Revista HISTEDBR On-line
URI Permanente para esta coleção
A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Descrição
Navegar
Navegando Revista HISTEDBR On-line por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA experiência de Paulínia,SP: escolas públicas e o impacto da industrialização(2003) SOARES, Meire Terezina Müller
- ItemA formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA: visão dos egressos(2022) SOUSA, Ana Paula Ribeiro de; COIMBRA, Leonardo José PinhoO presente artigo é resultante da pesquisa “A formação de professores nas Licenciaturas Interdisciplinares da UFMA”, que tem como um de seus objetivos analisar a formação obtida no curso, a partir da percepção dos egressos. Para este estudo participaram estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, do campus da UFMA em Bacabal, que obtiveram a diplomação entre os anos de 2014 e 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários enviados aos egressos, no período de agosto a novembro de 2020. O método de análise foi o materialismo histórico dialético, especialmente pelo uso das categorias totalidade, historicidade, contradição e mediação. Além da análise das informações dos questionários, a pesquisa foi apoiada na bibliografia disponível sobre o tema, além de estudos e pesquisas anteriores realizadas pelos autores. Os resultados alcançados apontam para as contradições do processo de expansão das universidades federais através das políticas públicas implementadas no período em análise, com ênfase na formação de professores.
- ItemColégio Santa Teresa: um projeto Scalabriniano (1939-1942)(2003) GATTI JÚNIOR, Décio; OLIVEIRA, Lúcia Helena M. de M.
- ItemConsciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente(2022) SOUSA, Daniela Rodrigues de; PEIXOTO, JoanaO objetivo deste artigo é relacionar o desenvolvimento da consciência à apropriação de tecnologia na mediação do trabalho docente. Considera a tecnologia como unidade entre instrumento e signo. Toma a consciência, função psicológica superior, de acordo com os estudos da teoria histórico-cultural e analisa o processo dialético de sua integração/desintegração, a partir de Vygotsky (1931, 1991a, 1991b, 1991c, 1991d, 1991e, 1991g, 1995, 2009), Vygotski; Luria (2007) e Leontiev [1978?]). O artigo é resultado de pesquisa bibliográfica, parte de pesquisa de Doutorado. Considera que a tecnologia na mediação do trabalho docente, tal como se encontra na atual sociedade capitalista neoliberal, não é inovadora por si só. Sua aparência pode ser moderna e revolucionária, mas sua essência mantém a lógica da alienação metabólica à sociedade capitalista. Conclui que o professor, segundo o desenvolvimento de sua consciência, tem maiores chances de resistir ao processo de alienação quanto maior for o seu vínculo com a luta de classes.
- ItemContribuição ao debate acerca da utilizaçãodo materialismo histórico e dialético como referencial teórico na pesquisa histórico-educacional(2002) COLARES, Anselmo Alencar; BEZERRA NETO, LuizInitially, we considered it necessary to present, in general lines, the constitutive elements of historical and dialectical materialism, and then to point out the importance and relevance of this methodological perspective of analysis, especially in research in the History of Education. This means to say, effectively, that we assume a position that goes against the current of those who, dragged by the winds of post-modernity, believe that all references based on the rationalist Enlightenment paradigm established with the advent of modernity are outdated.
- ItemDa avaliação escolar à avaliação pelo mercado - sentidos históricos e reflexões para a Pátria(2003) NORONHA, Olinda Maria
- ItemEducação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo(2022) RODRIGUES, Gilberto César LopesApresentamos um exame da relação entre o modo de produção capitalista e a implantação de educação escolar em comunidades indígenas tendo em vista projetar elementos que relacione essa implantação com a facilitação da incorporação dos recursos naturais e humanos dessas sociedades à dinâmica de acumulação ampliada do capital. Nossa hipótese é que tal introdução altera relações sociais estabelecidas na experiência histórica com base no comunitarismo e coletivismo ao implantar, no interior dessas sociedades, relações fundamentais do modo de produção capitalista. Examinamos a hipótese à luz do que Rosa Luxemburgo (1985) chamou “[...] a luta do capital contra a economia natural.” Empregamos esse arcabouço analítico em três escolas, território e comunidades indígenas do entorno da cidade de Santarém-PA. Os dados apontaram contradição na escolarização na medida em que, por um lado, induz à formação para o trabalho assalariado, gestão empresarial e transmissão de saberes eurocentrados, mas, de outro, desvelam-se reelaborações na atividade escolar que fortalece, valoriza e amplia a transmissão de saberes tradicionais e de línguas indígenas “nativas”.
- ItemGamificação e aprendizagem: repensando o ensino de história por meio de jogos(2022) CÉFALO, Matheus Luiz de SouzaA obra, publicada pela primeira vez em 2017, é escrita pela professora Marcella Albaine Farias da Costa, Doutora em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que tem se dedicado aos estudos acerca de um novo campo de investigação sobre historiografia escolar digital. A autora apresenta que essa temática é seu objeto de estudo desde a monografia da graduação em História, mas toma como fundamento, também, a reflexão de sua própria prática docente.
- ItemHomeschooling: muro de linguagem (in)formal que se opõe à escola(2022) MATOS, Sandro Conceição deO debate sobre a implementação do homeschooling no Brasil emerge com bastante efervescência no atual cenário político do país, marcado predominantemente pela extrema direita. Este artigo tem como objetivo fulcral apresentar uma crítica contemporânea à educação domiciliar enquanto modalidade educativa formal e informal que se opõe à educação escolar, oposição essa que remete à metáfora lacaniana sobre muro de linguagem. A pesquisa realiza uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfico privilegiando leituras e fichamentos do dossiê Homeschooling e o Direito à Educação da Revista Pro-Posições (2017) e, também, de autores que abordam a problemática em torno da metáfora do muro de linguagem, em especial Jacques Lacan (2011). Os resultados sugerem a forte influência da educação informal no homeschooling, cuja propulsão na contemporaneidade é viabilizada pela política neoliberal, a qual enquadra a educação domiciliar como um elemento de interposição que separa os sujeitos a partir da classe social. Nessa lógica, os mais privilegiados conseguem acessar a educação domiciliar tornando-se indiferentes aos demais que acessam a escola, revelando, portanto, um comportamento narcisista entre os adeptos da educação domiciliar.
- ItemLevantamento e catalogação das fontes primárias e secundária da educação brasileira localizada no Estado do Paraná: o itinerário do HISTEDBR-PR(2003) GUHUR, Jean Vincent Marie; MACHADO, Maria Cristina Gomes; HOFF, Sandino
- ItemO FUNDEF e a qualidade do ensino: do discurso à realidade - o caso do município de São Luís(2003) SOUSA,Miriam Santos de; BRAGA, Lucelma Silva
- ItemO Instituto de Educação da Universidade de São Paulo: o encerramento de uma experiência de formação docente nos anos 30(2001) EVANGELISTA, OlindaThis text aims to expose the historical recovery of the reasons that led Federal Interventor Ademar de Barros, in collusion with the Catholic Church, to close the first national experience of teacher training at the university level. Started in 1934, in the interior of the University of São Paulo, it was violently ended in 1938, simultaneously with the closure of the University of the Federal District. The working method favored the study of documentation related to the event, as well as the review of existing literature on the subject. With this historical material, it was possible to reconstruct the arguments used by the Government of Aademar de Barros to justify its arbitrariness. Furthermore, it was possible to apprehend this episode as part of the Getulista State's initiatives to affirm its own model of teacher education, configured in the National Faculty of Philosophy in 1940.
- ItemO público e o privado em educação: o caso Anísio Teixeira e a Igreja Católica no Rio Grande do Sul(2003) ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira
- ItemOs métodos de ensino no Brasil do século XIX(2017) CASTANHA, André PauloO objetivo do estudo foi compreender historicamente como se deu o processo de constituição dos métodos de ensino no Brasil do século XIX, articulando-os à prática pedagógica e a difusão da escola pública. O estudo compara as ações desencadeadas na Corte e província do RJ, MT e PR tendo por bases as fontes de época, tais como a legislação, relatórios e escritos de pensadores do século XIX. A análise e interpretação da documentação e da bibliografia está alicerçada ao contexto de produção buscando estabelecer relações entre os princípios teóricos e metodológicos dos métodos e os projetos políticos e sociais em disputas. Esse movimento evidencia que os métodos foram/são construídos historicamente e que o aparecimento de um não significa o desaparecimento do outro. A história da educação tem demonstrado como é difícil o domínio pleno (teórico-prático) dos métodos de ensino por parte dos professores e que é de extrema importância conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e pedagógicos dos métodos para poder intervir de forma precisa no interior das práticas escolares e na formação de professores.
- ItemOs métodos de ensino, currículo e a profissionalização docente: quais relações?(2017) MARIANO, André Luiz SenaO texto argumenta sobre a centralidade dos métodos de ensino para a formação e a profissionalização docente. Debruça-se em uma análise do currículo de um curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo com o propósito de compreender as maneiras pelas quais as discussões alusivas aos métodos de ensino se fazem presentes nas disciplinas ofertadas. As análises são tecidas à luz do materialismo cultural de Raymond Williams. Advoga a importância de se compreender que, tão relevante quanto o conteúdo a ser ensinado, é a discussão das formas como esse conteúdo é transformado nos cursos de formação inicial. Defende que são eles o elemento que permite distinguir o ofício docente dos demais ofícios de nossa sociedade, dando-lhe, portanto, especificidade.
- ItemPeriódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação: a Revista Brasileira de História da Educação (2016-2019)(2022) COELHO,Monalisa Lopes dos Santos; PINTO, Andrea Carla Agnes e Silva; PAULA, Durval Saturnino Cardoso de; SOUZA, Sauloéber Tarsio de; SILVA, Éfer Aires daO presente texto se insere no campo da História da Educação, e tem como objetivo principal investigar, brevemente, a história da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), analisando suas especificidades. Com os objetivos específicos buscamos identificar os principais elementos estruturantes que caracterizam a revista no quadriênio (2016-2019) como o conselho editorial, a composição geral dos arquivos publicados, os recortes espaço-temporal e as temáticas dos artigos veiculados por ela. Em relação à metodologia desta pesquisa, além da pesquisa bibliográfica, realizamos entrevista com a, então, editora chefe do periódico e, utilizamos a técnica da bibliometria para análise dos dados coletados na RBHE, efetuando a tabulação das informações. No total examinamos 185 arquivos subdivididos em artigos, editoriais, entrevistas e resenhas, acessados no sítio virtual da revista. Reconhecemos que o perfil do corpo editorial no quadriênio (2016-2019) era o seguinte: por três anos seguidos (2017-2019), a maioria era composta por mulheres ocupando o cargo de editoras, consideramos que seus perfis estavam diretamente ligados à pesquisa no campo da História da Educação, e que todos os editores estavam qualificados profissional e academicamente pelos seus pares especializados nesta área. Nas análises dos 162 artigos científicos publicados, a maioria deles veiculou temáticas entrelaçadas com a perspectiva da História Cultural, o recorte temporal predominante se concentrou no século XX (67,7%), seguido pelo século XIX (25,6%), e o espaço geográfico hegemônico contemplado nestas pesquisas foi o território brasileiro (81,7%).
- ItemPráticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930)(2022) ECAR, Ariadne Lopes; FRANCHINI, Fernanda; RABELO, Rafaela SilvaEstamos acostumados com a circulação de imagens por meio de livros, revistas e internet (em blogs e perfis nas redes sociais) que servem para mostrar, divulgar e pôr em debate práticas desenvolvidas em sala de aula. Isso significa que o ato de fotografar se expandiu e que a câmera fotográfica (em especial, a do celular) se constitui como um objeto comum no interior das instituições de ensino. Na primeira metade do século XX, a fotografia era também uma forma de registro das práticas de professores como no caso de Alice Meirelles Reis, no Jardim de Infância anexo à Escola Caetano de Campos. Com atenção aos contextos históricos, influências teóricas e experiências vivenciadas pela professora, analisamos algumas de suas fotografias levantando possíveis sentidos dados ao cotidiano em um espaço que era considerado como referência na renovação dos métodos de ensino. Este trabalho fundamenta-se no conceito de práticas de Michel de Certeau (2007), tendo em vista a abordagem do consumo cultural e os modos de fazer docente de Alice Meirelles Reis.
- ItemTextos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos(2017) ALMEIDA, Jémerson Quirino deResenha do livro organizado pelo Gilberto Luiz Alves, intitulado "Textos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos" publicado em 2015 pela editora Autores Associados, contando com 185 páginas.
- ItemUso da pesquisa em sala de aula como uma estratégia docente na educação básica(2022) PAULETTI,Fabiana; RICHTER, LucianaA educação concebida como um direito de todos, conforme legislação, exige que a prática educacional possibilite aos estudantes além do acesso a educação, condições para que suas aprendizagens possam ser desenvolvidas. Dentre os diversos desafios impostos aos professores na educação básica, um deles é a falta de interesse dos estudantes por sua aprendizagem e diante deste desafio se faz necessário utilizar diferentes estratégias de ensino. Desse modo, o objetivo geral desse trabalho é discutir o uso Pesquisa em Sala de Aula como estratégia docente no sentido de envolver os estudantes com suas aprendizagens. Essa investigação é de cunho qualitativo e embasa-se na pesquisa bibliográgica e análise documental. A partir disso, concluímos que utilizar a Pesquisa em Sala de Aula como uma estratégia de ensino pode despertar o interesse dos estudantes e corroborar para suas aprendizagens durante a educação básica.