontamento de Silva (2013), ao manifestar a importância de que se constituam novos estudos e reflexões que articulem a EF com a PHC, visto esta produção na área ainda ser incipiente. Portanto, este texto é resultado de uma reflexão teórica, com base em revisão de literatura em obras de autores que possuem, como perspectiva teórico-metodológica, o materialismo histórico e dialético. Ao longo do percurso investigativo, explicitam-se os processos históricos gerais de desenvolvimento da EF a fim de reconhecer as condições de sua produção, objetivando compreender suas principais manifestações, dando centralidade aos desdobramentos relativos ao campo educacional e escolar. Neste movimento de análise, realiza-se debate, tendo como fundamento a EF como materialidade que contém, em si, história, ou seja, que é fruto de relações sociais contraditórias sendo resultado da ação humana. Realiza-se também uma contextualização histórica dos processos que desencadearam na construção da pedagogia histórico-crítica, entendendo que estas mesmas determinações sociais influenciaram a EF. Por fim, manifesta-se o posicionamento de que a PHC se constitui em importante fundamentação teórica para que a EF alcance condições de, mediante a radicalização da teoria pedagógica, contribuir com a construção da contra-hegemonia.
- ItemA educação no processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente(2021) COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo AlencarEste texto propõe-se investigar a prática docente em suas relações com o projeto de emancipação coletiva de todos os excluídos no atual sistema socioeconômico vigente. A problemática que é ponto de partida para a reflexão que aqui buscamos estabelecer está assentada no entendimento de que a sociedade da qual fazemos parte, cada vez mais, carece de uma educação comprometida com as transformações que foram anunciadas — e não concretizadas — pela burguesia revolucionária do amanhecer dos tempos modernos. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, com aporte teórico e metodológico ancorado no materialismo histórico dialético, daí a preocupação em estabelecer uma análise voltada às relações de ensino-aprendizagem que compreendem o ato educativo como um processo permanente de reflexão com vistas a rupturas transformadoras, uma vez que o modo de produção capitalista intensificou a ampliação das redes de comércio em praticamente todos os campos da atividade humana, mas também produziu e aprofundou as desigualdades sociais, bem como o distanciamento entre as pessoas, acentuando o individualismo, o consumo e a depredação do ambiente. Dessa forma, conclui-se que a prática docente exige reflexão e articulação entre teoria e prática, ou seja, uma práxis efetiva. Nesse momento crucial, em que assistimos ao ressurgimento/fortalecimento de grupos fascistas, ultraconservadores, faz-se necessária a resistência ativa no combate ao obscurantismo, na denúncia dos retrocessos e no anúncio de uma nova sociedade. A utopia há de vencer, e para isso é fundamental a práxis educativa transformadora.
- ItemA educação vai ao mercado financeiro: somos educação em debate(2021) GALZERANO, Luciana SardenhaO objetivo deste artigo é discutir três tendências que caracterizam a lógica contemporânea da privatização da educação: centralidade do capital fictício, movimentos de concentração e centralização de capitais e disputas pelos fundos públicos. O referencial teórico adotado é o materialismo histórico e dialético. Buscamos interseccionar a produção acadêmica que tem discutido as diversas formas de privatização do setor educacional, em seus distintos contextos, e a bibliografia marxista que estuda o capitalismo contemporâneo e suas crises recentes. Para a análise, apresentamos um estudo sobre a atuação da Somos Educação no período de 2010 a 2018, demonstrando que essa companhia constitui um caso emblemático para flagrar a lógica recente da privatização e a expansão da financeirização para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa documental cujas informações foram coletadas em documentos divulgados pela companhia e seus controladores – Grupo Abril, Tarpon e Kroton/Cogna –, pela BM&FBovespa e pela mídia de abrangência nacional e internacional. Verificamos que a financeirização das atividades de grupos como a Somos potencializa seus ganhos, amplia sua presença na educação pública e o controle que opera sobre as escolas.
- ItemA era das cadeiras isoladas: o ensino primário e os conteúdos voltados para as atividades agro-pastoris na Paraíba(2001) PINHEIRO, Antonio Carlos FerreiraThe State of Paraíba has always had the primary sector, that is, agriculture and livestock as its main base of economic support. Works such as Blondel (1957), Almeida (1978), Octávio (1978, 1983, 1988, 1994), Almeida (1980), Trigueiro (1982), Galliza (1993), Lewin (1993), Gurjão (1994), Medeiros and Sá (1999), Fernandes and Amorim (1999) are examples among those who carried out studies on the political and social economic organization of the State. In all of these we can see the importance of the primary sector, in a way until today, for the economic maintenance of the State.
- ItemA escola primária na Primeira República: contribuições para a história e a historiografia da educação(2017) SILVA, Ligiane Aparecida daBOMFIM, Manoel. Cultura e educação do povo brasileiro: pela diffusão da instrucção primaria. Rio de Janeiro: Pongetti, 1932. Resenhado por: Ligiane Aparecida da Silva
- ItemA escola unitária de Gramsci e os fundamentos da pedagogia histórico-crítica: vinculações teórico-conceituais no campo da didática(2021) FERREIRA, Marcela Figueira; PENA, Anderson dos Anjos Pereira; ZIENTARSKI, ClariceEste artigo visa demonstrar as vinculações entre os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e a proposta da escola unitária de Gramsci (2001) no campo da didática. O comunista Antônio Gramsci, conseguiu, apesar das imensas contradições impostas pelo encarceramento e censura infligidas pelo regime fascista italiano, propiciar subsídios para a teoria pedagógica marxista, fato que se comprova em sua proposta da escola unitária. Contudo, não chegou Gramsci a formular uma teoria pedagógica cabendo a Saviani (2008, 2013a, 2013c) e a um coletivo de outros intelectuais, dedicarem-se a desenvolver a teoria histórico-crítica, que vem se afirmando como a concepção e prática a serviço da materialização da escola de Gramsci. Ela tem o método de Marx (2008) como centralidade; mantém o rigor de análise sobre a sociedade capitalista e os compromissos com a sua erradicação, em prol da constituição da verdadeira universalidade e emancipação dos indivíduos do gênero humano em uma sociedade comunista.
- ItemA frágil democracia brasileira: reflexões a partir da biografia de Valter Pinheiro(2021) MOURA, Maria Lenúcia de; MACHADO, Charliton José dos Santos; BEZERRA, José Eudes BaimaEste texto tem como objeto de estudo a trajetória de Valter Pinheiro durante a ditadura de 1964, e pretende ser ponto de reflexão sobre a democracia, estando direcionado em especial aos jovens, hoje, imbuídos da luta democrática, no contexto do aprofundamento da crise do capital, do qual o governo anômalo de Bolsonaro é uma expressão. O presente trabalho pretende observar os fios que ligam a vida do biografado ao contexto da época em tela, buscando nessa relação entre biografia e contexto contribuir para o retrato da juventude de 1964 envolvida com a educação, trazendo uma leitura não apenas do ativismo político/educacional do biografado, mas também das instituições de ensino pelas quais passou. As fontes utilizadas são materiais primários, advindas de entrevistas feitas ao longo do desenvolvimento desse trabalho, bem como materiais secundários, como documentos oficiais da Comissão Verdade e Justiça. Postulamos que, assim como a juventude 1964, a atual juventude saberá, para além dos dispositivos conservadores e entreguistas de nossos meios de comunicação, dissuadir-se da teia de submissão imposta pelas redes sociais e, ao sabor das denúncias dos arranjos para minar nossa frágil democracia, lutar pelo retorno nos marcos da luta burguesa, hoje negada por essa mesma burguesia ou quem sabe trilhar caminhos para além desse postulado burguês que, por certo, não atende aos interesses da classe trabalhadora, traçando dessa forma, novas forma de sociabilidade.
- ItemA gestão democrática nos marcos legais: da Constituição Federal de 1988 ao PNE 2014-2024(2022) PANTOJA, Suellem; DAMASCENO, AlbertoO presente artigo versa sobre a gestão democrática da educação e tem como objetivo demonstrar em perspectiva histórica como esse princípio vem sendo tratado nos documentos oficiais desde a Constituição Federal de 1988 até o Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024. Trata-se de uma pesquisa documental na qual utilizamos a Constituição Federal de 1988, a LDB/1996, o PNE 2001/2010 e o PNE 2014/2024, além de realizarmos uma revisão bibliográfica acerca do tema com base em autores como Azevedo e Farias (2018), Fagnani (2017), Souza e Pires (2018). Destacamos que passados mais de 30 anos desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 as questões referentes à gestão democrática não alcançaram consenso, tanto que os documentos refletem essas disputas e discordâncias.
- ItemA história local ensinada na E.R.C. instituto Stella Maris, em Soure-PA (1973-1985)(2019) MELO, Clarice Nascimento de; SANTOS, Ely Carlos SilvaÉ intenção deste texto apresentar os modos como os conteúdos relativos à história de Soure se manifestaram na disciplina Integração Social, na E.R.C. Instituto Stella Maris a partir da reforma educacional instituída pela Lei 5.692/71 imposta pela ditadura civil militar no Brasil e no Pará. A inserção do conteúdo da história local será apresentada como elemento marcado pelas relações de poder presentes na elaboração de currículos. O conhecimento sobre o local, articulado como conteúdo escolar é tratado como resultado de disputas sociais que são estabelecidas, produzidas, negociadas e reproduzidas na escola. O texto segue destacando dois tempos de feitura curricular. O primeiro que articula as formas de fazer a história local com documentos relativos aos anos de 1974 a 1990, o segundo apresentando a documentação escolar de 1983 a 1985, apresentando os sinais de mudanças e permanências nessa história, seguindo o processo ditatorial para a redemocratização brasileira.
- ItemA influência do humanismo na “boa educação” da mocidade brasileira: paradoxos dos ideais pombalinos(2019) SILVA, Fabrícia Carla de Albuquerque; LIMA, Walter Matias; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; FARIAS, Flávia Maria de Albuquerque SilvaEste artigo tem como cerne compreender e sublinhar as problemáticas que circundam a chamada boa educação direcionada à mocidade brasileira, cujo alicerce está na tradição humanista. Nessa perspectiva, no primeiro tópico, estudam-se os elementos da gênese e dos sentidos do termo humanismo, que remontam à Antiguidade e Renascença. Para compreensão da polissemia que marca o Humanismo, foram consultados: Nogare (1985), Chacon (1980), Luckesi (1985), Cambi (1999), Bencostta (2007), Elias (1993), Hilsdorf (2006) e Melanchton [15--]. A discussão subsequente abrange as mudanças aportadas no contexto brasileiro, contrapondo inclusive ao que foi proposto na Reforma Pombalina. Nesse segundo tópico, do artigo, foi imprescindível a análise das seguintes fontes: 1. Instrucçoens para os professores de Grammatica Latina, Grega, Hebraica e de Rhetorica (1759); 2. Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760). À guisa de considerações finais, foram sublinhadas as características do Humanismo histórico-literário e a atuação dos religiosos no perpetuamento dessa tradição no âmbito educativo, voltado para moldar o comportamento da mocidade do Oitocentos no Brasil.